Sunteți pe pagina 1din 3

Introduo

O empreendedorismo, apesar de ser um tema amplamente discutido, seu conceito muito subjetivo. As razes dessa subjetividade podem ser as diferentes concepes ainda no consolidadas sobre o assunto, ou por se tratar de uma novidade, principalmente no Brasil, onde o tema se popularizou na dcada de 90. O empreendedorismo tambm recebeu fortes contribuies da psicologia e da sociologia, o que ajudou a provocar diferentes definies para o termo e, como conseqncia, variaes em seu contedo. O termo empreendedorismo tem muitas origens, que so propostas por pesquisadores de diferentes campos, que utilizaro os princpios de suas prprias reas de interesse para constituir o conceito. Duas principais correntes contm elementos comuns maioria delas: a dos economistas que dedicaram seus estudos ao gerenciamento dos negcios na empresas e que definiram como pessoas que corriam riscos, investiam seu capital prprio e negcios, e a dos comportamentalistas que enfatizam os aspectos atitudinais como a criatividade e a intuio. Foi o economista austraco J. A. Schumpeter (1934), que deu projeo ao tema associando definitivamente o empreendedor ao conceito de inovao e associando ao desenvolvimento e ao aproveitamento de oportunidades em negcios. O principal objetivo do empreendedorismo que o empreendedor deve conduzir ao desenvolvimento econmico gerando e distribuindo riquezas e benefcios para a sociedade. Ele capaz de tornar um sonho em realidade e fazer uma idia tomar forma e obter sucesso deste trabalho atravs de: * Princpios ticos, * Preocupao com o desenvolvimento contnuo, * Autocrtica, * Ousadia para inovar, * Muita dedicao ao trabalho, * Perseverana, * Criatividade, * Busca de oportunidade e iniciativa, * Persistncia, * Comprometimento, * Independncia, * Autoconfiana. O empreendedor nunca fala No posso, Talvez ou No sei, ao invs, diz Vamos tentar. (Administradores, 07/06/2009, http://www.administradores.com.br/informese/artigos/empreendedorismo-definicoes-e-caracteristicas/30595/) Todos temos um esprito empreendedor, porm, alguns afloram suas reas mais rpidas que outros. Inventar alguma coisa pode parecer difcil, mas no para um empreendedor. Essa a sua funo. Descobrir, inventar algo, com pouca renda e a transformar em algo grandioso. Empreendedorismo o principal fator promotor do desenvolvimento econmico e social de um pas. Identificar oportunidades, agarr-las e buscar os recursos para transform-las em negcio lucrativo. O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo medida que presencia a evoluo. Valoriza suas experincias, valoriza seu valor, tomando decises e decises acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objetivos e d o

primeiro passo. Hoje, fala-se do Capital Intelectual que nada mais do que: conhecimento, experincia, especializao. Ferramentas ou estratgias utilizadas para se ter sucesso e ser competitivo. A mo-de-obra passa a ser cabea-de-obra. o conhecimento e a capacidade gerando novas idias. O foco est nas pessoas. Assim, o perfil do profissional de sucesso que lidera suas concepes e suas atitudes est em pessoas que conseguem harmonizar esforos individuais ou coletivos e que criam algo novo e criativo. Traar metas, atualizar conhecimentos ser inteligente, do ponto de vista emocional, conhecer teorias de administrao, de qualidade e gesto, so mudanas decorrentes da globalizao e da revoluo da informao. O empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatro pilares da educao: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a deciso certa frente concorrncia existente. Novas habilidades vm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalizao com responsabilidade, competncia e autonomia. Buscam-se profissionais que desenvolveram novas habilidades e competncias, com coragem de arriscar-se e de aceitar novos valores, descobrindo e transpondo seus limites. O futuro cheio de incertezas, por isso, preciso refletir sobre: habilidades pessoais e profissionais; criatividade; memria; comunicao; como enfrentar este sculo. Diferenciar-se dos demais, revalidar seu diploma pessoal e profissional, rever convices, incorporar outros princpios, mudar paradigmas, sobrepor idias antigas s novas verdades, este o perfil do profissional que, trocando informaes, dados e conhecimentos, poder fazer parte do cenrio das organizaes que aprendem, das organizaes do futuro. So mudanas socioculturais e tecnolgicas que fazem repensar hbitos e atitudes frente s novas exigncias do mercado. (Wikipdia, 10/08/2011, http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo)

Justificativa
Todos temos de ter uma noo de empreendedorismo para nossas vidas. Tanto para fazer algo ou pensar em algo. A importncia do empreendedorismo em nossas vidas que com ele, podemos almejar melhorias futuras, em casa ou no trabalho. Podemos descobrir uma forma ergonomicamente melhor, reduzir custos e tempos, criar ferramentas para nos ajudar, e com tudo isso, gerar riquezas do zero. Mas pra que mantenhamos tudo isso, tambm precisamos ter noes bastante tericas sobre o empreendedorismo. Temos de visar planejamentos, coragem, deciso, organizao, foco, criatividade e muitas outras coisas que nos beneficiem e nos ajude a manter o esprito empreendedor. O empreendedorismo, sempre que o trabalhamos de ordens tericas e prticas, podem mudar drasticamente a nossas vidas, tanto particular, quanto no profissional. Podemos gerar melhorias para nossos empregadores, que indiretamente nos afetariam, por sermos empreendedores, ou inventar um novo dispositivo para casa e passarmos a inventores de sucesso. O empreendedorismo cresce a cada dia, e ns temos que crescermos juntos, pois, iremos longe com ele. Todas as boas escolhas ou atitudes para a nossa vida, vm do empreendedorismo, pois, estamos nos melhorando como ferramentas de ns mesmos. E com isso, conclumos que o empreendedorismo tanto por ordem prtica e terica, sempre estaro juntas, pois assim que deve ser. Ser empreendedor.

Objetivo Geral
Apresentar o empreendedorismo comportamento empreendedor. e as principais caractersticas do

Objetivo Especfico

Definir empreendedorismo, Identificar o perfil e as caractersticas do empreendedor, Identificar as influncias do empreendedorismo na gesto contempornea, Apresentar a histria de um empreendedor fazendo a contextualizao com as informaes obtidas nos estudos sobre o tema.

S-ar putea să vă placă și