Sunteți pe pagina 1din 11

METODOLOGIA

VISUAL
CONCEITOS
PARA CONSTRUO DE MARCA
Trabalho realizado pelo aluno Felipe Pires de Paula para disciplina Metodologia Visual, Professor igor Libertador.

Construo de Conceitos
O conceito da marca uma das partes mais importantes na construo. ele que determina a representatividade da marca, ou seja, o que ela quer expressar. O relatrio a seguir uma atividade da disciplina de Metodologia Visual, que objetiva demonstrar a gerao de conceitos, que daro origem aos principais elementos de construo da marca:

Inovao

Vida

Evoluo
Exemplo 01) Marca do Bradesco e Conceitos. http://www.natanaelluis25.com.br/2011/07/bradesco.

Para a marca atual foram escolhidos trs conceitos aleatrios: Liberdade, Juventude, Simplicidade. Estes sero analisados em aspectos morfolgicos e visuais gerando conceitos de dicionrios, imagens conceituais, formas e cores. Atravs deles obteremos aspectos do memorial descritivo da marca bem como todas as diretrizes para a construo da mesma.

Liberdade
De acordo com significado encontrado em acervo virtual (http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade) a palavra pode possuir dois sentidos e muitas variantes :Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausncia de submisso, de servido e de determinao, isto , ela qualifica a independncia do ser humano. De maneira positiva, liberdade a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto , ela qualifica e constitui a condio dos comportamentos humanos voluntrios. A liberdade pode ser inserida em vrios contextos: liberdade religiosa, liberdade de imprensa e expresso, liberdade de libertar-se de algo ou algum. As imagens coletadas seguir demonstram vrias dessas manisfestaes de liberdade. Vamos entende-las:

Liberdade Religiosa:
A imagem representa o cone principal da liberdade religiosa; a declarao dos direitos humanos da ONU. (Organizao das Naes Unidas). Atravs deles todos os cidados so independentes na escolha de suas crenas e religies.

Exemplo 02) Monumento de declarao de direitos humanos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_religiosa

Liberdade de Imprensa:
Possui um importante papel na democracia, alm de ser uma conquista de vrios brasileiros que viveram anos de censura no perodo da ditadura. A liberdade de imprensa tambm est ligada liberdade de opinio, ou expresso, muito citada por jornalistas e publicitrios.

Liberdade de Expresso:

Exemplo 03) Imagem de governo e liberdade. Fonte:http:/comunicare2009.blogspot.com/2010/08/governaca o-e-liberdade-de-imprensa.g

A Liberdade de expresso o ato ou a autonomia de expressar-se sem quaisquer intervenes, condutas ou cdigos repressores. Est presente em toda produo artstica nacional, bem como em textos jornalsticos. Esse tipo de liberdade no est restrito a idias e pensamentos, mas tambm em comportamentos e atitudes: na moda, na msica, no teatro e na televiso.

Exemplo 04) Show de Maddona. Liberdade e Expresso. Fontehttp://www.interney.net/blogs/media/blogs/virunduns/show -madonna-brasil.jpg&imgrefurl.

Exemplo 05)Manifestante em passeata contra a corrupo. Fonte:http://viniciusjanoski.blogspot.com

Outros tipos de Liberdade:


O outros tipos de Liberdade abordados nos conceitos fotogrficos foram a liberdade poltica, representada pelo cone de libertao das provncias norte americanas em relao ao domnio Ingls: A esttua da Liberdade. Possui grande representatividade para o mundo todo. E a liberdade pessoal, que esta diretamente ligada a sensao de ser livre, seja caminhando, respirando ar puro, praticando um esporte, ou at mesmo estando com quem gostamos em situaes diversas. A imagem escolhida descreve um pr do sol em alguma praia do litoral brasileiro, onde a pessoa d saltos de alegria ao vento do litoral.

Exemplo 06) Esttua da Liberdade. cone de liberdade Poltica. Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatua_da_liberdade.

Exemplo 07) Jovem ao pr do sol. Fonte:http://pt.wikipedia.org/liberdade mulher.

Juventude
No dicionrio, a palavra Juventudesignifica Mocidade. 2.Estado de jovem, 3. Condio de Jovem, 4.Os moos. Mais precisamente faz referncia a fase da vida humana que antecede a velhice, porm no pode ser levada ao p da letra pois ser novo no significa ser jovem. Uma pessoa idosa por exemplo, pode denotar muito mais juventude do que um adolescente. A juventude que ser abordada aqui faz referncia no s ao estado fsico mas tambm ao estado mental. Geralmente as pessoas na juventude esto sujeitas a descobertas sobre o mundo que o cercam. Essas descobertas podem determinar a personalidade do jovem e sua maneira como ver o mundo para as outras fases de sua vida. Nessa imagem a jovem descontrai para foto enquanto observada por outros de seus colegas. interessante notar que juventude e liberdade so conceitos muito prximos, uma vez que geralmente o jovem possui esprito rebelde e muito mutante em suas escolhas e decises. No podemos esquecer que determinados produtos so utilizados com necessidade de se parecer mais jovem, portanto tambm fazem parte desse conceito.

Exemplo 08) Jovem descontrada em festa em AJU.2010 Fonte:Arquivo Pessoal

Exemplo 09) Grupo de jovens em acampamento: AJU.2010 Fonte:Arquivo Pessoal

Exemplo 10) Cosmticos: promessa de rejuvenescimento. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosm%C3%A9ticos

Simplicidade
No dicionrio, a palavra Simplicidadesf o estado natural do que simples. Simplesadj 2g 1.Cosntituido apenas de uma substncia ou elemento no composto. 2.Que no duplo ou mltiplo. 3. Sem misturas, sem ornatos. 4.De fcil compreenso, evidente.5. De fcil manejo. 6. Vulgar, ordinrio. 7.Ingnuo , tolo.8. Que vive sem luxo. 9.S, nico. A palavra denota sentidos positivos e negativos e pode ser representado atravs de objetos, pessoas, lugares, entre outros.

Exemplo 11)Comunidade Nova Friburgo -Rio de Janeiro. Fonte:http://cufabalsas.blogspot.com

Exemplo 12) Co quieto brincando com lata. Fonte: http://Acervo pessoal

O foco da pesquisa foi situaes da vida cotidiana que demonstrassem simplicidade. O exemplo 11 retrata o sentido negativo da simplicidade, no que se refere a viver sem luxo.Na realidade em condies sub humanas, como ainda vivem muitas comunidades no Brasil O co abraando a lata de Coca Cola um momento simples e nico, quando visto pelas lentes de um bom fotgrafo. A simplicidade e suas varias interpretaes tambm incluem o arroz com feijo, um prato simples e de grande valor na mesa dos brasileiros. No transito as placas de sinalizao devem ser simples e objetivas na mensagem, pois o tempo de raciocnio mnimo.

Exemplo 11) Exemplo 13) Arroz com Feijo: Um prato simples e essencial na mesa dos brasileiros. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.luciano pires.com.br Exemplo 13) Arroz com Feijo: Um prato simples e essencial na mesa dos brasileiros. Fonte: Acervo pessoal

Escolha das Imagens


O critrio de seleo das imagens foi a livre interpretao sobre os conceitos sugeridos. partir de trs imagens representaivas de cada conceito foram extraidas as cores, formas que predominam em cada imagem:

Liberdade:

R:94 G:130 B:128

R:196 G:200 B:211

R:242 G:245 B:252

R:226 G:147 B:72

R:142 G:64 B:52

R:144 G:64 B:252

Cores predominantes: Variaes entre azul claro e prpura, tonalidades mais frias.

R:194 G:228 B:255

R:163 G:157 B:161

R:17 G:67 B:76

Juventude:

R:130 G:164 B:113

R:180 G:181 B:186

R:178 G:143 B:77

Cores predominantes: Variaes entre rosa claro e prpura, ou roxo.

R:228 G:162 B:166

R:161 G:117 B:116

R:254 G:254 B:254

R:33 G:16 B:26

R:225 G:90 B:70

R:228 G:221 B:203

Simplicidade:

R:169 G: 47 B: 46

R:163 G:157 B:161

R:68 G:102 B:139

R:182 G: 94 B: 72

R:140 G:32 B:30

R:187 G:191 B:190

R:100 G:0 B:0

R:0 G:0 B:0

Escolha das Formas:

Liberdade:

Formas predominantes: Formas acentuadas com linhas cncavas voltadas para cima.

Juventude:

Formas predominantes: Variaes entre formas triangulares.

Simplicidade:

Formas predominantes: Variaes de formas arredondadas, com curvas sinuosas.

S-ar putea să vă placă și