Sunteți pe pagina 1din 8

Humildade

uma presuno querer ministrar sobre humildade. Corre-se um srio risco de s em explicar sobre a humildade, se tornar arrogante e soberbo. Deus tenha misericrdia de mim! Todavia como empregamos mal as palavras, elas com o tempo comeam a distanciarem do real signicado. A exemplo temos as palavras como todos e tudo, nada, ningum que hoje so usadas de forma to genrica que por vezes no sabemos realmente o querem dizer, ou pior, o que queremos dizer. Assim a palavra humilde e humildade esto cada vez mais desprestigiadas. Chega ao ponto de serem at mesmo depreciadas, ridicularizadas, escarnecidas. Poucos, at mesmo dentro da Igreja, buscam serem humildes como Jesus. Alguns chegam at serem sarcsticos com aqueles que buscam estas virtudes em Cristo. J ouvi, dentro da igreja expresses como aquele que muito se abaixa acaba mostrando o que no deve O que humildade? Busco esta virtude em minha vida? O que se contra-pe a humildade?

1. Denio de Humildade
Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa, verso web

humildade | s. f. (latim humilitas, -atis, pequenez, modstia) 1. Qualidade de humilde. 2. Capacidade de reconhecer os prprios erros, defeitos ou limitaes. = MODSTIA ALTIVEZ, ARROGNCIA, ORGULHO 3. Demonstrao de respeito, submisso. = DEFERNCIA, REVERNCIA DESRESPEITO 4. Ausncia de luxo ou sosticao. = SIMPLICIDADE, SOBRIEDADE OSTENTAO

Real Academia Espaola Diccionario de Espaol Virtude que consiste no conhecimento das prprias limitaes e debilidades e em viver de acordo com este conhecimento. Palavra grega para humildade tapeinophrosune (G5012)
1) ter uma opinio humilde de si mesmo 2) senso profundo de insignicncia (moral) 3) modstia, humildade, submisso de mente

Para mim, uma das melhores denies que achei : Humildade a qualidade daqueles que conhecessem suas prprios defeitos, limitaes e debilidades e no tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
Rm 12.3 Porque, pela graa que me foi dada, digo a cada um dentre vs que no pense de si mesmo alm do que convm; antes, pense com moderao, segundo a medida da f que Deus repartiu a cada um. 1

Dois amores zeram duas cidades: a cidade terrena feita pelo amor prprio at ao desprezo de Deus, a cidade celeste feita pelo amor de Deus at ao desprezo de si mesmo. Santo Agostinho, Cidade de Deus, De Civitate Dei, 14, 28.

2. Mandamento do Senhor
Ele te declarou, homem, o que bom e que o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justia, e ames a misericrdia, e andes humildemente com o teu Deus. Miqueias 6:8 Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de corao; e achareis descanso para a vossa alma. Mateus 11:29 O Senhor manda que andemos humildemente. E para isso s tomar o jugo de Cristo. No pretendo fazer um estudo teolgico nem to pouco um estudo completo do tema. Meu desejo s abordar alguns aspectos que o Pai vem falando estes dias. E para facilitar nossa compreenso o estudo ser comparativo, tal como foi sobre o Imprio das Trevas e o Reino da Luz.

3. Perguntas e mais perguntas


No sei se ocorre com vocs, mas eu sempre fao muitas perguntas. Constantemente estou buscando entender o que se passa comigo e com os outros. Com voc, por exemplo. Fao diversas perguntas e busco responde-las. Todavia h uma pergunta que muito perigosa. Logo eu? Porque comigo? Porque as coisas ocorrem comigo? Porque no o outro? Ele mais maduro. Ou ele tem mas jogo de cintura. As nossas perguntas revelam muito da nossa f. A pergunta de Zacarias revelou sua falta de f: Como saberei isto? (Lc 1.18). J a pergunta de Maria foi de curiosidade: Como ser isto? (Lc 1.34). No devemos perguntar porqu e sim para qu. No tenho que tomar satisfao do Pai. Ele sabe o que melhor para mim? O que posso lhe perguntar muito simples: O que eu tenho ainda que aprender? Gostaria de lhe convidar a meditar algumas situaes reais que cada um de ns pode j ter passado ou imaginado. Como voc age quando... Cometem injustia com voc? Voc disciplinado publicamente? Falam mal do teu trabalho, para outros? Ou no lhe do oportunidades? A soberba do outro lhe incomoda muito? O outro disciplinado? O que voc faz quando... No tm tempo para te ouvir? Teu trabalho no notado? Sofre um soco emocional? Por teus discpulos, dicipulador, lder, pastor? Esto competindo muito com voc?
2

Voc... D o troco? Se defende? Sai falando com os outros? Sapateia? Comea a se promover? ... Ou ...

3. Testemunho de Cristo, nosso Senhor


5Tende 6pois

em vs o mesmo sentimento que houve tambm em Cristo Jesus, ele, subsistindo em forma de Deus, no julgou como usurpao o ser igual a Deus; 7antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhana de homens; e, reconhecido em gura humana,8a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente at morte e morte de cruz. 9Pelo que tambm Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que est acima de todo nome, 10para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos cus, na terra e debaixo da terra, 11e toda lngua confesse que Jesus Cristo Senhor, para glria de Deus Pai. O que ter o mesmo sentimento que Cristo Jesus? O que ser manso e humilde de corao? O que andar humildemente? A mansido e a humildade de Jesus, so o comeo e o m da santidade. Quando nos convertemos comeamos nossa caminhada no reino de Deus quebrando as bases de nosso orgulho, crucicando o ego e a independncia e renunciando a glria humana. Agora temos como alvo, chegar a ser mansos e humildes como Jesus. Jaiminho disse uma vez que quando sei que estou errado, fcil para mim me humilhar, mas quando penso que estou certo....a que difcil. Jesus estava sempre certo e se humilhou sempre, at a morte. interessante observar que a maioria de ns queremos ser humildes mas ningum quer ser humilhado. No verdade isto? Jesus se esvaziou e se humilhou! As duas coisas deveriam estar ligadas! Porque no acontece assim conosco? A verdade que queremos ser humildes, queremos o status de humildes. Gostamos de nos sentir humildes e grandemente espirituais, mas detestamos a humilhao. Porqu? Porque ela no nos mostra grandes, mas fracos e pequenos. Se somos humilhados e resistimos prova o quanto nosso corao orgulhoso e nossa humildade supercial. Se Jesus Cristo Deus e morreu por mim, ento nenhum sacrifcio que eu zer por Ele pode ser grande demais. Charles Studd 3

4. Orgulho do Homem x Humildade de Cristo Formas de Orgulho


1 Orgulho de nascimento e classe

Humildade
Mt 13.55 No este o lho do carpinteiro? Jo 1.1-3 Todas as coisas foram feitas por intermdio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. Mt 8.20 Mas Jesus lhe respondeu: As raposas tm seus covis, e as aves do cu, ninhos; mas o Filho do Homem no tem onde reclinar a cabea. Jo 1.46 Perguntou-lhe Natanael: De Nazar pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e v. Is 53.2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; no tinha aparncia nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Mt 11.19 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis a um gluto e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria justicada por suas obras. Lc 8.3 e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistncia com os seus bens.

Obs.
No questiona no corao a sua origem, sabe que criao soberana de Deus. Nasceu numa manjedoura, sem pompa nem circunstncia. Posso usar uma roupa sem marca? Posso viver ser um iPhone? iPod? Posso viver em um apartamento simples, num bairro simples? Como posso ser to desonrado assim?! Jesus foi trado por um amigo, negado por outro. Estaria eu disposto a me apresentar na congregao dos santos como realmente eu sou? Sem maquiagem? Sem roupas de marca? Sem adereos ou acrscimos de nada? o que vo falar de mim? Tenho uma reputao a zelar!

Orgulho da riqueza, de possuir, de ter

Orgulho da honra

Orgulho da aparncia pessoal

Orgulho da reputao

Orgulho da independncia

Voc est disposta a deixar que seu marido te sustente e cuide de voc? Voc est disposto a viver dependendo dos outros?

Formas de Orgulho
7 Orgulho da cultura

Humildade
Jo 7.15 Ento, os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe este letras, sem ter estudado?

Obs.
Jesus, o Cristo, lho de um carpinteiro e no de um advogado, juiz Ser que eu que tenho estudo posso ser discpulo de um homem sem estudo acadmico? No faz marketing de si mesmo. No se promove. Jesus advertida severamente que o no expusessem publicidade Mt 8.4; 12.16; 17.9; Mc 5.43; Lc 5.14; Lc 8.56 Fp 2.6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, no julgou como usurpao o ser igual a Deus Estou disposto a falar em nome dos outros?

Orgulho do sucesso

Jo 1.11; Ele veio para os seus, mas os seus no o receberam; - nem mesmo os seus irmos acreditavam nele. Is 53.3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens

Orgulho da autoconana

Lc 2.51 E desceu com eles para Nazar; e era-lhes submisso. Sua me, porm, guardava todas estas coisas no corao. Jo 14.10 No crs que eu estou no Pai e que o Pai est em mim? As palavras que eu vos digo no as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Jo 5.30 Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouo, julgo. O meu juzo justo, porque no procuro a minha prpria vontade, e sim a daquele que me enviou. Jo 5.30 Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouo, julgo. O meu juzo justo, porque no procuro a minha prpria vontade, e sim a daquele que me enviou. Jo 7.16 Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino no meu, e sim daquele que me enviou.

10 Orgulho da habilidade

Sabe no corao que toda capacitao dom de Deus. Sabe com clareza que a criatividade que tem proveniente do Senhor. Jo 3.30 Convm que ele cresa e que eu diminua. Estou disposto que meu discpulo, meu lho cresa mais que eu? Ser que estou disposto a repetir os ensino que recebo sem fazer nenhuma alterao? Deixo milha marca? 5

11 Orgulho da vontade prpria

12 Orgulho do saber

Formas de Orgulho
13 Orgulho do ressentimento

Humildade
Lc 23.34 Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoalhes, porque no sabem o que fazem. Ento, repartindo as vestes dele, lanaram sortes.

Obs.

Jesus foi trado por um amigo. Jesus foi negado por um dos seus discpulos mais chegado. Jesus foi julgado e 1Pe 2:23 condenado pelos seus pois ele, quando ultrajado, no revidava com ultraje; quando mal- irmos, e lhos. Quando julgado cou tratado, no fazia ameaas, mas em silencio, no guarentregava-se quele que julga redou amargura. tamente, Lc 22.27 Pois qual maior: quem est mesa ou quem serve? Porventura, no quem est mesa? Pois, no meio de vs, eu sou como quem serve. Mt Rm 12:3 Porque, pela graa que me foi dada, digo a cada um dentre vs que no pense de si mesmo alm do que convm; antes, pense com moderao, segundo a medida da f que Deus repartiu a cada um.

14 Orgulho da superioridade

15 Orgulho de parecer santo

Lc 15.2 E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.

Mt 18:1-5 Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discpulos, perguntando: Quem , porventura, o maior no reino dos cus? E Jesus, chamando uma criana, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se no vos converterdes e no vos tornardes como crianas, de modo algum entrareis no reino dos cus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criana, esse o maior no reino dos cus. E quem receber uma criana, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. Sl 34:18-19 Perto est o SENHOR dos que tm o corao quebrantado e salva os de esprito oprimido. Muitas so as aies do justo, mas o SENHOR de todas o livra. Sl 51:17 Sacrifcios agradveis a Deus so o esprito quebrantado; corao compungido e contrito, no o desprezars, Deus. E mais

5. O Humilde Humilde
1 No questionador

Texto

Obs

J 34.24 Suporta com gratido Quebranta os fortes, sem os inqui- tudo que vem do Senhor rir, e pe outros em seu lugar. 1Co 4.12 e nos afadigamos, trabalhando com as nossas prprias mos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; Sobretudo quando vindo daqueles que mais ama.

Suporta humilhaes,

Sobre injustias e perdoa

1Pe 2:2 No retm nada no copois ele, quando ultrajado, no rao. revidava com ultraje; quando maltratado, no fazia ameaas, mas entregava-se quele que julga retamente, Lv 26:19 Quebrantarei a soberba da vossa fora e vos farei que os cus sejam como ferro e a vossa terra, como bronze. Pv 24.17 Quando cair o teu inimigo, no te alegres, e no se regozije o teu corao quando ele tropear; Conhece a si mesmo e a soberania de Deus. No obedece para ser visto, nem to pouco s para cumprir um protocolo. 1Co 4:13 quando caluniados, procuramos conciliao; at agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escria de todos.

Quando disciplinado no ca sapateando.

5 6

No ca a se defender, nem a se explicar. Obedece de corao

So colocados em ultimo lugar na sua atitude de humilhao.

Tg 4:6 Antes, ele d maior graa; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes. 1. O contraste entre o corao de Jesus e o nosso, deve levar-nos a uma profunda reexo diante do Senhor. 2. Podemos no manifestar orgulho em algumas das reas acima, mas basta que se manifeste em uma para sermos orgulhosos. 3. Nossa reexo deve nos levar ao arrependimento, consso e mudana. 7

Sobre Todo Nome Casa de Davi Davi Silva Abriu mo Da sua glria, E semelhante A um homem Se esvaziou, Servo tornou E a si mesmo Se humilhou E como um lho obedeceu At a morte E morte de cruz Mas o Grande Deus, O nosso Pai, o exaltou, E lhe deu o nome Que sobre todo nome No cus e na terra E debaixo da terra Ao nome de Jesus, Todo joelho Se dobrar E toda lngua confessar Que ele o Senhor Jesus Nome sobre Todo nome, Nome sobre Todo nome, (2x) (refro) Seu nome Maravilhoso, Conselheiro Deus forte, Pai da eternidade, Prncipe da Paz

S-ar putea să vă placă și