Sunteți pe pagina 1din 2

O Brasil no Sistema Colonial Portugus: economia, sociedade, administrao colonial, formao territorial e invases holandesas A expresso "descobrimento" do Brasil

est carregada de eurocentrismo (valorizao da cultura europia em detrimento das outras), pois desconsidera a existncia dos ndios em nosso pas antes da chegada dos portugueses. Portanto, optamos pelo termo "chegada" dos portugueses ao Brasil. Esta ocorreu em 22 de abril de 1500, data que inaugura a fase pr-colonial. Neste perodo no houve a colonizao do Brasil, pois os portugueses no se fixaram na terra. Aps os primeiros contatos com os indgenas, muito bem relatados na carta de Caminha, os portugueses comearam a explorar o pau-brasil da Mata Atlntica. O pau-brasil tinha um grande valor no mercado europeu, pois sua seiva, de cor avermelhada, era muito utilizada para tingir tecidos. Para executar esta explorao, os portugueses utilizaram o escambo, ou seja, deram espelhos, apitos, chocalhos e outras bugigangas aos nativos em troca do trabalho (corte do pau-brasil e carregamento at as caravelas). Nestes trinta anos, o Brasil foi atacado pelos holandeses, ingleses e franceses que tinham ficado de fora do Tratado de Tordesilhas (acordo entre Portugal e Espanha que dividiu as terras recm descobertas em 1494). Os corsrios ou piratas tambm saqueavam e contrabandeavam o pau-brasil, provocando pavor no rei de Portugal. O medo da coroa portuguesa era perder o territrio brasileiro para um outro pas. Para tentar evitar estes ataques, Portugal organizou e enviou ao Brasil as Expedies Guarda-Costas, porm com poucos resultados. Os portugueses continuaram a explorao da madeira, construindo as feitorias no litoral que nada mais eram do que armazns e postos de trocas com os indgenas. No ano de 1530, o rei de Portugal organizou a primeira expedio com objetivos de colonizao. Esta foi comandada por Martin Afonso de Souza e tinha como objetivos: povoar o territrio brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-deacar no Brasil. O acar era um produto de muita aceitao na Europa e alcanava um grande valor. Aps as experincias positivas de cultivo no nordeste, j que a cana-deacar se adaptou bem ao clima e ao solo nordestino, comeou o plantio em larga escala. Seria uma forma de Portugal lucrar com o comrcio do acar, alm de comear o povoamento do Brasil. A mo-obra-obra escrava, de origem africana, foi utilizada nesta fase.

A base da economia colonial era o engenho de acar. O senhor de engenho era um fazendeiro proprietrio da unidade de produo de acar. Utilizava a mode-obra africana escrava e tinha como objetivo principal a venda do acar para o mercado europeu. Alm do acar destacou-se tambm a produo de tabaco e algodo. As plantaes ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um nico produto, utilizando mo-de-obra escrava e visando o comrcio exterior. O Pacto Colonial imposto por Portugal estabelecia que o Brasil s podia fazer comrcio com a metrpole.

A sociedade no perodo do acar era marcada pela grande diferenciao social. No topo da sociedade, com poderes polticos e econmicos, estavam os senhores de engenho. Abaixo, aparecia uma camada mdia formada por trabalhadores livres e funcionrios pblicos. E na base da sociedade estavam os escravos de origem africana. Era uma sociedade patriarcal, pois o senhor de engenho exercia um grande poder social. As mulheres tinham poucos poderes e nenhuma participao poltica, deviam apenas cuidar do lar e dos filhos. A casa-grande era a residncia da famlia do senhor de engenho. Nela moravam, alm da famlia, alguns agregados. O conforto da casa-grande contrastava com a misria e pssimas condies de higiene das senzalas (habitaes dos escravos). Foram os bandeirantes os responsveis pela ampliao do territrio brasileiro alm do Tratado de Tordesilhas. Os bandeirantes penetram no territrio brasileiro, procurando ndios para aprisionar e jazidas de ouro e diamantes. Foram os bandeirantes que encontraram as primeiras minas de ouro nas regies de Minas Gerais, Gois e Mato Grosso. Entre os anos de 1630 e 1654, o Nordeste brasileiro foi alvo de ataques e fixao de holandeses. Interessados no comrcio de acar, os holandeses implantaram um governo em nosso territrio. Sob o comando de Maurcio de Nassau, permaneceram l at serem expulsos em 1654. Nassau desenvolveu diversos trabalhos em Recife, modernizando a cidade.

Fonte: Site - Sua Pesquisa

S-ar putea să vă placă și