Sunteți pe pagina 1din 22

417

Nao, estado e raa em Manoel Bomfim: a impertinncia bomfiniana em torno da identidade nacional
Jean Carlo de Carvalho Costa UFPB

RESUMO
O objetivo deste ensaio argumentar em torno da importncia que, nos dias de hoje, atribuda redescoberta de certas idias relativas ao fenmeno nacional, especialmente atravs de uma nova reorientao interpretativa que a ele associada. Esse processo de atribuio de importncia ao nacional tem ocorrido em esfera mundial e, conseqentemente, tem afetado a produo local tanto no mbito da teoria social quanto no pensamento social brasileiro. Na esteira desse processo de busca de auto-entendimento possvel identificar como alvo desse perodo, autores antes situados margem do processo de construo do nacional e, hoje, fundamentais para o seu entendimento. Na esfera local, um dos autores-alvo dessas transformaes o sergipano Manoel Bomfim. Compreender a natureza dessas mudanas a partir da releitura de certos elementos do projeto de modernidade elaborado por Bomfim a orientao central desse trabalho. Palavras-chave: Teoria social. Pensamento social. Nacionalidade. Manoel Bomfim.

ABSTRACT
The objective of this essay is to show the importance that nowadays is attributed to the rediscovery of certain ideas relative to the national phenomenon, especially through a new interpretative reorientation that is associated with it. This process of attribution to the national has occurred in global scale and, consequently, has affected the local production in the context of both social theory in general and Brazilian social thinking. Following this process of search for self-understanding it is possible to identify as a target of this period some authors formerly situated at the margins of the process of construction of the national that are now fundamental to its understanding. At the local scale, one of target authors of those transformations is the sergipano Manoel Bomfim. To understand the nature of these changes from a new reading of certain elements of the modernity project sketched out by Bomfim is the central orientation of this work. Keywords: Social theory. Nationality. Brasilian social thought. Manoel Bomfim.

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

418
Nas ltimas dcadas, possvel perceber uma tendncia global em torno de certa sintonia relativa a preocupaes com o problema nacional, fenmeno que tem a sua origem, consensualmente associada emergncia da revoluo burguesa, a partir da identificao sugerida entre a soberania da nao e a soberania do Estado (ELIAS, 1993). Essa tendncia tem se desmembrado em solo no-europeu, particularmente em espao latino-americano, em reinvenes que, nos dias de hoje, ainda mais suscitam controvrsias e expressam as inquietaes contemporneas intrnsecas ao tema da identidade nacional. Essas inquietaes recentes so expressas em debates interdependentes relativos, por um lado, natureza da prpria teoria social, que uma espcie de termmetro das alternativas explicativas no mbito das cincias sociais e, por outro, s principais questes suscitadas pelas mudanas percebidas na estrutura social a partir da acelerao do processo de globalizao. Esse processo tem sido compreendido como a intensificao das relaes sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais so modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distncia e vice-versa (GIDDENS, 1991, p. 69), tendo associado ao seu arcabouo conceitual a reviravolta gestada pelo valor basilar que atualmente atribudo informao e ao conhecimento, eixo central da chamada Terceira Revoluo Industrial (KUMAR, 1997; LYON, 1998). Em primeiro lugar, em relao teoria social, produto da institucionalizao das cincias sociais, pode-se dizer que ela se encontra em uma espcie de estado de crise, ou talvez possa ser dito que h um consenso em torno da percepo de um dissenso mais evidente que a ela se encontra associado, especialmente a partir dos debates relativos natureza da modernidade e pertinncia ou no do carter heurstico associado idia de ps-modernidade (HABERMAS, 1985; GIDDENS, 1991; BAUMAN, 1998, 1999; LYON, 1998), debates esses que constituem um dos produtos especficos das conseqncias do processo mais amplo que a globalizao. Essa crise pode ser compreendida como uma profunda inquietao em relao s possibilidades percebidas para se explicar adequadamente as mudanas sociais, de modo geral, e o seu reflexo na ao social, de modo mais privado, cuja acentuao tem sido evidente nos ltimos vinte ou trinta anos como uma conseqncia das inmeras transformaes scio-polticas que tm afetado a vida humana. Uma das conseqncias deste processo, no mbito da sociologia, dada a sua orientao cultural e epistemolgica (GIDDENS, 1991, p. 13), bem como ao fato de ser ela a disciplina mais integralmente envolvida com o estudo da vida social (GIDDENS, 1991, p. 13), alimentar a necessidade do debate relativo a sua episteme e metodologia conseqente, isto porque a teoria social uma espcie de culos interpretativo da realidade social. Neste sentido, haja vista que as idias no so constitudas isoladas dessa realidade, conseqentemente, revisit-las, muitas vezes, tende a tambm transformar a prpria

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

419
realidade a qual elas se referiam inicialmente, afetando o prprio presente e tambm, por derivao, o futuro. Em segundo lugar, sobre as mudanas no mbito da estrutura social, impulsionadas pelo processo de globalizao, pode-se dizer que algumas das transformaes sociais pelas quais tem passado o mundo na contemporaneidade parecem sugerir s cincias sociais e teoria social que se debrucem com profunda ateno sobre uma determinada categoria scio-histrica que, nos dias de hoje, parece ter adquirido importncia central. A categoria a qual refiro-me a idia de nao, haja vista o impacto no entendimento das relaes sociais contemporneas que tm inmeros dos contedos que questo nacional associada como, por exemplo, raa, localismos, nacionalismos, identidades e multiculturalismo. De fato, alguns dos principais culos interpretativos da vida contempornea tm reforado esta observao afirmando que uma srie de mudanas scio-econmicas identificadas em mbito global tem levado as cincias sociais a uma atribuio de importncia gradualmente crescente ao fenmeno nacional e aos contedos que o constituem (IANNI, 1996, p. 1):
A globalizao do capitalismo e a nova diviso transnacional do trabalho, dinamizada pelas novas tecnologias, pela informatizao e pela robotizao da produo, processo que tambm se expressa pelas migraes entre naes dentro de um amplo processo de urbanizao do mundo, mostram-nos a emergncia e a ressurgncia de problemas raciais associados a nacionalismos e localismos. Isto ressalta que a globalizao acompanhada de uma fragmentao, onde as linhas limites entre classe e raa mesclam-se e confundem-se mas, na maioria das vezes, no se dissolvem. Neste contexto, os problemas raciais podem ser vistos como manifestao de movimentos e configuraes, e como dimenso fundamental da sociedade globalizada em formao.

Estas orientaes dimensionais de anlise, teoria social e estrutura social, em esfera global, no se encontram isoladas do pensamento social no Brasil, haja vista o impacto inevitvel da circulao da informao no mundo globalizado. De fato, ao contrrio, possvel afirmar que, ao longo das ltimas dcadas, tambm na esfera local, certas preocupaes relativas ao nacional e s interpretaes que a ele so associadas tm sido revisitadas, fenmeno que, como foi visto, produto tanto das mudanas estru-

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

420
turais derivadas da globalizao quanto das novas orientaes tericas utilizadas na interpretao de certos processos scio-histricos. Neste sentido, possvel dizer que os principais efeitos presentes destas transformaes dizem respeito ao fato de que trazem tona algumas importantes questes relativas autocompreenso de certos povos em relao formao de sua nacionalidade, reivindicando a tese de que o passado pode conter ensinamentos que devem ser aproveitados pelo presente a partir de uma espcie de interpretao seletiva (SOUZA, 2000). No caso brasileiro, em meu entender, esses efeitos tm efetivamente levado intrpretes contemporneos a uma espcie de era das redescobertas de certas leituras brasileiras clssicas relativas modernidade nacional, isto porque parece haver no Brasil uma insistente reposio da questo da modernidade no seu pensamento social, ou seja, a chamada questo nacional parece ter sido recolocada nas ltimas dcadas, atualizando a perspectiva da relao de determinados elementos constituintes da cultura nacional e de alguns dos principais aspectos que a forjaram, com a civilizao ocidental, na medida em que:
[...] a idia de que os antigos desafios enfrentados pela sociedade brasileira, e que serviram aos cientistas sociais para problematizar a questo da identidade nacional, em parte no foram resolvidos e a eles vieram se somar s novas questes colocadas pelo estgio atual da economia, da poltica e da cultura mundiais (MOREIRA, 1996, p. 9).

De fato, na esteira desse argumento, percebe-se que, no mbito latino-americano e, em especial, na esfera local, algumas noes, em meu entender, tm-se tornado essenciais para se consubstanciar um processo de auto-entendimento do nacional, levando vertentes da teoria social a uma espcie de r-interpretao de alguns de seus contedos (SOUZA, 1999, 2000). Ou seja, inquietaes tm sido trazidas baila relativas formao da nacionalidade brasileira e ao papel central que noes como raa, cultura e miscigenao passaram a ter no processo de colocar o Brasil em compasso com o ritmo das sociedades europias em fins dos dezenove e incio dos vinte (ORTIZ, 1990). No Brasil das ltimas dcadas, tem sido possvel identificar o processo de retomada do nacional ao qual foi feito referncia anteriormente. Na esfera local, percebe-se, aps uma espcie de ostracismo enfrentado pela temtica nos meios acadmicos brasileiros, uma emergncia de releituras, dilogos e redescobertas de autores e de idias que se encontram ao problema nacional associados. De modo geral, esse projeto coletivo, ainda que muitas vezes difuso e especializado, haja vista que envolve pesquisadores e abordagens distintas, tem ocorrido a partir de duas dimenses inter-relacionadas.

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

421
A princpio, por um lado, tem-se um investimento relacionado com contribuies monogrficas cuja caracterstica principal o seu uso de fontes primrias que os trabalhos de carter mais panormico dificilmente conseguem oferecer (PIMENTA, 2002), e que esto intimamente associados com a produo da historiografia e da antropologia; por outro lado, talvez mais prximo do universo sociolgico, percebe-se a reflexo crtica, no mbito das idias, de teses fundamentais que norteiam o pensamento social no Brasil e que tm a sua gestao nos trabalhos dos que hoje so denominados intrpretes do Brasil. De certo modo, isto parece ocorrer porque, se correto supor que a relao das idias com o mundo material no de exterioridade, mas, ao contrrio, que elas ajudam a constituir a prpria realidade material, na medida em que mostram alguns aspectos estruturadores e possibilidades de ao, a despeito de encobrir outros tantos, ento a crtica das idias uma tarefa conspcua de uma sociologia com interesses crticos (SOUZA, 2000, p. 167). Com esses fatos esculpindo um novo quadro scio-poltico mundial, torna-se importante compreender melhor alguns dos contedos que se encontram associados a um dos projetos de nacionalidade que foram forjados no pensamento social no Brasil e que tem sido alvo de gradativo interesse na ltima dcada, na esteira dessa redescoberta, que o projeto de Manoel Bomfim, autor de profunda relevncia ao se tratar da modernidade brasileira na virada do sculo XIX e incio do XX.

O CARTER CONSTITUTIVO DO NACIONAL NO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO As discusses em relao ao fenmeno nacional permeiam todo o pensamento social no Brasil, talvez com uma certa hegemonia que compreende desde o predomnio da bricolage de uma identidade nacional elaborada pelo romantismo brasileiro (ORTIZ, 1994 [1985], p. 19), que pode ser situada em torno de 1870 at a virada culturalista proporcionada pela obra de Gilberto Freyre (1900-1987), na dcada de 1930, particularmente a partir de seu Casa-Grande & Senzala (FREYRE, 2001 [1933]), considerado por alguns a Paidia de um Werner Jger dos trpicos (CHACON, 2001, p. 39). No intervalo que compreende as ltimas dcadas do sculo XIX e meados da dcada de 1910, as tentativas de interpretar o nacional so conduzidas a partir da possibilidade percebida de articulao dos conceitos de raa e meio, com o objetivo de encontrar uma espcie de via alternativa cujo eixo preservaria a singularidade scio-racial brasileira; entretanto, essas tentativas so guiadas, do ponto de vista terico, por uma perspectiva determinista de cunho racial. De fato, considere-se o prprio termo miscigenao, cuja influncia no discurso imperial e colonial contemporneo evidente em torno das

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

422
referncias negativas s unies de raas distintas (YOUNG, 1995), tendo passado a ser, inevitavelmente, na virada dos sculos XIX-XX, parte do discurso colonialista do racismo. No Brasil, o fenmeno nacional adquire enorme importncia na segunda metade do sculo XIX, especialmente atravs do pensamento de alguns intelectuais brasileiros como, por exemplo, Slvio Romero (1851-1914), embora seja necessrio afirmar que estas inquietaes no constituem privilgio dessa poca, tendo permeado toda a histria da formao da nacionalidade brasileira (CANIELLO, 2001). Entretanto, talvez seja possvel ressaltar o maior relevo a ele atribudo pelos romnticos, ainda que envoltos na perspectiva de revestir o elemento indgena em elemento civilizado, afirmando por completo a desimportncia do negro na constituio da nacionalidade brasileira, o qual apenas torna-se parte inevitvel da reflexo sobre a dinmica social com o advento da Abolio. Ora, verificando o contexto descrito, possvel dizer que duas perspectivas relativamente hegemnicas, e uma poca marginal, de interpretao do Brasil, no tocante ao entendimento do nacional, destacaram-se no incio do sculo, tendo o constructo raa predominncia no carter definidor da nacionalidade, cuja conseqncia, haja vista o tipo de teoria social produzido no perodo, uma espcie de ruptura do campo intelectual, talvez um dos elementos explicativos da marginalizao de determinadas interpretaes. De modo geral, no pensamento social brasileiro, a temtica em questo foi abordada por alguns dos principais ensastas cuja obra, de um modo ou de outro, inevitavelmente, percorreu as relaes entre nacionalidade e raa na busca pela explicao do fenmeno nacional. De fato, por um lado, temos a referncia primordial ensasta de influentes intelectuais como o j citado Slvio Romero (1851-1914), Euclides da Cunha (1866-1909) e Oliveira Vianna (1883-1951) e, de modo mais indireto, o famoso ensaio de Paulo Prado (1869-1943), Retrato do Brasil (1997 [1928]), especialmente o seu Post-Scriptum que, seguindo princpios e idias evolucionistas e deterministas relativas degenerao, barbrie, miscigenao e enfermidade social, debruaram-se sobre a problemtica racial, levando-os, de modo geral, crena no princpio de que o nico modo de resolver o problema seria atravs do cruzamento racial, o que desemboca na conhecida teoria do branqueamento, uma das peculiaridades tipicamente nacionais, e na nfase nas polticas de imigrao e de educao, ou seja, em direo ao triunfo e regenerao da raa branca no pas (VENTURA, 1991; SCHWARCZ, 1993). Uma outra vertente, contrria a um certo otimismo que perpassava o pensamento de certos autores em relao ao papel da raa, era constituda por outros intelectuais que, mais crticos em relao ao valor social do mestio, consideravam o cruzamento racial um verdadeiro perigo para a boa sade do Brasil e da etnicidade branca. Entre eles, talvez o de maior destaque seja o mdico baiano Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906), cujas pesquisas sobre a influncia africana e o sincretismo religioso no

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

423
Brasil, inovadores estudos etnogrficos na poca, tenderam a fortalecer as suas concepes racistas e a crena na tese da degenerao racial como conseqncia da mestiagem. No intermdio entre esses dois projetos para o Brasil tem-se a interpretao dissidente, seguindo expresso utilizada por Ortiz (1994 [1985]), do sergipano Manoel Bomfim (1868-1932), interpretao marginal poca, a qual me referi. Bomfim, o rebelde esquecido (AGUIAR, 2000), tem sido, de modo gradativo, especialmente nos ltimos quinze anos, recolocado entre os principais intrpretes do Brasil, inclusive em posio de enorme inovao, isto porque, em grande medida, a sua interpretao do nacional fortemente contrria s perspectivas tericas dominantes no pensamento social brasileiro de ento, cuja base era formada pelas teorias sociais europias (Darwinismo social, evolucionismo e o positivismo), trade terica fundamental que, de certo modo, parece ter coroado o pice da modernidade ocidental. De modo geral, importante realar que a ambigidade e elementos contraditrios so efetivamente correntes nos ensaios interpretativos dos intelectuais que pensaram o Brasil quele perodo, produto, em grande parte, da incompatibilidade percebida entre a trade terica hegemnica poca e a realidade que ela deveria explicar (ORTIZ, 1994 [1985]), no diminuindo, no entanto, a sua importncia:
H uma conexo mais ou menos estreita entre os seus modos de abordar o Brasil e o nacionalismo sistemtico [...] do prprio Estado Novo. arriscado, porm, inclu-los genericamente entre os idelogos da Direita, em razo do colorido opressor, classista e racista que o termo foi assumindo por fora das vicissitudes polticas do sculo XX. Representam, em conjunto, um sintoma da crise do liberalismo jurdico abstrato, da sua incapacidade de planificar o progresso de um povo; e, apesar das suas diferenas e mesmo das contradies internas de que todos padecem, significam [...] um passo adiante na construo de uma sociologia do povo brasileiro (BOSI, 1994, p. 313, grifo meu).

De fato, so os efeitos de suas obras no dilogo entre as mudanas na teoria social contempornea e o processo de globalizao, posterior a essa erupo ensasta, que confirmaro ainda mais a sua importncia, por um lado, devido ao fato de que os contemporneos muitas vezes so os piores intrpretes de uma obra (SCHNAIDERMAN, 2000, p. 9) a desimportncia histrica atribuda, por exemplo, a Manoel Bomfim, pode ser uma dessas piores interpretaes e por outro, porque muitos de seus desmembramentos transformaram-se em programas de organizao scio-poltica.

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

424
Ou seja, pode-se dizer, neste sentido, que, por exemplo, o desdobramento, do ponto de vista esttico e ideolgico, do Modernismo brasileiro nos anos de 1920 veio criar condies para aproveitar e desenvolver as intuies de um Slvio Romero, ou um Euclides da Cunha, bem como as pesquisas de um Nina Rodrigues (CANDIDO, 2000 [1965], p. 123). Alm disso, no toa que caracterstico desse perodo o fato de ele tender ao ensaio, no apenas s breves crnicas como ao longo ensaio histrico e sociolgico, que, de certo modo, incorporou o movimento ao pensamento nacional. Diante de tais esclarecimentos, haja vista que j vo longe estes prolegmenos, ofereo ao leitor, na seo seguinte, alguns elementos do pensamento de Manoel Bomfim, hoje considerados inovadores, que podem ser interpretados como o reflexo, na esfera local, da redescoberta do nacional a partir das inquietaes presentes nas discusses contemporneas relativas teoria social e estrutura social.

A REDESCOBERTA DE MANOEL BOMFIM NO PENSAMENTO SOCIAL Manoel Bomfim (1868-1932) pode ser considerado hoje um dos intelectuais mais importantes do pensamento social brasileiro, ainda que, em muitos textos onde a sua obra poderia exercer papel relevante ao ser confrontada com certas interpretaes, deixada de lado ou permitida a ela espao no correspondente em importncia. De fato, por exemplo, Leite (1992 [1954]) ressalta que obras, poca, recentes, relativas histria da literatura brasileira, como as produzidas por Wilson Martins (1965) e Alfredo Bosi (1966) no citam Manoel Bomfim, salvo erro, uma s vez; em Nelson Werneck Sodr (1969), so lembrados aspectos positivos de sua obra, especialmente o fato de ter efetuado uma espcie de anlise marxista em seu diagnstico do atraso brasileiro; entretanto, quando compara-se o empreendimento de Bomfim e a ateno dada as obras de Oliveira Vianna e Paulo Prado, autor de Retrato do Brasil. Ensaio sobre a tristeza brasileira (1997 [1928]), Bomfim torna-se insignificante. Mais recentemente, tem-se Thomas Skidmore, talvez dos autores estrangeiros, brasilianistas, que pensam o Brasil, aquele ao qual mais recorreram os intelectuais brasileiros nas ltimas dcadas, tem em um de seus livros publicados no pas, O Brasil visto de fora (1994), um captulo que se denomina Criadores de mitos: os arquitetos da identidade nacional brasileira, onde ele faz uma sntese de intrpretes do Brasil, transitando de Slvio Romero a Darcy Ribeiro e Roberto DaMatta sem, no entanto, dedicar uma linha obra de Manoel Bomfim. Outro autor, Kabengele Munanga (1999), em um texto quase similar ao de Skidmore, onde ele discorre sobre como o tema mestiagem foi tratado no pensamento social brasileiro, dedica cerca de 14 pginas uma anlise da obra de Oliveira Vianna, inclusive dando um certo destaque a sua

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

425
Teoria do Estado, e no alcana uma pgina completa tratando da obra de Manoel Bomfim, tanto sua posio sobre a tese degerativa dos cruzamentos raciais quanto sua teoria do Estado. Alm disso, em alguns dos seus intrpretes contemporneos, especialmente os que sobre o pensamento social no Brasil se debruaram nas dcadas de 1970 e 1980, possvel identificar alguns equvocos relativos sua obra devido a certo desconhecimento e tambm importncia ainda pouco atribuda sua contribuio constituio do pensamento brasileiro. A Amrica Latina: males de origem (1993 [1905]), por exemplo, foi citado por alguns de seus intrpretes, Skidmore, Darcy Ribeiro e Renato Ortiz, como tendo sido publicado em 1903, devido ao fato de que a sua primeira publicao curiosamente no era datada, embora intrpretes anteriores, como Dante Moreira Leite, em seu texto clssico ora mencionado e publicado em 1954, o tenha citado corretamente. Contudo, importante salientar que a edio, por exemplo, utilizada por Ortiz, Editora A Noite, no apresenta data de publicao. Entretanto, tambm possvel afirmar que a partir da ltima dcada tem-se percebido um gradual aumento de interesse por sua obra, especialmente a partir da emergncia, no Brasil, de alguns de seus mais importantes trabalhos. Alm disso, recentemente, houve a publicao de uma excelente biografia1, cuja leitura em muito auxilia o entendimento de seus escritos e tambm proporciona um importante dilogo crtico com as leituras efetuadas por alguns de seus intrpretes. De modo geral, parece que essa mudana de importncia atribuda a determinados intelectuais brasileiros, no mnimo, representa uma leitura mais cuidada de suas teses que, de certo modo, podem fornecer uma maior compreenso de seus contedos e a sua importante interpretao da tradio nacional, haja vista que alguns deles elaboraram uma representao do Brasil menos forosamente hegemnica, algo que se contrape unilateralidade terica que caracterizaria ou que definiria a intelligentsia brasileira no incio do sculo XX (SKIDMORE, 1976)2.

Em 1999, Ronaldo Conde Aguiar defendeu na UNB Tese de Doutorado sobre a vida e obra do autor citado, sendo considerada a Melhor Tese de Doutorado no I Concurso Brasileiro CNPQ-ANPOCS de Obras Cientficas e Teses Universitrias em Cincias Sociais, tendo o seu trabalho publicado no ano posterior sob o ttulo O Rebelde Esquecido. Tempo, vida e obra de Manoel Bomfim. Creio ser relevante o apontamento, tanto para salientar a importncia de Manoel Bomfim, agora no mais esquecido. Outro autor consensualmente mencionado na literatura, que comporia com Manoel Bomfim esse contradiscurso predominncia hegemnica relativa s explicaes sobre a raa e sobre o Estado brasileiro, seria Alberto Torres. Torres, baseando-se em teorias recentes no pensamento social europeu, especialmente no culturalismo emergente de Franz

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

426
De certo modo, pode-se dizer que o esquecimento ao qual ele prprio e o seu principal livro, A Amrica Latina: males de origem (BOMFIM, 1993 [1905]), foram expostos ao longo do sculo XX, seja atribudo a um conjunto de elementos inevitavelmente inter-relacionados. Esses encontram-se, por um lado, vinculados , hoje, consensual originalidade de seu trabalho, o que o afastava do discurso hegemnico da poca, ou seja, a razo fundamental para o esquecimento de sua obra decorre do fato de Manuel Bonfim estar adiantado com relao aos intelectuais de seu tempo (LEITE, 1992 [1954], p. 251, Grifo meu) ou frente do seu tempo ao rejeitar as doutrinas das diferenas inatas entre as raas (SKIDMORE, 1976, p. 130-131); por outro lado, ao esprito apaixonado que o movia, elemento que inclusive foi curiosamente um dos alvos principais de seu crtico mais conhecido, o Sr. Slvio Romero, cuja famosa atividade de crtico, se possvel o uso de tal conceito quele contexto histrico, era fervorosamente apaixonada.

RAZES HISTRICAS DO ESQUECIMENTO DOS MALES DE ORIGEM O esquecimento de Bomfim, sem dvida, relaciona-se com o pensamento romeriano. Os argumentos de Slvio Romero sua obra versavam, primeiro, sobre a sua parcialidade, elemento intimamente contrrio aos princpios cientificistas da poca, inclusive devido em parte pela influncia decisiva que a suposta objetividade associada ao uso da Estatstica exercia no pensamento brasileiro3. Dante

Boas, central futuramente na obra de Gilberto Freyre, rejeitou, como Bomfim, a reduo do problema nacional questo racial, alertando que, na verdade, esse no est na diversidade racial, mas sim na inadequao entre a realidade do pas e as instituies tomadas de emprstimo das naes antigas, o que resulta na alienao da realidade nacional (MUNANGA, 1999, p. 61), o que o leva a atribuir importncia essencial ao papel da educao, elemento tambm visto no diagnstico de Bomfim. A respeito das impossveis relaes entre miscigenao e nacionalidade afirma: Nenhum dos povos contemporneos formado de uma raa homognea e isto no lhe impediu de formar uma nao, moral, poltica e socialmente [...]. Se os indgenas, os africanos e seus descendentes no puderam progredir e aperfeioar-se isto no se deve a qualquer incapacidade inata, mas ao abandono em vida selvagem ou miservel, sem progresso possvel (TORRES, 1914 apud MUNANGA, 1999, p. 61). 3 Oliveira Vianna, por exemplo, ao tratar da questo tnica, baseava muitas vezes o seu argumento na estatstica, considerada por ele a conscincia das sociedades. Vianna afirmava que a anteriormente negada diversidade tnica estava a ser transformada, gradativamente, atravs do refinamento da raa (VIANNA, 1956 [1923], p. 186), que era, por sua vez, produto de uma lenta elaborao histrica (VIANNA, 1956 [1923], p. 169), elaborao essa auxiliada pelo papel do movimento imigratrio europeu no aumento do coeficiente da raa branca (VIANNA, 1956 [1923], p. 170).

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

427
Moreira Leite, um dos intrpretes clssicos de Bomfim, acreditava ter sido essa, a parcialidade, a causa do fato de ele ter sido incapaz de colocar-se na perspectiva histrica para julgar homens e acontecimentos do passado (LEITE, 1992 [1954], p. 251) e, segundo, o fato de Bomfim ter se atrevido a refutar teorias cientificamente provadas como as dos venerandos pensadores Gustav Le Bon e Gobineau (ROMERO, 1906, p. 233). Uma observao parece ser relevante em relao ao primeiro aspecto. De certo modo, parece haver uma certa injustia no texto de Dante Moreira, haja vista que a suposta parcialidade de Bomfim no o impede de alicerar os seus argumentos em consonncia com as tendncias mais contemporneas da poca, que emergiam em oposio quelas j tornadas hegemnicas, fato que observado por vrios de seus intrpretes posteriores (SKIDMORE, 1976; ORTIZ, 1994 [1985]). Ou seja, a paixo em Bomfim no o impossibilitou deixar de lado o seu envolvimento emocional em desejar re-elaborar, de modo coerente, a histria do Brasil4. Ao contrrio, em uma das notas crticas em seu A Amrica Latina ao historiador portugus Oliveira Martins (1845-1894), que no Brasil possua ilustres discpulos (MALATIAN, 2001), como o historiador-diplomata Oliveira Lima (1867-1928), Manoel Bomfim recorre, por um lado, a inmeros antroplogos contemporneos a ele, Zaborovski, Quatrefages e Topinard, que ressaltavam o sentido lingstico e no racial de ariano, raa essa correntemente alvo de apologias5 e, por outro, tratou de

interessante observar que em Slvio Romero essa paixo transbordava e talvez devido a ela tantas contradies apontadas em sua obra, cujo objetivo era apenas elaborar uma interpretao que fosse prospectiva no sentido de forjar os meios para um desenvolvimento apropriado da nao brasileira. Euclides da Cunha, na esteira de Slvio, embora tambm amparado por teorias contemporneas a ele, no pode ser considerado um autor no qual a paixo se encontre ausente; ao contrrio, e os seus intrpretes confirmam: H uma paixo do real em Os Sertes que transborda dos quadros do seu pensamento classificador; e uma paixo da palavra que d concretssimos relevos aos momentos mais ridos da sua engenharia social [...] Os Sertes so um livro de cincia de paixo, em que alternam a certeza do fim das raas retrgradas e a denncia do crime que a carnificina de Canudos representou (BOSI, 1994, p. 308-309). Sem dvida, bastante estimulante ressaltar que os textos desses autores utilizados por Bomfim para dar sustentao terica ao seu livro so extremamente contemporneos a ele, haja vista que ele iniciou a A Amrica Latina em 1903. O texto de Zaborovski, por exemplo, trata-se de uma conferncia na Escola de Antropologia de Paris realizada em novembro de 1902, enquanto o livro citado de Topinard datado de 1900, no qual esse autor afirma: H arianos na lingstica, mas no h raa ariana; assim como h franceses, sob o ponto de vista de lngua, mas antropologicamente no h raa francesa (TOPINARD, 1900, p. 229 apud BOMFIM, 1993 [1905], p. 249). Isto refora o potencial de Bomfim em identificar e compreender a existncia na poca de um discurso distinto e os interesses a que

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

428
implementar a sua defesa apaixonada pela obra de Darwin que, segundo Bomfim (1993 [1905], p. 249, Grifo meu):
Nunca sups que a sua obra genial pudesse servir de justificao aos crimes e s vilanias de negreiros e algozes de ndios!... Ao ler-se tais despropsitos, duvida-se at da sinceridade desses escritores; Darwin nunca pretendeu que a lei da seleo natural se aplicava espcie humana, como dizem os teoristas do egosmo e da rapinagem. Ele reconheceu que os seres vivos lutam pela vida; mas esta expresso luta no tem, na teoria, o sentido estreito a que reduzem os espritos acanhados; luta pela vida quer dizer, para ele, tendncia a viver, esforo para conservar a vida e propag-la, e no, simplesmente, conflito material, agresso cruenta.

Ao ler o excerto acima se percebe como, de fato, uma das caractersticas principais do texto de Manoel Bomfim, especialmente o seu A Amrica Latina, a sua conduo pela paixo por um pas e por um continente, algo que, do seu ponto de vista, no impedia o rigor da lgica, haja vista a sua meno a autores que expressavam posies distintas do imperialismo determinista da poca; por isso que, em seus prprios termos, a sua principal obra:
um livro nascido, animado, alimentado e divulgado pelo sentimento; no o sentimento dos interesses pessoais, que obscurecem a razo e pervertem o julgamento, mas um sentimento que s aspira alcanar a verdade a causa

o conhecimento cientfico encontra-se inevitavelmente atrelado. Diz Bomfim (1993 [1905], p. 321) em relao a um determinado tipo de academicismo: Desprezemos dissertaes e preceitos formulados a distncia; demos frias aos doutores e mais orculos economistas e socilogos que no se cansam de disparatar, doutrinando a nosso respeito; esqueamo-los e voltemo-nos para o princpio. Como ver-se-, comparando-o argumentao de Oliveira Vianna (1883-1951), cuja obra contempornea s transformaes empreendidas pelo clima da Semana de Arte Moderna em 1922, duas dcadas aps essa obra de Manoel Bomfim, entende-se a sua importncia na atualidade. Os homens de 22 (BOSI, 1994), na esteira de Bomfim, rompem com a idia de nossas supostas ou reais deficincias e as reinterpretam como superioridades (CANDIDO, 2000 [1965], p. 120).

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

429
efetiva desses males, dentro dos quais somos todos infelizes, o desejo de subir civilizao, justia, a todos os progressos (BOMFIM, 1993 [1905], p. 35).

O FENMENO NACIONAL COMO CENTRAL NA ANLISE BOMFIMNIANA Neste sentido, pode-se dizer que, na esteira da preocupao central que instigou os intelectuais brasileiros da Gerao de 1870 luta (VENTURA, 1991), a saber, a problemtica da identidade nacional em face das diferenas raciais do povo brasileiro, os objetivos de Bomfim encontram-se associados, de modo geral, a dois elementos. Em primeiro lugar, a pensar a ptria, com as particularidades prprias da sua formao histrica. Nesse instante, parece no haver nada de novo quando ele comparado aos intelectuais da mesma poca, mas, a partir da, em meu entendimento, percebe-se a sua originalidade no tratamento do dilogo entre o local e o global, fonte de possveis relaes entre a sua obra e os motivos de sua revalorizao contempornea: pensar a ptria inserida na Amrica. e como parte integrante da humanidade (AGUIAR, 2000, p. 303). De fato, o prprio Ortiz (1994 [1985]) ressalta que Bomfim foi o primeiro pensador brasileiro a refletir sobre a problemtica nacional em esfera mais ampla, ou seja, tratando-a enquanto parte de um sistema mais abrangente, o da Amrica Latina, a questo nacional se reveste de uma especificidade poltica mais geral, pois se perguntar sobre o Brasil equivale a se indagar a respeito das relaes entre Amrica latina e Europa (ORTIZ, 1994 [1985], p. 23). Essa forma de interpretao do fenmeno nacional, nos dias de hoje, j amplamente conceituada, por exemplo, o sucinto e instigante, hoje j clssico, texto de Octavio Ianni O labirinto latino americano (1993), expressa, na contemporaneidade, elementos comuns que constituem o pensamento social e a realidade do continente, reflexo da compreenso universalista e globalizada inaugurada por certos autores clssicos como Manoel Bomfim. Em segundo lugar, um dos objetivos de Bomfim , sem dvida, recusar a percepo hegemnica da intelligentsia brasileira de ento de atribuir o atraso brasileiro inconsistncia dos elementos biolgicos, alicerce das teorias sociais europias que forjaram a base do racismo cientfico, tipificando essa forma de pensar como expresso de um discurso dominante que apenas visava legitimar interesses colonialistas europeus na Amrica Latina, ou seja:

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

430
[...] Bomfim procurou dar uma resposta aos tericos e publicistas europeus que, apoiados no cientificismo naturalista e no evolucionismo, chamavam, indistintamente, os povos do continente de inferiores, entregues, segundo afirmavam, ao mais puro barbarismo estril. A Amrica Latina seria, em conseqncia, este imenso territrio povoado de gente selvagem e inferior, uma mistura de descendentes de ndios, negros e degradados, todos inatamente incapazes de autogovernar-se e autodefinir-se como povos soberanos. Segundo os tericos e publicistas europeus, a pretensa homogeneidade dos povos latino-americanos residia no fato cientificamente inconteste de que todos estavam condenados ao atraso, no lhes restando outro caminho que o da submisso passiva aos povos superiores (AGUIAR, 2000, p. 305, Grifo meu).

DE MARGINAL A FUNDAMENTO DO NACIONAL NO BRASIL Mdico de formao, e tambm na esteira do predomnio de certos elementos das teorias sociais da poca, Manoel Bomfim (1868-1932) elaborou a sua interpretao da questo nacional a partir de uma tentativa de articulao entre conceitos derivados da biologia e os fenmenos sociais observados por ele que envolviam o dilema brasileiro, forma de pensar que, nos dias de hoje, no completamente aceita, haja vista a impossibilidade percebida por muitos em pensar o social a partir ou com base no biolgico. Em sua interpretao de Bomfim, Renato Ortiz tornou clssica a sua percepo do evolucionismo existente em sua argumentao e a similaridade existente entre o seu texto e as obras de Augusto Comte (1798-1857) e mile Durkheim (1865-1918), a partir das tentativas de tornar legtima a comparao entre a sociedade e os organismos biolgicos. De acordo com Ortiz (1994 [1985], p. 23-24), em Bomfim, da analogia entre biologia e sociedade chega-se noo de doena, conceito-chave para o entendimento do atraso latino-americano [...] Bomfim define a doena como uma inadaptao do organismo a certas condies especiais. Desde que se revelem como favorveis, a cura se daria atravs do conhecimento da histria da doena. Veja-se a esse respeito o prprio Bomfim (1993 [1905], p. 35):
A cura depende, em grande parte, da importncia desse histrico, principalmente quando as condies presentes so relativamente favorveis, e so tais

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

431
que a elas o indivduo se poderia adaptar facilmente, se no tivesse contra si uma herana funesta. Ento, em tal caso, o empenho do clnico dirigido todo, no contra o meio atual, mas contra o passado, para venc-lo e elimin-lo. [...] Pois, se os antecedentes so comuns, se os sintomas so os mesmos, se estes se continuam como aqueles tambm natural que nestes antecedentes esteja a verdadeira causa.

importante ressaltar uma distino percebida por Renato Ortiz que, de certo modo, refora a originalidade identificada em Bomfim, a ponto dele ser situado em separado dos outros autores da poca que tambm foram influenciados pelo evolucionismo e se utilizavam correntemente de sua linguagem para traduzir o que pensavam. De fato, em Bomfim parece haver uma seleo dos elementos que se coadunam com a sua interpretao da questo nacional. Ortiz (1994 [1985], p. 23) diz que
[...] o evolucionismo de Manuel Bomfim se refere menos s etapas das sociedades do que uma filiao a Comte, que enfatiza o estudo do social enquanto organismo biolgico. As leis da evoluo cedem, assim, lugar s leis biolgicas, isto , desloca-se o enfoque evolucionista no sentido da proposta por Comte que desenvolve a analogia entre a sociedade e os organismos vivos.

O uso por Bomfim de tal analogia o leva a desenvolver a sua teoria do parasitismo, cujo argumento central o de que o atraso brasileiro se devia menos composio racial do que ao carter parastico de espanhis e portugueses transmitido s terras por eles colonizadas no Novo Mundo, que foravam seus hospedeiros a sofrer um desenvolvimento defeituoso das vrias funes naturais (SKIDMORE, 1976). De modo geral, Dante Moreira Leite efetua uma eficaz sntese do tipo de relao percebida por Bomfim que a existente entre os colonizadores de Espanha e Portugal e os seus colonizados:
[...] embora por processos um pouco diferentes acabaram por adquirir, nas lutas contra os mouros, uma educao guerreira e depredadora, que impediu a adaptao ao trabalho pacfico. Com o passar do tempo, j no se encontrava o herosmo, mas a sua perverso, na luta pela luta: a audcia do bandido, a intrepidez cruel do toureiro. Quando, aps a reconquista do seu territrio, os ibricos se lanam conquista do mundo, no o fazem com o esprito prtico o comrcio, por exemplo , mas com o esprito de violncia e destruio,

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

432
revelado na ndia, no Mxico, no Peru, no Brasil. Quando se tornam sedentrios, isto , quando exploram a terra, o que fazem utilizar o africano ou o indgena para o trabalho, isto , tornam-se parasitas do trabalho alheio (LEITE, 1992 [1954], p. 252, Grifo meu).

s similaridades percebidas entre esse mecanismo explicativo do qual fez uso Manoel Bomfim e o evolucionismo derivado das obras de Comte e Durkheim associa-se ressonncia identificada, em seu texto, de elementos do pensamento marxista e da importncia fundamental atribuda ao elemento econmico e as suas conseqncias relativas ao trabalho no processo de colonizao que empreendido pelas grandes potncias da poca:
Essa influncia, de carter geral, do parasitismo das metrpoles sobre o organismo das colnias, alcana todas as manifestaes da vida coletiva no seu qudruplo aspecto: econmico, poltico, social e moral. So os efeitos econmicos os mais sensveis nesse regime de colonizao parasitria. Pode-se mesmo dizer que so os efeitos primordiais, aos quais se ligam os outros como efeitos secundrios. Em si, o parasitismo das metrpoles, como o parasitismo em geral, um fenmeno de ordem econmica, cujos efeitos se refletem sobre toda a vida social (BOMFIM, 1993 [1905], p. 127).

Inmeros intrpretes de Manoel Bomfim criticaram nele o que seria o seu organicismo, uma tentativa de explicar a partir de conceitos biolgicos fenmenos de ordem sociolgica. Flora Sussekind e Roberto Ventura, em livro sobre a obra de Bomfim, atribuem a ele uma suposta teoria biolgica da maisvalia, na qual o autor teria misturado as idias de Karl Marx aos postulados da sociologia biolgica de sua poca (SUSSEKIND; VENTURA, 1984). Alm deles, outros intrpretes tambm ressaltaram o carter negativo do compromisso de Bomfim com o uso da metfora biolgica para interpretao do Brasil (ALVES FILHO, 1979; OLIVEIRA, 1990), o que leva a certas leituras sobre ele, a identificar oscilaes e contradies, caractersticas j observadas, por exemplo, em autores como Slvio Romero e Euclides da Cunha. Dante Moreira Leite, por exemplo, afirma que, ao mesmo tempo em que ele critica o atavismo defendido por Nina Rodrigues, salientando que os supostos defeitos da mestiagem eram devido ausncia de educao, Comecemos pelo princpio: difuso do ensino primrio. Espanejemos as inteligncias, despertemo-las; o caminho para chegarmos educao integral (BOMFIM, 1993 [1905], p.

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

433
348), Bomfim admite que a permanncia do carter nacional o resultado e ao mesmo tempo a prova experimental de hereditariedade psicolgica nas massas (LEITE, 1992 [1954]). Entretanto, o uso da metfora biolgica e certas contradies percebidas em sua argumentao, em meu entendimento, no diminuem em absoluto a importncia desse autor, mesmo porque o suposto biologismo infundado, devido ao fato de que ele utiliza-se de elementos da biologia para compreender a realidade, ou seja, ele faz uso apenas de uma metfora, do emprego de elementos de uma rea especfica resignificando-os em outra, ou seja, ele utilizou-se da biologia como um instrumento de interpretao da vida social (AGUIAR, 2000, p. 310), sem, no entanto, constituir uma identidade entre o biolgico e social, o que no o permitiu mergulhar no pessimismo (no carter irreversvel da dominao) ou, pior ainda, no determinismo das teorias (em voga) sobre a identidade e o carter nacional brasileiro (AGUIAR, 2000, p. 310), como abaixo alerta o prprio Roberto Ventura:
Embora concebesse a sociedade como organismo, Manoel Bomfim se propunha a investigar as leis no-biolgicas, especficas aos fatos sociais. Negou, portanto, o paralelismo e a identidade entre o biolgico e o social e delimitou as diferenas entre os dois nveis, ao invs de estabelecer homologias entre ambos. Ainda que investigasse a sociedade e a histria latino-americana com base em noes tomadas de emprstimo da biologia e da zoologia, procurou marcar os limites de validade dos conceitos transpostos de um campo para outro (VENTURA, 1991, p. 157).

Neste sentido, em meu entendimento, a importncia de Bomfim, entre outros elementos, recai sobre o fato de que ele foi um dos primeiros a reconfigurar os contedos associados ao semiforo6 nao

A expresso semiforo tem origem em uma palavra grega (Semeiophoros), a qual constituda por outras duas, semeion, cujo significado sinal ou signo, e phoros, trazer para frente, expor, carregar, brotar, pegar etc. O significado que se encontra atrelado a semeion o de um sinal diferenciador que distingue uma coisa de outra e, alm disso, trata-se de um rastro ou vestgio deixado por algum animal ou por algum, o que permite segui-lo ou rastre-lo. So tambm semeion sinais gravados para o reconhecimento de algum como os desenhos em um escudo, pinturas e sinais para comunicao em navios, estandartes utilizados pelos exrcitos, pressgios e agouros, uma vez que tem vinculado a si o fato de se comunicarem com o invisvel, sinal que vem do passado ou dos cus, carregado de significaes produtoras de conseqncias presentes e futuras para os homens. justamente com este sentido, nos diz Marilena

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

434
a partir de uma interpretao crtica dos mesmos pr-conceitos que permeavam o pensamento social de sua poca, levando-o a ressaltar, por um lado, elementos at ento relativamente de importncia menor, como, por exemplo, o papel exercido pela educao na formao de uma nao, e por outro, a necessidade de se debruar criticamente sobre outros elementos que pareciam cristalizados, como a suposta inferioridade latino-americana, a famosa teoria das raas inferiores. De fato, quando foi necessrio referir-se aos supostos efeitos negativos da mestiagem, ele argumentou que:
Para alguns etnologistas, o cruzamento entre raas diferentes d lugar formao de populaes inferiores a qualquer das raas progenitoras. o que se denomina em biologia efeitos regressivos dos cruzamentos. [...] A verdade que no h observaes positivas provando esta suposta influncia perniciosa da mestiagem. [...] No se v, nos mestios, nenhum trao fisionmico especial, novo, nenhuma modificao orgnica particular, que possa ser considera como uma regresso ancestral. [...] Estes so argumentos tericos que nenhum valor teriam se a observao real lhes fosse contrria. Felizmente os fatos contradizem, tambm, as concepes dos teoristas detratores da mestiagem (BOMFIM, 1993 [1905], p. 260).

Ou seja, seguindo nessa perspectiva, pode-se perceber, j introduzindo uma breve concluso acerca de Manoel Bomfim, que a sua contribuio, se no inaugura, contribui para a instituio mais slida de um ponto de vista de anlise do nacional e de seus elementos constituintes, como a idia de mestiagem realada acima, que, at quele momento, parecia marginal. De fato, a despeito das atribuies de ingenuidade associadas a ele, muitas vezes com razo, devido importncia fundamental identificada em seu texto entre os males e a cura via educao, talvez influncia de sua formao francesa, palco do projeto Iluminista, essa forma distinta de olhar o outro e a si prprio, efetiva a necessidade de transformaes na idia de tradio nacional, implementadas pouco depois pelo pensamento de Gilberto Freyre que, nos dias de hoje, ainda orienta perspectivas de

Chau (2000), que um semiforo um signo trazido frente ou empunhado para indicar algo que significa alguma outra coisa e cujo valor no medido por sua materialidade, mas sim por sua fora simblica; um semiforo profcuo porque dele no cessam de brotar efeitos de significao, da a relao terica percebida com a nao.

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

435
anlise social cujo foco, no meu entender, possibilidade de olhar o global e o local de um modo muito mais interacionista do que aquele que nos foi legado pela modernidade europia.

CONCLUSO
A ttulo de concluso, possvel dizer que, enquanto se observam poca polmicas em torno das virtudes (Slvio Romero) e desvantagens da miscigenao (Nina Rodrigues, Euclides da Cunha), Bomfim no acreditava na questo racial enquanto elemento essencial do nacional, argumentando que esse debate era alicerado em um fundamento falso (AGUIAR, 2000, p. 325). Manoel Bomfim e, a seguir, os homens de 22 (BOSI, 1994), na esteira de sua contribuio, rompem com a idia de nossas supostas ou reais deficincias e as reinterpretam como superioridades, efetuando, nas palavras curiosas de Antnio Candido, uma aceitao de componentes recalcados da nacionalidade (CANDIDO, 2000 [1965], p. 120, grifo meu). Ou, seguindo a via interpretativa da hermenutica histrica, percebe-se que Bomfim foi um dos que selecionou e reinterpretou pr-conceitos existentes poca em moldes mais coerentes com a busca por uma certa autonomia social e poltica, preocupao inclusive, tambm presente no prprio Slvio Romero. Neste sentido, percebe-se que a importncia de Manoel Bomfim para se reinterpretar o nacional no Brasil, em dias de redescobertas, incontestvel no sentido de se poder perceber nele a decisiva constituio de uma espcie de contra-discurso necessria ao rompimento com certas leituras institudas a partir de sua poca, como, por exemplo, a prpria teoria do branqueamento desenvolvida por Slvio Romero e retomada em Nina Rodrigues e Euclides Da Cunha. De fato, Bomfim inseriu no debate relativo ao dilema brasileiro, novos fatores que auxiliam em uma nova interpretao do nacional, a qual, poca, no conseguiu emergir de modo hegemnico, haja vista a predominncia que possuam as tendncias biolgicas e raciolgicas no tratamento da idia de nacionalidade, cujo representante principal posterior a ele, do ponto de vista do ensasmo, foi, sem dvida, Oliveira Vianna (1883-1951). Mas esse um outro captulo da redescoberta do nacional na contemporaneidade. Por conseguinte, a despeito de um certo ostracismo ao qual foi relegado, o texto bomfiniano, especialmente as suas leituras relativas ao nacional, colaboram para a configurao de uma noo de nacionalidade cujo eixo central, nos dias de hoje, a sua constituio atravs da interao com as outras culturas, elemento de articulao conceitual que, na poca de Bomfim, constitua o aspecto central na definio negativa e pessimista do Brasil. No obstante, nessa era de redescobertas, parece o colocar na dianteira ao almejar a constituio em solo nacional de um ethos universalista capaz de transformar

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

436
os atores do novo cenrio em construtores de um patamar de civilidade e de respeito pelas culturas de todas as naes, haja vista as transformaes percebidas nos espaos pblicos (COSTA, 2002), tanto no mbito global como tambm no Brasil, relativas manuteno e preservao de identidades grupais.

REFERNCIAS
AGUIAR, Ronaldo Conde. O rebelde esquecido: tempo, vida e obra de Manuel Bomfim. Rio de Janeiro: Topbooks, 2000 ALVES FILHO, Aluizio. Pensamento poltico no Brasil Manoel Bomfim: um ensaista esquecido. Rio de Janeiro: Achiam, 1979 BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar na ps-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. ______. Modernidade e ambivalncia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. BOMFIM, Manoel. A Amrica latina: males de origem. Rio de Janeiro: Topbooks, 1993 [1905]. BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Cultrix, 1994. ______. O pr-modernismo. So Paulo: Cultrix, 1966. CANDIDO, Antnio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e histria literria. So Paulo: T. A. Queiroz, 2000 [1965]. CANIELLO, Mrcio. O Ethos Braslico: sociologia histrica da formao nacional, 1500-1654. Tese (Doutorado em Sociologia) Recife, Programa de Ps-Graduao em Sociologia (UFPE), 2001. CHACON, Vamireh. A construo da brasilidade: Gilberto Freyre e sua gerao. Braslia: Paralelo 15; So Paulo: Marco Zero, 2001. CHAU, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2000. COSTA, Srgio. As cores de erclia: esfera pblica, democracia, configuraes ps-nacionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

437
ELIAS, Nobert. O processo civilizador: formao do estado e civilizao. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993 [1939]. v. 2. FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formao da famlia brasileira sob o regime de economia patriarcal. Rio de Janeiro: Record, 1998 [1933]. GIDDENS, Anthony. As conseqncias da modernidade. So Paulo: Editora UNESP, 1991. GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan. Teoria social hoje. So Paulo: UNESP, 1999. HABERMAS, Jurgen. O discurso filosfico da modernidade. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1990 [1985]. IANNI, Octavio. A racializao do mundo. Revista Tempo Social, So Paulo, v. 8, n. 1, p. 1-23, 1996. KUMAR, Krishan. Da sociedade ps-industrial ps-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. LYON, David. Ps-modernidade. So Paulo: Paulus, 1998. MALANTIAN, Teresa. Oliveira Lima e a construo da nacionalidade. Bauru, SP: EDUSC; So Paulo: FAPESP, 2001. MARTINS, Wilson. A literatura brasileira: o modernismo (1916-1945). So Paulo: Cultrix, 1965. MOREIRA, Roberto. Identidade brasileira: velhas questes, novos desafios. Trabalho apresentado no XX Encontro anual da ANPOCS, Caxambu, Minas Gerais, 1996. MUNANGA, Kanbengele. Rediscutindo a Mestiagem. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. OLIVEIRA, Lcia Lippi. A questo nacional na Primeira Repblica. So Paulo: Brasiliense, 1990. ORTIZ, Renato. Advento da modernidade. Revista Lua Nova, n. 20, p. 19-30, 1990. ______. Identidade nacional e cultura brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1994 [1985]. PRADO, Paulo. Retrato do Brasil: ensaio sobre a tristeza brasileira. So Paulo: Companhia das Letras, 1997 [1928]. PIMENTA, Joo Paulo G. (2002), Estado e Nao no Fim dos Imprios Ibricos no Prata: 1808-1828. So Paulo, Hucitec, Fapesp. ROMERO, Silvio. A Amrica Latina: anlise do livro de igual ttulo do Dr. M. Bomfim. Porto: Livraria Chardron de Lello & Irmo, 1906.

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

438
SCHNAIDERMAN, Boris. Prefcio. In: FIDOR Dostoivski, memrias do subsolo. So Paulo: 34, 2000. SCHWARCZ, Lilian Moritz. O espetculo das raas. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. SKIDMORE, Thomas E. Preto no Branco: raa e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. ______. O Brasil visto de fora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. SODR, Nelson Werneck. Histria da literatura brasileira: seus fundamentos econmicos. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1964. SOUZA, Jess. A tica protestante e a ideologia do atraso brasileiro. In: SOUZA, Jess (Org.). O malandro e o protestante: a tese weberiana e a singularidade cultural brasileira. Braslia: Editora UNB, 1999. ______. A modernizao seletiva: uma interpretao do dilema brasileiro. Braslia: Editora UNB, 2000. SUSSEKIND, Flora; VENTURA, Roberto. Histria e dependncia: cultura e sociedade em Manoel Bomfim. So Paulo: Moderna, 1984. VENTURA, Roberto. Estilo tropical: histria cultural e polmicas literrias no Brasil, 1870-1914. Companhia das Letras, 1991. VIANNA, Oliveira. Evoluo do povo brasileiro. 4. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1956 [1923]. YOUNG, R. Colonial desire: hybridity in theory, culture and race. London: Routledge, 1995. So Paulo:

Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 417-438, jul./dez. 2008

S-ar putea să vă placă și