Sunteți pe pagina 1din 2

BrasilAdmin.

com LICITAES E GARANTIAS CONTRATUAIS: ASPECTOS DA LEI


Por Prof. M.Sc. Digenes Lima Neto So Jos dos Campos SP - Brasil Agosto - 2011

2011

De acordo com a Lei 8666/93, a Administrao est autorizada a pedir, de seus fornecedores potenciais, algumas formas de garantias. A idia que a capacidade de prover tais garantias, juntamente com outras abordagens, funcione como um dado objetivo de comprovao da qualificao econmico-financeira dos licitantes e para efeito de garantia ao adimplemento do contrato a ser ulteriormente celebrado, conforme consta do Art.31, 2, da citada lei. Mas h alguns aspectos que devem ser realados. Primeiramente, a legislao no se refere ao conceito de garantias num sentido amplo. O assunto, regrado, de modo geral, pelo Art. 56 da mesma lei, diz respeito quelas garantias que sero apresentadas pelos fornecedores interessados em participar em qualquer processo de licitao do governo, se assim solicitado pela Administrao. Nesse sentido, as garantias s podem ser solicitadas aos fornecedores (licitantes) se tal exigncia tiver sido previamente informada no edital. Se, por qualquer razo, o instrumento convocatrio da licitao no contiver esta determinao, tal no poder ser exigida dos fornecedores. A figura da garantia s pode ir at 5%, na maior parte dos casos (Art.56, 2). No entanto, pode alcanar at 10% do valor do contrato, quando se tratar de aquisies de objeto/servio de alta complexidade tcnica ou que envolvam altos riscos de perdas financeiras, demonstrados atravs de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente (Art.56, 3). No por acaso, de modo geral, tais licitaes so de valores elevados, viabilizadas por meio de Concorrncia ou, ainda, contratao direta. Uma vez que a exigncia de garantia tenha sido imposta pelo instrumento convocatrio (edital), so somente trs as opes a que o fornecedor pode escolher como possibilidade de oferta de garantia (Art.56, 1): Cauo em dinheiro ou, ainda, ttulos de dvida pblica (com algumas restries); Seguro-garantia; Fiana bancria.

Como se pode notar, ao se ler atentamente as trs opes acima, quaisquer outros tipos de garantias no devem ser aceitas pela Administrao. Dessa forma, garantias alternativas como ttulos corporativos, garantias em aes e similares simplesmente no so legalmente previstas. Outro ponto extremamente relevante e digno de nota que a deciso sobre a forma de garantia a ser oferecida, caso solicitada, de foro exclusivo do fornecedor, e no de competncia da Administrao (Art.56, 1). Durante a execuo do contrato, muitos eventos podero ocorrer que provoquem acrscimos ou decrscimos do valor total do contrato inicialmente previsto, o que dever ser feito por meio de Termo Aditivo. De todo modo, importante colocarmos em tela que quando acrescidos (ou suprimidos) valores ao contrato original, via Termos Aditivos, as garantias existentes devero ter seus valores igualmente atualizados (Art.56, 2).

Implicaes da Estrutura Organizacional no Desdobramento Estratgico

Pgina 1

BrasilAdmin.com

2011

Ainda relativamente ao nosso tema, garantias, a legislao em tela prev que, nos casos de contratos que importem na entrega de bens pela Administrao, dos quais o contratado ficar depositrio, ao valor da garantia dever ser acrescido o valor desses bens (Art.56, 5). o caso, por exemplo, quando a Administrao j possui mquinas e tratores para uma obra e os disponibilizar para uso da contratada. Igual raciocnio vale para bens imveis colocados disposio dos operrios da obra, ou equipamentos especiais. Estas situaes devero, inclusive, ter sido citadas no Edital pertinente, posto que tais itens, fornecidos por parte da Administrao contratada, devero ser retirados da planilha de preos da ofertante, desonerando a proposta da mesma. Por fim, mas de forma alguma menos importante, mister salientarmos que a garantia prestada pelo contratado ser liberada ou restituda aps a execuo do contrato e, quando em dinheiro, dever ser atualizada monetariamente (Art.56, 4).

Artigo disponvel tambm aqui!

www.brasiladmin.com

Implicaes da Estrutura Organizacional no Desdobramento Estratgico

Pgina 2

S-ar putea să vă placă și