Sunteți pe pagina 1din 4

Campo Harmnico Maior ( C.

H )
Ol Pessoal, Na matria desse ms tentarei esclarecer um pouco sobre Campo Harmnico Maior, sem dvida atravs dele podemos ter uma viso ampla sobre Escalas, Harmonias, Arpejos e suas formaes, ou seja, tocando tudo com conscincia. Campo Harmnico um grupo de notas tocados em uma seqncia lgica, obedecendo sempre as Regras de Intervalos impostas para que a sonoridade tenha sentido e coerncia. Primeira Regra: Os graus do campo harmnico so sempre simbolizados por nmeros romanos para que a regra seja aplicada em todas as tonalidades. O 1 Exemplo mostrado abaixo mostra o intervalo entre um grau e outro. Que ficaria assim| Tom |Tom | Semi Tom | Tom |Tom |Tom |Semi Tom| Tom: DUAS casas acima ou abaixo da nota que esta sendo tocada Semi Tom: UMA casa acima ou abaixo da nota que esta sendo tocada

Segunda Regra:

I Grau ser sempre Maior II Grau ser sempre Menor III Grau ser sempre Menor IV Grau ser sempre Maior V Grau ser sempre Maior VI Grau ser sempre Menor VII Grau ser sempre Meio Diminuto

Citadas a Regras vamos montar.

J temos todas as tonalidades naturais do C.H montadas acima, ao montar sozinho fiquem atentos para as regras de T T ST T T T ST pois ai est a definio e a lgica da montagem. Atravs de um Campo Harmnico harmonizado como este fica mais fcil para tirar msicas de ouvido, pois achando a nota PRINCIPAL da msica s se atentar e encaixar as notas que esto no campo desta. Nesse 2 exemplo montarei o mesmo Campo Harmnico acima s que desta vez acrescentando (7).

Sendo assim Notas Maiores como o I e IV ficaro com (7M) Notas Menores como II III VI ficaro (m7) E o V grau que por natureza uma nota de 7 Dominante levara apenas a (7) exemplo (G7)

interessante praticar essa harmonizao de forma bem meldica, ou descendo as notas na seqncia passada acima Ex: I7M - IIm7 - IIIm7 - IV7 - MV7 etc... Ou saltando os graus. Ex: I7M - V7 - VIm7 - IV7M etc... Lembre-se sempre dentro do campo de uma determinada tonalidade a ordem de harmonizao livre, assim podemse criar linhas meldicas de acordo com o feeling e pegada de cada um.

Exerccio para Fixao dos Graus. Nesse exerccio mostrarei que posso harmonizar dentro de um campo melodias que com certeza j foram ouvidas por muito de vocs.

No exerccio acima os graus passados podem ser adicionados as 7M, 7 e m7 caso queiram uma harmonia mais meldica. Ex: I7M - V7 - VI m7 - IV7M Um outro exemplo de graus para harmonizao pode ser: I7M - VIm7 - IIm7 - V7 Tomando como exemplo: C I7M - VIm7 - IIm7 - V7 C7M - Am7 - Dm7 - G7 Para exercitar interessante montar essa progresso em todas as tonalidades. Obs: Memorizao dos Graus e Notas e Seqncias sero fundamentais para desenvolvimento em formao de acordes, escalas etc... As regras do C.H tambm servem para que possamos montar Escalas Maiores Diatnicas, desfragmentando a regra que aplicamos nos exemplos acima de harmonizao como (m7) , ( M7) etc..., usaremos apenas as notas cruas como C D E F G A B C. Que so usadas em escalas, solos arpejos e por a vai. Fixando o pensamento na regra T T S/T T T T S/T, para a formao das mesmas.

Lembrando que o exemplo acima a escala maior de todas as tonalidades naturais, que chamado tambm de JNIO.

Obs: Escalas Diatnicas quando formado por notas que pertence a sua escala. Ex: C D E F G A B C Escalas No Diatnicas tm ao menos uma nota estranha a tonalidade Ex: C D E F G# A B C, mais esse exemplo deixamos mais para frente. Bom isso espero ter aberto um pouco mais a viso de vocs, estarei dando continuidade em minhas prximas matrias onde montaremos escalas, arpejos, acordes etc... Valeu... Deus Abenoe a Todos!

S-ar putea să vă placă și