Sunteți pe pagina 1din 9

CURSO TCNICO EM MECNICA

Disciplina: ELETRICIDADE Prof. Giovane Gai Soares

Aula 2 2.1Diferena de Potencial - TENSO


Em virtude da fora do se campo eletrosttico, uma carga eltrica capaz de realizar trabalho ao deslocar outra carga por atrao ou repulso. A capacidade de uma carga realizar trabalho chamada de potencial. Quando uma carga for diferente da outra, haver uma diferena de potencial entre elas. A soma das diferenas de potencial de todas as cargas do campo eletrosttico conhecida como fora eletromotriz (fem). A unidade fundamental de diferena de potencial o volt(V). O smbolo usado para a diferena de potencial V, que indica a capacidade de realizar trabalho ao se forar os eltrons a se deslocarem. A diferena de potencial chamada de TENSO. Obs: (Alguns autores utilizam inadequadamente a expresso VOLTAGEM.) Exemplo 1: Qual o significado da tenso de sada de uma bateria ser igual a 6V? Uma tenso de sada de 6V quer dizer que a diferena de potencial entre os dois terminais da bateria de 6V. Assim sendo, a tenso basicamente a diferena de potencial entre dois pontos.

2.2 A CORRENTE O movimento ou o fluxo de eltrons chamado de corrente. Para se produzir a corrente, os eltrons devem se deslocar pelo efeito de uma diferena de potencial. A corrente representada pela letra I. A unidade fundamental com que se mede a corrente o ampre (A). Um ampre de corrente definido como o deslocamento de um Coulomb atravs de um ponto qualquer de um condutor durante um intervalo de tempo de um segundo.

2.3 FLUXO DE CORRENTE Num condutor como, por exemplo, num fio e cobre, os eltrons livres so cargas que podem ser deslocadas com relativa facilidade ao ser aplicada uma diferena de
ELETRICIDADE Aula 2 Pgina 1

CURSO TCNICO EM MECNICA


Disciplina: ELETRICIDADE Prof. Giovane Gai Soares

potencial. Se ligarmor s duas extremidades de um fio de cobre uma diferena de potencial, a tenso aplicada (1,5V) faz com que os eltrons livres se desloquem. Essa corrente consiste num movimento dos eltrons a partir do ponto de carga negativa, Q, numa das extremidades do fio, seguindo atravs do fio, e voltando para a carga positiva +Q, na outra extremidade. O sentido do movimento dos eltrons do lado negativo da bateria, passando atravs do fio, e de volta ao lado positivo da bateria. O sentido de fluxo de eltrons de um ponto de potencial negativo para um ponto de potencial positivo. A seta contnua (Fig 1) indica o sentido da corrente em funo do fluxo de eltrons. O sentido do movimento das cargas positivas, oposto ao fluxo de elltrons, considerado como o fluxo convencional da corrente e indicado pela seta tracejada (fig 1). Em eletricidade bsica, os circuitos so geralmente analisados em termos da corrente convencional sentido das cargas positivas em movimento. Qualquer circuito pode ser analizado tanto atravs do fluxo de eltrons como do fluxo convencional em sentido oposto. OBS: Para efeito de clculos ser considerado o fluxo convencional.

Fig1- Diferena de potencial aplicada s duas extremidades de um fio condutor 2.4 CORRENTES E TENSO CONTNUA E ALTERNADA A corrente contnua (dc ou cc) a corrente que passa atravs de um condutor ou de um circuito somente num sentido (fig 2 a). A razo dessa unidirecional se deve ao fato das fontes ELETRICIDADE Aula 2 Pgina 2

CURSO TCNICO EM MECNICA


Disciplina: ELETRICIDADE Prof. Giovane Gai Soares

de tenso, como as pilhas e as baterias, manterem a mesma polaridade da tenso de sada (fig.2b). A tenso fornecida por essas fontes chamada de tenso de corrente contnua ou simplesmente de tenso dc ou tenso cc. Uma fonte de tenso contnua pode varia o valor da sua tenso de sada, mas se a polaridade for mantida, a corrente fluir somente num sentido.

Fig. 2- Formas de onda de uma corrente cc e de uma tenso cc constante.

Exemplo 2

Suponhamos que a polaridade da bateria da fig 1-9b fosse invertida. Desenhe as novas curvas da corrente e da tenso. Com a polaridade invertida, a corrente fluir agora no sentido oposto. As curvas ficaram da seguinte forma:

ELETRICIDADE Aula 2

Pgina 3

CURSO TCNICO EM MECNICA


Disciplina: ELETRICIDADE Prof. Giovane Gai Soares

Tabela 1 Unidades derivadas do SI

Grandeza Energia Fora Potncia Carga eltrica Potencial Eltrico Resistncia eltrica

Unidade joule newton watt coulomb volt ohm

Smbolo J N W C V F H Hz

capacitncia eltrica farad Indutncia eltrica Frequncia henry hertz

2.5 PREFIXOS MTRICOS

No estudo da eletricidade bsica algumas unidades eltricas so pequenas demais ou grandes demais para serem expressas convenientemente. Por exemplo, no caso da resistncia, frequentemente utilizamos valores em milhes ou milhares de ohms (). O prefixo quilo (designado pela letra k) mostrou-se uma forma conveniente de se representar mil. Assim, em vez de se dizer que um resistor tem um valor de 10.000, normalmente nos referimos a ele como um resistor de 10kilohms (10k). No caso da corrente, frequentemente utilizamos valores de milsimos ou milionsimos de ampre. Utilizamos ento expresses como miliampres e microampres. O prefixo mili uma forma abreviada de se escrever milsimos e micro uma abreviao para milionsimos.

ELETRICIDADE Aula 2

Pgina 4

CURSO TCNICO EM MECNICA


Disciplina: ELETRICIDADE Prof. Giovane Gai Soares

Tabela 3 - Principais grandezas Eltricas 1000000 x maior

GRANDEZA UNIDADE Tenso Corrente Resistncia Potncia

1000 x maior

1000 x menor

1000000 x menor

Volt ( V ) Ampre(A) Ohm () Watt(W)

Kv KA k kW

MV MA M MW

mV mA m mW

V A W

Tabela 4 - Unidades mtricas PREFIXO SMBOLO Fator de Mult. Tera Giga Mega Kilo Unidade Mili Micro Nano Pico Fento Atto T G M K 1 m n p f a 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10
12 9 6 3 1 -3 -6 -9 -12 -15 -18

Exemplo 3 Um resistor tem um valor de 10M estampado no seu invlucro. Quantos ohms de resistncia tem esse resistor? R: A letra M representa mega ou milhes. Logo, o resistor tem um valor de 10 mega ohms (M) ou de 10 milhes de ohms. Exemplo 4 Uma estao geradora de energia tem a capacidade de fornecer 500.000 watts(W). Qual a sua capacidade em quilowatts (KW)? R: 500.000 W = 500kW Pgina 5

ELETRICIDADE Aula 2

CURSO TCNICO EM MECNICA


Disciplina: ELETRICIDADE Prof. Giovane Gai Soares

2.6 EXERCCIOS DE FIXAO 5.600.000 em megohms 2,2 M em ohms 0,013kV em Volts 20.000 A em ampres 0,25 mA em microampres 10.000V em quilovolts 4.000.000W em megawatts (MW) 200ns em segundos 5,6 M 2.200.000 13 V 0,02 A 250 A 10 kV 4 MW 0,000 000 2s

3. Associao De Resistores
3.1 Associao em Srie Quando resistores so conectados de forma que a sada de um se conecte a entrada de outro e assim sucessivamente em uma nica linha, diz-se que os mesmos esto formando uma ligao srie. Neste tipo de ligao a corrente que circula tem o mesmo valor em todos os resistores da associao, mas a tenso aplicada se divide proporcionalmente em cada resistor.

Os resistores que compem a srie podem ser substitudos por um nico resistor chamado de Resistor Equivalente. Como a corrente comum a todos os termos da equao ela pode ser simplificada (cortada) nos dois lados da igualdade:

Req= R1+R2+R3
OBS:

ELETRICIDADE Aula 2

Pgina 6

CURSO TCNICO EM MECNICA


Disciplina: ELETRICIDADE Prof. Giovane Gai Soares

A Req de uma associao em srie igual soma das resistncias dos resistores.

3.2 Associao em Paralelo Quando a ligao entre resistores feita de modo que o incio de um resistor ligado ao incio de outro, e o terminal final do primeiro ao termina final do segundo, caracteriza-se uma ligao paralela. Neste tipo de ligao, a corrente do circuito tem mais um caminho para circular, sendo assim ela se divide inversamente proporcional ao valor do resistor. J a tenso aplicada a mesma a todos os resistores envolvidos na ligao paralela.

Como a tenso a mesma, e comum a todos os termos da igualdade, ela pode ser simplificada, restando ento:

OBS: O inverso da Req de uma associao em paralelo igual soma dos inversos das resistncias dos resistores.

Para dois resistores em paralelo possvel calcular a Req atravs de uma outra frmula:
ELETRICIDADE Aula 2 Pgina 7

CURSO TCNICO EM MECNICA


Disciplina: ELETRICIDADE Prof. Giovane Gai Soares

3.3 Associao Mista o caso mais encontrado em circuitos eletrnicos. Neste caso h resistores ligados em srie e interligados a outros em paralelo. Para se chegar a Req, faz-se o clculo das associaes srie e paralelo ordenadamente, sem nunca misturar o clculo, ou seja, associar um resistor em srie a outro esteja numa ligao paralela.

EXERCCIOS: Encontrar a resistncia equivalente dos circuitos: a)

b)

ELETRICIDADE Aula 2

Pgina 8

CURSO TCNICO EM MECNICA


Disciplina: ELETRICIDADE Prof. Giovane Gai Soares

ELETRICIDADE Aula 2

Pgina 9

S-ar putea să vă placă și