Sunteți pe pagina 1din 6

12/08/2011

Teoria Geral da Administrao I Professora Flvia Souza

Servem para indicar se uma organizao tem desempenho de acordo com as expectativas das pessoas que fazem uso dela; Eficincia: saber otimizar a utilizao dos recursos disponveis (ARAUJO; GARCIA, 2010); representa a maneira como a organizao utiliza seus recursos (MAXIMIANO, 2010); Eficcia: verifica o alcance dos objetivos por meio dos resultados (MAXIMIANO, 2010); representa a realizao dos objetivos organizacionais (ARAUJO; GARCIA, 2010);

Efetividade: refere-se a permanncia de uma organizao no seu meio (ARAUJO; GARCIA, 2010).

Administrar vai muito mais alm do objetivo de obteno de lucro; Existe uma diferena entre empresa e organizao;
A empresa um tipo de organizao; Organizaes: no tem relao com lucro; Empresas: esto voltadas para o lucro;

A Administrao trata de todas as organizaes: com lucro ou sem lucro; A Administrao um conjunto de esforos que tem por objetivo: (a) planejar; (b) organizar; (c) dirigir ou liderar e (d) controlar as atividade de um grupo de indivduos que se associam para atingir um resultado comum (LACOMBE; HEILBORN, 2008).

12/08/2011

Uma cincia: cria teorias, objetivando o estudo das organizaes; Uma tcnica: contempla prticas de gesto; Uma arte: considera aspectos intuitivos.

Planejamento: determinar quais objetivos devem ser atingidos e o que deve ser feito para alcanc-los; Organizao: agrupar e organizar as atividades necessrias para o atingimento dos objetivos definidos no Planejamento, definindo-se inclusive a hierarquia decisria; Direo: relaciona-se intimamente com a ao. Para que haja ao, as pessoas so fundamentais. A funo Direo tambm substituda pela Liderana; Controle: serve para perceber se o que foi Planejado, Organizado e Dirigido saiu como esperado.

As funes no precisam, obrigatoriamente, seguir a mesma sequncia; Elas esto relacionadas e podem interagir umas com as outras; Podemos ainda acrescer mais 3 funes:
Viso empresarial: saber a expectativa do futuro da empresa, onde ela vai estar em dado momento; Viso ambiental: estar atualizado das demandas do ambiente no qual a organizao est inserida; Viso interativa: saber articular todas as outras funes, bem como todos os outros envolvidos interna e externamente com a organizao.

12/08/2011

Conhecimento Habilidade Atitude


Conhecimento Habilidade Atitude

Conceitual: trabalhar de forma holstica, com o conhecimento local e global Humana: saber lidar com as pessoas; Tcnica: saber colocar a mo na massa.

Todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funes, atividades polticas, objetivos, instrues e orientaes a serem obedecidos e cumpridos pelos funcionrios da organizao (OLIVEIRA, 2002). Os manuais servem para:
Divulgao; Coordenao; Anlise; Treinamento.

No devem cumprir apenas exigncias legais; No devem limitar a criatividade.

12/08/2011

Nvel Operacional Nvel Ttico Nvel Estratgico


NE

NT NO

Pode-se utilizar quadrados, retngulos, crculos; As linhas podem ser contnuas, tracejadas; Pode-se utilizar legendas; Os cargos e funes so representados no interior do retngulo; No rgido, podendo variar de uma organizao para outra.

12/08/2011

a representao grfica que apresenta a sequncia de um trabalho [...], caracterizando as operaes, os responsveis e/ou unidades envolvidas no processo (OLIVEIRA, 2002); Permite verificar como funcionam os componentes de um sistema; Proporciona entendimento mais simples e objetivo que o de outros mtodos descritivos; Facilita a localizao da deficincia em um processo; Oferece um rpido entendimento de qualquer alterao proposta ou realizada no sistema existente.

Mudana no papel dos gerentes; Competitividade; Interdependncia; Administrao informatizada; Administrao empreendedora; Foco no cliente; Meio Ambiente; Qualidade de vida; Emergncia do Terceiro Setor.

Paradigmas Tradicionais
Revoluo Industrial: mquinas ao invs de homens Classe operria numerosa e em conflito com os empregadores Trabalhador (mono) especializado Emprego e carreira estvel Grandes estruturas organizacionais nfase na eficincia Interesse da empresa/acionista

Paradigmas do 3 Milnio
Revoluo digital: computadores ao invs de homens Trabalhadores do conhecimento e profissionais liberais mais numerosos que os anteriores Profissionais polivanlentes Mercado multifacetado Estrutura organizacional enxuta nfase na competitividade Responsabilidade social e cidadania

12/08/2011

Conhecer o ambiente organizacional importante? Ento, por qu a maioria dos profissionais se foca imediatamente na execuo dos trabalhos solicitados pelos superiores? O pnalti to importante que deveria ser batido pelo presidente do clube. O que implica esta frase na cotidiano das organizaes?

ARAUJO, L. C. G.; GARCIA, A. A. Teoria Geral da Administrao: orientao para escolha de um caminho profissional. So Paulo: Atlas, 2010. LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administrao: princpios e tendncias. So Paulo: Saraiva, 2008. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Atlas, 2010. OLIVEIRA, D. P R. Sistemas, organizao e mtodo: uma . abordagem gerencial. So Paulo: Atlas, 2009.

S-ar putea să vă placă și