Sunteți pe pagina 1din 35

Trabalh o de Geograf ia

Aluno: __________________ Serie\Turma: _____________ Professor(a): _____________

Incas, Maias e Astecas


Introduo: Este trabalho contem um contedo de grande valor histrico, e trata de assuntos como:
Histria da civilizao Asteca Histria da civilizao Maia Histria da civilizao Inca Fim das civilizaes Civilizaes antigas em sociedades Cultura comercio e cidades destas civilizaes Mascaras Incas e Astecas

Este trabalho tambm aborta grande parte de informaes contidas em sites de universidades e colgios na Internet brasileira!

Os maias no chegaram a formar um imprio unificado. Existiram em diversos centros praticamente independentes (com alguns costumes em comum), cada um dos quais tendo o seu crescimento, apogeu e decadncia. Isoladas e distantes da influncia europia, as cidades maias cresceram e sua cultura teve um grande desenvolvimento. A decadncia dos maias aconteceu por volta do sculo XIII, bem antes da invaso espanhola, que ocorreu no final do sculo XV. Dentre as culturas pr-colombianas, a dos maias foi a que mais se desenvolveu em vrios campos: arte, educao, comrcio, arquitetura, matemtica e astronomia. Como curiosidades, confira o esporte nacional.

Os Maias

Os Maias tambm foram grandes artistas. Por meio Detalhe de uma porta do templo das Monjas, na pennsula de da arte representavam cenas da sua vida diria em Iucat. Apresenta quatro mscaras, que representam os deuseus aspectos mais importantes, entre os quais as ses maias da chuva, caracterizados com nariz semelhante ao homenagens que prestavam aos deuses. Na foto, do elefante, fato estranho, pois nas amricas no haviam elefanvemos um vaso maia totalmente decorado com ce- tes. nas de oferendas feitas aos deuses.

A sociedade
Tendo em vista a natureza dos documentos analisados pelos arquelogos no fcil recompor em detalhe a organizao da sociedade maia. De qualquer forma, a sabe-se que apresentava grupos sociais com caractersticas bem definidas indicando estratificao social. Os maias dividiam-se em provncias autnomas que eram verdadeiras cidades-Estado (como nos informa Alberto R. Lhuillier). Nelas a maior autoridade era o halach uinic. Ele desenvolvia funes religiosas e polticas sendo o seu cargo de natureza hereditria. Os sacerdotes eram responsveis pelos sacrifcios, faziam oferendas, estudavam astronomia, faziam calendrios e liam escritos, em suma, concentravam uma grande parcela do poder. Eram muito temidos sendo responsveis pela imposio dos prmios e castigos e, principalmente, pela transmio das tradies. Uma espcie de nobreza desfrutava de privilgios, atuava na administrao da cidade. Possuiam terras e supe-se que no pagavam tributos. Muito abaixo dos sacerdotes esto os guerreiros, e artesos que se dedicam confeo de uma srie de objetos muitos deles de uso ritual. Os comerciantes, se que existiam como grupo social, no tinham expresso.

Os camponeses dedicam-se a tarefas mais rudes, ou seja, eram responsveis pela agricultura e pelas construes. As propriedades comunais, forneciam alimentos para a famlia dos camponeses e tambm para os sacerdotes e nobres. A eles cabia tambem trabalhar nas construes dos centros cerimniais, transportando pedras com as quais erguiam pirmides, faziam terraos, campos de pelota e templos. Muitos desenhos representam cativos sem que se possa saber com segurana se seriam sacrificados ou escravizados. "Os cronistas da poca da conquista deixaram algumas informaes em seus escritos. Eles informam que a condio de escravo podia ser resultado de uma pena (adultrio ou homicdio), por nascimento (pais escravos), prisioneiro de guerra, rfo destinado ao sacrifcio pelo seu tutor ou ter sido comprado por um comerciante." A civilizao maia passou por tantos perodos, por tantas transformaes; sofreu inmeras interferncias de outras tradies indgenas, que fica difcil pensar no ter sofrido a sociedade maia grandes alteraes na sua forma de organizao social. Acredita-se, por exemplo, que num primeiro momento da vida em Tikal, as tarefas eram distribuidas de maneira pouco rgida permitindo mobilidade entre os afazeres necessrios vida do grupo. Provavelmente em Chichn Itz na sua fase marcada pela presena tolteca a situao tenha sido diferente, a sociedade bem mais estratificada e, provavelmente, com menor mobilidade.

Costumes e vesturio
A roupa dos sacerdotes era rica. Usavam peles de jaguar, mantos vermelhos, plumas e adornos incrustrados com jade. O uso do ornamento era to frequente, que entre a nobreza era costume o uso de pedras semipreciososas nos dentes. Para tornar os crnios alongados era comum envolverem a cabea da criana com panos e pedaos de madeira induzindo a forma que desejavam obter. Tambem possuiam o estranho costume de pendurar contas na testa das crianas para que ficassem estrbicas.

As Cidades
Os maias habitaram uma rea que compreeende hoje parte do Mxico (os estados de Yucatn, Campeche, Tabasco e Chiapas), a Guatemala e Honduras. Calcula-se que 15 milhes de habitantes viviam em uma rea de aproximadamente 325 000 quilmetros quadrados tendo como eixo a pennsula de Yucatn. A regio comumente dividida em: Terras Altas (Guatemala e faixa mida do Pacfico at El Salvador) e Terras Baixas que se dividem em Terras Baixas do Sul (Tabasco no golfo do Mxico, Honduras no litoral do Caribe), tendo como expoente em Petn, onde se concentraram o mundo Maia e as Terras Baixas do Norte que correspondem pennsula do Yucatn. As primeiras aldeias em territrio maia datam de de 1500 a.C. Nas regies de Chiapas e Guatemala encontramos uma cermica rica em ornamentao. Mas por volta de 800 a.C. que vemos um povoamento mais intenso nas Terras Baixas. A cermica em Petn data de 800-600 a.C indicando que o homem dominara uma natureza adversa e criara condies para se estabelecer nesta regio. No ano 600 a.C., pelo que indicam as escavaes, Tikal povoado. Ali, em 200 a.C. desenvolver-se- a construo de um grande centro cerimnial. Ele sofrer alteraes durante 10 ou 12 sculos at transformar-se na maior cidade da rea maia. A importncia de Tikal grande em funo das modificaes que ocorreram. Elas indicam o surgimento de um estilo regional, qualificado como maia, e que influir nas Terras Baixas. Tikal uma cidade totalmente envolvida pela floresta tropical, exemplo de cidade maia. Teve grande florescimento entre 435 e 830. A rea central da cidade possuia por volta de 3 000 construes. Templos, palcios, campos para jogos de bola e banhos a vapor foram algumas das funes reconhecidas pelos arquelogos para as construes escavadas. Encontraram-se tambm centenas de tmulos contendo oferendas, cisternas e

lugares para guardar vveres. Dentre os objetos achados, vale a pena destacar a obsidiana esverdeada, tpico artigo de exportao de Teotihuacan, que no existia na rea maia. Para termos uma idia do porte de algumas construes, vale a pena citar como exemplo o templo IV construdo por volta de 741 com 72 metros de altura. Quanto s construes civis, a disposio era diferente: trs ou quatro quartos seguidos e a luz s entrava pela porta. A cozinha ficava fora, em uma espcie de alpendre e pelo desconforto dessas peas muito escuras imaginase que grande parte das atividades eram realizadas externamente. Em Tikal notam-se bem confluncias culturais. Um dos seus soberanos "Cu tormentoso" (426-456), soube expressar muito bem a aproximao cultural fazendo-se desenhar (na estela 31 de Tikal) com dois guerreiros mexicanos em cujos escudos podia-se ver Tlloc (deus mexicano), ao mesmo tempo em que ele usava roupas tpicamente maias. A estrutura urbana da cidade de Tikal importante de ser compreendida na medida em que estar presente em outras cidades. Como nos lembra um importante estudioso das cidades indgenas, Jorge Hardoy, "seu aspecto no ordenado como de Teotihuacn, mas seus construtores criaram efeitos atraentes edificando "largos calades que desembocavam quase que invariavelmente em uma praa que garantia uma perspectiva majestosa". Quando Tikal entra em declnio florescero outras cidades como Palenque, Copn, Piedras Negras, Uxmal, Chichn Itz, etc., cada qual apresentando sua marca especfica. Nas Terras Baixas, Piedras Negras um espao onde podemos contemplar em detalhe a arte maia. So 7 200 monumentos produzidos ao logo de 200 anos (608-810), onde uma srie de relevos nos permite conhecer um pouco mais dessas culturas. Uma das cenas representadas nesses relevos, por exemplo, uma reunio do conselho. "Diante de jovens nobres e de membros das famlias reinantes, um grupo de dignatrios est sentado no solo, enquanto, do alto de um trono ricamente ornamentado, em cujo rebordo apoia sua mo, o prncipe se inclina em direo aos mais idosos de seus conselheiros".([5])

Palenque uma cidade localizada na serra de Chiapas. Sua arquitetura e escultura so surprendentes. Por exemplo: a gua que chega at a cidade foi canalizada em alguns lugares atravs de aquedutos subterrneos. Embora algumas solues possam surpreender, no devemos olhar isoladamente cada um dos elementos arquitetnicos desta cidade. A renovao est presente no aspecto geral da cidade no que se refere em leveza e harmonia de propores. Como conseguiram leveza arquitetnica nas construes? Aumentar os espaos interiores, e criando aberturas em forma de "T", que permitiram a entrada de luz. Entre as construes importantes vale a pena mencionar o chamado "palcio" com sua torre de observao, o templo das Inscries e o mais fantstico tmulo real conhecido no mundo maia. Copn ao lado de Tikal e Palenque compem os maiores expontes da civilizao maia, reunindo os elementos culturais que so o seu cerne: arquitetura e escultura. Do ponto de vista cientfico, coube a Copn o mais perfeito domnio da astronomia. O calendrio maia elaborado em Copn pelos seus astronomos de uma preciso admirvel, superando os calendrios europeus produzidos na mesma poca. Em Copn realizavam-se reunies de astrnomos vindos de regies distantes. Este o ponto alto da cultura maia. Em torno da preciso do calendrio maia poderemos fazer inmeras perguntas. Por exemplo: como elaboraram clculos to gigantescos e complexos? Como desenvolveram em to alto nvel o conhecimento matemtico necessrio astronomia? Poderemos saber o grau de preciso dos maias ao construir o calendrio, mas no podemos demonstrar os caminhos seguidos para chegar at ele. Em suma, cidades como Tikal, Cpan, Quirigu, Pedras Negras, Uaxactum, Palenque, Yaxchilan, situadas no sul do Mxico, Guatemala e Honduras, caracterizam a regio maia marcada pela presena de grandes centros urbanos. Feitas estas observaes de carter mais geral podemos penetrar no universo maia analisando suas formas de organizao social, poltica e religiosa.

O declnio da cultura maia


Por volta de 800 d.C., por motivos ignorados as civilizaes das plancies do sul iro desaparecer. S sobrevivero os maias do norte do Yucat. Provavelmente catstrofes como secas ou inundaes, terremotos ou epidemias tenham alterado o tnue equilbrio responsvel pela produo de alimentos necessrios ao abastecimento da regio. As guerras entre grupos ou mesmo migraes tambm podem ter desorganizado o equilbrio das populaes estabelecidas nas Terras Baixas. Mas, entre as hipteses, a mais extravagante (mas possvel) de todas diz respeito auto-destruio. Os sacerdotes prisioneiros de uma viso fatalista do mundo, construram a partir dos astros o fim da prpria cultura. Ou seja, prevendo o fracasso, conduziram a histria de suas cidades para essa direo. Chichn Itza, Uxmal e Mayapn haviam formado uma aliana para manter o domnio da pennsula. Mas, no incio do sculo XIII com a queda de Chichn Itz, termina o ciclo da cultura maia. Da cultura maia restar apenas o clculo curto e parte da tradio mantida atravs da repetio oral. Os livros de Chilam Balam recolhero algumas profecias embora muito da cultura maia, em suas formas diferenciadas de expresso, tenha se perdido no seu declnio. Alguns pequenos grupos dos descendentes ndios, que formavam esses Estados decadentes, sobrevivero embora mantendo-se isolados. Mas, o que de fato ocorreu com relao a essa rea foi um processo de mexicanizao, onde as marcas culturais passaram a ser impostas pelos astecas e chichimecas.

A conquista espanhola
Os maias viviam um perodo de franco declnio quando os espanhis chegaram Amrica. Por volta de 7 sculos antes da chegada dos conquistadores das cidades maias foram abandonadas e invadidas pela floresta grande parte tropical fenecendo parcela significativa da cultura de que os maias eram depositrios. Na pennsula do Yucat e Guatemala os espanhis entraram em contato com alguns sobreviventes de uma cultura em decadncia. Alis, como nos lembra o grande antroplogo Miguel Lon Portilla, em 1511, ou seja, 11 anos antes de Corts iniciar sua expedio para conquistar a cidade do Mxico (Tenochititlan) uma caravela encalhou e seus dois sobreviventes chegaram s costas do Yucat. Um deles de nome Gonzalo Guerrero casou com uma ndia optando por viver entre os maias e o outro Jernimo de Aguilar vinculandose mais tarde expedio de Corts servir como interprete entre Corts e sua "amante" ndia Malinche. A conquista do Yucat, de fato, s ter incio em 1527 sendo concluda em 1546. Foi feita por 300 homens acompanhados dos tlaxcaltecas. Durante esses anos, foram submetidas as populaes de cakchiqueles, quichs, tzutujiles, entre outros. Vale a pena notar que os quichs tentaram se opor ao domnio espanhol, mas foram derrotados e massacrados. Assim como os astecas referem-se a pressgios funestos os maias tambm possuem textos profticos. Os textos maias sobre a conquista referem-se s profecias, especialmente os livros de Chilam Balam de Chamayel , de Tizimn e de Man. Os testemunhos indgenas sobre as conquistas do Yucat esto em grande parte includos nos livros de Chilam Balam.

A memria da conquista
So poucos os documentos indgenas que sobreviveram conquista. A cristianizao da Amrica fez-se acompanhar de um grande esfoo para eliminar todo material que pudesse favorecer manifestaes idoltricas. Restaram apenas trs livros produzidos pelos indgenas antes da conquista. Os outros livros que se referem cultura maia e, entre eles, os chamados livros de Chilam Balam, so adaptaes que os padres fizeram lngua maia do Yucat, descrevendo antigos costumes indgenas e a confluncia entre a cultura indgena e a cultura espanhola. Os temas tratados nos livros so de diversas naturezas: 1. textos de carter religioso 2. textos de carter histrico, tendo em vista as cronologias maias 3. textos astrolgicos 4. Rituais 5. medicinais e, tambm, 6. novelas espanholas escritas em lngua indgena. Devo confessar, leitor, que enquanto escrevia sobre o passado pr-colombiano uma profecia de Chilam Balam voltava sempre minha mente. Parecia a voz da conscincia exigindo que uma ltima mensagem fosse escrita. Obedeci ordem deixando para vocs desvendarem este ltimo mistrio: " No hay verdad en las palavras de los extranjeros" (Profecia de Chilam Balam, que era cantor na antiga Man)

A lngua maia
So inmeros os dialetos falados na rea correspondente ao Yucatn, Guatemala, El Salvador e Belize. De qualquer forma, os linguistas dividem-nos em dois grandes ramos: o huasteca e o maia. Este segundo ramo se subdividiu em outras lnguas (como o Chol, Chintal, Mopan, etc). A lngua maia, falada no Yucatn, sofreu inmeras transformaes com as invases toltecas e tambm devido s influncia da lngua nahuatl falada pelos astecas. Em seus monumentos deixaram uma srie de inscries que at hoje no foram decifradas. Infelizmente muitos documentos maias foram destrudos chegando at ns apenas trs livros. So eles o Cdice de Dresde, o Cdice de Madri e o Cdice de Paris. Os livros maias eram confecionados em uma nica folha que era dobrada como uma sanfona. O papel era feito com uma fibra vegetal coberta por uma fina camada de cal. O contedo desses livros so de natureza calendrica e ritual, servindo para adivinhaes. Um dos cronista que viveu na poca da conquista, o Bispo Diego de Landa, refere-se aos livros que os maias utilizavam permitindolhes saber o que havia sucedido h muitos anos. Portanto, a escrita representava um elemento importante na preservao de suas tradies culturais. Mas, infelizmente grande parte deles foram destrudos como se pode constatar na afirmao do prprio bispo: "...Encontramos um grande nmero de livros escritos nesses caracteres, e como nada tivesse a no ser flagrantes supersties e mentiras do demnio, ns os queimamos a todos".

Atividades agrcolas e comerciais


Os Maias cultivavam o milho (trs espcies), algodo, tomate, cacau, batata e frutas. Domesticaram o peru e a abelha que serviam para enriquecer sua dieta, qual somavam tambm a caa e a pesca. importante observar que por serem os recursos naturais escassos no lhes garantindo o excedente que necessitavam a tendncia foi desenvolverem tcnicas agrcolas, como terraos, por exemplo, para vencer a eroso. Os pntanos foram drenados para se obter condies adequadas ao plantio. Ao lado desses progressos tcnicos, observamos que o cultivo de milho se prendia ao uso das queimadas. Durante os meses da seca, limpavam o terreno, deixando apenas as rvores mais frondosas. Em seguida, ateavam fogo para limp-lo deixando o campo em condies de ser semeado. Com um basto faziam buracos onde se colocavam as sementes. Dada a forma com que era realizado o cultivo a produo se mantinha por apenas dois ou trs anos consecutivos. Com o desgaste certo do solo, o agricultor era obrigado a procurar novas terras. Ainda hoje a tcnica da queimada, apesar de prejudicar o solo, utilizada em diversas regies do continente americano. As Terras Baixas concentraram uma populao densa em reas pouco frteis. Com produo pequena para as necessidades da populao, foi necessrio no apenas inovar em termos de tcnicas agrcolas, como tambm importar de outras regies produtos como o milho, por exemplo. O comrcio era dinamizado com produtos como o jade, plumas, tecidos, cermicas, mel, cacau e escravos, atravs das estradas ou de canoas.

A arquitetura e o urbanismo
As pirmides em geral estavam cobertas de vegetao sendo necessrio que os arqueolgos abrissem clareiras para restaurlas. Ao estud-las descobriram que as primeiras pirmides recobriam outras pirmides. Esse costume de recobrir uma construo com outra corria tambm com relao aos pisos. As casas construdas em grupo eram cobertas de sap e sempre estavam prximas de plantaes de milho. Inmeros caminhos faziam a ligao entre as casas e um templo que poderia ser de pequenas dimenses. Em dias determinados, a populao daquela regio se encontrava para trocar produtos, fazer oferendas, e participar de cerimnias religiosas. Os caminhos eram movimentados por homens que carregavam milho e outros produtos que poderiam ser trocados nas cidades. Mas o trfico mais complicado era o de pedras necessrias as construes. Nos inmeros templos os sacerdotes realizavam cultos ligados fertilidade do solo. Os centros rituais de maior importncia eram muito frequentados tanto por jovens que iriam ser sacerdotes, como por artfices que construam monumentos, produziam cermica e teciam. A vida dos maias era ritualizada e, neste sentido, difcil separar o poltico e o econmico do religioso. Os rituais eram organizadores do cotidiano, da guerra e dos sacrifcios. Os maias sempre estavam preocupados com a presena dos seus deuses. Voc pode perguntar, leitor, como sabemos da importncia dos rituais. Em primeiro lugar, a presena marcante de inmeros centros cerimniais um forte indcio. Ou seja, a frequencia, as dimenses e a localizao desses centros so bastante significativas da importncia que possuiam na vida daquela populao. E, em segundo lugar, as pinturas murais, esculturas e

decoraes de vasos elucidam muitas questes sobre a vida dos antigos maias.

A preciso do calendrio maia muito grande, e que nos conduz a uma reflexo sobre conhecimento cientfico propriamente dito. O ponto de partida, sem dvida alguma, so as estaes do ano responsveis pelo ciclo da vida. E, como tais alteraes esto vinculadas a fenmenos celestes, os astrnomos maias passaram a especular o cosmo. Atravs de investigaes puderam conhecer o movimento dos astros montando dois calendrios: um de significado ritual de 260 dias dividido em 13 grupos de 20 dias e um calendrio solar de 365 dias com 18 grupos de 20 dias mais cinco dias. Os dois calendrios acabavam por se encontrar a cada 52 anos quando comeava um outro ciclo. A estes dados acrescentaram outros referentes a Vnus, as fases lunares e eclipses conseguindo com todo esse esforo, clculos bastante precisos. Para construir todo este quadro de reflexo eram indispensveis os clculos. E, para realiz-los, produziram um sistema numrico. Assim, os maias conceberam um sistema que tinha como base 20. Os smbolos utilizados eram uma barra para indicar 5, um ponto para indicar a unidade e uma espcie de concha alongada para indicar o zero. As inscries glficas que dizem respeito a nmeros foram interpretadas faltando ser decifrado o "glifo-emblema". Provavelmente caracteres gravados referem-se a certas festas e profecias relacionadas com as datas, as quais se constituem em presena constante nos monumentos. Todo esse universo lgico marcado pelos clculos se fazia acompanhar por uma leitura do "horscopo". De acordo com a data do nascimento, era previsto o "destino" do recem-nascido. Se o dia no era de bom agouro, cabia ao sacerdote encontrar maneiras de ultrapassar aquela dificuldade. Neste sentido, o sacerdote possuia a chave do tempo com a qual construiu uma filosofia fatalista. O mundo podia ser destrudo porque seria recomposto

O calendrio

mantendo-se assim uma perspectiva cclica que marcava o rtmo da histria. Cronologia- O interesse em confeccionar um caledrio vinculava-se tambm a uma necessidade de definir datas. Todos os acontecimentos que lhes pareciam importantes tinham suas datas fixadas em relvo numa pedra. Apesar desta preocupao constante com a cronologia predominava entre os maias a busca infindvel de suas origens mticas que se sobrepunha realidade. Evidentemente, os arquelogos, preocupados em datar objetos e culturas, tentaram estabelecer uma relao entre a cronologia maia e a cronologia crist. As concluses so discutveis. Neste sentido, para no nos confundirmos, melhor tomar a data de 2 500 a.C. como uma data inicial a partir da qual se iniciaria a longa trajetria dos maias.

Esporte Nacional
O jogo de pelota (pok ta pok), praticado por todas as civilizaes pr-colombianas, era o esporte nacional maia, como provam as quadras construdas para esse fim. Para esse povo, o jogo tinha carter sagrado e csmico, simbolizando a luta da luz contra as sombras, atravs de seus deuses, e o movimento dos astros no firmamento. Em um campo retangular de 70m de largura por 168m de comprimento, catorze jogadores arremessavam uma pesada bola de borracha atravs de anis de pedra,

fixados nos dois lados do campo. A bola s podia ser movimentada com a cabea, braos e pernas, sendo proibido o toque de mos.

Os Incas
Situado na Amrica do Sul, nas encostas da cordilheira dos Andes, o imprio inca - palavra que significa chefe ou nobre ocupou terras dos atuais Equador, Peru, parte do Chile e da Bolvia. O territrio inca chegou a atingir cerca de 4 000 quilmetros de comprimento por 650 quilmetros de largura. Era cortado de norte a sul por duas estradas - uma no litoral e outra nas montanhas - ligadas entre si por estradas menores que iam de leste a oeste, unindo todas as cidades. Em aproximadamente 400 anos, do seu incio, no sculo XII, consquista pelos espanhis, em 1533, os incas foram um modelo de organizao social e poltica, com grandes cidades, templos e edifcios, um eficiente sistema de transporte e comunicaes e uma arte que ainda hoje desperta admirao.

A Sociedade Inca
Os incas eram muito organizados, cada um tinha o seu lugar dentro da sociedade:
rei - chefe supremo - era o Sapa Inca, temido e adorado como um deus, descendente direto do Sol. Ao seu lado ficava a rainha (Coya), sua irm mais velha e esposa. Em seguida vinham os nobres, que eram parentes do rei e pessoas por ele escolhidas para governar: governadores e provncias, chefes militares, sbios, sacerdotes e juzes. Abaixo dos nobres ficavam os funcionrios pblicos e os trabalhadores especializados: marceneiros, ourives, pedreiros, etc. Por ltimo, vinha o grosso da populao, principalmente os agricultores que viviam e trabalhavam nas aldeias, cultivando a terra e criando o gado.
Manco Capac, considerado o primeiro imperador inca, aparece na ilustrao ao lado da rainha Coya, sua irm mais velha e esposa. No suculo XII, comandados por Manco Capac, os incas estabeleceram-se em Cuzco e deram incio construo de um grande imprio, conquistado e destrudo pelos espanhis cerca de 400 anos mais tarde.

Na sociedade inca, cada grupo de dez pessoas tinha um chefe; dez chefes tinham um capataz; dez capatazes obedeciam a um supervisor; dez supervisores eram subordinados ao curaca (o mais idoso), geralmente um nobre. O curaca recebia ordens do governador. A vida da populao era rigorosamente controlada por leis que determinavam o tempo de semear e de colher e, at, os dias de ir ao mercado e os dias de diverso.

Os incas tambm tinham muitos deuses. Os principais representavam as foras da natureza, principalmente o Sol (Inti) e a Lua (Quilla). havia tatmbm os deuses do trovo, do arco-ris e dos planetas brilhantes. O maior de todos era Viracocha, o Criador, ao mesmo tempo pai e me do Sol e da Lua. Os incas eram muito supersticiosos. Muitos locais e objetos estranhos - pedras de formato irregular, cavernas, tmulos, etc. - eram venerados, pois se achava que tinham foras sobrenaturais.

A sociedade inca caracterizava-se por trs grandes grupos sociais. No pice da pirmide temos o grande Inca o qual realizava o culto ao Sol. Os sacerdotes eram responsveis por sacrifcios, advinhaes e tambm pela educao de jovens nobres. Em seguida vinham os nobres que geralmente eram membros da familia do Inca, ou descendentes dos chefes de cls que passaram a integrar o imprio. Foram chamados de orejones pelos espanhis porque usavam olhereiras. Os yanaconas eram uma espcie de escravos selecionados entre prisioneiros de guerra ou populares que eram encarregados de proteger seus senhores, administrarem terras do Templo do Sol e os armazns de abastecimento. Somente altos funcionrios e chefes militares podiam ter a seu servio os yanaconas os quais, importante lembrar, podiam possuir bens, o que no nos permite confundi-los com escravos. Apenas um dos filhos do yana era escolhido para continuar a atividade do pai. Alguns viviam em meio ao fausto de Cuzco enquanto outros serviam curacas pobres em regies distantes. Algumas mulheres tambm eram escolhidas para serem educadas nos monastrios do Sol por mulheres mais velhas e descendentes da etnia dos incas. Algumas tornavam-se esposas secundrias do imperador, outras eram dadas em casamento a quem o imperador desejasse e outras permaneciam virgens para poder participar do culto solar. Ao lado da atividade ritual estas mulheres tambm se dedicavam a fiar e a tecer. O nmero delas por vezes era to grande (perto de 2000 mil), que permitia uma produo que escapava a poltica de reciprocidades tradicionais. O mesmo ocorria com a produo dos yana favorecendo a desagregao das

antigas formas de solidariedade social. Portanto as relaes sociais estavam em transformao indicando uma tendncia de transformao do Estado. O povo tinha um papel extremamente importante na sociedade na medida em que era responsvel pela sobrevivncia alimentar atravs do cultivo da terra e, tambm, pelas guerras que faziam parte das formas de controle da produo em uma rea bastante extensa. As terras eram divididas em trs partes. Os produtos obtidos do cultivo da primeira parte eram oferecidos ao culto do Sol, os da segunda parte para o Inca e os da terceira parte para a comunidade.

Machu Picchu: a cidade de pedra


Machu Picchu (cume velho) a cidade sagrada dos incas, localizada em uma das regies dos Andes de mais difcil acesso. Teria sido construida h cera de 6000 anos, mas s foi descoberta em 1911, tendo permanecido a salvo dos conquistadores espanhis e ignorada por muito tempo. Toda de pedra, Machu Picchu possui casas, torres, escadarias, altares para sacrifcios aos deuses e capacidade para 10000 habitantes. No centro da cidade existe uma grande praa chamada Inti-Pampa, que significa campo do Sol. No Inti-Pampa localiza-se uma imensa torre redonda - o Torreo -, o mais belo monumento de Machu Picchu. Grandes degraus levam ao alto da torre, onde se encontra uma pedra achatada, que seria o local dos sacrifcios.
Machu Picchu, a cidade sagrada dos incas. Toda construda com blocos de pedra, perfeitamente encaixados, Machu Picchu mostra-nos o grande desenvolvimento alcanado pela arquitetura e pelas tcnicas de construo dos incas.

Assim como os maias, os astecas e outros povos das Amricas, os incas tambm foram conquistadores e dominados pelos europeus, que destruram tudo o que puderam de sua avanada civilizao.

Abaixo da praa, comunicando-se com ela por meio de escadas e patamares, podem ser vistos jardins, palcios, fortificaes e outras construes. Uma escadaria construda entre abismos, com 64 patamares e milhares de degraus - um dos membros da expedio de Hiram Bingham, que descobriu Machu Picchu, parou de cont-los quando chegou aos 3 200 - conduz ao Mirante do Sol, o ponto mais alto da cidade, de onde se pode ver toda a regio: as plancies, os vales e as montanhas com suas geleiras. Ao lado dos diques que construiram para represar rios, dos grandes degraus para agricultura nas encostas das montanhas, dos tanques e canais para irrigao e de outras cidades construdas com enormes blocos de pedra, Machu Picchu o mais destacado exemplo da grandiosidade da arquitetura dos antigos habitantes das Amricas.

O artesanato

A cermica - A importncia da cermica nos estudos das civizaes pr-colombianas muito grande. Atravs dela podemos descobrir as reas de expanso de uma determinada cultura, os processos de assimilao ou mesmo o desaparecimento de determinados grupos tnicos. No caso dos Andes, podemos dizer que a produo comeou por volta do II milenio. Mas, s no incio de nossa era, o torno permitiu produo em srie. Na costa meridional do Peru a cermica Nasca caracterizou-se pelas abundncia de cores e a presena de representaes estilizadas de animais. Os indgenas produziam pratos e inmeros recepientes de formas diversas variando o estilo que poderia ser Mochica ou Chimu. interessante observar atravs da cermica que a presena de Cuzco sobre as diversas etnias andinas que viviam sob o domnio Inca pequena. Apenas em torno de Cuzco e das capitais regionais observa-se uma influncia mais ativa da capital. A tecelagem - Os tecidos foram produzidos na rea andina antes

mesmo da cermica. Utilizavam o algodo, produzido no litoral, e a alpaca e a vicunha produzida nas terras altas. Os fios eram tingidos de diversas cores e em seguida atravs do uso de teares bastante primitivos, teciam. Diversas espcies de tecidos eram confecionadas. Os mais simples serviam para vestir a populao. Os homens usavam uma espcie de tanga e cobriam-se com o conhecido poncho e as mulheres usavam tnicas e chals. Os tecidos mais ricamente bordados e a tapearia eram utlizados em rituais religiosos. Grande parte da produo desses tecidos vinham dos monastrios. Os motivos geomtricos, geralmente em tres cores, so repetidos constantemente da mesma forma que os desenhos da cermica. A metalurgia - Acredita-se que os ourives de Chavin de Huantar desde 800 a.C, j martelavam ouro para fazerem placas onde incrustravam pedras e conchas. Essas placas podiam recobrir as paredes dos templos. Os Andes correspondeu ao maior centro de metalurgia da Amrica pr-colombiana. Os indgenas conheciam o ouro, a prata e o cobre e tambm sabiam ligar o estanho para produzir bronze. Mas desconheciam o ferro. Para modelarem um objeto utilizavamse da cera para esculpi-lo depois recobriam com uma camada de argila. Colocavam o objeto no forno derretendo a cera e em seguida substituiam a cera por um metal. Depois de frio, quebrava-se o objeto feito de argila e dentro dele estava o objeto fundindo em metal.

Agricultura, transporte e comunicaes


O trabalho coletivo foi a base da economia dos incas. Todos deviam trabalhar, desde que no fossem doentes, nem muito velhos, nem muito jovens. Todos os anos eram distribudas terras ao povo, de acordo com a necessidade de cada famlia. A agricultura era a principal atividade, desenvolvida principalmente nas montanhas. Nas florestas eram colhidos frutos silvestres e caados animais, cujas peles eram curtidas para

diversas finalidades, como vesturio. No litoral vivia-se principalmente da pesca e os peixes eram conservados em gua salgada.

Calcula-se que a populao inca era mais numerosa que a do Peru atual. E para que no faltassem alimentos, todo e qualquer peda de terra disponvel era cultivado, at as encostas das montanhas, onde plantavam em terraos (andinos): faziam degraus com paredes de pedra, enchiam os patamares com terra vegetal e nela plantavam. A montanha parecia uma grande escada, que se tornava verde sempre que as plantas cresciam. Na parte alta das montanhas, cultivavam batata, coca e outros produtos resistentes ao frio; nas zonas intermedirias, plantavam feijo e milho - base da alimentao inca; nas partes inferiores, cultivavam pimenta e frutas, principalmente o abacate. Para aumentar a produo, os incas adubavam as terras com o esterco de lhamas e de alguns pssaros e irrigavam as plantas por meio de tanques e canais. Nos tanques recolhiam a gua das chuvas e do degelo dos Andes, que levavam at as plantaes por meio de canais. Os incas foram o nico povo pr-colombiano que criou gado. Domesticaram a lhame que, alm de servir como meio de transporte, fornecia couro, carne e esterco. Criavam tambm a alpaca e a vicunha, das quais tiravam uma l de excelente qualidade. Para interligar os vrios pontos do imprio, os incas construram um vasto sistema de estradas e pontes, alm de balsas para cruzar os rios e jangadas de troncos e barcos de junco para locomover-se nos lagos e no mar. Na beira das estradas chegaram a construir albergues para guardar alimentos, roupas, ferramentas e armas para os viajantes.

Assim como os astecas, os incas tambm tiveram uma agricultura bastante desenvolvida. S que, enquanto os astecas viviam num grande vale e plantavam em chinampas sobre as guas do lago, os incas viviam nas encostas da cordilheira dos Andes e plantavam em andinos, degraus e terraos construdos nas encostas das montanhas; utilizavam tanques e canais para armazenar a gua e irrigar as plantaes.

Um bem organizado sistema de correio facilitava a transmisso rpida de mensagens de um ponto a outro do territrio: cada mensageiro (chasqu), depois de percorrer um certo trecho do caminho, entregava a mensagem ao corredor seguinte e descansava numa cabana ao lado da estrada, at que chegasse nova mensagem.

Um povo de tcnicas avanadas


Os incas no conheciam a escrita. Sua histria chegou at ns atravs de relatos orais feitos de gerao a gerao por sacerdotes e poetas. Mas desenvolveram tcnicas to avanadas que at hoje causam admirao. Para registrar o nmero de habitantes, de cabeas de gado ou de produtos armazenados, criaram um sistema de numerao chamado quipu: um cordo principal no qual prendiam numerosos cordes de cores diferentes em que faziam ns. Cada informao era identificada pela cor do cordo, nmero e posio dos ns. Na agricultura, alm de plantao em andinos, selecionavam os produtos mais adequados: cultivavam cerca de vinte espcies de milho e quarenta variedades de batata. Alm disso, adaptavam o cultivo s estaes do ano, que determinavam pela observao dos astros.
O quipu, sistema de numerao baseado em cordes coloridos e ns, apenas um entre tantos outros exemplos das avanadas tcnicas desenvolvidas pelos incas.

Os incas foram tambm grandes artesos, sabiam trabalhar o barro, a pedra, a madeira, o tecido, o cobre, a prata e o ouro. Na medicina, utilizavam ervas medicinais e a tcnica da sangria. H quem diga que faziam cirurgias com perfurao do crnio (trepanao). Mas foi na arquitetura que os incas mais se destacaram, trabalhando grandes blocos de pedra como nenhum outro povo. Alm dos terraos para plantio, construram grandes palcios, templos e fortalezas, em cidades como Machu Picchu, hoje visitada por turistas do mundo inteiro.

O comrcio
O comrcio entre os indgenas era feito atravs de permutas. Nas feiras podiam encontrar alimentos (milho, mandioca, feijo, mel etc) cermica, tecidos e instrumentos agrcolas. Os indgenas muitas vezes utilizavam-se de uma espcie de "servio de crdito", ou seja, j tendo trabalhado, podiam receber alimentos. Contudo, o comrcio no era grande porque parte considervel da populao produzia o que necessitava. No se conhecia o uso de moedas, embora os incas possuissem um sistema numrico decimal pelo qual elaboravam sua contabilidade. Para favorecer a memorizao, utilizavam-se dos quipus que consistia em uma srie de cordinhas que indicavam as dezenas, centenas e os milhares, permitindo que fossem feitos levantamentos que serviam para contrle do Estado. Funcionrios especializados manipulavam os "quipus". A agricultura incaica, vale a pena lembrar, foi muito aperfeioada, especialmente com a introduo de canais de irrigao. Os excedentes produzidos eram armazenados em celeiros pblicos, abastecendo a populao em perodos de fome ou durante festejos pblicos.

O casamento
A idade para o casamento era aos 20 anos para o menino e 16 para a menina. Quando chegavam a essa idade, eram dispostos em duas colunas e um funcionrio os casava. A escolha entre eles j havia sido feita anteriormente cabendo ao funcionrio apenas resolver conflitos em caso de uma mesma mulher ser escolhida por dois homens. Realizada a cerimnia, o casal recebia terras da comunidade a qual estavam ligados. Se o procedimento desses casamentos no nos causa surpreza o mesmo no podemos dizer do processo pelo qual algumas mulheres eram escolhidas em uma comunidade para serem enviadas a Cuzco. De tempos em tempos reuniam-se em um distrito todas as meninas de 10 anos sendo escolhidas as mais inteligentes e bonitas. Em seguida eram mandadas para Cuzco onde iam aprender cozinhar, tecer e outras prendas mais que consideravam necessrias. Depois de alguns anos, outra escolha definiria aquelas que seriam distribudas como esposas secundrias (do Inca ou de nobres), e aquelas que deveriam permanecer em celibato. O que importante observar nesta poltica de casamentos a criao de laos inter-tnicos, aproximando mulheres originrias de grupos tnicos diferentes do universo cuzquenho.

A educao
Entre os Incas existia uma elite formada por funcionrios, chefes valorosos e mesmo por chefes vencidos que haviam sido integrados ao imprio. O filhos desta elite eram educados nas escolas de Cuzco onde aprendiam histria, astronomia, agrimensura, respeito a um deus supremo. Tambm lutavam, corriam, fabricavam armas e sandlias. A educao era severa,

compreendendo jejuns e exerccios violentos que poderiam at resultar em morte. Terminado este perodo, o menino era apresentado ao Inca que lhe furava a orelha passando a ser este um smbolo de sua distino social.

A religio
A divindade mais importante para os Incas era Huiracocha. Um panteo de deuses do sol, da lua, das estrelas e divindades ligadas aos cultos de fertilidade representavam Viracocha. Como os Incas dominaram inmeras regies, outras divindades conviveram com Huiracocha. O esprito que protegia um cl chamava-se huaca. As cerimnias religiosas ocorriam todos os meses, alm das festas que envolviam a morte do Inca, sua substituio, a iniciao dos jovens ou a partida para a guerra. Os sacrifcios de animais eram frequentes, enquanto que os sacrifcios humanos s ocorriam raramente quando ocorria a entronizao de um novo Inca ou um problema grave a ser resolvido. Em Cuzco o templo do Sol era recoberto por placas de ouro e, do Sol, acreditava-se descender a famlia real. Neste sentido o Inca chegou a ser considerado deus vivo, portanto, o Sol. Os mortos -Para os Incas era grande a importncia do culto aos antepassados. Em Cuzco, por exemplo, foram encontradas inmeras mmias embrulhadas em longos panos e alojadas em templos onde eram reverenciadas.

Cincias e artes
A astronomia era praticada entre os incas que dividiam o ano em 12 meses lunares, retificando o calendrio com observaes solares. O sistema numrico era decimal, sendo comum o uso de gros de milho ao se fazerem as contas. Os incas no possuam escrita cabendo aos amautas, (guardies das tradies), manterem na memria os relatos ledrios e histricos que passavam de uma gerao para a outra. A poesia recitada em festivais reais lembrava acontecimentos de

que os incas se orgulhavam. Mas, no era este apenas o objetivo da poesia: reproduzir a vida. O dialeto quechua era enriquecido em meio ao exerccio potico e, ao mesmo tempo, difundido nas mais remotas provncias. Na msica os incas utilizavam-se de uma escala pentatnica. A flauta era um dos principais instrumentos que podia ser acompanhada por tambores ou chocalhos. As danas vinculavam-se aos rituais sendo nestas ocasies servida uma bebida feita de milho.

Mascaras:

Os Astecas
A data de 1168 tida como aquela em que os Astecas, uma pequena tribo de caadores, deixam a sua regio de origem, Astln no noroeste do Mxico. Depois da queda dos Toltecas no Vale do Mxico, os Astecas foram uma das ltimas tribos a chegar s margens do lago Texcoco. Os astecas chegaram s margens do lago Texcoco, no Vale do Mxico, em 1325 d. C. Eles formavam inicialmente uma tribo de caadores e coletores que se deslocou dos plats ridos do norte do Mxico em direo zona central frtil e mais civilizada, ocupada por povos que praticavam agricultura desenvolvida. Neste deslocamento, que se estendeu do

Introduo

incio do sculo XII ao incio do sculo XIII, os Astecas lutaram, mas tambm conviveram com outros povos com os quais enriqueceram sua cultura e aperfeioaram o seu conhecimento tecnolgico, especialmente sobre a agricultura. Aprenderam a irrigarar a terra com o cultivo e a construir "jardins flutuantes", chamados de chinampas. As chinampas so pores de terreno que os indgenas recuperavam do fundo do lago para formar e estender a terra firme tanto para construir como para o cultivo agrcola intensivo. A construa das chinampas se d nos lugares mais rasos do lago onde se podia colocar as diversas camadas vegetais para a formao deste tipo de terreno exclusivo do Vale do Mxico. Os Astecas demarcavam o local das futuras chinampas com estacas e juncos, emchiam com lodo extrado do fundo do lago e misturavam com um tipo de vegetao aqutica que flutuava no lago. Esta vegetao formava uma massa espessa sobre a qual se podia caminhar. Estas tecnologias foram essenciais para a fundao e sobrevivncia de Tenochtitln. Aos poucos, com sua arte guerreira e sua habilidade de aprender com os povos entre os quais viviam, tornaram-se ricos e poderosos, se tornando um grande imprio. Sua capital Tenochtitln, era maior que qualquer cidade da Europa na poca. A partir de Tenochtitln os astecas conquistaram atravs de guerras um territrio to vasto que corresponde hoje ao Mxico e ao norte da Amrica Central ( Guatemala e Nicargua ). Este imprio foi construdo em um sculo ( do incio do sculo XIV ao incio do sculo XV ). A partir de 1517, expedies espanholas lideradas por Hernndez de Crdoba, Grijalva e Hernn Corts, conquistaram e destruram a civilizao Asteca, erguendo sobre as runas do templo de seu deus mais importante, uma catedral crist.

Arte e Arquitetura dos Templos e Santurios


Os templos Astecas foram edificados com enormes blocos de pedras das montanhas que rodeavam o Vale do Mxico. Os templos eram erguidos o mais alto possvel para que os Astecas podecem

ficar perto dos seus deuses do cu. No topo havia uma plataforma onde eram sacrificadas as pessoas, geralmente prisioneiros, escolhidas como oferendas aos deuses. Os Astecas acreditavam que deviam costruir um novo templo a cada 52 anos para agradecer aos deuses o fato de o mundo no ter ainda acabado. Em vez de demolir o velho templo, eles construam outro em cima daquele. Assim, cada templo era maior e mais importante do que o anterior. Em Tenochtitln o grande templo foi aumentado cinco vezes.

Como a arquitetura, a escultura asteca macia e imponente. Muitas obras mostram a influncia artstica dos Toltecas, Mixtecas e dos povos da costa do golfo, porm a estaturia religiosa possui traos tpicos que expressam o carter primitivo e violento dos Astecas. Algumas vezes os artistas revelam uma concepo mais naturalista, criando figuras serenas, desprovidas de elementos grotescos. o que se verifica em certas esttuas de Quetzalcoatl, divindade protetora das artes e das cincias, e nas de Xochipili, o senhor das flores, divindade da alegria, da msica e da dana.

Estultura

A pintura dos Astecas uma arte intermediria entre a escrita e a iluminura, manifestada atravs da execuo minuciosa de caracteres pictogrficos e da figurao de cenas histricas ou mitolgicas. Os objetos so representados de frente ou de perfil e, s vezes, as duas posies so sobrepostas, resultando numa imagem irreal, mas sempre compreensvel. No conhecem a perspectiva e o colorido no tem nuances, porm h sempre contornos negros delimitando cada forma e realando a vivacidade das cores. Em certos aspectos, essas obras lembram um dos estgios mais antigos da pintura egpcia.

Pintura

Arte Plumria
A arte plumria, trabalho com penas, era uma produo familiar. Enquanto as crianas preparavam cola de excremento de morcego, a mulher escilhia e tingia as penas. Para fazer um escudo, o arteso primeiro fazia o desenho e um molde. Com ele, transferia o desenho para um pedao de pano colado a fibras de cacto. Cortava as penas tingidas de acordo com o desenho e enfiava-as no tecido. Depois colava o pano num pedao de madeira. Quando a cola secava, ele aplicava a camada final de penas, delineando o desenho com finas faixas de ouro. As penas, mais caras eram as do sagrado pssaro verde quetzal e as do colibri de cor turquesa.

Os Astecas aprenderam a fazer seus artesanatos com os descendentes dos Toltecas, cuja civilizao desaparecera muito antes de os Astecas chegarem ao Vale do Mxico. Os artesos moravamem bairros separados na cidade, adorando seus prprios deuses e ensinando sua arte apenas aos seus filhos. Grande parte de seus trabalhos era para o rei. Com os tributos enviados pelas cidades conquistadas, faziam tiaras, mantas e jias. O rei ento recompensava os grandes guerriros com esses presentes. Um escultor levava muito tempo pata esculpir uma pea em jade, cristal ou obsidiana, devido precaridade dos seus instrumentos. Dava a primeira forma matria bruta esfregando na pedra uma tira de couro cru com areia e gua. Trabalhava apenas com uma faca de cobre macio e p de slex. Para finalizar e dar os ltimos retoques, polia a pea com areia, depois usava o junco para dar brillho.

ARTESANATO

Ourivesaria
O ourives usava o metodo da cera deretida para fazer objetos. Fazia um molde em argila, enchia-o com cera e recobria com mais argila. Depois, aquecia o molde para que a cera derretesse e escorresse por uma abertura . Derramava o ouro derretido dentro do molde, deixava esfriar, quebrava a proteo de argila e estava moldada a pea.

Tenochtitln se localiza numa ilha no interior do lago de Texcoco. Este lugar desabitano tinha uma enorme riqueza ecolgica que foi se tranformando at alcanar o florescimento que os conquistadores observaram 200 anos depois. O controle poltico e econmico da cidade Asteca ( Tenochtitln ) abarcava uma extensa zona da Mesoamrica com um grande nmero de povos subjulgados que abasteciam a cidade de numerosos produtos naturais e manufaturados.

A Urbanizao de Tenochtitln

O traado das principais avenidas e a organizao do centro ceremonial se realizou com relao localizao dos pontos perifricos da paisagem, pricipalmente os topos dos morros e o percurso do sol a cidade e seus arredores contavam com obras hidrulicas e estradas. Estudos indicam que o complexo de obras foi realizado para evitar as enchentes na cidade, melhorar a qualidade das guas permitindo a entrada de gua doce proveniente dos lagos Xochimilco e Chalco, e comunicar a ilha com a terra firme. O centro cvico-religioso se localiza mais ou menos no centro da ilha de Tenochtitln. O conjunto urbano se estrutura a partir de trs caminhos principais que atravesam a ilha e continuam alm dela para un-la terra firme: ao norte, o caminho de Tepeyacac; a oeste, o caminho de Tlacopan, e ao sul, o caminho

O Traado Urbano

de Iztapalapa. Quanto distribuio e ao tipo de edifcios que se encontravam no centro, sabe-se que ali se localizavam as residncias dos principais senhores, os templos pirmides dedicados a Huitzilopochtli, Tlloc e Tezcatlipoca, edifcios para a educao e outros ofcios rituais. Nas zonas no cerimoniais dentro da ilha se utilizava um traado quadriculado regular, quando assim permitiam as condies ecolgicas do terreno; e se utilizavam outras disposies de acordo com a adaptao das reas residenciais s obras hidrulicas para o controle lacustre do stio. interessante observar que os caminhos eram estreitos e relativamente frgeis; os Astecas construram sua cidade para o trfego de pedestres, j que na poca no havia cavalos na Mesoamrica. O trnsito era preferentemente aqutico e com canoas, que permitiam o deslocamento a qualquer lugar dentro ou fora da cidade, pela complexa e eficiente rede de canais de que dispunha a cidade de Tenochtitln. Os caminhos amplos e com pontes uniam a ilha com a terra firme.

AS HABITAES INDGENAS
A maioria dos prdios regular e o loteamento segue um esquema em que cada prdio ou unidade habitacional se integra diretamente aos caminhos para circulao de pessoas e aos canais para circulao de canoas. Cada unidade habitacional corresponde a um prdio e se compe dos seguintes elementos: um conjunto de chinampas, canais para irrigar as chinampas, um terreno onde se localiza a casa, e um terreno entre a casa e as chinampas. Os limites das habitaes so caminhos e canais em seus quatro lados e facilitam sua integrao ao contexto urbano tanto por terra firme como em canoas pela gua. Todas as moradias na Planta Maguey aparecem com seus acessos principais voltados para o sul. As moradias indgenas eram projetadas para responder a necessidades culturais prpias: havia compartimentos com grande variedade de formas destinados a dormitrios, ptios internos e externos, terrenos e chinampas para cultivo, corredores e currais.

A integrao espacial da casa era independente do exterior, de costas para os caminhos e espaos pblicos. Mas se ligava de vrias maneiras com o entorno imediato e com o resto da cidade atravs de circulao por terra e por gua. As habitaes indgenas tinham, em geral, paredes de adobe e telhado de materiais vegetais, constituindo-se em cargas leves sobre terreno frgil, sujeito a afundamentos, quase flutuando sobre as guas do lago. Apesar dos materiais de construo serem perecveis esta habitao adequava-se muito bem s condies climticas e de integrao ecolgica. As casas eram baixas e com pouca iluminao. A nica abertura era a da porta. Isto era assim porque os indgenas realizavam a maioria das suas atividades cotidianas nos espaos externos. As habitaes serviam para dormir e para o descanso total atravs do isolamento da luz e de outros agentes externos ( rudo, chuva, ... ).

Consideraes finais
Quando os espanhis entraram no Mxico e lhe conquistaram as terras, os Astecas j se encontravam em decadncia, divididos por dios de cls e rivalidades de famlias. Foram derrotados pelos invasores europeus, com relativa facilidade. E nunca mais se reergueram. Imediatamente aps a conquista os espanhois construiram sua cidade em cima de Tenochtitln.

Mascaras Astecas

Bibliografia:
1- ARAGN, Jorge Gonzles. Tenochtitln; conjunto urbano asteca. in Arquitectura Panamericana. Santiago, Federacin Panamericana de Asociaciones de Arquitectos, dez. 1992. 2- CROSHER, Judith. Os astecas. So Paulo, Melhoramentos, 1990. 3- MORRIS, Anthony Edwin James. A history of urban form: before the industrial revolutions. Essex, Longman, 1994. 4- Arte nos Sculos. So Paulo, Abril Cultural, 1970. vol. IV. 5- Enciclopdia Brasileira Mrito. So Paulo, Mrito, 1959. vol. 2. 6- Encyclopaedia Britannica. Chicago, Encyclopaedia Britannica, 1968. vol. 2. 7- Enciclopdia Mirador Internacional. So Paulo, Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1987. vol. 2. 8- Povos Primitivos. So Paulo, Globo, 1990. 9- Paul Gendrop. A Civilizao Maia, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1987, p.77. 10- Livro La Civilizacin de los antiguos mayas de Alberto Ruz Lhuillier, Mxico, Fondo de Cultura Econmica, 1991. 11- Miguel Lon Portilla em seu livro El Reverso de la Conquista,(Mxico, Editorial Joaquin Mortiz, 1986) copila a profecia de Chumayel y Tizimn acerca de la venida de los extranjeros de barbas rubicundas, A palavra del Chilam Balam, sacerdote de Man e a profecia del Chilam Balam de Chumayel.

S-ar putea să vă placă și