Sunteți pe pagina 1din 13

146

Artigos Cientficos

A IMPLANTAO DO TRANSPORTE AREO REGULAR DE HELICPTEROS NA BACIA DE SANTOS: REFLEXOS NA TERMINAL RIO SO PAULO
Luiz Antonio Cauduro Sosa D.Sc.1,2
Artigo submetido em 10/02/2010. Aceito para publicao em 19/03/2010.

RESUMO: o presente artigo tem por finalidade apresentar o panorama do transporte areo na Bacia de Campos usando essa experincia para implantao de transporte similar na Bacia de Santos e as solues dos possveis reflexos dessa atividade nas terminais areas do Rio de Janeiro e de So Paulo.

PALAVRAS-CHAVE: Aerdromo. Heliporto. Offshore. 1 INTRODUO As atividades petrolferas em guas profundas iniciaram-se a partir de 1974 quando se descobriu petrleo na Bacia de Campos. Atualmente a principal provncia petrolfera do Brasil, localizada na costa norte do Estado do Rio de Janeiro, estendendo-se at o sul do Estado do Esprito Santo, entre os paralelos 21 e 23 Sul, na regio Sudeste do pas, possuindo aproximadamente 100 mil quilmetros quadrados. Seu limite, ao norte, com a Bacia do Esprito Santo, ocorre no Alto de Vitria; ao sul, com a Bacia de Santos, ocorre no Alto de Cabo Frio. Entretanto, a atividade exploratria s comeou em agosto de 1977, com a segunda descoberta, campo de Enchova, em lmina dgua de 120 metros. Para possibilitar a explorao do petrleo sob o mar foi implantada, desde aquela poca, uma infra-estrutura para o apoio logstico necessria ao

Bacharel em Cincia Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras Resende (RJ). Mestre e

Doutor em Cincia Militares. Bacharel em Administrao. Piloto de helicptero da Aviao do Exrcito. Atuou na preveno e investigao de acidentes aeronuticos e na rea de logstica de aviao, particularmente na realizao de testes ps-manuteno das aeronaves. Atualmente trabalha como Piloto de EC 225 da empresa BHS, sediada em Maca - RJ. lacauduro@gmail.com .
2

Este trabalho foi originalmente apresentado como trabalho de concluso do Curso de Gerncia

Executiva de Transporte e Mobilizao na Universidade Catlica de Braslia. Orientador: Prof. CEL Res/EB Czar Augusto Rodrigues Lima. Co-Orientadora: Prof. Mara Silvia Andr Ewbank. ISSN 2176-7777

R. Conex. SIPAER, v. 1, n. 2, mar. 2010.

147

funcionamento das unidades de produo instaladas ao longo do litoral, destacando-se neste contexto a infraestrutura aeroporturia que tem permitido a utilizao dos helicpteros como meio de transporte na ligao entre o continente e as plataformas. A divulgao feita pela Petrobras da descoberta de petrleo em guas profundas em reas do litoral do Rio de Janeiro e de So Paulo trouxe o foco do interesse pela rea conhecida como Bacia de Santos. Esta, tambm localizada na plataforma continental brasileira, estendendo-se desde a sua vizinha do norte a Bacia de Campos at seu limite sul, onde comea a Bacia de Pelotas, na altura de Florianpolis, abrangendo uma rea de cerca de 352 mil quilmetros quadrados at a cota batimtrica 3000m, sendo portanto, cerca de 3,5 vezes maior que a Bacia de Campos. Para o atendimento da logstica nessa nova rea ser necessrio implantar, tambm, um sistema de transporte de helicpteros observando-se a experincia das operaes Offshore acumuladas ao longo dos anos na Bacia de Campos.

FIGURA 1 Bacias de Campos e de Santos Fonte: Diario online (2008).


ISSN 2176-7777

148

Artigos Cientficos

2 A EXPERINCIA DA UTILIZAO DOS HELICPTEROS NA BACIA DE CAMPOS A Bacia de Campos uma bacia sedimentar com aproximadamente 100 mil km abrangendo uma rea terrestre e martima que se estende do Estado do Esprito Santo (prximo a Vitria) at Arraial do Cabo, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. Sua abrangncia est fora da rea de influncia compreendida pela Terminal Rio de Janeiro. Na rea de interesse esto as cidades de Campos, Carapebus, Maca, Quissam, Rio das Ostras, Bzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Conceio de Macabu, So Francisco do Itabapoana, So Joo da Barra e So Pedro DAldeia. O transporte de helicpteros na Bacia de Campos iniciou-se a partir do aerdromo de Maca - RJ, de onde partem as aeronaves que transportaram 49.763 passageiros/ms (dados de Dez 2006) e 213.056 toneladas de carga/ms totalizando 2.343 vos (dados de Jan/2007) para atender 40 unidades de produo de petrleo (PETROBRAS, 2008) Ao longo do tempo esse volume de trfego apresentou sinais de saturao, fazendo com que o nmero de pousos e decolagens chegasse prximo do limite de 20.000 anuais A dependncia do Aerdromo de Maca e o consequente aumento do trfego elevaram o risco das operaes areas, o que poderia comprometer o apoio logstico necessrio ao prosseguimento das atividades de explorao de petrleo. Nesse contexto, buscaram-se solues que permitissem o crescimento do trfego areo, sem comprometer o nvel de segurana de voo das aeronaves e das pessoas e o atendimento da demanda aliado a reduo dos custos (PETROBRAS, 2008).

ISSN 2176-7777

R. Conex. SIPAER, v. 1, n. 2, mar. 2010.

149

FIGURA 2 Bacia de Campos Fonte: Agncia Nacional do Petrleo (2008).

Em 26 de agosto de 1998 foi inaugurado o heliporto de So Tom com objetivo de ampliar as possibilidades de acesso dos trabalhadores s plataformas da Bacia de Campos e de reduzir os custos de transporte dos mesmos. O heliporto, situado no balnerio de Farol de So Tom atua, desde ento, em complemento ao aerdromo de Maca, como base para pousos e decolagens de helicpteros que tambm realizam o transporte de passageiros e de cargas do continente para as plataformas martimas e vice versa. Desde a sua inaugurao vem recebendo investimentos para sua ampliao e melhora da sua infraestrutura. Na poca em que foi feito esse estudo, a Petrobras contava com uma frota de 37 helicpteros operando nas ligaes do continente s plataformas offshore para atender a demanda logstica necessria s unidades de produo da Bacia de Campos at uma distncia de 300 km mar adentro (PETROBRAS, 2008).

ISSN 2176-7777

150

Artigos Cientficos

3 A IMPLANTAO DO TRANSPORTE AREO REGULAR DE HELICPTEROS NA BACIA DE SANTOS A Bacia de Santos uma bacia sedimentar localizada na plataforma continental brasileira. Estende-se desde o litoral sul do estado do Rio de Janeiro at o norte do estado de Santa Catarina, abrangendo uma rea aproximada de 352 mil km. Em consequncia da sua dimenso fez-se necessrio a sua diviso em reas de produo que atendesse a demanda facilitando a descentralizao dos investimentos (PETROBRAS, 2008). As reas a serem exploradas ficaram assim divididas: - Plo Mexilho; - Plo Merluza; - Plo BS-500; - Plo Centro; e - Plo Sul.

FIGURA 3 Diviso da Bacia de Santos Fonte: Gasnet (2008).


ISSN 2176-7777

R. Conex. SIPAER, v. 1, n. 2, mar. 2010.

151

A rea trs vezes e meia (3,5) maior que a da Bacia de Campos podendose presumir um aumento proporcional do nmero de helicpteros ao final da instalao de toda a infraestrutura logstica, ou seja, pelo menos 120 helicpteros somente para atender as atividades offshore da Bacia de Santos, isto se no forem confirmados aumentos nas quantidades de petrleo e gs, inicialmente estimadas.

FIGURA 4 Distncias do litoral das reas de prospeco Fonte: PETROBRAS

Nessa bacia existem campos petrolferos em produo e grandes reservas por serem exploradas. Dentre eles destacam-se: Tupi (localizado a 250 quilmetros da costa do Rio de Janeiro), Merluza (localizado a 200 quilmetros de Santos), Mexilho (140 quilmetros de So Sebastio - So Paulo), BS-500 (localizado a 160 quilmetros da cidade do Rio de Janeiro), Sul (localiza-se a 200 quilmetros da costa dos estados de So Paulo, Paran e Santa Catarina) e Centro (localizado a 250 quilmetros da costa dos estados de So Paulo e do Rio de Janeiro) O negcio do petrleo e gs na Bacia de Santos impe desta vez, a explorao e o apoio logstico a distncias que podero chegar a mais de 300
ISSN 2176-7777

152

Artigos Cientficos

quilmetros de distncia da costa, uma situao bem diferente daquela encontrada na Bacia de Campos. Em terra, reservada a funo de sediar atividades de apoio para operaes realizadas em alto mar (offshore). Por ser uma rea que abrange mais de um estado da Federao h necessidade da utilizao de aerdromos que atendam s necessidades logsticas das unidades de explorao a serem distribudas ao longo dos campos petrolferos e permitam o fluxo de aeronaves de asas rotativas com segurana, com as caractersticas dessa Bacia. J existem aerdromos, ao longo do litoral daqueles Estados, que podem ser utilizados como pontos de origem e bases de operao dos helicpteros que iro apoiar a demanda logstica para a explorao do petrleo. (ANAC, 2008). Destes destaca-se o do municpio de Itanham SP que possui a sede do nico aeroporto civil do litoral, aeroporto estadual Antonio Ribeiro Nogueira Junior, para atender ao mercado de petrleo e gs. Desde junho de 2006, as operaes de vos offshore realizadas com os helicpteros de uma das empresas que atendem a Petrobras, tiveram um aumento considervel. Passaram de seis para vinte e cinco vos semanais, em mdia, no transporte de tcnicos e carga plataforma de merluza (ITANHAM, 2007). De acordo com a Petrobrs, j h uma previso da ampliao do aeroporto em funo da necessidade de aumentar a extrao atual da reserva martima, de um milho de m dirios de gs para chegar, a partir de 2010, a 30 milhes de m/dia e a de leo 100 mil bpd, um volume equivalente ao que o Pas compra hoje, por dia, da Bolvia Os investimentos sero da ordem de US$ 18 bilhes nos prximos 10 anos com a implantao de 14 de um total de 50 plataformas de produo nos cinco polos da Bacia de Santos e a expectativa de contnuo crescimento. Para se ter uma idia, em relao aos voos e decolagens, segundo levantamento do Departamento Aerovirio do estado de SP (DAESP), at abril de 2007, foram realizados 2.332 pousos e decolagens (ITANHAM, 2007).
ISSN 2176-7777

R. Conex. SIPAER, v. 1, n. 2, mar. 2010.

153

A previso otimista para se retirar petrleo e gs de maiores profundidades s dever ocorrer a partir de 2014. Nas plataformas da Bacia de Santos localizadas no litoral do Rio de Janeiro podero ser utilizados aerdromo/aeroportos de maior porte como: Galeo, Santos Dumont, Afonsos e de Santa Cruz, os quais j possuem infraestrutura e podem ser utilizados no apoio s plataformas. Entretanto haver necessidade de investimentos em infraestrutura

aeroporturia nos principais municpios ao longo do litoral: Parati e Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro; Ubatuba, So Vicente, Praia Grande, Itanhahm e Santos, no litoral de So Paulo; Paranagu, no Paran; Navegantes, Joinvile e Florianpolis, em Santa Catarina, ou outros locais nesses mesmos estados de forma a facilitar ou melhorar no s o trfego das Terminais Rio e So Paulo como tambm para permitir o suporte logstico dos helicpteros s plataformas.

4 AS TERMINAIS AREAS (TMA) DO RIO DE JANEIRO E SO PAULO A terminal area do Rio de Janeiro caracteriza-se por um cilindro vertical com 54 milhas nuticas de raio a partir do Galeo at uma altura de 19.500 ps. Tal rea engloba o litoral do Estado do Rio de Janeiro, de Cabo Frio a Angra dos Reis, ou seja, os principais aerdromos citados anteriormente com estrutura bem definida. No caso de So Paulo a caracterizao da terminal baseia-se em dois cilindros justapostos, cuja viso vertical lembra o nmero 8. O menor deles tendo como seu centro a cidade de Campinas - SP, com 27 milhas nuticas de raio e uma altura de 7.500 ps e o outro, com o centro em Congonhas - SP, com 42 milhas nuticas de raio e uma altura de 14.500 ps. Este ltimo engloba o litoral de So Paulo de Perube regio 40 km a nordeste de Bertioga3.

AIS WEB. Disponvel em:< http://www.aisweb.aer.mil.br/aisweb/> ISSN 2176-7777

154

Artigos Cientficos

FIGURA 5 Terminais areas Rio de Janeiro e So Paulo Fonte: GEOATLAS (2006).

Nessas reas terminais est concentrado o maior trfego de avies e de helicpteros do Brasil. De acordo com a Agncia Nacional de Aviao (ANAC), o nmero de helicpteros no Estado de So Paulo saltou de 374 para 528 entre 1999 e Jun 2009, fazendo da cidade a capital mundial das asas rotativas, frente de Tquio e Nova York. [...] Analistas afirmam que outros 83 helicpteros devem se somar frota da cidade at 2010. (ANAC, 2009). H, na capital paulista, 260 helipontos e pelo menos seis grandes heliportos. At 2010, o Centro de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos (CENIPA) estima que a cidade ganhe mais 80 aeronaves, o que significa um crescimento de 17% da frota. Em nmero de aeronaves, So Paulo ainda est atrs da frota de Nova York. Mas, l, a maior parte dos helicpteros de propriedade de empresas prestadoras de servios. Em So Paulo, o crescimento registrado de helicpteros de propriedade de particulares (JULIANO, 2008). Uma soluo encontrada para manter elevado o nvel de segurana de voo
ISSN 2176-7777

R. Conex. SIPAER, v. 1, n. 2, mar. 2010.

155

e o controle de trfego dentro da terminal foi instituir para os helicpteros um controle especfico, soluo indita no mundo. Segundo dados da Associao Brasileira de Pilotos de Helicptero (Abraphe), o nmero de aeronaves s vem crescendo nos ltimos 10 anos e a tendncia continuar a crescer. Em 1996, havia 547 helicpteros registrados no Brasil. Em 2007, este nmero quase que dobrou e atualmente, so 1.255 aeronaves sobrevoando o Pas, sendo 528 apenas em So Paulo. Em pouco mais de uma dcada, o nmero de equipamentos ultrapassou o dobro. A quantidade de registros por ano, que girava em torno de 50, continua crescendo, de acordo com nmeros fornecidos pela ANAC (2009) Embora no estejam localizados nas terminais Rio de Janeiro e So Paulo as localidades de Parati e Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro; Ubatuba, So Vicente, Praia Grande, Itanhahm e Santos, no litoral de So Paulo necessitaro de investimentos na sua infraestrutura aeroporturia a fim de atender a demanda crescente da frota que apoiar as plataformas da Bacia de Santos. Diferentemente da Bacia de Campos, a Bacia de Santos localiza-se numa regio relativamente prxima ao das terminais areas do Rio de Janeiro e de So Paulo. Nestas concentra-se o trfego areo mais intenso do Pas, composto pelo trfego areo regular e pelo nmero de helicpteros que sobrevoam a cidade de So Paulo, destacando-a como a megalpole com o maior nmero de aeronaves de asas rotativas do mundo. Nos dois casos o ponto de partida dos helicpteros estar dentro das terminais o que de certa maneira ir interferir naquele trfego.

5 CONSIDERAES FINAIS O aumento das atividades de explorao e produo de petrleo trouxe para o pas um enorme contingente de plataformas de perfurao, embarcaes de apoio operao e helicpteros, a maior parte concentrada na Bacia de Campos. A
ISSN 2176-7777

156

Artigos Cientficos

explorao do petrleo na Bacia de Santos indubitavelmente proporcionar um incremento no desenvolvimento das atividades logsticas de uma maneira geral e da utilizao de helicpteros em particular. Com a implantao das plataformas na Bacia de Santos e a utilizao dos helicpteros para o transporte

continente/plataforma/continente, haver, consequentemente, um acrscimo do trfego areo. Sem dvida alguma a implantao do transporte areo regular de helicpteros na Bacia de Santos ir proporcionar um aumento do nmero de aeronaves voando na rea de maior congestionamento areo do Pas terminais Rio e So Paulo. A soluo para mitigar a possvel interferncia do aumento do nmero de aeronaves da Bacia de Santos, particularmente, aquelas em operaes no litoral dos Estados do Rio de Janeiro e de So Paulo, que tambm so intrnsecos s suas terminais passa pela elaborao de um planejamento integrado com a implantao das plataformas e de uma coordenao especfica para os helicpteros em operao nessa regio. O planejamento deve abranger programas de investimentos para a estruturao dos aerdromos localizados nos litorais do Rio de Janeiro e de So Paulo para atender as necessidades logsticas de apoio s plataformas. Ao mesmo tempo h que se fazer um a aquisio progressiva das aeronaves conforme o cronograma de inicio da operao das plataformas e do novo modelo de controle do trfego areo. Este controle de trfego areo precisa ser redimensionado nas terminais Rio de Janeiro e So Paulo em decorrncia de novos entrantes operando dentro das terminais. Outras aes devero ser implementadas na infraestrutura dos aerdromos no que se refere ampliao das pistas, da terminal de passageiros e cargas, iluminao, equipamentos para operaes por instrumentos.

ISSN 2176-7777

R. Conex. SIPAER, v. 1, n. 2, mar. 2010.

157

Assim sendo, verifica-se ser possvel implantar o transporte areo de helicpteros na Bacia de Santos. Tal planejamento deve ser elaborado no menor prazo possvel e colocado em execuo at 2014 a fim de permitir que os investimentos necessrios sejam implementados e permitam implantar a

infraestrutura aeroporturia necessria. Urge, pois, que tais procedimentos sejam priorizados com importncia e rapidez que merecem uma vez que o perodo em questo relativamente curto para que sejam executadas todas as aes julgadas necessrias montagem dessa infraestrutura. Cabem, portanto, aes que contemplem a implantao de um sistema de transporte areo na Bacia de Santos com a melhoria do trfego nas terminais Rio e So Paulo permitindo que tais desafios, dentre tantos, sejam o alicerce para o Pas assumir definitivamente seu lugar de destaque na comunidade internacional nos prximos anos.

REFERNCIAS

AGNCIA NACIONAL

DE AVIAO

CIVIL (Brasil).

Aerdromos.

2008 Disponvel

em:

<http://www.anac.gov.br/infraestrutura/infraestrutura1.asp>. Acesso em 12 jul.2008. ______. Estatsticas de Aeronaves. 2009. Disponvel

em:<http://www.anac.gov.br/estatistica/estat26.asp>. Acesso em: 25 mar. 2010. AGNCIA NACIONAL DO PETRLEO. Disponvel em:< >. Acesso em: 12.set. 2008. BACIA DE CAMPOS. GIF. Disponvel em: <http://www.anp.gov.br/brasil-

rounds/round2/Pdocs/Pbacias/Pbacia4/B4.gif>. Acesso em: 12 set. 2008. BACIA DE SANTOS. GIF. Disponvel em: <

http://www.gasnet.com.br/upmr/upusers/mapa_bacia_santos.gif>. Acesso em: 12 set. 2008. BRASIL. Comando da Aeronutica. Departamento de Controle do Espao Areo. AIS WEB. Disponvel em:< http://www.aisweb.aer.mil.br/aisweb/>. Acesso em 25 mar. 2010. DIARIO ONLINE. Bacia de Campos e de Santos. 2008 Disponvel em: <

http://www.diarioon.com.br/new/fotos/B13157-1.gif>. Acesso em: 12 set. 2008. GASNET. Disponvel em: http://www.gasnet.com.br, Acesso em: 12 set. 2008. ISSN 2176-7777

158

Artigos Cientficos

ITANHAM. Secretaria de comunicao. Operao da Petrobras no Aeroporto de Itanham destaque 25 mar. 2010. JULIANO, Carolina. E o congestionamento chegou no cu de So Paulo. UOL Notcias, 20 maio 2008 Disponvel em:< http://noticias.uol.com.br/especiais/transito/2008/05/20/ult5848u26.jhtm>. Acesso em 12 set. 2008. MINISTRIO DA DEFESA. Disponvel em: <https://www.defesa.gov.br>. Acesso em 02 maio 2008. PETROBRAS. Disponvel em:<www.petrobras.com.br> Acesso em: 25. mar. 2010. PETROBRAS. Bacia de Campos: ela responsvel por 85% da produo nacional de Petrleo. Click Maca, 2008. Disponvel em: < http://www.clickmacae.com.br/?sec=356&pag=pagina&cod=508> Acesso em: 21 abr. 2008. PETROBRAS. Plano Estratgico 2020 e Plano de Negcios 2008-2012. Disponvel em:< http://www.petroquisa.com.br/objects/files/2007-10/774_apresentacao_2020.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2010. REGIO SUDESTE Poltico. So Paulos: GEOATLAS, 2006. 1 mapa. Escala 1: 7.100.000. SILVA, Fernando Carlos Santos da. Memento para elaborao do projeto de TCC. Braslia. GETRAM, 2008. do Jornal A Tribuna. 2007. Disponvel em:< http://www.itanhaem.sp.gov.br/banco_dados/junho07/12.06.07_aeroporto_tribuna.doc.>. Acesso em:

IMPLEMENTATION OF HELICOPTER REGULAR AIR TRANSPORT AT SANTOS BASIN: CONSEQUENCES FOR THE RIO SAO PAULO TERMINAL AREA ABSTRACT: This paper aims at presenting a broad view of the air transport at the Campos Basin, taking advantage of this experience as a basis for the implementation of a similar system in the Santos Basin, along with solutions to the possible consequences for the Terminal Areas of Rio de Janeiro and So Paulo.

KEYWORDS: Aerodrome. Heliport. Offshore.

ISSN 2176-7777

S-ar putea să vă placă și