Sunteți pe pagina 1din 5

FOTOGRAFIA

OBJETIVA Uma objetiva (tambm conhecida como lente fotogrfica, lente de cmera ou objetiva fotogrfica) uma lente ptica ou conjunto de lentes usadas em conjunto com um corpo de cmera e um mecanismo para reproduzir imagens em um filme fotogrfico ou em outra mdia capaz de armazenar uma imagem quimicamente ou eletronicamente. o elemento ptico que foca a luz da imagem no material sensvel (filme fotogrfico ou sensor digital) de uma cmara fotogrfica. Podemos dividir as objetivas em 6 grupos, de acordo com a aplicao, a distoro e a relao entre o tamanho do assunto retratado e a imagem deste na pelcula fotogrfica. Quanto distoro da imagem, as lentes 50mm, ou 55mm, consideradas normais para as cmeras formato 35mm, tm uma distoro perspectiva prxima do olho humano, porm com um ngulo de viso menor. PERSPECTIVA O tamanho das imagens dos objetos prximos proporcionalmente maior que o tamanho das imagens dos objetos mais afastados: a isto podemos chamar de perspectiva. A perspectiva o melhor procedimento para criar uma sensao tridimensional numa fotografia. Em relao ao olho humano, a perspectiva mais acentuada com as lentes de distncia focal inferiores 50mm (grandes angulares) e, mais suave com as lentes maiores de 50mm (teleobjetivas). Perspectiva linear - O olho estima a distncia em base diminuio de tamanho dos objetos e ao ngulo de convergncia das linhas (perspectiva linear). Da objetiva e da distncia depender o que a imagem resulte com muita ou pouca profundidade. A sensao de profundidade puramente ilusria, mas constitui uma tcnica de composio muito importante. ABERTURA E DIAFRGMA O diafragma fotogrfico o dispositivo que regula a abertura do sistema ptico. Ele composto por um conjunto de finas lminas justapostas que se localiza dentro da objectiva, e que permitem a Regularem da intensidade de luz/iluminada que ira sair na material fotosensvel. O valor do diafragma se d atravs de nmeros, conhecidos como nmeros f ou f-stop, e seguem um padro numrico universal. Esta escala inicia-se em 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 44, 64 etc., sendo que, quanto menor for o nmero f, maior a quan tidade que luz que ele permite passar e, quanto maior o nmero f, menor a quantidade de luz que passar pelo diafragma. Cada nmero maior, ou seja, mais fechado, representa a metade da luz que a abertura anterior permite passar, assim como a cada nmero menor, ou seja, mais aberto, permite a entrada do dobro de luz.

As diferentes aberturas do diafragma esto relacionadas com um nmero-f oupontos. Sua seqncia : 1.4 - 2 - 2.8 - 4 - 5.6 - 8 - 11 - 16 - 22 - 32 - 45 - 64. Ao passar deum diafragma de abertura f4 para f5.6, divide-se luminosidade por 2; ao passar de f4 paraf8, divide-se por 4.
Escalas de abertura A atual escala de abertura utilizada obtida atravs da:

Onde:  f o valor do diafragma obtido  DF a distncia focal, em milmetros  A o dimetro, em milmetros, da abertura efetiva do diafragma, ou pupila de entrada.
Diafragma e a profundidade de campo Os diferentes valores de abertura do diafragma tambm geram diferentes efeitos de profundidade de campo, e consequente aparncia de foco. Diafragmas mais fechados tendem a proporcionar maior "foco", enquanto diafragmas mais abertos tendem a fazer o oposto, tendo em vista que ele aumenta ou diminui a profundidade de campo. Diafragma e a nitidez Em geral, recomenda-se sempre utilizar as aberturas medianas da objetiva que ser utilizada, pois elas contm a menor probabilidade de causar aberturas cromticas e de problemas de refrao nas bordas (quando utilizadas prximas a abertura mxima), ou de difrao com o uso de aberturas muito pequenas. FOCO

Nas objetivas h duas referncias de distncia: uma, utilizando o metro comounidade; outra em ps. Aqui a numerao aponta a distncia entre a cmera fotogrfica eo objeto a ser fotografado. Esta marcao til quando a focalizao atravs do visor impossvel ou norecomendvel, o que comum nas fotografias em ambiente escuro, utilizando-se flash.Neste caso, mister o conhecimento da distncia entre o objeto e o equipamentofotogrfico. O que o filme registra a luz, ou uma composio de luzes; quando a imagem deum objeto se forma no plano da pelcula fotogrfica, dizemos que o objeto est focado. Emdiversas ocasies, a imagem se forma antes ou aps a pelcula, ocorrendo o desfoque.

Objetiva Micro

Aplicao Retratos de assuntos muitos pequenos, os quais so ampliados pelas lentes.

Macro

Retrato de detalhes e assuntos pequenos.

Olho de peixe

Grande angular

Retrato de assuntos extremamente grandes e de ambientes Retrato de assuntos grandes e de ambientes

Distoro Por apresentar profundidade de campo muito reduzida, a perspectiva da fotografia perdida no desfoque. Apresenta profundidade de campo muito reduzida e distores Distoro exatamente acentuada.

Imagem Maior que o objeto fotografado.

Um pouco maior ou menor que o objeto fotografado. Uma imagem menor que o objeto fotografado. Imagem menor que o objeto fotografado. Imagem menor que o objeto fotografado. Imagem menor que o objeto fotografado.

Muita distoro de imagens. Distoro semelhante a do olho humano. Quanto maior a distncia focal, maior a desvalorizao da perspectiva e o achatamento da imagem.

Normal Tele Aproximao de assuntos distantes.

CMERAS FOTOGRFICAS As cmeras fotogrficas so equipamentos que armazenam a pelcula fotogrficanum ambiente escuro, a qual ser exposta a uma determidada intensidade de luz, duranteum intervalo de tempo. Existem dois grandes grupos de equipamentos fotogrficos: amadore profissional. Os equipamentos para o pblico amador so mais fceis de manusear e quase enormalmente no possuem controle de foco, diafragma e velocidade de obturao. Osresultados das imagens dependem muito dos filmes amadores e do laboratrio que ajustaa luminosidade, na ampliao para o papel, possibilitando a reproduo das imagens donegativo. Algumas mquinas amadoras tm a funo zoom, melhorando as opes deenquadramento. Os equipamentos profissionais permitem as seguintes regulagens: tempo deexposio do filme, abertura do diafragma (luminosidade), foco e sensibilidade do filme.Ocorre uma interao maior entre o fotgrafo e o equipamento. So duas as regulagens bsicas de uma cmera fotogrfica profissional: tempo deexposio (velocidade do obturador); sensibilidade do filme. Existe um fotmetro que medea quantidade de luz captada pela objetiva e mostra uma relao ideal entre a abertura dodiafragma e a velocidade do obturador, para uma determinada sensibilidade de filme. A operao parece simples, mas uma mquina fotogrfica com 15 regulagens develocidade (de 8s a 1/2000s) e 8 de abertura (de f1.4 a f16) permite variar a quantidadede luz que entra em contato com o filme em 32.768 vezes, alm das possibilidades deprofundidade de campo e de foco.

As cmeras profissionais se diferenciam atravs da disponibilidade, e qualidade, dos seguintes recursos: variao da velocidade de obturador, modo automtico,fotometragem pontual e por setores, velocidade de sincronismo do flash, motor drive,encaixe de flashes, cambiabilidade de lentes e outros. A forma de se colocar o filme no equipamento e a disposio das diferentesregulagens dos recursos variam de fabricante para fabricante e de modelo para modelo. aconselhvel ler o manual ou pegar orientaes sobre a utilizao do equipamento, antesda utilizao.
TRIP

A fotografia registra a luz em intervalos de tempo; ocorre que quanto menor for o intervalo de tempo e avelocidade dos assuntos, maior ser a nossa impresso de que os objetos foramcongelados no espao e no tempo. Para que a instabilidade das mos do fotgrafo no ocasione imagens tremidas,existe uma velocidade mnima que est relacionada velocidade dos objetos e a distnciafocal das objetivas; quanto maiores forem estes dois, maior dever ser a velocidade mnimado obturador. Quanto mais trmulas elas forem, menor dever ser o tempo de obturao.A velocidade mnima para que uma imagem no fique tremida deve ser 1/60s.
FILME FOTOGRFICO P&B So pelculas formadas basicamente por umabase de acetato de celulose e por uma camada deemulso, camada esta composta de haletos de pratasuspensos em gelatina. Existem outras camadas queservem ou para proteger estas duas ou para evitar ohalo nas imagens.Os haletos de prata so sensveis luz e quantomaior sua concentrao numa emulso, maior ser a sensibilidade desta luz. Existem quatro tipos de filmes P&B: sensveis ao azul, ortocromtico, pancromticoe infravermelho. Aqueles sensveis ao azul so utilizados nos processos onde necessriauma resoluo de imagem extremamente alta. J os ortocromticos so semelhantes aos sensveis ao azul, porm so igualmentesucetveis luz verde. Eles enxergam as cores vermelha e laranja como se fossem pretase, por isso, durante a fotografia e a revelao podemos manipular a pelcula num ambienteiluminado por lanternas vermelhas ou laranjas. Sua aplicao est restrita aos filmeslitogrficos, fotolito. Quanto aos filmes pancromticos, so sensveis a todas as cores do espectro visvelpelo homem, alm do infravermelho e do ultravioleta. No devemos esquecer que as coressero impressas em tons de cinza e, na pelcula, um cu azul pode se destacar pouco emrelao a um campo verde. Para corrigir o problema, deve-se utilizar filtros especficos afim de destacar um assunto em relao aos demais; este assunto ser melhor abordadono mdulo intermedirio. Por fim, os filmes infravermelhos so sensveis radiao utravioleta, ao vermelhodenso e ao infravermelho. ENQUADRAMENTO A principal preocupao no enquadramento verificar os seguintes elementos:assunto principal, direo das linhas do assunto, objetos que aparecem na frente do assuntoe fundo.

Enfim, deve-se olhar todo o quadro e perceber os detalhes e no somente se oassunto aparecer na imagem. comum prestar ateno apenas no assunto principal, esquecendo-se que estesempre est inserido num contexto, o qual referencia o assunto fotografado. Qualquer dica de enquadramento, baseada em modelos, priva a criatividade e aliberdade de expresso. Num primeiro exerccio, deve-se apenas observar os elementose sentir como eles se comportam no conjunto; verificar, tambm, a orientao, o sentido, acor e as tramas destes elementos.
FLASH A durao padro da luz emitida pelo flash de 1/125segundos e o sincronismo das cmeras realiza a abertura da janela (que possibilita aexposio do filme), o disparo do flash e o fechamento da janela, nesta sequncia. Equipamentos mais antigos sincroniza esta iluminao no tempo de 1/60segundos, os mais novos em at 1/250s; sendo que neste ltimo caso somente uma parteda luz eletrnica emitida captada pelo filme e o sincronismo segue a seguinte ordem:disparo do flash, incio da iluminao, abertura da janela, fechamento da janela, fim dailuminao. Outro fator que devemos levar em considerao a potncia do flash. Aqueles coma disperso padro fornecem um nmero-guia fixo, para os filmes ISO 100, o qual traduzde uma forma prtica a potncia. Quanto maior for este nmero, maior ser a potncia emaiores so as condies para fotografar assuntos mais distantes. Para saber qual aabertura de diafragma adequado para a fotografia deve-se dividir o nmero-guia peladistncia entre o assunto e o flash. Podemos dividir os flashes em dois grandes grupos: 1. Os de potncia fixa: a abertura do diafragma correta para registrar um objeto a 4metros de distncia com um filme ISO 100 nico. 2. Os de potncia variada: pode-se utilizar mais de uma abertura, variando-se aintensidade de luz emitida pelo equipamento. As vantagens deste grupo so apossibilidade de variar a profundidade de campo e a diminuio do gasto de energia (pilhas). Para a exposio automtica com flash, h sistema E-TTL para os novos flashes EX que sincronizam em qualquer velocidade (inclusive 1/8000s) e priorizam uma abertura maior. RESOLUO DA FOTOGRAFIA DIGITAL Os sensores das cmeras digitais tm a mesma funo do filme fotogrfico, o qualpossui pigmentos coloridos ou metlicos (fotografia P&B). Podemos dizer que quanto maispigmento o filme possui, maior a resoluo deste e maior ser a ampliao sem quepossamos notar, a olho nu, a granulao do filme. A rea da pelcula que exposta sempre a mesma; mas o filme pode variar na quantidade de pigmentos que receberiamluz nesta rea. Podemos falar em resoluo porque se relaciona quantidade de elementossensveis luz a uma rea fixa. Da mesma forma, a retcula da fotografia de um jornal ou revista composta porpontos; a resoluo medida em pontos por polegada (dpi), pontos por centmetro (ppc),linhas por polegada (lpi) ou linha por centmetro (lpc); o importante saber que a resoluo sempre uma relao entre quantidade e espao.

S-ar putea să vă placă și