Sunteți pe pagina 1din 3

ATPS Impar 1 O que moeda?

? A moeda pode ser definida pelas suas trs funes bsicas: Meio de Troca - com a moeda possvel obter os bens de que necessitamos sem necessidade de outros bens para dar em troca; Unidade de Conta - a moeda tambm utilizada para medir o valor das coisas e para efetuar comparaes de valor entre os diferentes bens; Reserva de Valor - com a moeda possvel efetuar aforo, transferindo capacidade de consumo para um perodo futuro. 3 Quais os tipos de moedas? Existem vrios tipos de moeda: moeda mercadoria: utilizao de um determinado bem, relacionado com a principal atividade da comunidade, como intermedirio das trocas (por exemplo, uma comunidade de pescadores utilizava o sal como moeda); moeda metlica: devido fraca durabilidade da moeda mercadoria e ao fato de por vezes no poder ser divisvel passou-se a usar a moeda metlica (ouro, prata, alumnio) que era mais resistente e mais divisvel; a moeda papel: notas emitidas pelos bancos como tinham sido depositado metal (inicialmente era convertvel, mas, como a maioria das pessoas no levantava o dinheiro e preferia utilizar as notas bancos os bancos passaram a emitir mais valor em notas do que o metal depositado. No entanto, esta situao era arriscada uma vez que se todos decidissem levantar o metal depositado, o banco no tinha como responder a todos. Assim o estado instituiu o curso forado das notas de banco); a moeda escritural : constituda pela movimentao de depsitos bancrios. A moeda tem trs importantes funes: meio de pagamento, reserva de valor (que no conseguida em perodos de inflao) e medida de valor. 5 Qual a composio do PIB? A Frmula para o clculo do PIB de uma regio a seguinte: PIB = C+I+G+XM. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na regio), G (gastos dos governos), X (exportaes) e M (importaes). 7 O que Poltica monetria?

Poltica Monetria pode ser definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da poltica econmica global do governo. Em outras palavras, podemos definir a poltica monetria como sendo o controle do sistema bancrio exercido por um governo na busca da estabilidade do valor da moeda, para evitar um balano de pagamento (registro do todas as transaes de carter econmico financeiros realizado por residentes de um pas com os residentes dos demais pases) adverso, para obter o pleno emprego. A poltica monetria age diretamente sobre o controle da quantidade de dinheiro em circulao, visando defender o poder de compra da moeda e pode ser restritiva e expansionista. 9 O que COPOM (Comit de Poltica monetria)? O Comit de Poltica Monetria (Copom) formado pelo presidente e os diretores do Banco Central, que se renem a cada 45 dias para fixar a taxa bsica de juros, a Selic. O objetivo do COPOM de fazer mudanas nos juros manter a inflao sob controle, ou seja, cumprir a meta de inflao para o ano. A deciso do BC sobre os juros soberana e no precisa de aprovao do presidente da Repblica nem do ministro da Fazenda. J a meta de inflao fixada pelo governo.

Referencias Bibliogrficas http://www.carlosescossia.com/2009/10/o-que-e-politica-monetaria.html. Acessado em 22 de maro de 2011. http://www.suapesquisa.com/o_que_e/pib.htm. Acessado em 22 de maro de 2011. http://www.notapositiva.com/dicionario_economia/moeda.htm. Acessado em 22 de maro de 2011. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080418130310AAl3ise. Acessado em 22 de maro de 2011. http://www.universitario.com.br/no. php?id_noticia=5015. Acessado em 22de maro de 2011.

S-ar putea să vă placă și