Sunteți pe pagina 1din 7

Castro de Vilarinho dos Galegos

Tamn O Castelo dos Mouros


Sexta, 21 Maio 2010 15:07 Emanuel Campos

http://www.mogadouro.pt/

O Castro de Vilarinho dos Galegos ergue-se no topo de um esporo, formado por enormes afloramentos granticos, situado na bordadura oriental do planalto mirands, sobre o rio Douro e na margem direita da ribeira de Vilarinho dos Galegos. Situa-se no monte denominado de Castelo dos Mouros, freguesia de Vilarinho dos Galegos, concelho de Mogadouro e distrito de Bragana. O Noroeste Peninsular caracterizado, durante a Idade do Ferro, por um tipo particular de povoamento, ou seja, por povoados fortificados em posies elevadas, geralmente denominados de castros. Esta designao levou a denominar este tipo de povoamento de Cultura Castreja. A nvel cronolgico, os vestgios arqueolgicos, de acordo com alguns autores, tm periodizado a emergncia deste tipo de povoamento no final da Idade do Bronze, inserindo-se no grande perodo histrico da Proto-Histria. No entanto e segundo alguns autores, este tipo de povoamento ter conhecido o seu perodo ureo no decorrer da Idade do Ferro (incios do sculo VI a.C. at ao comeo da romanizao) e em muitos casos a sua ocupao prolongou-se durante o domnio romano da Pennsula Ibrica.

O territrio do Nordeste transmontano, delimitado pelas Serras de Bornes, Nogueira e Coroa, foi habitado pelo povo denominado Zoela pelos autores clssicos, zona onde se insere o Castro de Vilarinho dos Galegos.

A ocupao do Castro de Vilarinho dos Galegos ter ocorrido durante a Idade do Ferro e prolongou-se durante o domnio romano. Os vestgios arqueolgicos que surgem superfcie, nomeadamente cermica da Idade do Ferro e de poca romana, colocam a hiptese da ocupao deste povoado fortificado ter sido iniciada no sculo II a.C. e ter-se mantido no decorrer dos sculos II/V d.C.

A particular implantao topogrfica do Castro de Vilarinho dos Galegos proporciona-lhe uma barreira natural de defesa.

Os povos da poca procuravam estabelecer os seus povoados em plataformas de mdia e/ou elevada altitude, em montes escarpados de vertentes ngremes e perto de recursos hdricos. No entanto, podemos destacar a localizao do Castro de Vilarinho dos Galegos, pois este insere-se num conjunto de povoados fortificados (Castros) que se dispe ao longo do Douro, em arribas que caem a pique sobre o fundo do seu vale.

O relevo do terreno onde se instala o Castro de Vilarinho dos Galegos permite a implantao deste tipo peculiar de habitat, pois apresenta as caractersticas geogrficas fundamentais para a construo destes povoados fortificados. Aliada a estas condies naturais de defesa, a grande maioria destes povoados possua linhas de defesa artificiais, muralhas ptreas que geralmente eram dispostas concentricamente. O Castro de Vilarinho dos Galegos conserva na parte superior do acesso um torreo circular, de onde arranca a linha de muralha do povoado e que se prolonga, pelo menos, ao longo do flanco Oeste. Os povoados fortificados no possuem uma planta predefinida, antes procuravam adaptar-se s condies geogrficas do terreno. Por este motivo,

a construo das estruturas defensivas, assim como das habitaes e dos arruamentos que as serviam, no obedecia a um programa de ordenamento urbano predefinido, mas sim a um programa idealizado que posteriormente era adaptado morfologia do terreno.

O Castro de Vilarinho dos Galegos conserva, tambm, um campo de pedras fincadas, que ocupa o istmo em frente ao fosso escavado na rocha. A construo destas estruturas demonstra a necessidade de proteger o colo do esporo (a Noroeste) que era o acesso principal ao castro e consequentemente a rea mais vulnervel. A economia destes povos baseava-se na produo agrosilvo-pastoril, com a explorao dos recursos naturais que a floresta e solos agrcolas da rea circundante podia proporcionar. Esta economia podia ser complementada com a explorao mineira. A nossa regio rica em metais, existindo evidncias arqueolgicas de explorao de ouro, prata e estanho. Esta explorao podia ter como finalidade a produo de ourivesaria (colares, anis, pulseiras, fios e outros adornos). O estanho era importante para o fabrico do Bronze, sendo este usado no fabrico de diferentes tipos de utenslios, nomeadamente no armamento. A explorao do ouro intensificou-se com o domnio romano em toda a Hispnia, tornando-se num dos motivos da contnua ocupao destes povoados fortificados. A produo de cermica era importante para o quotidiano destes povos, para o fabrico de cermicas de uso domstico como pratos, potes, tigelas, jarros, etc. Com a realizao de escavaes arqueolgicas vo surgindo vestgios arqueolgicos que podem ser constitudos por fragmentos de cermica, peas

metlicas, elementos de ourivesaria, entre outros materiais, que podem provar a existncia de intercmbios entre os povoados, enquanto elementos de relacionamento econmico e social entre as vrias comunidades, que assim trocavam produtos e ideias. Este intercmbio pode justificar a semelhana que se verifica na tipologia de construo destes povoados fortificados. Para manter o equilbrio social, e de acordo com alguns autores, estes povoados detinham uma figura central, o chefe ( princeps) que coordena a actividade social e econmica. Esta figura de poder podia ser apoiada por um conselho, ou por uma classe dirigente (aristocracia militar). No caso do castro de Vilarinho dos Galegos este por ter sido habitado pelos Zoelas, tendo conhecido um modelo de organizao social baseado nas linhagens, aliado com acordos de hospitalidade entre os diversos povoados. Estes acordos permitiam o relacionamento entre os membros de cada comunidade. A Arqueologia tem fornecido dados que comprovam a existncia destas diferenas sociais, atravs das escavaes arqueolgicas nas necrpoles destes povoados. Em alguns tmulos foram recolhidos artefactos de prestgio que denotam a diferenciao na posio social do indivduo.

Emanuel Campos, Arquelogo Municipal de Mogadouro.

Bibliografia

LEMOS, Francisco Sande, O Povoamento Romano de Trs-os-Montes Oriental, Universidade do Minho. Braga, 1993. SILVA; Armando Coelho Ferreira da, A Cultura Castreja no Noroeste de Portugal, Museu Arqueolgico da Citnia de Sanfins, Paos de Ferreira, 1986
Ler mais sobre Castro de Vilarinho dos Galegos por www.mogadouro.pt.

S-ar putea să vă placă și