Sunteți pe pagina 1din 3

DICIONRIO DE PROPEDUTICA - Abasia: dificuldade de deambular.. - Agnosia Ttil ou Asterognosia: perda da discriminao ttil. - Alopcia: queda de cabelos.

- Amaurose: perda da viso. - Analgesia: perda da sensibilidade dolorosa. - Anestesia: perda da sensibilidade geral (dolorosa, ttil e trmica). - Anorexia: perda do apetite. - Anosmia: olfato ausente. - Anria: ausncia de urina.( ver volume!) - Astasia: incapacidade de ficar em p. - Astenia: indisposio. - Ataxia: incoordenao dos movimentos; pode ser atxica (todos os testes de equilbrio esto alterados, mas pioram com o paciente de olho fechado), cerebelar (todos os testes de equilbrio esto alterados, mas no se alteram com os olhos fechados) ou funcional/fisiolgica ( normal em crianas de at 1 ano e meio de idade). - Azia: sensao de queimao no epigstrio. - Bulimia: ingesto de pequenas quantidades de alimentos vrias vezes ao dia. - Cacosmia: sensao de cheiro desagradvel. - Claudicao Intermitente: dor na panturrilha ao caminhar; melhora sentado. - Colria: urina escura; cor de Coca-cola. - Coma: perda da noo de tempo e espao; no responde perguntas banais e no sente dor; apenas mantm funes cardaca e respiratria. - Constipao: fezes endurecidas, que demoram para serem eliminadas. - Coriza: derramamento passivo de secreo nasal.. - Diarria: fezes de consistncia diminuda, amolecidas. - Diplopia: viso dupla. - Disfagia: dificuldade de deglutio; sensao de parada do alimento no esfago, entalado. - Dispepsia: indigesto, desconforto epigstrico. - Disria: dificuldade de urinar. - Ectrpio: everso da plpebra. - Edema: presena de lquidos no espao intersticial. - Enterorragia: sangue vivo nas fezes em grande quantidade. - Melena: presena de sangue digerido nas fezes - Entrpio: inverso da plpebra. - Enurese: eliminao involuntria da urina; no h o domnio do esfncter. - Epistaxe: sangramento nasal. - Espao de Traube: Intercesso da linha hemi-clavicular esquerda com o rebordo costal esquerdo; traa-se a linha at a poro lateral da ltima costela e faz um semicrculo; tem som timpnico. - Espermatria: presena de esperma na urina. - Estertores: sons audveis no final da inspirao, quando o ar entra em contato com o lquido; semelhante ao som de bolhas ou de atrito de cabelo. - Estrangria: disria + odinria. - Flatos: gases eliminados pelo nus. - Flatulncia: gases no tubo digestivo. - Foco Artico Acessrio: abaixo do foco pulmonar. - Foco Artico: 2 EIC na linha paraesternal direita.

- Foco Mitral: 4 ou 5 EIE na linha hemi-clavicular esquerda. - Foco Pulmonar: 2 EIE perto da borda esternal. - Foco Ticspide: na base do apndice xifide. - Frmito Toraco-Vocal (FTV): sensao ttil da voz falada (33) . - Ginecomastia: presena de tecido mamrio em homens. - Halitose: mal hlito. - Hematmise: vmito com sangue; se for de pouco tempo, o sangue est vivo; se for muito tempo, est em borra de caf ( melena pode ser pela boca tb). - Hemianopsia: paciente apresenta viso de apenas metade do campo visual. - Hemiparesia: dificuldade na coordenao motora (estgio inicial da plegia). - Hemiplegia: paralisia de metade do corpo. - Hemoptise: eliminao de sangue da rvore respiratria pela glote. - Hiperacusia: aumento da audio. - Hiperidrose: aumento da sudorese. - Hipersutismo: crescimento anormal de plos em regies que no so comuns. - Hipertricose: com muitos plos. - Hipoacusia: diminuio da audio. - Hiposmia: olfato diminudo. - Hipotricose: com poucos plos. - Incontinncia Urinria: eliminao involuntria da urina; mas h domnio do esfncter. - Madarose: rarefao do tero externo da sobrancelha(queda). - - Manobra de Romberg Simples: equilbrio do paciente em p, com os ps juntos e com os olhos abertos e depois fechados. - Manobra de Rovsing: para identificar apendicite, compresso de determinada regio abdominal e o paciente refere dor na regio contralateral (+) - Manobra de Valsava: paciente faz expirao forada, prendendo o nariz e a boca. - Marasmo: desnutrio calrica. - Marcha Atxica: afastamento dos MMII, olhar para o cho, elevao rpida da perna e apoio pelo calcanhar. - Marcha Cerebelar: afastamento dos MMII e afastamento dos braos do tronco. - Midrase: dimetro da pupila maior que 4 mm. - Miose: dimetro da pupila menor que 2 mm. - Monoplegia: paralisia de um membro. - Nusea: sensao desagradvel de iminncia de vmito na garganta e no epigstrio - Nictria: aumento da freqncia da mico durante a noite, - Nistgmo: abalos rtimicos da ris, verticais ou horizontais. - Obnubilao: perda da noo do tempo e do espao; responde perguntas banais e sente dor. - Odinofagia: dor ao deglutir o alimento. - Odinria: dor ao ato da mico. - Oligria: eliminao de pequenas quantidades de urina vrias vezes ao dia.ver volume! - Onicofagia: comer unha. Semi circulo de Skoda: linha aproximadamente semi circular abaixo do umbigo que delimita o som timpnico do macio no abdome. - Paralisia ou Plegia: perda total dos movimentos voluntrios. - Paraplegia: paralisia de membros simtricos. - Paresia: diminuio da fora muscular movimentos voluntrios. - Parestesia: formigamento, dormncia. - Pirose: sensao de queimao retro-esternal (do epigstrio at a frcula esternal).

- Poliria: aumento da quantidade de urina durante em 24 horas. - Ponto Cstico: traa-se uma linha perpendicular linha alba ao nvel da cicatriz umbilical; a bissetriz do ngulo formado faz interseo com o rebordo costal no ponto cstico.. - Ptose palpebral: queda da plpebra superior. - Punho Percusso de Murphy: mo esquerda espalmada na parte alta/mdia/baixa da regio lombar e percute com a mo direita fechada. - Pupilas Anisocricas: tem tamanhos diferentes. - Pupilas Isocricas: tem o mesmo tamanho. - Sialorria: hipersalivao (= a pitiatismo = sialose). - Sibilo: som caracterstico de local de dimetro menor; miado de gato. - Sinal de Babinski: mdico estimula a regio plantar do paciente com um estilete de borda romba (do lado do quinto dedo); ser positivo se ocorrer hiperextenso em leque dos dedos. - Sinal de Bell: elevao do globo ocular para cima e dentro do lado paralisado quando manda paciente fechar ambas as plpebras. - Sinal de Giordano: dor punho percusso de Murphy; indica distenso sbita da cpsula renal. - Sinal de Murphy: o mdico pressiona o ponto cstico e manda o paciente expirar; positivo quando gera sbita apnia. - Sinal de Piparote: o mdico pede para o paciente colocar sua mo reta em cima do umbigo (com a poro lateral para cima, e a poro medial em contato com o abdome), enquanto coloca sua mo espalmada de um lado da barriga; ento, d um leve tapa no outro lado, e se o paciente for asctico, o mdico sentir a onda na mo espalmada. - Sinal do Canivete: paciente segura o brao fletido e em seguida o estende rapidamente; leso de via piramidal. - Sinal do Obturador: paciente em decbito dorsal; coxa e perna flexionada; faz-se a rotao interna da coxa; se houver dor apendicite plvica. - Sinal do Psoas: paciente em p faz hiperextenso da coxa; se doer apendicite aguda. - Sncope: perda total da conscincia, mobilidade voluntria, sensibilidade e perda rpida e momentnea dos batimentos cardacos e da respirao. - Teneismo: sensao de evacuao iminente e em grandes quantidades, mas que sai em pequenas quantidades. - Tetraplegia: paralisia dos MMSS e dos MMII. - Tiragem intercostal: retrao dos EIC quando o paciente inspira; obstruo da rvore traqueo-brnquica. - Vertigem: sensao de desequilbrio e do ambiente rodando. - Vmica: eliminao de material purulento atravs da glote, precedida da tosse. - Vmito Fecalide: vmito com cheiro semelhante s fezes. - Vmito: eliminao do contedo gstrico pela boca pela contrao dos mm. abdominais e respiratrios.

S-ar putea să vă placă și