Sunteți pe pagina 1din 9

AS CONTRIBUIES DO SERVIO SOCIAL NA ATENO E CUIDADO ESPECIAL PESSOA IDOSA

Nome

RESUMO

O Brasil despertou para a necessidade da incluso social da Terceira Idade com as leis que contribuem gradativamente para a cidadania e incluso social. Os grupos de terceira idade fazem parte constituinte do enfoque do Servio Social, como um dos segmentos que necessitam de cuidados. O objetivo deste estudo avaliar as contribuies do Servio Social na ateno e cuidado ao idoso. A metodologia do estudo orientou-se pesquisa bibliogrfica com base em pressupostos tericos de autores. Conclui-se que a contribuio do profissional de servio social os idosos atender os direitos de sade pblica garantindo acesso sade, ao lazer e s informaes de importantes que produzam transformaes qualitativas na vida dos idosos.

Palavras-chave: Servio Social, Terceira Idade, Incluso Social, Qualidade de Vida.

1 INTRODUO

O estudo trata da contribuio do servio social ao idoso, levando-se em considerao os programas pblicos que so oferecidos devem contribuir para a qualidade de vida, a melhoria da sade e dinmica social e interacional dos grupos de terceira idade que favorecem a incluso social. Apresenta-se uma viso geral dos grupos de Terceira Idade, considerando suas necessidades sociais, culturais e afetivas atravs da problematizao das questes que envolvem o direito sade e qualidade de vida. O estudo compreende uma anlise da vivncia do idoso sob o ponto de vista do servio social, voltado ao campo da assistncia sade psicossocial e mental. Nesse sentido a problemtica de estudo aponta a seguinte questo: Qual a contribuio do servio social na rede de relaes nos programas de atuao social e de sade bsica na pessoa idosa? A hiptese de estudo aponta que a contribuio do servio social se d mediante a participao ativa nos programas sociais com o auxlio em processos de avaliao das formas

de melhorar a qualidade de vida dos idosos e as formas de comunicao e informao educativa em relao aos assuntos de sade geral, qualidade de vida e educao integral. O servio social tem sua origem na postura tica de auxiliar nos direitos sociais, nos problemas sociais que afetam a sade dos idosos e as formas de melhoria da qualidade de vida no processo de dinmica social, s doenas da terceira idade sejam conhecidas e controladas em programas sociais de polticas pblicas. A Terceira Idade comea aps os 60 a 65 anos e se constitui em uma fase da vida vista com pessimismo, o ato de envelhecer e suas consequncias para o ser humano, implica no enfrentamento de situaes reais e novas perspectivas diante de um mundo carente de solidariedade, tica responsvel e de respeito ao idoso. nesse contexto que o estudo importante para obter informaes sobre o servio social e sua atuao no campo da sade pblica no atendimento pessoa do idoso. O objetivo dos estudos identificar a contribuio do servio social ao apoio e cuidado especial aos grupos de terceira idade, analisar suas vivncias na sociedade, avaliar suas necessidades humanas que podero ser realizadas por programas sociais em instituies pblicas e privadas. Justifica-se a realizao do estudo com base no pressupostos de queo servio social muito importante como que marca a dinamismo dos programas sociais no apoio aos idosos, diante do surgimento de algumas doenas mais comuns na velhice e tambm doenas psicossociais que devem ser tratadas com terapia emocional e cognitiva. A relevncia do estudo situa-se na reflexo sobre o Servio Social na valorizao da cidadania dos grupos de terceira idade como forma de resgatar os direitos e a cidadania, atravs de princpios norteadores para beneficiar esse grupo social j que existem diferenas entre a Constituio e a realidade vivida pela populao idosa acerca das noes mnimas de cidadania ainda sendo conquistadas.

2 O SERVIO SOCIAL E OS GRUPOS SOCIAIS DA TERCEIRA IDADE

O Servio Social tem contribudo para desenvolver projeto de extenso cujo eixo se constitui na participao social e cidadania na terceira idade. Os profissionais de servio social oferecem diversas atividades que tornam a vida do idoso mais qualitativa e socialmente ativa. Conforme Miranda e Cavalcanti (2005, p. 1):

O Servio Social surge como profisso atrelada ideologia dominante e doutrina social da Igreja Catlica como resposta ao acirramento das contradies capitalistas em sua fase monopolista para o controle da classe trabalhadora e a legitimao dos setores dominantes e do Estado.

Avalia-se que a origem do Servio Social surge das diretrizes assistenciais da igreja Catlica, como forma de reduzir a marginalizao social de classes sociais oprimidas pela pobreza e a falta de apoio das polticas pblicas. A evoluo do servio social teve como foco de atuao a criao do Cdigo de tica que influenciou as aes democrticas que favoreceram o surgimento de programas diversificados de Educao em Sade pblica. Nunes (2001, p. 1) avalia que:

A participao do profissional de servio social no processo de envelhecimento favorece os conhecimentos dos direitos sociais e ter uma participao mais ativa nos programas sociais. Essa nova forma de viver a velhice tem possibilitado a esses segmentos rever esteretipos e mitos que, ainda presentes em nossa sociedade, resultam numa representao negativa da velhice.

O profissional de servio social tem grande contribuio na reconstruo da auto-estima dos sujeitos da terceira idade, possibilitando a reduo do isolamento social e de uma visa sedentria, o incentivo a programas de participao social e o conhecimentos dos direitos sociais e garantias que as leis destinaram aos idosos. A importncia dos grupos sociais na sociedade se reflete na busca de uma dinmica da assistncia social no auxlio interao grupal dos grupos de terceira idade. Conforme Souza (2003, p. 2) avalia que:

O crescimento da populao idosa e conscientizao da sociedade sobre o idoso enquanto ser social, alm de resgatar o cuidado pela pessoa idosa por parte dos familiares. A prtica do Servio Social, tendo como determinante a autovalorizao do idoso, enquanto sujeito de direito. Historicamente, a profisso de Servio Social emergiu nos E.U.A. fundamentada no pragmatismo, utilitarismo e positivismo e, na Europa, pelos valores religiosos.

A prtica do servio social representa uma forma autovalorizar s pessoas da terceira idade em busca pelos direitos sociais bsicos que emergiu de movimentos religiosos. Segundo Souza (2003, p. 3):

No tange famlia e sociedade civil, o Servio Social tem como misso precpua, tecer consideraes e reflexes sobre a questo do idoso, baseado numa viso transformadora e crtica, despertando em ambas o cuidado e o respeito pela pessoa idosa.

Nesse contexto, a formao de grupos fundamental para o desenvolvimento da socializao entre as pessoas, os grupos tm a funo de permitir a interao social e o encontro que produz a percepo social, a comunicao, as atitudes, as mudanas de atitudes, e os papis sociais. A proposio bsica do Servio Social compreender a composio dos grupos e sua atuao no universo social, assim como seus fundamentos e pressupostos sociais,por semelhantes ou dessemelhantes que sejam seus modos de vida, suas ocupaes, seu carter ou sua inteligncia. O comportamento dos grupos sociais tem sido objeto de estudos da sociologia, psicologia, psiquiatria e outras reas de Cincias Humanas sob diversos enfoques e tendncias (marxismo, positivismo, existencialismo, etc.). Conforme Lane (1995, p. 2):

O homem um ser social por natureza. Entende-se aqui cada indivduo aprende a ser um homem nas relaes com os outros homens, quando se apropria da realidade criada pelas geraes anteriores, apropriao essa que se d pelo manuseio dos instrumentos e aprendizado da cultura humana.

Nesse sentido compreendemos a formao dos grupos como um meio social, de relaes sociais, que est em permanente movimento, buscando a atividade, a conscincia e a identidade, que so as propriedades ou caractersticas essenciais dos homens. O envelhecimento populacional, fenmeno observado na maioria dos pases tambm no Brasil, implica em aumento progressivo da prevalncia de doenas tornando necessrios polticas pblicas que possam estimular melhorias no atendimento de sade, nos aspectos epidemiolgicos, clnicos, teraputicos, preventivos e de reabilitao (JONAS, 2010). Conforme Miranda e Cavalcanti (2005) a conceituao de formao grupal complexa por que envolve vrios aspectos como as identificaes e projees de relaes e sentimentos envolvidos entre os integrantes do grupo e diversos fatores fazem parte da dinmica grupal. Miranda e Cavalcanti (2005, p. 2) observam que as organizaes grupais teriam fundamento em torno de um lder que funcionaria como objeto comum de vincularidade afetiva . Atualmente Lane (1995, p. 45) considera que a formao e a persistncia dos grupos e instituies buscam as interaes pessoais encaradas como fenmenos sociais .

O servio social tem a funo da tornar os grupos fortes pelos seus elos que podem estar definidos como objetivos comuns, seja para atingir uma meta ou para realizar determinada misso. A identificao pode ser entendida como uma expresso de um lao emocional com o outro, uma forma de se considerar aceito entre os seus iguais. Portanto, na formao de um grupo existe um objeto comum a todos, como um ideal que introjetado pelos membros do grupo que se alinham, pois, eles possuem uma parte psquica em comum. Este grupo exerce uma forte influncia sobre os indivduos que o compe, o indivduo adquire as caractersticas do grupo do qual faz parte, seja vocabulrio, vesturio, forma de pensar etc. (KAMEYAMA, 1998).

3 OS GRUPOS DE IDOSO E A VIVNCIA DA TERCEIRA IDADE

Diante do quadro de expanso dos grupos de Melhor Idade e as parcerias entre entidades pblicas e privadas na execuo de aes que priorizem atividades de lazer para esse segmento, considera-se ainda fundamental analisar as barreiras a serem superadas pelo idoso no que concerne sua adaptao social (MARTINELLI, 1994). O Servio Social expressa o papel primrio da formao cultural entre os grupos de Terceira Idade como ao integradora no processo de reinsero social, j que muitos idosos se acostumaram a uma vida pacata e inativa. Por vrios fatores de ordem cultural e familiar, o idoso tem medo de se socializar. Souza (2003, p. 2) avalia que:

Cabe ao Servio Social, em sua funo educativa e poltica, trabalhar os direitos sociais do idoso, resgatar sua dignidade, estimular conscincia participativa do idoso objetivando sua integrao com as pessoas, trabalhando o idoso na sua partic ularidade e singularidade.

Alguns preferem considerar que a famlia no permite a sua participao em grupos sociais de terceira idade. Portanto, h uma resistncia inicial, perfeitamente compreensvel, levandose em considerao as condies socioculturais do indivduo. Oliveira (1999, p. 9):

Nesse novo contexto, podemos entender como a viso de velhice e de educao, vo se transformando e ampliando no tempo e no espao. Em primeiro lugar, dando resposta aos avanos que refletem uma longevidade e as necessidades das novas geraes.

Assim, entende-se que as resistncias se concretizam no plano cultural, na viso de velhice como momento de isolamento e pouca atividade fsica. Em uma anlise psicossocial, no poderia deixar de apontar que seu percurso se iniciou quando o idoso retomou as suas origens formativas no modo de situar-se no plano de seus sujeitos na famlia e na sociedade. H muitos livros, dissertaes, teses e artigos publicados que tratam da velhice, do envelhecer ou da Terceira Idade. Tratam o tema como um perodo que ainda pode ser benfico para as atividades fsicas e uma boa qualidade de vida, em detrimento s anlises da dcada de 40 que expressava a idia de envelhecimento como um processo da inca pacidade, da fraqueza, da dependncia e impossibilidade de realizao de projetos. Nesse contexto, muitos idosos temem se deparar com a doena, com a precariedade, com a excluso e com a impossibilidade de encontrar no turismo pacotes que no estejamvoltados para tratamentos mdicos, fisioterpicos ou pacotes sem planejamento (FONSECA, 2005). No processo de adaptao do idoso para conviver em grupos de terceira idade, usufruindo de atividades scio-educativas, lazer e recreao, a resistncia se estende pelas condies opressoras, o sentimento de discriminao que se presentifica nas relaes de pessoas que fazem parte da Terceira Idade. Muitos idosos se prendem sua casa e famlia em um processo de conformao e torna-se saudoso, evitando as mudanas que venham mudar a sua rotina. Geralmente, os perfis destes idosos so marcados por aqueles que so apegados s suas antiguidades, seus mveis antiquados e a sua rotina. Souza (2003, p. 1) analisa que:

O desafio do servio social, diante da questo dos idosos que vivem momentos de excluso social, propender o dilogo entre as diferentes faixas etrias a fim de despertar a sensibilidade por todas as pessoas que sofrem diversas formas de discriminao, alm de potencializar a pessoa idosa a acreditar em si como pessoa de direitos, isso os levar a redescobrir sua verdadeira identidade.

Portanto, neste estudo considera-se a necessidade de investimentos voltados para o incentivo cultura como elemento de incluso social do idoso. Quando o comportamento psicossocial do idoso na Terceira Idade se expressa por atitudes de isolamento e saudosismos, a famlia precisar intervir e buscar envolver a pessoa em atividades de lazer e recreao, como veculo do pulsar um meio alternativo na vida. Assim, so grandes os desafios de incluso social de grupos da Terceira Idade, principalmente quando se trata de classe de baixa renda que necessita de programas sociais bsicos de sade e informaes. fundamental que as polticas pblicas possam assegurar um marketing cultural que possa funcionar como fora motriz de incentivo aos programas de Terceira Idade. O segmento da

Terceira Idade, assim como a execuo de polticas de infra-estrutura adequadas para fornecer a sade e a qualidade de vida.

4 A AO SOCIAL DOS GRUPOS DE TERCEIRA IDADE

A criao de programas voltados para a Terceira Idade no Brasil representa uma mobilizao social que progressivamente ganha adeptos na dimenso social e cultural dos programas sociais. As associaes pblicas e privadas favorecem a reintegrao do idoso na sociedade, favorece sua incluso e permite o desenvolvimento de aes sociais voltada para o segmento da Terceira Idade. O trabalho social desenvolvidas pelas entidades pblicas e privadas contribuem para o desenvolvimento da incluso social do idoso, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de brasileiros acima de 50 anos de idade. O papel do servio social no auxlio aos idosos se constitui na luta para chamar a ateno para a importncia da interiorizao da qualidade de vida das pessoas na conquista do direito a viver uma vida saudvel. Essa ao tambm poltica porque favorece a reflexo sobre a necessidade de parcerias polticas na produo de aes sociais de qualidade de vida em um esforo individual e coletivo (IAMAMOTO, 1999). A ao do servio social com os grupos de Terceira Idade melhorar a qualidade de vida facilitando seu acesso s atividades de cultura, de melhoria da sade, direitos humanos e reconhecimentos de direitos em lazer e recreao. A ao servio social com os grupos sociais de Terceira Idade contribui para a coeso social melhorando a qualidade de vida e estimulando uma vida social ativa (WEISSHAUPT, 1985, p. 12). As estratgias da criao dos programas sociais buscam a gerao de aes positivas que dinamizem as aes dos grupos de Terceira Idade atravs das cooperaes do setor privado e autoridades pblicas.

5 CONSIDERAES FINAIS

O servio social compreende um conjunto de aes que favorecem um atendimento especial aos idosos carentes de servios de sade, lazer e informaes sobre os direitos sociais, a realizao de uma grande diversidade de programas educativos que incluem informaes sobre sade, atividades fsicas, direitos bsicos, cidadania e sobre a importncia do Estatuto do Idoso na sociedade. Desta forma, homens e mulheres idosos tem a oportunidade de conhecer e desenvolver novas posturas diante do envelhecimento e do cuidado com a sade e da superao de discriminaes com os idosos que os impedem de conviver de forma inclusiva na sociedade.

Os profissionais da rea de Servio Social tm uma grande demanda de suporte e apoio ao segmento da Terceira Idade formando um elo de ligao entre os grupos e as atividades de participao social tm contribudo com esforos como a reflexo sobre a realidade de vida dos idosos em diversas comunidades e ampliam os conhecimentos sobre o envelhecimento social. Avaliou-se nesse estudo a contribuio do servio social no cuidado aos idosos em relao s informaes e atuao nos programas sobre doenas crnico-degenerativas e sua relao com as terapias alternativas relacionadas s atividades fsicas como natao, caminhada e hidroginstica que so atualmente parte das orientaes mdicas para a qualidade de vida. Ao mesmo tempo em que as atividades de servio social garantidas pelas polticas pblicas envolvem aspectos relativos assistncia nos processos psicossociais manifestados na velhice, os programas de socializao de grupos de Terceira Idade favorecem a incluso social e a qualidade de vida para a populao idosa, alm da elucidao da natureza do processo de envelhecimento. O processo de envelhecimento e a velhice preocupam os homens desde as primeiras civilizaes de forma que as pessoas buscam forma de superar as dificuldades relativas que se processam com a chegada da senilidade. Mas a preocupao sobre a sade e a qualidade de vida do idoso surgiu no sculo XX, com o apontamento de questes importantes em vrios paises que originaram servios sociais que tem a funo de dar assistncia ao idoso. Os programas sociais com o auxlio de profissionais permitem processos de avaliao das formas de melhorar a qualidade de vida dos idosos e as formas de comunicao e informao educativa em relao aos assuntos de sade geral e gerontologia. Conclui-se que a sociedade brasileira no est preparada para uma mudana no processo de aceitao da idade como elemento importante que pertence a um segmento social, a quem as polticas pblicas com os servios sociais tm buscado retirar da marginalizao social e da viso do idoso, como sujeito decrpito e sem mobilizao social. A contribuio do servio social para os idosos respeitar os direitos de associao e de expresso de suas experincias pessoais garantindo acesso sade, ao lazer e s informaes importantes que produzem mudanas na vida do idoso.

6 REFERNCIAS

FONSECA, T. Medeiros Alncar. da. Reflexes acerca da assessoria como atribuio e competncia do assistente social. In: Revista gora: Polticas Pblicas e Servio Social, a. 2, n. 3, dez. 2005. Disponvel em: . Acesso em: 19 ago. 2010.

LANE, S. Tamacho Costa R.. Psicologia social: o homem em movimento. So Paulo: Brasiliense, 1995.

KAMEYAMA, Nobuco Marmetde. F. A trajetria da produo de conhecimentos em servio social: avanos e tendncias (1975-1997). Cadernos ABESS/CEDEPSS, So Paulo, n. 08, p. 33-76, 1998.

MARTINELLI, Maria Lcia Frana Paes. O ensino terico-prtico do servio social: demandas e alternativas. Servio Social & Sociedade, So Paulo, n. 44, p. 61-76, 1994. Disponvel em: http://cacphp.unioeste.br/projetos/gpps/.../servico_social/MSS21.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2010.

MIRANDA, Ana Paula Rocha; CAVALCANTI, Patrcia Barreto. O servio social e sua tica profissional. In: Revista gora: Polticas Pblicas e Servio Social, a. 1, n. 2, jul. 2005. Disponvel em: . Acesso em: 20 ago. 2010.

NUNES, Alzira Tereza Garcia Lobato. Servio social e universidade de Terceira Idade: Uma proposta de participao social e cidadania para os idosos. Textos sobre Gerontologia e Envelhecimento, Rio de Janeiro, v.3, n. 5, maio/jun. Rio de Janeiro, 2001. Disponvel em: . Acesso em: 18 ago. 2010.

OLIVEIRA, Cirlene Aparecida Hilrio da Silva. Formao profissional em Servio Social: Velhos e novos tempos: Constantes desafios. 1999. Disponvel em: . Acesso em: 18 ago. 2010.

SOUZA, Dayse Jaqueline Macedo de. Servio Social na terceira idade: Uma prxi profissional. Lato & Sensu, Belm, v. 4, n. 1, pp. 3-5, out. 2003. Disponvel em: . Acesso em: 20 ago. 2010.

IAMAMOTO, Mrio Henrique V. O Servio Social na Contemporaneidade: Trabalho e formao profissional. 2. ed. Campinas, SP: Cortez, 1999.

WEISSHAUPT, Jean Robert. As funes scio-institucionais do servio social. So Paulo: Cortez, 1985.

S-ar putea să vă placă și