Sunteți pe pagina 1din 15

1

Conhecendo Lucy Belle


de Eduardo Saliveira Um homem de 37 anos est sentado em um banco de praa; come um lanche de uma conhecida rede de fast food. Parece abatido, cansado. HOMEM (A PARTE) Dia quente... E este terno pegando fogo (ELE MORDE O SANDUCHE, OUTRORA FALA). Trs e meia da tarde, isso so horas para almoar? Deve ser por isso que estou to fora de forma, colesterol alto, nvel de acar nas alturas... Embora, comer sanduche e coca-cola todo dia ajuda e muito no meu possvel ataque cardaco FULMINANTE (MORDE O SANDUCHE E BEBE BASTANTE REFRIGERANTE EM SEGUIDA). Dia quente... E este terno pegando fogo! (ENTRA LUCY BELLE, JOVEM MULHER DE POUCO MAIS DE 18 ANOS).

LUCY Licena (O HOMEM NO RESPONDE, SEQUER PRESTA ATENO NA JOVEM MULHER. LUCY BELLE, J NO O REPARA COM MUITA ATENO, TALVEZ TENHA PEDIDO LICENA POR CONVENO. ELA ABRE A PEQUENA BOLSA E PEGA O SEU APARELHO CELULAR, DIGITA ALGUMA COISA E O GUARDA NOVAMENTE, DEMONSTRA IMPACINCIA. O HOMEM SEGUE COMENDO, AGORA UMAS BATATAS FRITAS. LUCY BELLE ABRE A BOLSA MAIS UMA VEZ E PEGA A CARTEIRA DE CIGARROS, PEGA UM E ASCENDE USANDO UM ISQUEIRO. DEPOIS DE UMA BELA TRAGADA LIBERA MUITA FUMAA QUE INVADE O ESPAO EM QUE ESTO. INCOMODA O HOMEM. ELE TOSSE).

LUCY Desculpe-me, voc est comendo...

HOMEM (IRNICO) Tudo bem, quem no gosta de uma fumainha na hora de comer?

LUCY (CONTINUA FUMANDO) Dizem que fumar sacia a fome.

HOMEM Por acaso voc est de dieta?

LUCY Quando uma mulher no est de dieta, est de TPM.

2 HOMEM Por favor, no seja exagerada. Mas voc est fumando para no comer?

LUCY (INSEGURA) No... Eu estou fumando por que... Gosto.

HOMEM Aceita um sanduche? Tenho um aqui. Quer dizer... Sempre compro a mais, s vezes, tenho mais fome que o normal. LUCY No est com fome?

HOMEM Estou satisfeito! (PEGA NA SACOLA UM SANDUCHE) Pega, ainda est quentinho.

LUCY McDonalds?

HOMEM No gosta?

LUCY (PEGA O LANCHE) Eles maltratam seus funcionrios... Mas adoro isso (MORDE O SANDUCHE) Que saudades... Comia todo dia.

HOMEM Como esse lixo todo dia e estou gordo como um porco! Quase 20 quilos acima do peso. Minha sade est horrvel. Ento voc parou de comer?

LUCY Parei de comer por que trabalhava nessa lanchonete, fiquei l trs anos. Eles no pagam refeio, ento tnhamos que comer aquela porcaria. Engordei muito, colesterol alto. A resolvi sair de l, acredita que tive at depresso causada por crise de abstinncia? (COM A BOCA CHEIA) Isso daqui uma delcia, mas uma verdadeira droga!

HOMEM

3 Droga legalizada! (LUCY COME O FEROZMENTE) Igual a este cigarro que est aceso na sua mo... Por que voc no joga este canceroso fora para comer?

LUCY Est caro, no posso dispersar. Quer um?

HOMEM Eu no fumo... Quer dizer, parei de fumar. Sou ex-fumante!

LUCY (COM O OLHAR FUMEGANTE SOBRE O HOMEM) Vai quer ou no?

HOMEM No... No! E agora?

LUCY (TERMINADO O SANDUCHE) E agora o que?

HOMEM O que voc faz da vida agora?

LUCY Trabalho na galeria do Rock em uma loja de artigos de Rock. (IRNICA) Rock... (O HOMEM A OBSERVA QUER ENTENDER O PENSAMENTO DA JOVEM) Sai do Mc para salva minha sanidade; assim arrumei um trampo na galeria. Bem, este emprego novo em tese, tinha tudo que eu mais desejava, era um emprego que me identificava, sabe? Parecia perfeito... Mas em vez de ler, escutar, usar todos os artigos de Pink Floyd, The Smiths, Led Zeppelin, Janis Joplin, Black Sabbath, Raul Seixas ou Mutantes; no, tenho que suportar merdas de Hori, Restart, ou qualquer babaquice de bandinha colorida com aquelas franjas nipnica nas minhas vistas e tmpanos. Pior so aqueles adolescentes tietezinhos... Ai que nojo, que raiva! Odeio...

HOMEM Led Zeppelin, Mutantes, Raul... No h mais artistas como antes. Bons tempos da rdio 89... legal saber que uma garota da sua idade gosta de Rock das antigas.

LUCY

4 Aff... Voc meio careta!

HOMEM (COM DESPREZO) Voc trabalhou no McDonalds e agora est em uma loja de Emo e eu que sou careta?

LUCY (APS LONGO SILNCIO) E o que voc faz da vida?

HOMEM Advogado.

LUCY (SARCSTICA) Advogado... Que legal.

HOMEM uma bosta, eu sei... No era o emprego dos meus sonhos, mas tive que me render a uma profisso estvel. Fui escritor, escrevia romances!

LUCY Frustrante... Deixou de ser escritor para ganhar dinheiro? Parabns, senhor desencanado.

HOMEM Jamais quis largar a dramaturgia para ser um jurista. Eu, modestamente, escrevia muito bem; mas nunca consegui sobreviver com isso. Ento meus pais que sempre me apoiaram incondicionalmente, fizeram o que todos os pais poderiam fazer por seu filho artista... Obrigaram-me a estudar direito, meu pai dizia que eu poderia usar meu talento nas letras para a justia. Em outras palavras, ganhar dinheiro com este dom. s vezes, penso que deveria ter insistido mais, ter coragem para quebrar essa barreira, enfrentar meu pai... Confiar em meu talento. Faltou loucura. Alem disso teve outro fato importante, e no foi dinheiro!

LUCY E o que foi?

HOMEM Engravidei minha namorada. Foi gota dgua na pacincia do meu velho. Ele me obrigou a estudar e depois me internar definitivamente em um escritrio.

5 LUCY Nas horas vagas, voc poderia continuar com suas histrias.

HOMEM No! Eu vivia para os meus textos, eles me davam alegria. Eram textos tristes, receados de dvidas, insegurana, anseios e lamentaes; era uma rea de escape. Nos meus textos canalizavam minhas tristezas. E por isso eu era feliz! Mas hoje no tenho mais essa alternativa, carrego comigo todos os males que eu enterrava no papel.

LUCY Lamento. Eu tambm passo por isso e pior, no tenho onde expor minhas tristezas.

HOMEM No confunda tristeza com revolta!

LUCY J viu algum revoltado feliz? S os caras do Partido Comunista. Meus pais no so referncias para mim, mesmo porque fui criada pelos meus avs e eles me so hiper protetores. Liberdade nunca foi algo que tive, mesmo sendo adulta. Acho que conheci a vida muito pouco por isso. No tenho idia da carreira profissional que vou exercer; e no falo de dinheiro ou reconhecimento; queria apenas saber o que vou fazer, a minha funo na sociedade... Temo o amor, talvez por ter me iludido tanto, tantas vezes me senti um trofu, um pedao de carne desejada por rivais predadores; (O HOMEM RI DISCRETAMENTE) por que sinto que os homens me querem apenas para sexo? No tenho idia quando querem algo... Verdadeiro. Isso tudo me deixa triste, no sei o caminho para a minha felicidade! (O HOMEM RI DESCONTROLADAMENTE) Falei besteira?

HOMEM Sabe por que os homens te querem assim? (LUCY ACENA NEGATIVAMENTE) Voc linda, porra! No tenho dvidas que existam homens que queiram algo srio contigo, mas a pergunta que voc deva fazer : Estou disposta a me entregar?

LUCY Se acontecer claro que sim!

HOMEM Tem certeza? Quantos homens declaram amor a voc e ouviu uma recusa?

6 LUCY Eu deveria estar puta da vida contigo, mas voc tem certa razo! Acha mesmo que sou bonita?

HOMEM claro que sim. Voc linda... Parece uma Hentai Cosplay!

LUCY V merda!

HOMEM verdade. No me leve a mal, mas voc realmente bela!

LUCY Hentai... Essa foi a pior que ouvi.

HOMEM Mas foi original.

LUCY Soberbo.

HOMEM Eu tenho culpa, se voc pediu minha opinio. Sou sincero!

LUCY (LUCY O OBSERVA. A PARTE) Eu no acredito que...

HOMEM (A PARTE) Ser? Quero...

LUCY E HOMEM (A PARTE) Beijar essa pessoa...

7 LUCY (A PARTE) Eu nem o conheo.

HOMEM (A PARTE) s uma menina, tem idade para ser minha filha!

LUCY (A PARTE) Um velho, ele velho para mim... Poxa vida, acabei de falar que queria descobrir o amor e me atraio na frente de um desconhecido. (SEUS ROSTOS APROXIMA-SE. SEUS LBIOS CHEGAM A SE TOCAR, MAS ABORTAM. LUCY PARA O HOMEM) casado?

HOMEM Sou... Casei quando a engravidei.

LUCY E virou advogado?

HOMEM Isso!

LUCY E seu filho?

HOMEM uma filha, chama-se Luara. Deve ter a sua idade. A coitada quer ser professora. Mas respeito deciso dela.

LUCY Ainda bem que respeita a deciso dela, embora seja uma pssima escolha profissional. Mas melhor que a posio que seus pais tiveram, no ?

HOMEM Concordo.

8 LUCY Tenho inveja dela. (O HOMEM OLHA LUCY QUERENDO UMA RESPOSTA) Ela pelo menos escolheu algo para a vida dela.

HOMEM ...

LUCY (O SINO DE UMA IGREJA PRXIMA PRAA TOCA) Nossa que horas so?

HOMEM 18 horas. Sexta-feira? Hoje no dia de missa... Deve ser um casamento ou missa de stimo dia.

LUCY Como sabe?

HOMEM A igreja toca o sino anunciando a missa, ou culto de qualquer outra coisa. Aposto no casamento...

LUCY Como foi o seu casamento?

HOMEM Eu casei forado. No sei ao certo. Por quase 20 anos ainda no descobri se bom ou ruim, se vive ou apenas existe.

LUCY Digo a cerimnia? HOMEM Ah, foi linda, apesar de casar as pressas porque minha esposa no quis casar com um barrigo. Convidamos poucas pessoas, mas foi uma bela cerimnia. Ela estava linda. Chorei quando a vi entrando.

LUCY Nunca fui a uma cerimnia de casamento.

9 HOMEM Est brincando?

LUCY verdade. Como disse, moro com meus avs, e os poucos amigos que eles tm ou esto casados ou vivos. Meus parentes so poucos e distantes.

HOMEM E amigos? Nem uma amiga casou?

LUCY Meus amigos? Quem quer casar novo? No mximo se enrolam e fica por isso mesmo... Enfim... Queria ver um casamento. Tenho essa curiosidade!

HOMEM Vai fazer o que agora?

LUCY Nada.

HOMEM Vem comigo.

LUCY Para onde?

HOMEM Vamos a um casamento, de penetra.

LUCY Voc est louco?

HOMEM Estou sentando a trs horas ao lado de uma garota que nem conheo. Acha que bato bem da cuca?

10

LUCY Eu j sa do meu trabalho, voc no voltar ao seu?

HOMEM Hoje, nunca. Vamos?

LUCY Podemos entrar assim?

HOMEM claro que sim! O padre no vai nos proibir.

LUCY (O HOMEM PEGA NA MO DE LUCY E TENTA LEV-LA A IGREJA) Espera... Tem certeza que podemos entrar sem seremos convidados?

HOMEM Tenho!

LUCY Dizem que so to bonitas, as cerimnias... Quanto tempo dura?

HOMEM A cerimnia? (LUCY MENEIA A CABEA POSITIVAMENTE) No sei, depende do bom senso da noiva. Elas costumam atrasar.

LUCY Srio? Mas por qu?

HOMEM Voc quer ir ou no?

11 LUCY Quero, mas voc falou que demorado!

HOMEM Eu disse que as noivas costumam demorar, a cerimnia rapidinha. A no ser que o padre d um sermo de doer s costas...

LUCY Por que as noivas atrasam?

HOMEM Qual ? As mulheres se preparam para isso... Para a maioria a ocasio mais importante da vida. Alem disso uma tradio que provoca emoes nos convidados, atia apreenso, deixa o noivo nervoso: ser que ela vem?

LUCY Que tosco!

HOMEM tosco... Mas bonito. (RIEM)

LUCY Sua esposa demorou muito?

HOMEM Para entrar na igreja? Demorou nada. Ela tinha medo que eu fugisse.

LUCY No sei por que vocs homens criticam tanto o casamento, vive correndo dele e sempre casam.

HOMEM Homem fala muita bobagem. H um momento na vida que precisamos dar este passo; escolher a pessoa que vai ficar do seu lado para sempre. Isso s acontece quando existe o amor! E um homem apaixonado faz qualquer coisa, inclusive casar!

LUCY

12 Ento voc estava apaixonado quando casou...

HOMEM Estava, mas no preparado, nem ela estava! ramos jovens adultos, tnhamos sado da adolescncia a pouco. Faltava-nos maturidade e, tnhamos uma gravidez indesejada! Sinceramente foi difcil no incio, mas hoje est intolervel.

LUCY Que coisa mais horrvel de ser dita!

HOMEM Eu sei, mas alguns erros na vida so pagos por todo o resto dela.

LUCY No quero mais ir ao casamento.

HOMEM Uma pena. Acharia lindo.

LUCY Do que vale fazer uma cerimnia linda e apaixonada, prometer amor eterno, se no futuro aquele casal ser infeliz e intolerante um com outro? Eu no quero participar disso, no quero um amor assim. Fico pensando... Ser que o amor existe mesmo?

HOMEM Existi, sim. O amor como se fosse um ser vivo, s que ele se alimenta de paixo, compreenso, companheirismo e amizade. Mas ele tambm adoece... Cimes, o cotidiano... Isso enjoa e mata qualquer relao.

LUCY Frustrante. Doar a vida a algum e ver tudo que sentia desaparecer aos poucos simplesmente triste. Viver por convenincia deve ser pssimo. (PEGA UM CIGARRO E ACENDE) O amor igual a este cigarro... Ele queima em meus dedos e cada tragada representa uma sensao diferente. Conforto, prazer, satisfao, a liberdade; a vontade de nunca acabar... Mas o cigarro queima at o fim e, ele deixa de queimar suas brasas e apaga, morre; ento vem arrependimento, por perder tempo, dinheiro, sade, e ai vem o gosto desagradvel na boca, a impotncia diante do vcio. O amor pode ser parecido com o cigarro, so deliciosos, prazerosos e ao mesmo tempo extremamente destrutivos.

HOMEM

13 Isso di. Isso que disse di muito, no entanto, tem uma verdade. Parece que deste cigarro (COLOCANDO AS MOS SOBRE O CORAO) parei de fumar a muito tempo e o gosto amargo insiste em ficar no meu corpo. O cigarro poderia me matar, mas amor que eu tive pela vida morreu h muito tempo. Quero amar novamente... D-me um cigarro.

LUCY Mas voc no fuma.

HOMEM Mas vou fumar assim mesmo, vamos... (LUCY ENTREGA AO HOMEM UM CIGARRO E O ISQUEIRO. ELE ACENDE O CIGARRO E D UMA BELA BAFORADA) Quanto tempo. Parece que estou revendo uma antiga paixo. Obrigado, Garota Hentai! (ELA SORRI).

LUCY (DEPOIS DE UM TEMPO) Amor, cigarro, vida... Morte. s vezes penso na morte.

HOMEM Por qu?

LUCY Por tudo que vem acontecendo. Ou melhor, pelo que no acontece. No sei para que vivo. Sinceramente eu no vejo o menor sentido em minha vida, sou apenas uma droga de nmero... No h sentido... Simplesmente no h sentido. (PENSA) Minha morte... Toro todo dia por esse momento. O dia em que no vou ter suportar pessoas horrendas, falsas e ignorantes. No quero envelhecer tendo todas essas pessoas me bajulando, sentindo mgoas, sem conhecer o amor. Cara, nunca fui amada. As pessoas sequer me suportam. Meus parentes no confiam em mim. Meus amigos me tratam feita criana. No quero mais isso, no. (FAZ UMA CENA QUE SIMULA OS CORTANDO OS PULSOS) Quero por um fim em tudo. HOMEM (IMPEDE O ACONTECIMENTO) A vida estranha garota. E pior que parece. Se morrer acaba tudo. E depois? O que vai ganhar? Descanso? Conforto? Nada disso. Apenas uns quilos de terra em sua cara; ser motivo de pena daqueles que mais odeia. No sei por que as pessoas se preocupam tanto na busca de saber por que vivem. Pra que estou na terra, qual a minha misso... Porra, viva! Procure ser feliz; para de se preocupar em achar uma razo... Na vida no existe razo; apenas alegria e dor. E morrer, no vai te dar nada. Quanto a ser um nmero sempre ser um nmero no importa aonde v... Em documento de identificao, ou em uma cova ou numa estatstica de jovens suicidas. Sempre ser um nmero, sempre ser um nmero. E o suicida sempre um coitado, um fracassado egosta que pensa apenas no prprio umbigo e abandona aqueles que te querem bem. Porque algum te ama, e voc no est nem ai...

LUCY Voc mau! Onde est sua sensibilidade?

HOMEM

14 Minha sensibilidade foi enterrada com minha obra.

LUCY Voc que um suicida fracassado, matou seus sonhos, e no teve coragem de por fim a si mesmo, pois um covarde e insensvel. No liga pelo que sinto. Todo dia tenho suportado a agonia de estar em um mundo cheio de pessoas e nenhuma delas me entende. Eu sou sozinha! E voc simplesmente no liga.

HOMEM Acha que vou ligar para os seus sentimentos? Eu nem te conheo.

LUCY Tem razo. No me conhece e nem eu te conheo. Ento porque estou falando contigo? No vou fazer voc perder seu precioso e agradvel tempo comigo.

HOMEM Fala comigo porque no tem ningum para conversar. No chore pelo seu tempo perdido, pois no tem nada melhor a fazer e lamentar suas mgoas mimadas com um desconhecido.

LUCY V merda (SAINDO. PARA) Escuta, te achei um cara legal. Mas me enganei (SAINDO EM PRANTOS).

HOMEM Espera garota... (LUCY PARA) Desculpa. Fica?

LUCY Para me insultar?

HOMEM No... Quero que fique, porque no tenho ningum... (LUCY VOLTA SEUS OLHARES AO HOMEM) No gosto da morte. Nada nesta vida pode ser pior que a morte, pior que nossas vidas medocres; principalmente quando perdemos algum que amamos. Na verdade, meu casamento est em runas desde a morte da minha filha, ela s tinha sete anos... Ela dizia que queria ser professora. E no realizou seu sonho. Mesmo assim me pego pensando nela viva... Era o meu porto seguro, minha vida... (LUCY VOLTA A SENTAR NO BANCO) Quando ela nasceu, voltei a viver, sonhar, fui feliz de novo. Mas aquele acidente a tirou de mim... E sucumbi em tristeza, di tanto sem ela! Enterrar entes queridos como morrer um pouco tambm. Ali, no velrio dela, voltei a ser frgil, inocente, inseguro. Quando voc disse que queria morrer, fiquei pesaroso. Imaginei o pior; suportar essa dolorida cena me mataria de vez. Temi por sua vida...

15 LUCY Voc me viu como sua filha?

HOMEM Eu te vi como uma chance de viver novamente! LUCY Mas somos desconhecidos!

HOMEM Eu me vi em minha filha e estou me vendo em voc. Seus anseios, dvidas. Quero que viva, sonhe; seja feliz. No importa quanto tempo demore; no tenha medo das derrotas, ela te ensinar o caminho das vitrias e da felicidade. Seja o que nunca mais serei! (O HOMEM DEITA SUA CABEA NO COLO DE LUCY E CAI EM PRANTOS. LUCY ACARICIA SUA CABEA E O BEIJA, SEUS CABELOS ESCONDE SEUS ROSTOS. APS O BEIJO, LUCY LEVANTA-SE).

LUCY Adeus! Prometo encontrar meu caminho, no sei como, mas encontrarei!

HOMEM Obrigado!

LUCY Pelo qu?

HOMEM Pelo tempo que ganhei, estas poucas horas me trouxe os anos que perdi! (LUCY SORRI E VIRA-SE PARA SAIR). Qual o seu nome?

LUCY ... Lucy Belle. E seremos felizes... (SAI).

FECHA CENA

S-ar putea să vă placă și