Sunteți pe pagina 1din 27

Hidrologia

Agosto/2006

CAPTULO 4. PRECIPITAO
4.1. Definio Entende-se por precipitao a gua proveniente do vapor de gua da atmosfera depositada na superfcie terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada. Representa o elo de ligao entre os demais fenmenos hidrolgicos e fenmeno do escoamento superficial, sendo este ltimo o que mais interessa ao engenheiro. 4.2. Formao das Precipitaes Elementos necessrios a formao: umidade atmosfrica : (devido evapotranspirao); o ar, menor sua capacidade de suportar gua em forma de vapor, o que culmina com a sua condensao. Pode-se dizer que o ar se resfria na razo de 1oC por 100 m, at atingir a condio de saturao; presena de ncleos higroscpios; mecanismo de crescimento das gotas: coalescncia: processo de crescimento devido ao choque de gotas pequenas originando outra maior; difuso de vapor: condensao do vapor dgua sobre a superfcie de uma gota pequena. Para que ocorra o resfriamento do ar mido, h necessidade de sua ascenso, que pode ser devida aos seguintes fatores: ao frontal de massas de ar; conveco trmica; e relevo. A maneira com que o ar mido ascende caracteriza o tipo de precipitao.
33

- mecanismo de resfriamento do ar : (ascenso do ar mido): quanto mais frio

Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva

Hidrologia

Agosto/2006

4.3. Tipos de Precipitao 4.3.1. Precipitaes ciclnicas Esto associadas com o movimento de massas de ar de regies de alta presso para regies de baixa presso. Essas diferenas de presses so causadas por aquecimento desigual da superfcie terrestre. Podem ser classificadas como frontal ou no frontal. a) Frontal: tipo mais comum, resulta da ascenso do ar quente sobre o ar frio na zona de contato entre duas massas de ar de caractersticas diferentes. Se a massa de ar se move de tal forma que o ar frio substitudo por ar mais quente, a frente conhecida como frente quente, e se por outro lado, o ar quente substitudo por ar frio, a frente fria. A Figura 14 ilustra um corte vertical atravs de uma superfcie frontal. b) No Frontal: resultado de uma baixa baromtrica, neste caso o ar elevado em conseqncia de uma convergncia horizontal em reas de baixa presso. As precipitaes ciclnicas so de longa durao e apresentam intensidades de baixa a moderada, espalhando-se por grandes reas. Por isso so importantes, principalmente no desenvolvimento e manejo de projetos em grandes bacias hidrogrficas.

Figura 14 - Seo vertical de uma superfcie frontal.


Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
34

Hidrologia

Agosto/2006

4.3.2. Precipitaes Convectivas So tpicas das regies tropicais. O aquecimento desigual da superfcie terrestre provoca o aparecimento de camadas de ar com densidades diferentes, o que gera uma estratificao trmica da atmosfera em equilbrio instvel. Se esse equilbrio, por qualquer motivo (vento, superaquecimento), for quebrado, provoca uma ascenso brusca e violenta do ar menos denso, capaz de atingir grandes altitudes (Figura 15). As precipitaes convectivas so de grande intensidade e curta durao, concentradas em pequenas reas (chuvas de vero). So importantes para projetos em pequenas bacias.

Figura 15 Chuva de conveco.

Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva

35

Hidrologia

Agosto/2006

4.3.3 Precipitaes Orogrficas Resultam da ascenso mecnica de correntes de ar mido horizontal sobre barreiras naturais, tais como montanhas (Figura 16). As precipitaes da Serra do Mar so exemplos tpicos.

Figura 16 Chuvas Orogrficas.

4.4. Medies das Precipitaes Expressa-se a quantidade de chuva (h) pela altura de gua cada e acumulada sobre uma superfcie plana e impermevel. Ela avaliada por meio de medidas executadas em pontos previamente escolhidos, utilizando-se aparelhos denominados pluvimetros (Figura 17) ou pluvigrafos (Figura 18), conforme sejam simples receptculos da gua precipitada ou registrem essas alturas no decorrer do tempo. As medidas realizadas nos pluvimetros so peridicas , geralmente em intervalos de 24 horas (sempre s 7 da manh). As grandezas caractersticas so: a) Altura pluviomtrica: lmina dgua precipitada sobre uma rea. As medidas realizadas nos pluvimetros so expressas em mm; b) Intensidade de precipitao: a relao entre a altura pluviomtrica e a durao da precipitao expressa, geralmente em mm.h-1 ou mm.min-1;
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
36

Hidrologia

Agosto/2006

c) Durao: perodo de tempo contado desde o incio at o fim da precipitao (h ou min). Existem vrias marcas de pluvimetros em uso no Brasil. Os mais comuns so o Ville de Paris, com uma superfcie receptora de 400 cm2, e o Ville de Paris modificado, com uma rea receptora de 500 cm2. Uma lmina de 1mm corresponde a: 400 . 0,1 = 40 cm3 = 40 mL. Os pluvigrafos, cujos registros permitem o estudo da relao intensidadedurao-frequncia to importantes para projetos de galerias pluviais e de enchentes em pequenas bacias hidrogrficas, possuem uma superfcie receptora de 200 cm2. O modelo mais usado no Brasil o de sifo de fabricao Fuess. Um exemplo de pluviograma mostrado na Figura 19.

Figura 17 Pluvimetro.

Figura 18 Pluvigrafo.
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
37

Hidrologia

Agosto/2006

Figura 19 Exemplo de um pluviograma.

Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva

38

Hidrologia

Agosto/2006

4.5. Anlise de Consistncia 4.5.1. Preenchimento de falhas Muitas observaes pluviomtricas apresentam falhas em seus registros devido ausncia do observador ou por defeitos no aparelho. Entretanto, como h necessidade de se trabalhar com dados contnuos, essas falhas devem ser preenchidas. Existem vrios mtodos para se processar o preenchimento: a) Regresso Linear: explica o comportamento de uma varivel em funo de outra. PB = a + b. PA A estima a precipitao no posto B a partir do valor de precipitao no posto A. Os coeficientes da equao linear (a e b) podem ser estimados plotandose os valores de precipitao de dois postos em um papel milimetrado ou com a utilizao do mtodo dos mnimos quadrados. b) Mdia Aritmtica dos postos vizinhos (Mtodos das Mdias Aritmticas).

PX =

1 (PA + PB + PC ) n

Esses dois mtodos s devem ser utilizados em regies hidrologicamente homogneas, isto , quando as precipitaes normais anuais dos postos no diferirem entre si em mais de 10%. Para isso devem ser consideradas sries histricas de no mnimo 30 anos.

Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva

39

Hidrologia

Agosto/2006

c) Mtodo das razes dos valores normais (Mtodos das Mdias Ponderadas). Um mtodo bastante utilizado para se fazer esta estimativa tem como base os registros pluviomtricos de trs estaes localizadas o mais prximo possvel da estao que apresenta falha nos dados de precipitao. Designando por X a estao que apresenta falha e por A, B e C as estaes vizinhas, pode-se determinar Px da estao X pela mdia ponderada do registro das trs estaes vizinhas, onde os pesos so as razes entre as precipitaes normais anuais:

PX =

1 NX N N ( PA + X PB + X PC ) n NA NB NC

em que: N a precipitao normal anual e n o nmero de estaes pluviomtricas. 4.6. Precipitao Mdia Sobre uma Bacia A altura mdia de precipitao em uma rea especfica necessria em muitos tipos de problemas hidrolgicos, notadamente na determinao do balano hdrico de uma bacia hidrogrfica, cujo estudo pode ser feito com base em um temporal isolado, com base em totais anuais, etc. Existem trs mtodos para essa determinao: o mtodo aritmtico, o mtodo de Thiessem e o mtodo das Isoietas. 4.6.1. Mtodo Aritmtico o mtodo mais simples e consiste em se determinar a mdia aritmtica entre as quantidades medidas na rea. Esse mtodo s apresenta boa estimativa se os aparelhos forem distribudos uniformemente e a rea for plana ou de relevo muito suave. necessrio tambm que a mdia efetuada em cada aparelho individualmente varie pouco em relao mdia. A seguir (Figura 20), mostrado um exemplo.
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
40

Hidrologia

Agosto/2006

76,0

64,4

165,0

88,5 125,4

88,8

173,7

218,1 160,3

137,1

Figura 20 Bacia hidrogrfica com postos pluviomtricos.

Pm =

160,3 + 88,8 + 125,4 + 165,0 + 218,1 = 151,52 mm 5

4.6.2. Mtodo de Thiessem Esse mtodo subdivide a rea da bacia em reas delimitadas por retas unindo os pontos das estaes, dando origem a vrios tringulos. Traando perpendiculares aos lados de cada tringulo, obtm-se vrios polgonos que encerram, cada um, apenas um posto de observao. Admite-se que cada posto seja representativo daquela rea onde a altura precipitada tida como constante. Cada estao recebe um peso pela rea que representa em relao rea total da bacia. Se os polgonos abrangem reas externas bacia, essas pores devem ser eliminadas no clculo. Se a rea total A e as reas parciais A1, A2, A3, etc., com respectivamente as alturas precipitadas P1, P2, P3, etc., a precipitao mdia :

Pm =

A 1P1 + A 2P2 + A 3P3 + ... + A nPn A

A Figura 21 representa os polgonos do mtodo de Thiessem na rea e os dados da tabela abaixo representam um exemplo de clculo com as precipitaes observadas e as reas de influncia de cada posto de observao:
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
41

Hidrologia

Agosto/2006

B Figura 21 - Ilustrao dos polgonos do Mtodo de Thiessem (A e B). (1) Precipitaes Observadas 68,0 50,4 83,2 115,6 99,5 150,0 180,3 208,1 TOTAL (2) (3) (4) rea do Polgono Percentagem Precipitao ponderada km2 da rea total (1) x (3) 0,7 0,01 0,68 12,0 0,19 9,57 10,9 0,18 14,97 12,0 0,19 21,96 2,0 0,03 2,98 9,2 0,15 22,50 8,2 0,13 23,44 7,6 0,12 24,97 62,6 100 121,07

Pm = Coluna 4 = 121,07 mm
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
42

Hidrologia

Agosto/2006

O mtodo de Thiessem apesar de ser mais preciso que o aritmtico, tambm apresenta limitaes, pois no considera as influncias orogrficas; ele simplesmente admite uma variao linear da precipitao entre as estaes e designa cada poro da rea para estao mais prxima. 4.6.3 Mtodo das Isoietas No mapa da rea (Figura 22) so traadas as isoietas ou curvas que unem pontos de igual precipitao. Na construo das isoietas, o analista deve considerar os efeitos orogrficos e a morfologia do temporal, de modo que o mapa final represente um modelo de precipitao mais real do que o que poderia ser obtido de medidas isoladas. Em seguida calculam-se as reas parciais contidas entre duas isoietas sucessivas e a precipitao mdia em cada rea parcial, que determinada fazendo-se a mdia dos valores de duas isoietas. Usualmente se adota a mdia dos ndices de suas isoietas sucessivas. A precipitao mdia da bacia dada pela equao:

Pm =

A 1P1 + A 2P2 + A 3P3 + ... + A nPn A

Exemplo:

Figura 22 Traado das isoietas na bacia em estudo.

Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva

43

Hidrologia

Agosto/2006

Isoietas 25 - 30 30 - 35 35 - 40 40 - 45 45 - 50 50 - 55 55 - 60 60 - 65

rea entre as isoietas (km2) 1,9 10,6 10,2 6,0 15,0 8,4 4,7 56,8

Precipitao (mm) 34,5 37,5 42,5 47,5 52,5 57,5 62,0

(2) x (3) 66 398 434 285 788 483 291 2.745

Pm =

2.745 = 48,3 mm 56,8

Este mtodo considerado o mais preciso par avaliar a precipitao mdia em uma rea. Entretanto, a sua preciso depende altamente da habilidade do analista. Se for usado uma interpolao linear entre as estaes para o traado das isolinhas, o resultado ser o mesmo daquele obtido com o mtodo de Thiessem. 4.7. Freqncia de Totais Precipitados O conhecimento das caractersticas das precipitaes apresenta grande interesse de ordem tcnica por sua freqente aplicao nos projetos hidrulicos. Nos projetos de obras hidrulicas, as dimenses so determinadas em funo de consideraes de ordem econmica, portanto, corre-se o risco de que a estrutura venha a falhar durante a sua vida til. necessrio, ento, se conhecer este risco. Para isso analisam-se estatisticamente as observaes realizadas nos postos hidromtricos, verificando-se com que freqncia elas assumiram cada magnitude. Em seguida, pode-se avaliar as probabilidades tericas. O objetivo deste estudo , portanto, associar a magnitude do evento com a sua freqncia de ocorrncia. Isto bsico para o dimensionamento de estruturas hidrulicas em funo da segurana que as mesmas devam ter. A freqncia pode ser definida por:
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
44

Hidrologia

Agosto/2006

F=

nmero de ocorrncia s nmero de observae s


F P

Os valores amostrais (experimentais) Os valores da populao (universo)

Como exemplo: a probabilidade de jogarmos uma moeda e sair cara ou coroa de 50%. Entretanto, se a moeda foi lanada 10 vezes e saiu 4 caras e 6 coroas, as freqncias so de 40% e 60%, respectivamente. A freqncia uma estimativa da probabilidade e, de um modo geral, ser mais utilizada quanto maior for o nmero de ocorrncia. Para se estimar a freqncia para os valores mximos, os dados observados devem ser classificados em ordem decrescente e a cada um atribui-se o seu nmero de ordem. Para valores mnimos, fazer o inverso. A freqncia com que foi igualado ou superado um evento de ordem m :

F=

m m ou F = n n +1

que so denominados Mtodos da Califrnia e de Kimbal, respectivamente. Nas expresses, n o nmero de anos de observao. Considerando a freqncia como uma boa estimativa da probabilidade terica (P) e definindo o tempo de recorrncia ou perodo de retorno (T) como sendo o perodo de tempo mdio (medido em anos) em que um determinado evento deve ser igualado ou superado pelo menos uma vez, tem-se a seguinte relao:

T=

1 1 n +1 ou T = ou T = F P m

Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva

45

Hidrologia

Agosto/2006

Inversamente, a probabilidade de NO ser igualado ou de no ocorrer P = 1 - P, isso porque as nicas possibilidades so de que ele ocorra ou no dentro de um ano qualquer e assim:

T=

1 1 P

Considere os seguintes valores: 45, 90, 35, 25, 20, 50, 60, 65, 70, 80. As freqncias observadas para estes valores esto apresentadas na tabela seguinte. Com os dados desta tabela pode-se fazer vrias observaes: considerando Kimbal, podemos concluir que a probabilidade (freqncia) de ocorrer uma precipitao maior ou igual a 90 mm.dia-1 de 9,0% e que, em mdia, ela ocorre uma vez a cada 11,1 anos; a probabilidade (freqncia) de ocorrer um valor de precipitao menor que 60 mm.dia-1 de 55,0%. no ordem (m) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

valor 90 80 70 65 60 50 45 35 25 20

F (California) (%) 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

T Cal. 10 5 3,3 2,5 2,0 1,7 1,4 1,3 1,1 1,0

F (Kimbal) (%) 9 18 27 36 45 54 63 72 81 90

TK 11,1 5,5 3,7 2,8 2,2 1,8 1,6 1,4 1,2 1,1

Para perodos de recorrncia bem menores que o nmero de anos de observao, o valor encontrado para F pode dar um boa idia do valor real de P, mas para grandes perodos de recorrncia, a repartio de freqncias deve ser ajustada a uma lei de probabilidade terica de modo a permitir um clculo mais correto da probabilidade.

Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva

46

Hidrologia

Agosto/2006

4.7.1. Sries Histricas As sries originais possuem todos os dados registrados. Se os eventos extremos so de maior interesse, ento o valor mximo do evento em cada ano selecionado e assim ordenada uma srie de amostras. Essa srie denominada srie de mximos anuais. Entretanto, essa srie ignora o 2o, 3o, etc., maiores eventos de um ano que por sua vez podem at superar o valor mximo de outros anos da srie. Em outros estudos, em que apenas interessam valores superiores a um certo nvel, toma-se um valor de precipitao intensa como valor base e assim todos os valores superiores so ordenados numa srie chamada srie de durao parcial ou simplesmente srie parcial. E ainda existem as sries de totais anuais, onde so somadas todas as precipitaes ocorridas durante o ano em determinado posto pluviomtrico. Ex.: precipitao diria: 30 anos de observao. srie original: 30 * 365 = 10.950 valores; srie anual: 30 valores (mximos ou mnimos); srie parcial: a) deve-se estabelecer um valor de referncia: precipitaes acima de 50 mm/dia; b) srie constituda dos n (nmero de anos) maiores valores (mx.) ou menores (min) valores. 4.7.2. Freqncia versus Valor A distribuio geral que associa a freqncia a um valor (magnitude) atribuda a Ven te Chow:

PT = P + K T .S
em que: PT = valor da varivel (precipitao) associado freqncia T;
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
47

Hidrologia

Agosto/2006

P = mdia aritmtica da amostra;


S = desvio padro da amostra; e KT = coeficiente de freqncia. funo de dois fatores: T e da distribuio de probabilidade. Em se tratando de sries de totais anuais, comum se utilizar a distribuio de Gauss (normal), e para sries de valores extremos anuais, a distribuio de Gumbel fornece melhores resultados e de uso generalizado em hidrologia. 4.7.2.1. Distribuio Normal ou de Gauss uma distribuio simtrica, sendo empregada para condies aleatrias como as precipitaes totais anuais. Ao contrrio, as precipitaes mximas e mnimas seguem distribuies assimtricas. Algumas propriedades importantes da distribuio normal: a) apresenta simetria em relao mdia P< P P> P

b) freqncia acumulada P <= P P >= P F <= 50% F >= 50%

F= 50%

Se x uma varivel aleatria contnua, dizemos que x tem uma distribuio normal se sua funo densidade de probabilidade dada por:
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
48

Hidrologia
(x x )2 2 2

Agosto/2006

f (x ) =

1 2

.e

< x <

x = Na funo acima, =

i =1

xi
n
n i =1

(mdia )

( x x )2
n 1 (desvio padro )

Para uma varivel aleatria contnua, a probabilidade dada pela rea


a

abaixo da curva da funo - P( x ) =

f ( x ).dx .

Entretanto, a integrao

trabalhosa, sendo mais prtico usar valores da integrao que j se encontram tabelados. Caso fosse utilizada a funo tal como ela j foi definida, seria necessria uma tabela para cada valor de mdia e desvio padro. Para que seja possvel o uso de apenas uma tabela, utiliza-se o artifcio de se transformar a distribuio normal, obtendo-se a distribuio normal padro ou reduzida:

xx Z= ;

P(z) =

1 e 2 . dz 2

2 z z

OBS. - Esta integral no tem soluo analtica. Para seu clculo pode-se utilizar tabelas estatsticas que fornece P(z) em funo da rea sob a curva normal de distribuio e o valor de Z (anexo 1). - A funo probabilidade tabelada para associar a varivel reduzida e freqncia. - Na distribuio normal se trabalha com valores ordenados na ordem crescente; - O clculo de T se faz por 1/P=1/F para F<0,5 (mnimo) e por 1/(1-P) = 1/(1-F) para F >= 0,5 (mximo).
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
49

Hidrologia

Agosto/2006

-1

Problemas: a) conhecida a freqncia, estimar o valor da varivel a ela associada; e b) conhecido o valor, estimar a freqncia. 4.7.2.2. Distribuio de Gumbel Tambm conhecida como distribuio de eventos extremos ou de FicherTippett e aplicada a eventos extremos, em sries anuais. Quando for de interesse estudar os valores mximos provveis de um fenmeno, a srie anual deve conter os valores mximos observados em cada ano, ordenados no sentido decrescente, que o caso das precipitaes e vazes mximas. Quando for de interesse estudar os valores mnimos provveis de um fenmeno, a srie dever conter os valores mnimos de cada ano, ordenados de forma crescente; este o caso das vazes mnimas. Esta distribuio assume que os valores de X so limitados apenas no sentido positivo; a parte superior da distribuio X, ou seja, a parte que trata dos valores mximos menos freqentes do tipo exponencial, a funo tem a seguinte forma:

P= 1 e e

em que: a varivel reduzida da distribuio Gumbel. Entende-se por P, a probabilidade de que o valor extremo seja igual ou superior a um certo valor XT. Ento, (1 P), ser a probabilidade de que o valor
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
50

Hidrologia

Agosto/2006

extremo seja inferior a XT. O perodo de retorno do valor XT, ou seja, o nmero de anos necessrios para que o valor mximo iguale ou supere XT obtido por:

T=

1 (P PT) sendo PT a precipitao de freqncia conhecida. P

Substituindo a equao anterior na funo de probabilidade, o perodo de retorno (T) pode ser estimado da seguinte forma:

T=

1 1 e e

A varivel a varivel reduzida e o seu valor deduzido tomando duas vezes o logaritmo neperiano na funo de probabilidade. O resultado final desta operao :

= ln[ ln(1

1 )] T

Empregando-se esta distribuio, as freqncias tericas podem ser calculadas a partir da mdia e o desvio padro da srie de valores mximos. Desta forma:

X = X + S x .K

K=

n Sn

em que X = o valor extremo com perodo de retorno T;

X = a mdia dos valores extremos;


Sx = desvio padro dos valores extremos; n = nmero de valores extremos da srie; = varivel reduzida;
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
51

Hidrologia

Agosto/2006

n = mdia da varivel reduzida com n valores extremos; e Sn= desvio padro da varivel .
Quando n muito grande tem-se: n = 0,5772 e Sn = 1,2826. Estes valores so tabelados e apresentados a seguir. Tabela Valores de n e Sn em funo do valor de n. n 10 15 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44

n 0,4967 0,5128 0,5236 0,5252 0,5268 0,5283 0,5296 0,5309 0,5320 0,5332 0,5343 0,5353 0,5362 0,5371 0,5380 0,5388 0,5396 0,5403 0,5410 0,5418 0,5424 0,5430 0,5436 0,5442 0,5448 0,5453 0,5458

Sn 0,9573 1,0206 1,0628 1,0696 1,0754 1,0811 1,0864 1,0915 1,0961 1,1004 1,1047 1,1086 1,1124 1,1159 1,1193 1,1226 1,1255 1,1285 1,1313 1,1339 1,1363 1,1388 1,1413 1,1436 1,1458 1,1480 1,1499

n 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72

n 0,5463 0,5468 0,5473 0,5477 0,5481 0,5485 0,5489 0,5493 0,5497 0,5501 0,5504 0,5508 0,5511 0,5515 0,5518 0,5521 0,5524 0,5527 0,5530 0,5533 0,5535 0,5538 0,5540 0,5543 0,5545 0,5548 0,5550 0,5552

Sn 1,1519 1,1538 1,1557 1,1574 1,1590 1,1607 1,1623 1,1638 1,1658 1,1667 1,1681 1,1696 1,1708 1,1721 1,1734 1,1747 1,1759 1,1770 1,1782 1,1793 1,1803 1,1814 1,1824 1,1834 1,1844 1,1854 1,1863 1,1873

n 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100

n 0,5555 0,5557 0,5559 0,5561 0,5563 0,5565 0,5567 0,5569 0,5570 0,5572 0,5574 0,5576 0,5578 0,5580 0,5581 0,5583 0,5585 0,5586 0,5587 0,5589 0,5591 0,5592 0,5593 0,5595 0,5596 0,5598 0,5599 0,5600

Sn 1,1881 1,1890 1,1898 1,1906 1,1915 1,1923 1,1930 1,1938 1,1945 1,1953 1,1960 1,1967 1,1973 1,1980 1,1987 1,1994 1,2001 1,2007 1,2013 1,2020 1,2026 1,2032 1,2038 1,2044 1,2049 1,2055 1,2060 1,2065

4.7.3. Risco Dentro deste estudo, uma outra possibilidade a considerar a de que um certo fenmeno se repita ou no com certa intensidade pelo menos uma vez, porm dentro de N anos. Esse tipo de estudo particularmente importante
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
52

Hidrologia

Agosto/2006

quando se analisam eventos (chuvas mximas, enchentes, etc.) para dimensionamento de estruturas hidrulicas de proteo. Neste caso, o valor de T (perodo de retorno) corresponde a um valor extremo da srie anual. Nesses projetos so tambm considerados fatores econmicos e a ociosidade da estrutura se for superdimensionada. Por isso, um critrio para a escolha de T baseado no chamado risco permissvel ou o risco que se quer correr para o caso de ruptura ou falha da estrutura. A probabilidade de que uma precipitao extrema de certa intensidade seja igualada ou superada uma vez dentro de um ano :

P=

1 T

A probabilidade de no ser superada :

P= 1 P = 1

1 T

A probabilidade de no ocorrer um valor igual ou maior (ou de no ser superada) dentro de N quaisquer anos :

J = PN ou J = (1 P)N
Por outro lado, a probabilidade de ser superada pelo menos uma vez dentro de N anos :

J = 1 PN ou J = 1 (1 P)N
e portanto:

P = 1 (1 J)1 / N
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
53

Hidrologia

Agosto/2006

em que: J denominado o ndice de risco. Em outras palavras (J) a probabilidade de ocorrncia de um valor extremo durante N anos de vida til da estrutura. Exemplo: 1) Uma precipitao elevada tem um tempo de recorrncia de 5 anos. a) Qual a sua probabilidade de ocorrncia no prximo ano? P = 1/T = 1/5 = 0,20 ou 20% b) Qual a sua probabilidade de ocorrncia nos prximos trs anos? n = 3; J = 1 (1 0,20 )3 = 48,8% 2) No projeto de uma estrutura de proteo contra enchentes deseja-se correr um risco de ruptura de 22% para uma vida til de 50 anos. Qual o perodo de retorno para o valor de enchente em mdia esperado?

P = 1 (1 0,22)1 / 50 = 0,004957;

T=

1 = 201,73 anos P

4.8. Anlise das Chuvas Intensas Para projetos de obras hidrulicas, tais como vertedores de barragens, sistemas de drenagem, galerias pluviais, dimensionamento de bueiros, conservao de solos, etc., de fundamental importncia se conhecer as grandezas que caracterizam as precipitaes mximas: intensidade, durao e freqncia. Com relao conservao do solo, alm das precipitaes mximas com vistas ao dimensionamento de estruturas de conteno do escoamento superficial, a erosividade das chuvas tem grande importncia, pois est diretamente relacionada com a eroso do solo.
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
54

Hidrologia

Agosto/2006

A precipitao mxima entendida como a ocorrncia extrema, com determinada durao, distribuio temporal e espacial crtica para uma rea ou bacia hidrogrfica. A precipitao tem efeito direto sobre a eroso do solo, em inundaes em reas urbanas e rurais, obras hidrulicas, entre outras. O estudo das precipitaes mximas um dos caminhos para conhecer-se a vazo de enchente de uma bacia. As equaes de chuva intensa podem ser expressas matematicamente por equaes da seguinte forma:

i=

X ( t + b)c

em que: i a intensidade mxima mdia para a durao t, b; e X e c so parmetros a determinar. Alguns autores procuram relacionar X com o perodo de retorno T, por meio de uma equao do tipo C = KTa, que substituda na equao anterior:

i=

KT a ( t + b)c

Equaes de chuva para algumas cidades brasileiras:


99,154T 0,217 ( t + 26)1,15

Rio de Janeiro

i=

Belo Horizonte

i=

1447,87T 0,10 ( t + 8)0,84

Fortaleza

i=

506,99T 0,18 ( t + 8)0,61


55

Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva

Hidrologia

Agosto/2006

4.9. Exerccios 1) Estimar o total mensal de precipitao em maro de 1982 em Seropdica, conhecendo-se os dados abaixo: a) Mtodo das Mdias Aritmtica? b) Mtodo da Mdia Ponderada?
ESTAO Seropdica Santa Cruz Bangu Tingu TOTAL ANUAL MDIA MDIO 1970/1987 (em maro) 1250 115,7 1180 98,5 1310 52,3 1080 80,2 TOTAL 1982 (em maro) ----52,5 71,7 37,8

2) Dados de precipitao de totais anual de 54 anos: P = 1468 mm e S = 265 mm. Qual o valor da precipitao, para os seguintes perodos de retorno ? a) 50 anos. b) 100 anos. Qual o valor do tempo de recorrncia, para as seguintes precipitaes ? c) 747,1 mm. d) 2130,7 mm. 3) Uma srie histrica com valores mximos de precipitao (mm/dia) contm 18 anos de observao: 180, 175, 220, 130, 156, 189, 154, 132, 175, 143, 187, 190, 122, 108, 104, 180, 203, 180. Utilizar n = 0,5236 , S n = 1,0628 . Pede-se: a) Utilizando o mtodo de Kimball, calcular a freqncia associada a cada valor de precipitao. Sabendo que P = 162,7 mm / dia e S = 33,2 mm / dia . b) Qual a probabilidade de ocorrer um valor menor que 154 mm/dia? c) Qual o valor de precipitao esperado para T = 50 anos. 4) Uma srie histrica com totais anuais de precipitao contm 20 anos de observao; a mdia de 1200,0 mm e o desvio-padro de 114,9 mm. Pedese: a)Qual o valor de precipitao associado a um perodo de retorno de 75 anos? b)Qual o perodo de retorno associado a uma precipitao de 1400 mm?
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
56

Hidrologia

Agosto/2006

5) Com os dados de precipitao mxima diria (tabela abaixo), pede-se: a) Quantos dados tem uma srie anual e qual seria ela? b) Qual o valor mdio da srie parcial? (Valor de referncia = 90 mm) c) Sabendo que n = 0,4967 e Sn = 0,9573 , determinar o valor de precipitao associado a um perodo de retorno de 50 anos.
Ano 1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979 1980 Jan 58,3 81,4 90,2 85,3 70,5 77,6 78,4 90,9 99,2 95,4 60,2 Fev 60,4 70,3 72,4 60,5 80,4 52,3 50,4 62,3 71,9 69,8 90,4 Mar 51,1 65,4 60,2 58,4 57,6 54,4 30,3 48,5 47,9 42,4 45,6 Abr 30,2 40,2 18,4 20,5 25,6 30,1 32,4 28,5 30,2 28,6 18,4 Mai 25,5 18,4 15,5 12,4 10,5 15,6 13,7 20,5 0,0 30,5 18,2 Jun 10,2 0,0 9,8 8,2 7,6 8,4 9,5 7,6 0,0 6,5 9,8 Jul 8,2 7,8 6,2 0,0 7,3 7,5 0,0 6,5 6,3 7,9 8,0 Ago 0,0 4,0 8,0 9,0 10,5 9,8 11,6 15,7 12,3 13,4 12,8 Set 61,9 70,4 30,4 59,6 58,4 55,0 53,0 48,4 69,8 65,0 63,0 Out 70,4 80,3 60,4 72,3 75,4 78,9 72,9 80,1 92,8 80,4 85,3 Nov 81,9 82,4 68,9 84,2 79,8 80,1 81,9 83,4 81,2 92,3 89,1 Dez 80,5 70,5 65,6 77,8 88,4 67,3 72,4 85,2 86,4 91,2 89,2

6) Determinar a probabilidade do total anual de precipitao em Piracicaba - SP ser maior ou igual que 1500 mm e o tempo de recorrncia desta chuva? (utilizar mtodo de Kimball ).
ANO 1917 1918 1919 1920 1921 1922 1923 1924 1925 1926 1927 1928 1929 1930 1931 1932 1933 1934 1935 1936 1937 1938 1939 1940 mm 1135 1123 1089 1215 812 1214 1429 894 1007 1547 1305 1278 1558 1506 1516 1320 970 906 1292 1203 1264 1173 1480 1339 ANO 1941 1942 1943 1944 1945 1946 1947 1948 1949 1950 1951 1952 1953 1954 1955 1956 1957 1958 1959 1960 1961 1962 1963 1964 mm 1285 1163 1634 1172 1569 985 1552 1229 1707 1423 1192 1111 890 1081 1223 953 1303 1489 1320 1531 961 1567 946 993
57

Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva

Hidrologia

Agosto/2006

7) Considere os seguintes dados mximos dirios de precipitao (mm.d-1):


A B 102,7 113,5 131,5 104,0 112,2 125,0 145,2 52,1 86,8 76,6 57,3 130,0 67,0 78,0 85,6 59,0 61,4 40,4 90,0 60,8 40,4 78,3 87,5 62,9 69,0 52,0 84,1 74,0 60,0 136,4 102,8

Fazendo o ajuste entre os dados das estaes A e B, foi obtida a equao linear: Y = 0,7124 . X + 22,5880 . Com isso, pede-se: a) A srie completa da estao B; Considere: n = 0,5128 e Sn = 1,0206 b) Qual o valor de precipitao associado a T = 100 anos e qual a sua probabilidade de ocorrncia? c) A chuva de 120 mm.d-1 est associada a qual perodo de retorno?

8) (Questo 03 do Concurso Pblico da ANA 2002 Certo ou Errado) a) (item 2) As trs principais grandezas que caracterizam a precipitao pontual so altura, durao e intensidade. b) (item 3) As chuvas convectivas s ocorrem nas proximidades de grandes montanhas. 9) (Questo 06 do Concurso Pblico da ANA 2002) Em uma bacia hidrogrfica esto instalados cinco postos pluviomtricos cujas reas de influncia esto indicadas na tabela abaixo. Posto rea de influncia (km2) Altura de chuva (mm) A 327 83 B 251 114 C 104 60 D 447 136 E 371 70

Conhecidas as alturas de uma chuva intensa ocorrida no dia 02/05/1997, a altura de chuva mdia, usando, respectivamente, os mtodos da mdia aritmtica e dos polgonos de Thiessen, so: a) b) c) d) e) 92,6 mm; 95,2 mm 83,1 mm; 78,3 mm; 102,4 mm; 118,3 mm 92,6 mm; 99,2 mm 92,6 mm; 98,2 mm

Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva

58

Hidrologia

Agosto/2006

10) (Questo 07 do Concurso Pblico da ANA 2002) Uma estao pluviomtrica X ficou inoperante durante um ms na qual uma tempestade ocorreu. As medies da tempestade em trs estaes vizinhas A, B e C foram, respectivamente, 47 mm; 43 mm e 51 mm. As precipitaes mdias normais anuais nas estaes X, A, B e C so, respectivamente, 694 mm; 826 mm; 752 mm e 840 mm. A precipitao na estao X corresponde a: a) b) c) d) e) 44,0 mm 42,0 mm 40,0 mm 38,0 mm 36,0 mm

11) (Questo 18 Prova de Hidrologia Concurso CPRM 2002 - Certo ou Errado) a) (item 2) Se um pluviograma registrar a ocorrncia de 78,6 mm de

precipitao no intervalo das 15 h 35 min s 17 h 55 min, a intensidade dessa precipitao estar no intervalo entre 33 mm/h e 35 mm/h e o volume precipitado sobre uma bacia com 36,4 km2 estar entre 2,5 x 106 m3 e 3,0 x 106 m3. b) (item 5) Uma estao pluviomtrica X deixou de operar durante alguns

dias de um ms, quando houve forte chuva. As alturas pluviomtricas nesse ms, em trs estaes vizinhas A, B e C foram de 106 mm, 88 mm, e 122mm, respectivamente. Nesse caso, sabendo que as alturas pluviomtricas normais anuais nas estaes A, B, C e X so de 978 mm, 1.120 mm, 934 mm e 1199 mm, respectivamente, correto afirmar que a altura pluviomtrica mensal no ms com falha, na estao X, estar no intervalo entre 125 mm e 130 mm.

12) (Questo 19 Prova de Hidrologia Concurso CPRM 2002 - Certo ou Errado) a) (item 3) Ao realizar a medio da precipitao por meio de pluvimetros, obtm-se apenas o valor totalizado da precipitao no intervalo entre medies usualmente 24 h - ,enquanto que a utilizao de pluvigrafos permite determinar intensidades de precipitao para pequenos intervalos de tempo.
Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva
59

S-ar putea să vă placă și