Sunteți pe pagina 1din 15

Date

FAPA Faculdade Porto-Alegrense Curso de MBA em Auditoria

Apresentao
Professora: Lvian Cristine Roldo Selau livian.selau@br.pwc.com

Tpicos contemporneos de contabilidade I Disciplina


1. Smula da Disciplina e Contedo Programtico Estuda as mudanas ocorridas no contexto normativo brasileiro nos ltimos anos, com vistas ao aprimoramento das prticas em uso, uniformizao e convergncia com as normas internacionais de contabilidade; possibilitando ao aluno a compreenso dos pronunciamentos tcnicos emitidos. 2. Objetivos da Disciplina Apresentar o atual status do padro contbil brasileiro e comparao com o padro internacional. Apresentar as recentes mudanas nas prticas contbeis brasileiras. Apresentar a estrutura conceitual para elaborao e apresentao das demonstraes contbeis, apresentando individualmente os principais grupos contbeis, correlacionando com os IFRSs e CPCs respectivos, assim como os principais riscos de auditoria correlacionados.

Date

Apresentao
3. Bibliografia Bsica:

MANUAL DE CONTABILIDADE SOCIETRIA (2010) Aplicvel a todas as Sociedades de acordo com as Normas Internacionais e do CPC. Coordenao: FIPECAFI. Autores: Sergio de Iudcibus, Eliseu Martins, Ernesto Rubens Gelbcke e Ariovaldo dos Santos. IFRS - INTRODUO S NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE - 2 edio (2010) - MOURAD, Nabil Ahmad e PARASKEVOPOULOS, Alexandre IFRS: Entendendo e Aplicando as Normas Internacionais de Contabilidade - 1 edio (2010) - LIMA, Luiz Murilo Strube Ernst & Young e FIPECAFI - MANUAL DE NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE: IFRS versus Normas Brasileiras - 2 edio (2010) IFRS Implementao das normas internacionais de contabilidade e da Lei 11.638 no Brasil. 2. edio. Autor: Kieran John MacManus

Apresentao

Bibliografia complementar: ABC Aberta S.A. - Demonstraes Financeiras Ilustrativas de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil e com o IFRS. Disponvel para consulta em http://www.pwc.com/br/pt/ifrs-brasil/cia-abc-modelo.jhtml Demonstraes Financeiras e Sinopse Legislativa - Guia 2009/2010. Disponvel para consulta em http://www.pwc.com/br/pt/publicacoes/assets/guia-2009-2010.pdf

Sites para consultas: www.cpc.org.br www.ifrs.com www.cfc.org.br

Date

Apresentao
4. Cronograma:

05/ago

Apresentao do professor, da disciplina e do Plano de Ensino; Resumo das demonstraes contbeis e outras informaes; Aspectos complementares da Lei das Sociedades por ao; Estrutura conceitual bsica. Contas do ativo: - Caixa e equivalente de caixa; - Contas a receber; - Estoques. Contas do ativo (continuao): - Investimentos equivalncia patrimonial; - Ativos intangveis; - Ativo imobilizado (Definies, Leasing e Capitalizao de juros).

06/ago

12/ago

Apresentao
4. Cronograma (continuao):

13/ago

Contas do ativo (continuao): - Impairment de ativos de longo prazo. Contas do passivo: - Passivo exigvel; - Fornecedores; - Emprstimos e financiamentos; Contas do passivo (continuao): - Impostos sobre a renda; - Provises, passivos e ativos contingentes. Patrimnio lquido; Demonstrao do Resultado Exerccio: - Reconhecimento de receita; - Custo dos produtos vendidos. Entrega dos trabalhos de final de curso.

19/ago

20/ago

Date

Critrios de avaliao

Avaliao - 1) Participao e presena nos encontros de aula (25%)


-

2) Exerccios/trabalhos em sala de aula sobre a temtica apresentada na aula e/ou aula anterior (25%) 3) Trabalho final (50%)

Participao em sala - Questionamento / dvidas - Compartilhamento de experincias Exerccios em sala / entrega - Propostos em aula - Resolvidos em sala ou em casa

Critrios de avaliao

Trabalho final (individual) - Artigo com pesquisa conceitual: Escreva sobre as IFRS International Financial Reporting Standards e CPC Comit de Pronunciamentos Contbeis, destacando o papel do Auditor Independente nesse momento de transio (Incluir referncia bibliogrfica)

Date

Apresentao individual

Nome Empresa / funo Experincia profissional Experincia normas internacionais Objetivos em realizar Ps Graduao Expectativas com relao ao mdulo Tpicos contemporneos de contabilidade I

Agenda de hoje

Resumo das demonstraes contbeis e outras informaes; Aspectos complementares da Lei das Sociedades por ao; Estrutura conceitual bsica; Refletir sobre os principais prticas contbeis aplicveis aos componentes do ativo, passivo e demonstrao do resultado.

Date

Resumo das demonstraes contbeis e outras informaes

Resumo das demonstraes contbeis e outras informaes

O conjunto de informaes que deve ser divulgado por uma sociedade por aes representando sua prestao de contas abrange o Relatrio de Administrao, as Demonstraes Contbeis e as Notas Explicativas que as acompanham, o Relatrio dos Auditores Independentes (se houver), o Parecer do Conselho Fiscal e o Relatrio do Comit de Auditoria (se existirem). Nosso foco nessa disciplina sero as Demonstraes Contbeis, mais precisamente, o Balano Patrimonial (BP) e a Demonstrao do Resultado Exerccio (DRE). Analisaremos as principais contas e grupos de contas do BP e DRE, relacionando com os respectivos CPCs (Comit de Pronunciamentos Contbeis), assim como os principais riscos e procedimentos de auditoria.

Date

Resumo das demonstraes contbeis e outras informaes Balano Patrimonial (BP) O BP tem por finalidade apresentar a posio financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando portanto uma posio esttica. Conforme o art. 178 da Lei 6404/76 no balano, as contas sero classificadas segundo os elementos do patrimnio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da companhia. Conforme as intitulaes da lei, o balano composto por trs elementos bsicos: - ATIVO: Compreende os recursos controlados por uma entidade e dos quais se esperam benefcios econmicos futuros. - PASSIVO: Compreende as exigibilidades e obrigaes. - PATRIMNIO LQUIDO: Representa a diferena entre o ativo e passivo, ou seja, o valor lquido da empresa.

Resumo das demonstraes contbeis e outras informaes Balano Patrimonial (BP) Dentro desse conceito geral, o art. 178 determina a segregao do Ativo e do Passivo nos seguintes grupos:
BALANO PATRIMONIAL ATIVO ATIVO CIRCULANTE ATIVO CIRCULANTE Realizvel a longo prazo Investimentos Imobilizado Intangvel PASSIVO + PATRIMNIO LQUIDO PASSIVO CIRCULANTE PASSIVO NO CIRCULANTE PATRIMNIO LQUIDO Capital social Reservas de capital Ajustes de avaliao patrimonial Reservas de lucros Aes em tesouraria Prejuzos acumulados

Date

Resumo das demonstraes contbeis e outras informaes Balano Patrimonial (BP) Os critrios de avaliao dos ativos e de registro dos passivos so aplicados dentro do regime de competncia e, de forma geral, seguem sumariamente a seguinte orientao: Contas a receber: O valor dos ttulos menos estimativas de perdas para reluzi-los ao valor provvel de realizao. Aplicaes em instrumentos financeiros: Pelo valor justo ou pelo custo amortizado (valor inicial acrescido sistematicamente dos juros e outros rendimentos cabveis), neste caso ajustado ao valor provvel de realizao, se este for menor. Estoques: Ao custo de aquisio ou de fabricao, reduzido por estimativas de perdas para ajust-lo ao preo de mercado, quando este for inferior. Nos produtos agrcolas e em certas comodities, ao valor justo. Ativo imobilizado: Ao custo de aquisio deduzido de depreciao, pelo desgaste ou perda de utilidade ou amortizao ou exausto. Periodicamente deve ser feita anlise sobre a recuperao dos valores registrados. Os ativos biolgicos, ao valor justo.

Resumo das demonstraes contbeis e outras informaes Balano Patrimonial (BP) Investimentos em coligadas e controladas: Pelo mtodo da equivalncia patrimonial, ou seja, com base no valor do patrimnio lquido da coligada ou controlada, proporcionalmente participao acionria. Outros investimentos societrios: Igual aos instrumentos financeiros, no pode mais ao custo. Intangvel: Pelo custo incorrido na aquisio deduzido do saldo da respectiva conta de amortizao, e quando aplicvel, ajustado ao valor recupervel se este for menor. Exigibilidades: Pelos valores conhecidos ou calculveis para as obrigaes, encargos e riscos, incluindo o Imposto de Renda e dividendos obrigatrios propostos. Para certos instrumentos financeiros, como a maioria dos emprstimos e financiamentos sujeitos atualizao monetria ou pagveis em moeda estrangeira, pelos valores atualizados at a data do balano e ajustados por demais encargos, como juros (custo amortizado). Para certos outros instrumentos financeiros, pelo valor justo.

Date

Resumo das demonstraes contbeis e outras informaes Balano Patrimonial (BP) Patrimnio Lquido: Valor residual composto por dois grandes conjuntos: transaes com scios (divididas em capital e reservas de capital), e resultados abrangentes (divididos em reservas de lucros ou prejuzos acumulados e outros resultados abrangentes). Tanto os elementos de ativo no circulante quanto os do passivo no circulante devem ser ajustados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

Aspectos complementares da Lei das Sociedades por ao

Date

Aspectos complementares da Lei das Sociedades por ao Agrupamento e destaque de contas Para a apresentao das demonstraes contbeis e notas explicativas, as contas de valor insignificante no devem aparecer destacadamente, mas agrupadas com outras do mesmo grupo, que sejam semelhantes, desde que indicada sua natureza. A Lei 6404/76 obriga o detalhamento por conta, impedindo o agrupamento de contas semelhantes se a soma dos saldos ultrapassar 10% do valor do respectivo grupo de contas (circulante um grupo, por exemplo). Nos casos em que certos subgrupos tenham contas com valores significativos, elas devem ser destacadas na demonstrao contbil, para melhor compreenso.

Aspectos complementares da Lei das Sociedades por ao Compensao de saldos A Lei das S.A.s, no art. 178, que trata do BP, estabelece que os saldos devedores e credores que companhia no tiver direito de compensar sero classificados separadamente. Isso significa que os saldos devedores das contas devem figurar no ativo, e os credores, no passivo, nas seguintes situaes: - O saldo credor em um banco no deve estar como reduo do saldo total devedor de bancos, mas como conta de passivo, como se fosse emprstimo a pagar; e - Os saldos de contas correntes devem figurar no ativo para os casos das contas devedoras, e no passivo, para os das credoras.
-A

mensurao de ativos lquidos relacionando, por exemplo, perdas estimadas em crditos de liquidao duvidosa na conta de clientes no considerada compensao.
-Receitas

e despesas tambm no devem ser compensadas, exceto quando forem relacionadas mesma transao.

10

Date

Aspectos complementares da Lei das Sociedades por ao Apresentao em milhares de unidades monetrias Quando a empresa utiliza essa opo, prevista no art. 289 da Lei 6404/76, de apresentar as demonstraes contbeis adotando-se como expresso monetria o milhar de unidades monetrias, que realmente til, deve indicar o fato. Essa indicao pode ser feita no topo de cada demonstrao contbil. Considera-se adequado, em certas situaes especialssimas, a apresentao inclusive em milho de unidades monetrias. Periodicidade O conjunto completo das demonstraes contbeis (inclusive informaes comparativas) deve ser apresentado pelo menos anualmente.

Aspectos complementares da Lei das Sociedades por ao Identificao das demonstraes contbeis As prticas contbeis brasileiras aplicam-se exclusivamente s demonstraes contbeis, logo estas devem ser claramente identificadas e distinguidas de quaisquer outras informaes apresentadas em outro relatrio anual ou documento. Alm de identificadas as demonstraes financeiras, outras informaes devem ser divulgadas: - O nome das entidades s quais as demonstraes contbeis dizem respeito; - Se as demonstraes contbeis se referem a uma entidade individual ou a um grupo de entidade (consolidado); - A data-base das demonstraes contbeis e notas explicativas e o respectivo perodo abrangido; - A moeda no qual as demonstraes contbeis so apresentadas; - O nvel de arredondamento usado na apresentao dos valores nas demonstraes contbeis.

11

Date

Aspectos complementares da Lei das Sociedades por ao Meios de divulgao Pela Lei das S.A.s em seu art. 289, prev que a divulgao das demonstraes contbeis deve ser feita em jornal de grande circulao editado na localidade em que est situada a sede da companhia e no rgo oficial da Unio ou do Estado. Essas publicaes previstas devem ser feitas sempre no mesmo jornal, devendo qualquer mudana ser precedida de avisos aos acionistas no estrato da ata de assembleia geral ordinria. Todas as publicaes ordenadas na lei devero ser arquivadas na Junta Comercial. A Lei 10303/01, incluindo o art. 289 da Lei das S.A.s, soma s possibilidades relativas aos meios pelos quais as referidas publicaes sero disponibilizadas, o uso na rede mundial de computadores, como forma complementar, mas no substituindo os meios citados anteriormente.

Normas internacionais de contabilidade Principais caractersticas e consequncias

As normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB esto sendo implementadas no Brasil pelo CPC e pelos rgos reguladores brasileiros, principalmente pela CVM e pelo CFC. Elas tm algumas caractersticas bsicas:
-

So baseadas muito mais em princpios do que em regras; So baseadas na prevalncia da Essncia sobre a Forma;

So muito mais importantes os conceitos de controle, de obteno de benefcios e de incorrncia em riscos do que a propriedade jurdica para registro de ativos, passivos, receitas e despesas;
-

A contabilidade passa a ser de toda a empresa, no s do contador...

12

Date

Principais conceitos trazidos pelo Pronunciamento Conceitual Bsico

Pronunciamento Conceitual Bsico (estrutura conceitual)

Usurios das demonstraes contbeis: investidores, empregados, credores, fornecedores, clientes, governo e pblico; Objetivo das demonstraes contbeis: Pressupostos bsicos: competncia e continuidade Caractersticas qualitativas: compreensibilidade, relevncia, materialidade, confiabilidade, primazia da essncia sobre a forma, neutralidade, prudncia, integridade e comparabilidade Limitaes na relevncia e confiabilidade das informaes: tempestividade, equilbrio entre custo e benefcio e equilbrio entre caractersticas qualitativas.

13

Date

Pronunciamento Conceitual Bsico (estrutura conceitual)

Ativos:
Ativo um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefcios econmicos para a entidade. Repare-se que a figura do controle (e no da propriedade formal) e a dos futuros benefcios econmicos esperados so essenciais para o reconhecimento de um ativo. Se no houver a expectativa de contribuio futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa, no existe o ativo.

Passivos:
Passivo uma obrigao presente da entidade, derivada de eventos j ocorridos, cuja liquidao se espera que resulte em sada de recursos capazes de gerar benefcios econmicos.

Patrimnio Lquido:
Patrimnio Lquido o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

Pronunciamento Conceitual Bsico (estrutura conceitual)

Receitas:
Receitas so aumentos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma de entrada ou aumento de ativos ou diminuio de passivos, que resultam em aumentos do patrimnio lquido e que no sejam provenientes de aporte dos proprietrios da entidade.

Despesas:
Despesas so decrscimos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma de sada ou reduo de ativos ou incrementos em passivos, que resultam em decrscimo do patrimnio lquido e que no sejam provenientes de distribuio de resultado ou de capital aos proprietrios da entidade.

14

Date

Pronunciamento Conceitual Bsico (estrutura conceitual)

Reconhecimento de ativos e Passivos: (a) for provvel que algum benefcio econmico futuro referente ao item venha a ser recebido ou entregue pela entidade; e (b) ele tiver um custo ou valor que possa ser medido em bases confiveis.

Mensurao de elementos das demonstraes contbeis


a) Custo histrico b) Custo corrente c) Valor realizvel (valor de realizao ou de liquidao) d) Valor presente

OBRIGADA ...

15

S-ar putea să vă placă și