Sunteți pe pagina 1din 6

APESQUISAEMBIOMECNICANOBRASIL:GRUPOSDEPESQUISA, PSGRADUAOECBB.

P.Franciulli ,V.R.M.Santos ,A.Bigongiari ,R.C.Arajo ,J.C.Serro ,A.C.Amadio ,L.Mochizuki 1 LaboratriodeBiomecnicaUniversidadeSoPauloUSPSP.


1 LaboratriodeBiomecnicaUniversidadeSoJudasTadeuUSJTSP.
Resumo:indiscutvelaimportnciadapsgraduaoparaofortalecimentocientficonoBrasil;por isso, uma discusso sobreapesquisaemBiomecnicaprecisaincluiroentendimentosobrea relao entre pesquisa e psgraduao. Descrever e analisar a produo cientfica e ps graduao associada Biomecnica no Brasil. A coleta de dados foi realizada com informaes da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal do Ensino Superior e Conselho Nacional de Cincia e Pesquisa. O levantamento das publicaes foi feito por meio de busca manual em cada exemplar dos Anais do IV ao XII CBB. Em relao qualificao de pessoal na Biomecnica, o nmero de doutores dos grupos de pesquisa na regio Sul o dobro da somadosdoutoresdegruposdepesquisadasregiesCentroOeste,NordesteeNorte,etrs vezes menor que a quantidade de doutores na regio Sudeste. A regio Sudeste apresenta o maiornmerodeprogramasdepsgraduao,sendo18paramestradoe18paradoutorado. A regio Centro Oeste apresenta dois programas nos dois nveis e a regio Sul contm um programaemcadanvel.Nasdemaisregies,nohprogramadestrictosensucomconceito igual ou superior a 5. Encontramos gruposdepesquisaeprogramasdepsgraduaostricto sensu relacionados Biomecnica em todas as regies do Brasil; entretanto no existe programadedoutoradonaregioNortecomumgrupodepesquisaemBiomecnica.Assim, precisoamelhordistribuioregionaldospesquisadoresegruposdepesquisas. .
Palavraschave:biomecnica,congressobrasileirodebiomecnica,pesquisa,psgraduao.

2 1 1 2 2 1 1 1

Abstract: It is unquestionable the importance of graduate programs for the scientific development in Brazil. Therefore, any debate about research field in Biomechanics should include the relation between research and graduate programs. Describe and analyze the scientific production and graduate studies related to Biomechanics in Brazil. We collected data at Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal do Ensino Superior, and Conselho Nacional de Cincia e Pesquisa internet sites about biomechanics, research and graduate program. Information aboutindividualscientificproductionwasgatheredbymanualsearchattheProceedingsofthe IV to the XII Brazilian Congress in Biomechanics. About the faculties and research staff in Biomechanics, the number of doctors in research groups at South is twice the same amount observedinMiddleWest,NortheastandNorth,andthreetimessmallerthanthesamevariable in Southeast. The Southeast Brazil has the highest number of top graduate programs, 18 for master degree and 18 for doctoral degree. The Middle West Brazil has two top graduate programs at both levels, while South Brazil has one top graduate program in each level. For the others sub regions, there is no top graduate programs. We found research groups and graduate programs across the country were biomechanical research is developed; however, there is not any doctoral graduate program with a research group in Biomechanics in North Brazil. Thus, it is necessary to reach a better regional distribution of faculties, and research groups. Keywords:biomechanics,braziliancongressofbiomechanics,research

INTRODUO
Como etapasde consolidaocientficade uma rea academicamente orientada, inclumos a institucionalizao, por meio de uma sociedade cientfica, e formao de grupos de pesquisa, e a produo cientfica, destacada nos perodicos e congressoscientficos.No Brasil,a primeira obra que

aplicou os conceitos biomecnicos para a anlise de movimentos esportivos foi escrita pela Professora EmritaMariaEmmaHuldaLenkZigler(Lenk,1942). A criao de uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, para congregar os profissionais e estudantes em Biomecnica e cincias afins foi um marco importante no processo de consolidaodaBiomecnicanoBrasil.Emdezembro de 1992 durante o IV Congresso Brasileiro de

APesquisaemBiomecnicanoBrasil.

Biomecnica (CBB), foi fundada a Sociedade Brasileira de Biomecnica (SBB) para promover e apoiar o aperfeioamento tcnico e cientfico em Biomecnica e em cincias afins; estimular a criao da psgraduao; realizar o CBB e outros conclaves cientficos para divulgar conhecimentos sobre a especialidade; manter vinculao com entidades congneres e afins nacionais e internacionais, representar oficialmente a Biomecnica brasileira; e zelar pelos aspectos ticos do exerccio da Biomecnica(SBB,2008). Com a fundao da Sociedade, foi institudo o veculo oficial de comunicao cientfica da SBB: os Anais do Congresso Brasileiro de Biomecnica. Os Anais do CBB se constituram no principal veculo de publicao cientfica peridica oficial da SBB durante 10 anos (19891999). A partir de 2000, Revista BrasileiradeBiomecnicacompartilhacomosAnaiso papel oficial de divulgar a produo cientfica em Biomecnicanacional(Mochizukietal.,2005). indiscutvel a importncia dos programas de psgraduao stricto sensu para o fortalecimento cientfico no Brasil, como na rea de educao fsica, fisioterapia e terapia ocupacional (Tani, 2007). Este vnculo necessrio porque, no Brasil, a produo cientfica est concentrada nos pesquisadores que pertencem a um programa de psgraduao, sejam estudantes ou professores. Desta forma, uma discusso sobre a pesquisa em Biomecnica precisa incluir no apenas a avaliao da produo cientfica na rea (Candotti & Loss, 2006; Acquesta et al., 2007), mas tambm necessita do entendimento sobre arelaoentrepesquisaepsgraduao.Contudo,e por enquanto, este tipo de debate no foi plenamente realizado. Como forma de desencadear este tipo de debate, o objetivo deste artigo descrever e analisar a produo cientfica organizada nos CBB, e buscar associaes com os grupos de pesquisa em Biomecnica e programas de psgraduao nos quaistaisgruposestoinseridos. serem reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educao(CNE). O levantamento das publicaes foi feito por meio de busca manual em cada exemplar dos Anais do IV ao XII CBB. Foi identificado no captulo RefernciasBibliogrficasdecadaartigodosAnaisas referncias de trabalhos publicados em Anais de CBB anteriores. Foi contado o nmero de trabalhos publicadosemcadaumdosAnaisanalisado(Amadio, 1992; vila & Motta, 1993; Klavdianos & Fonseca, 1995;Barros&Brenzikofer,1997;Kraeskietal.,1999; Guimares, 2001; Menzel, 2003; Alencar, 2005; Gonalves,2007).

RESULTADOS
Na figura1,estapresentadaadistribuiodos pesquisadores na rea de Biomecnica no Brasil. A maioria dos pesquisadorespertencesinstituiesda regio Sudeste e Sul. O nmero de doutores dos grupos de pesquisa associados Biomecnica na regio Sul (191) o dobro da soma dos doutores dos mesmos tipos de grupo de pesquisa das regies CentroOeste, Nordeste e Norte (90), e trs vezes menor que a quantidade de doutores na regio Sudeste (661). De forma semelhante, dos participantes dos grupos que no so mestres nem doutores, como os alunos de iniciao cientfica e graduados,notamosqueamaioriaatuaemgruposde pesquisa na regio Sudeste (469), que duas vezes maior que a quantidade dessa mesma categoria na regio Sul (240), que por sua vez maior que soma desse tipo de pesquisador nas regies CentroOeste, NordesteeNorte(124).

MATERIAISEMTODOS
Em julho de 2007, a coleta de dados foi finalizada nos stios da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) (http://www.capes.gov.br ) para pesquisa dos cursos de psgraduao em Biomecnica e Conselho Nacional de Cincia e Pesquisa (CNPq) (http://www.cnpq.br) para informaes dos grupos de pesquisa no diretrio de grupos de pesquisas. Este levantamento usou como a palavrachave Biomecnica para a busca nos bancos de dados da CapeseCNPq. Constam neste estudo os cursos de ps graduao que obtiveram nota igual ou superior a 3 na avaliao Capes, e que atendem ao requisito bsico estabelecido pela legislao vigente para 28

Figura 1 Distribuio de pesquisadoresdoutorese no doutores (mestres, tcnicos, graduados e no graduados) que participam em grupos de pesquisa em Biomecnica nascincoregiesdoBrasil.

A figura 2 contm informao sobre a distribuio dos programas stricto sensu ativos no Brasil com grupos de pesquisa em Biomecnica. Existem programas stricto sensu com grupos que desenvolvempesquisasemBiomecnicaemtodasas regies do pas. A quantidade de programas de doutorado na regio Sudeste maior que soma de programas de doutorado no resto do pas.
BrazilianJournalofBiomechanics,Year9,n.16,May2008

P.Franciulli,V.R.M.Santos,A.Bigongiari,R.C.Arajo,J.C.Serro,A.C.Amadio,L.Mochizuki

Destacamos que na regio Norte no existe um programa de doutorado com grupos de pesquisa em Biomecnica. De uma forma geral, a quantidade de cursos por regies segue a tendncia do nmero de pesquisadoresemcadaregio.

Figura 4 Proporo entre a quantidade de grupos de pesquisa (colunas) e nmero de pesquisadores em Biomecnica (pontos) distribudos por regies do Brasil


Figura 2 Distribuio da quantidade de programasde mestrado e doutorado com grupos de pesquisa em Biomecnica nascincoregiesdoBrasil.

Na figura 3, est apresentada a distribuio de programas de mestrado e doutorado com grupos de pesquisa em Biomecnica com nota igual ou superior ao conceito 5. A regio Sudeste apresenta o maior nmero de programas de psgraduao, sendo 18 para mestrado e 18 para doutorado. A regio Centro Oeste apresenta dois programas nos dois nveis e a regio Sul contm um programa em cada nvel. Nas demais regies, no h programa de stricto sensu comconceitoigualousuperiora5.


Figura 3 Distribuio dos programas de mestrado e doutorado com grupos de pesquisa em Biomecnica com nota igualousuperiora5nasregiesdoBrasil.

A figura 5 ilustra o nmero de artigos publicados nos Anais do IV ao XII CBB. Observamos o crescimento do nmero de trabalhos publicados em cada CBB. Este valor foi obtido pela simples contagem da quantidade de trabalhos publicados nos Anais para a comunicao em forma oral ou em painel e no considera a origem nem os nomes dos autores dos trabalhos. Este crescimento no apresenta uma tendncia linear e por esta razo adotamos para anlise diferentes tipos de ajustes nolineares para buscar entender o crescimento da curvanogrfico.Osajustesdemodelosbaseadosem um polinmio de 2 grau, sigmoidal e exponencial so capazes de explicar o comportamento temporal da quantidade de artigos publicados nos Anais dos CBB. Atravs de regresso no linear pelo modelo exponencial notamos que a quantidade de trabalhos que acrescentada em cada CBB est cada vez maior. Por outro lado, o ajuste de uma curva sigmoidal indica a possibilidade de estarmos, a partir dos ltimos dois Congressos, entrando em uma fase de estabilizao na quantidade de artigos A Figura 6 ilustra a distribuio dos programas de stricto sensu separados por reas de conhecimento, que possuem linhas de pesquisa em Biomecnica. Como observamos, a rea da sade abrange o maior nmero de programas de stricto sensu que possuem linhas de pesquisa em Biomecnica. Em segundo lugar, a rea das engenharias. As reas de exatas, biolgicas,agrriasecinciasdaterratmquantidade similar.

Na figura 4, est representado o nmero de grupos de pesquisa em Biomecnica cadastrados no CNPq em cada regio brasileira. Encontramos a maioriadosgruposexistentesnaregiosudesteesul. Aregionorteresponsvelpelaminoriadegrupose pesquisadoresemBiomecnica.
RevistaBrasileiradeBiomecnica,Ano9,n.16,Maio2008

29

APesquisaemBiomecnicanoBrasil.

pesquisadores em Biomecnica (doutores 67% e graduados58%).EnquantoquearegioSul(doutores 22% e graduados 27%) tem o dobro de pesquisados da soma das regies norte, Nordeste e CentroOeste (doutores10%egraduados14%). A distribuio de pesquisadores se reflete na forma que os programas de psgraduao com linhasdepesquisaemBiomecnicaseespalhampelo pas. A quantidade de cursos de doutorado e quantidade de linhas de pesquisa por regies segue a tendncia da distribuio regional dos pesquisadores. Entretanto, o nmero de programas de mestrado e doutorado com nvel de excelncia nacional e internacional (conceitos 5, 6 e 7 na avaliao trienal da Capes) na regio sudeste consideravelmente maior, se comparado com a encontrada em outras regies. Esta distribuio no sui generis, mas evidente em outras reas de conhecimento no pas. De fato, cerca de 80% de todos os programas de ps graduao do pas, de acordo com dados da Capes (KerrPontes et al., 2005), se localizam na regio sudeste (55,0%) e sul (19,6%). Percebemos que as distribuies de grupos de pesquisa, doutores e programas de psgraduao reproduzem um quadro de desigualdade que a cincia brasileira apresenta (Yamamoto,2000). A semelhana da distribuio de pesquisadores e de programas de psgraduao no Brasil no uma coincidncia; ela reflete a tendncia de que o fortalecimento dos grupos de pesquisa a forma mais adequada para o fortalecimento dos programas de psgraduao, principalmente quando estes formam doutores. Steiner mostra o importante vnculo entre excelncia do programa e formao de doutores (Steiner, 2005). As instiuies com programas de doutorado tendem a melhor avaliadas independente de serem pblicas, privadas ou comunitrias. Em instituies que mantm programas de doutorado as mdias dependem fortemente do nmerodeconcluintes. importante salientar que desconhecemos o fluxodedoutoresformadosemBiomecnicaeopapel dos egressos no crescimento da massa crtica de pesquisa na rea. Apenas podemos refletir que a disperso de doutores por outros centros de pesquisa permite o alargamento do horizonte de grupos de pesquisanarea. A natureza multidisciplinar da Biomecnica se reflete na rea de origem dos seus grupos de pesquisa, pricipalmente alocados nas reas da sade edasengenharias,comaconcentraodegruposem reas aplicadas, como a educao fsica, fisioterapia e a engenharia. Essa concentrao sugere uma preocupao em gerar pesquisas que refletem as questes de pesquisa aplicada, principalmente com um vis metodolgico (mtodos de investigao ou instrumentao) ou para descrever o movimento humano. Em relao aos resultados da produo cientfica nos Anais do CBB dos grupos de Biomecnica,encontramosumcrescimentonolinear
BrazilianJournalofBiomechanics,Year9,n.16,May2008

Figura 5 Quantidade de trabalhospublicadosnosAnaisdo CBB, de1992a2007.

Figura 6 Distribuio dos grupos de pesquisa em Biomecnica porreasdeconhecimento.

DISCUSSO
A discusso sobre a pesquisa em Biomecnica inclui a avaliao da produo cientfica na rea, e o entendimento da relao entre pesquisa e psgraduao. Este vnculo necessrio porque, principalmente no Brasil, a produo cientfica est concentrada nos pesquisadores que pertencem aos programas de psgraduao stricto sensu (DeheinzelineCaramelli,2007). O primeiro assunto a distribuio dos pesquisadores e grupos de pesquisa emBiomecnica no Brasil. Encontramos pesquisadores e programas stricto sensu que desenvolvem pesquisas em Biomecnica em todasasregiesdopas.Contudo,o nmero de pesquisadores doutores que atuam em grupos de pesquisa na regio sudeste consideravelmentemaiorqueaencontradanasoutras regies do pas. Essa regio tem mais dametadedos 30

P.Franciulli,V.R.M.Santos,A.Bigongiari,R.C.Arajo,J.C.Serro,A.C.Amadio,L.Mochizuki

e positivo ao longo dotempo.Contudo,apresenade diferentes cenrios, que os modelos nolineares indicam, sugere cautela. Sugerimos o aprofundamento do debate sobre qual o caminho que as pesquisas em Biomecnica e sobre qual destino ou meio de comunicao tem sido adotado. Entretanto, ainda no temos a informao necessria para discutir sobre a transformao das comunicaes em Anais do CBB em artigos em peridicos. 6. Brito, C.H. Pesquisa e Universidade. Internet: http://www.iea.usp.br/iea/tematicas/educacao/sup erior/pesquisaposgraduacao/cruzpesquisaeuniver sidade.pdfAcessoem:10/01/2008. 7. Candotti CT, Loss JF. A produo cientfica brasileira na rea de Biomecnica. Revista Brasileira de Cinciasdo Esporte,28(1);121129, 2006. 8. DeheinzelinD;CaramelliB.Produocientfica, psgraduaoeaRamb.Rev.Assoc.Med.Bras. 53(6),1,2007 9. Gonalves M. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecnica. Universidade Estadual Paulista. 2007 10. GuimaresACS; Vaz MA. Anaisdo IXCongresso Brasileiro de Biomecnica. Escola de Educao Fsica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.2001. 11. KerrPontes LRS et al. Uma Reflexo sobre o Processo de Avaliao das Psgraduaes Brasileiras com nfase na rea de Sade Coletiva, PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro,15(1):8394,2000 12. Klavdianos ACD; Fonseca JCP. Anais do VI Congresso Brasileiro de Biomecnica. UniversidadedeBrasliaBraslia/DF.1995. 13. Kraeski MH, Moro ARP, Melo SIL, Avila AOV. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Biomecnica. Centro de Educao Fsica, Fisioterapia e Desporto da Universidade do EstadodeSantaCatarina.1999. 14. LenkM.Natao.RiodeJaneiro:Melhoramentos, 1942. 15. Menzel HJK. Anais do X Congresso Brasileiro de Biomecnica. Universidade Federal de Minas Gerais.2003. 16. Mochizuki L; Franciulli P; Bigongiari A; Arajo RC; Serro JC; Amadio AC. Anlise do impacto das publicaes do congresso Brasileiro de Biomecnica.AnaisdoXICBB,2005. 17. SBB, Estatuto da Sociedade Brasileira de Biomecnica. http://www.usp.br/eef/sbb/estatuto.doc Acesso em:10/01/2008. 18. Steiner JE. Qualidade e diversidade institucional na ps graduao brasileira. Estudos avanados, 19(54):341365,2005. 31

CONCLUSO
Encontramos pesquisadores, grupos de pesquisaeprogramasdepsgraduaostrictosensu relacionados a rea de Biomecnica em todas as regies do Brasil. O otimismo desta afirmao diminudo quando verificamos uma distribuio regional consideravelmente desigual, destacando a ausncia deprogramasdedoutoradonaregioNorte. Observamos que a distribuio de pesquisadores, grupos de pesquisa e cursos de psgraduao no pas est concentrada nas regies Sudeste e Sul. Mesmo com o aumento de trabalhos publicados nos ltimos CBBs, ainda preciso uma melhor distribuio regional dos pesquisadores e grupos de pesquisas. Desta forma, esperamos uma contribuio benfica para a comunidade cientifica de todo pas, como o incentivo implantao de grupos de pesquisaecursosdepsgraduao.

REFERNCIAS
1. Acquesta FM, Iwamizu JS, Ivi CF, Boaretto RA, Mendes DR, Hermann F, Mochizuki L, Amadio AC, Serro JC. O estudo da biomecnica do movimento humano no Brasil: uma anlise da distribuio das publicaes da Revista Brasileira de Biomecnica no perodo 20002006. Rev Bras Biomecnica,8;2635,2007. 2. Alencar JF. Anais do XI Congresso Brasileiro de Biomecnica. Universidade Federal da Paraba. 2005. 3. Amadio AC. Anais do IV Congresso Nacional de Biomecnica. Escola de Educao Fsica da UniversidadedeSoPaulo.1992. 4. vila AOV; Motta CB. Anais do V Congresso Brasileiro de Biomecnica. Universidade Federal deSantaMaria,1993. 5. Barros RML, Brenzikofer R. Anais do VII Congresso Brasileiro de Biomecnica. Faculdade de Educao Fsica da Universidade de Campinas.1997.
RevistaBrasileiradeBiomecnica,Ano9,n.16,Maio2008

APesquisaemBiomecnicanoBrasil.

19. Tani G. Educao fsica: por uma poltica de publicao visando a qaulidade dos perodicos. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, v. 29, p.922,2007. 20. Yamamoto OH. Financiamento da pesquisa no Brasil: distores e desigualdades. Estudos de Psicologia,15(2),279287,2000. Recebidoem:05/05/2008 Aprovadoem:03/06/2008.

Endereoparacorrespondncia: LuisMochizuki EscoladeArtes,CinciaseHumanidades,USP AvenidaArlindoBtio,1000 ErmelinoMatarazzoSP,SP CEP03828000 Email:mochi@usp.br

32

BrazilianJournalofBiomechanics,Year9,n.16,May2008

S-ar putea să vă placă și