Sunteți pe pagina 1din 6

Visualizao Criativa II

Joo Oliveira www.isec.psc.br

A Visualizao Criativa uma tcnica que consiste em usar a imaginao para criar o que desejar na vida. Shakti Gawain As imagens mentais so um tipo de pensamento usado para fazermos contato com a nossa realidade subjetiva interna Gerald Epstien O nico caso de tratamento, relatado por Freud na sua obra, que foi concludo com sucesso se refere a um menino de 14 anos que sofria de um tique nervoso. O mtodo usado foi o de imagens mentais. Este caso de 1899 est relato por Freud em seu livro Interpretao dos Sonhos. Respirao : Inspire pelo nariz e expire pela boca ritmicamente. Expiraes mais longas e lentas do que as inspiraes. Expirar mais tempo que inspirar estimula o vago, que o principal nervo para a tranqilizao do corpo. Este nervo comea na base do crebro, no bulbo, estende-se pelo pescoo e envia ramificaes para os pulmes, corao e trato intestinal. Na expirao intensificada, o vago atua ajudando a baixar a presso sangunea, a diminuir o ritmo do pulso e do corao, das contraes musculares do trato intestinal, e a cadncia respiratria. Quando essas funes esto acalmadas, a ateno fica mais disponvel para o trabalho com imagens. Posio : Sentado, deitado, recostado... a posio no importa muito desde que o sujeito esteja realmente concentrado. Pode-se trabalhar com imagens at mesmo enquanto se caminha. Mas o ideal que exista um transe induzido mesmo que seja o transe leve.

Durao : O ideal que dure, cada exerccio, de um a cinco minutos. Para que o sujeito possa replicar sem grande dificuldade de necessrio. Horrios : Pela manh ao acordar, ao entardecer e na hora de dormir. No consultrio, a sesso completa inclui todos os estgios de relaxamento e indues propriamente ditas. O sujeito replicando as imagens no seu dia a dia deve obedecer ciclos : trs dias, uma semana, vinte um dias ou, dependendo da gravidade da situao observada, ciclos maiores.

CURA EGPCIA

Veja a si mesmo caminhando por um campo verde e florido, um campo vasto, com um gramado perfeito, de uma cor verde especial. Veja a si mesmo espreguiar-se em direo ao sol dourado e brilhante em um cu azul sem nuvens. Veja seus braos tornaremse bem longos, estendendo-se, com as palmas voltadas para cima, para o sol. Os raios penetram pelas palmas e circulam por elas e pelos dedos, e saem atravs das pontas dos dedos, de forma que h um raio saindo de cada dedo. Veja que no fim de cada raio dos dedos de sua mo direita (para destros), uma pequena mo completa se forma, e no fim de cada raio da sua mo esquerda perceba um olho. Os canhotos devem visualizar mos na mo esquerda e olhos na direita.

Agora volte estas mos e olhos para o seu corpo e use os olhos para ver o caminho atravs de seu corpo, de modo que possa ver o que est fazendo. Nas pequenas mos voc pode usar escova de cerdas para limpar, tubos de raios laser para curar, bisturis dourados para operar, latas de ungento dourados e azuis para curar e tambm fios dourados para costurar. Quando tiver terminado o trabalho, saia do seu corpo pelo mesmo caminho por onde entrou. Todo o lixo que foi retirado pelas mozinhas deve ser jogado para trs de suas costas. Mantenha sus mos voltadas para o sol e deixe as mozinhas e os olhos se recolherem para dentro de suas palmas, de modo a ficarem ali guardados para uso posterior. Ento, abra os olhos.

Como Construir Imagens


As construes de imagens mentais devem tratar diretamente o problema de uma forma mecnica. Seja um pequeno ser que entra pelas narinas ou boca e destri o mal, ou uma purificao de todo organismo pelas molculas de oxignio. Seguindo o principio que a mecnica dos sonhos acontece como forma de equilibrar a dissonncia cognitiva existente, de forma simblica, e deixar o organismo mais tranqilo para o descanso e reestruturao, a visualizao criativa, mesmo fora do estado de transe, auxilia na reparao males do organismo. Use a criatividade. No seja por demais longo em suas visualizaes pois o sujeito pode ter dificuldade em repetir depois. Grave uma fita, de preferncia com a voz do paciente, seguindo todos os passos. Sempre que em duvida de qual mtodo usar apele para o Oxignio Azul

Oxignio Azul
Aps o uso do relaxamento progressivo ou repetidas respiraes rtmicas (como citado acima). Perceba que este lugar est repleto de oxignio azul, um oxignio puro, limpo, cheio de energia vital. Imagine seu corpo transparente, e cheio de gs carbnico cinza... quando voc inspira entra em seu corpo o oxignio azul, fresco, limpo... quando voc expira, sai do seu corpo, pelas suas narinas, um gs carbnico sujo, quente, levando consigo os males do corpo. Quando o oxignio entra, ele ocupa espao, e comea enchendo o seu corpo transparente pelos ps, e voc pode sentir o frescor do oxignio rejuvenescendo seus tecidos internos. Quando o gs carbnico sai, quente e sujo, leva os males do corpo... O oxignio ocupa espao, o gs carbnico vai saindo e deixando o corpo todo azulado, mais jovem, mais saudvel, pois sado do corpo o gs carbnico leva tambm as dores, as bactrias, e quando o oxignio entra, ele rejuvenesce, cura, refresca... Sinta o corpo todo fresco, e inspire forte para que o oxignio ocupe agora o ultimo espao onde ainda tem gs carbnico, seu crebro... sinta que ele entra e voc percebe o frescor da sade que inunda o seu corpo, e sai, a ultima leva de gs carbnico cinza , quente, pesado... Voc se sente bem, rejuvenescido, saudvel... e respirando normalmente, sentido-se bem com a sade recuperada.

UMA PRTICA SIMPLES DE VISUALIZAO CRIATIVA


5

- Posio fsica: deitado, com as mos relaxadas e voltadas para cima. - Objetivo: simplesmente soltar-se no fluxo natural das energias e afrouxar a tenso psicofsica. - Resultado: inspirao, alegria interna, relaxamento, aumento da criatividade e descanso mental. 1. Leve a ateno pacificamente para a planta do p esquerdo e visualize ali o surgimento de uma rosa amarela em boto. Suavemente, v desabrochando-a at abri-la completamente. 2. Faa a mesma coisa na planta do p direito. 3. Permanea carinhosamente prestando ateno nessas duas rosas abertas nas plantas dos ps por cerca de 1 minuto. 4. Leve a ateno para as palmas das mos e tambm visualize nelas a abertura de duas rosas amarelas. Fique assim por 1 minuto. 5. A seguir, visualize mais duas rosas amarelas desabrochando, dessa feita, nos dois ouvidos. Fique assim por 1 minuto. 6. Leve a ateno para o meio do alto da cabea e visualize surgindo de dentro dele apenas uma imensa flor amarela. Ela desabrocha no alto da cabea, mas o seu talo est baseado na glndula pineal (epfise), situada no interior da cabea, logo abaixo dos dois hemisfrios cerebrais. Fique assim por cerca de 2 minutos. 7. Finalmente, leve a ateno para o centro do peito e tambm faa surgir ali uma imensa rosa amarela. Enquanto ela desabrocha, pense ternamente em amor, luz, alegria e paz para todos os seres de todas as dimenses. Fique assim por vrios minutos. 8. Sinta-se bem e agradea silenciosamente aquele AMOR ONIPRESENTE que permeia a tudo e a todos. 9. Faa isso com simplicidade, lucidez e alegria. No deixe seu ego capturar seu bom humor no alapo da ansiedade. Trabalhe com serenidade e exonere carinhosamente suas angstias internas. Faa essa prtica simples todos os dias. Seja feliz, pois, apesar dos problemas Esta prtica pode ser feita sentado, desde que as plantas dos ps no estejam aderidas ao cho e as mos estejam com as palmas livres.

S-ar putea să vă placă și