Sunteți pe pagina 1din 8

26/08/2011

Objetivos

Qumica Geral Apresentao


Prof. Msc. Clauber Dalmas Rodrigues Qumica Geral clauber@uems.br

Fornecer ao aluno a fundamentao terica, bem como uma viso fenomenolgica da qumica. Desenvolver um raciocnio lgico, bem como uma viso crtica cientfica.

EMENTA
Noes Preliminares. Formulas, Equaes e Estequiometria. Termoqumica. Gases. O tomo.

Avaliaes
Os Eltrons. Periodicidade Qumica. Ligaes Qumicas. Solues. Reaes. Cintica Qumica

provas escritas individuais: N1, N2 e N3

A nota final (NF) ser calculada da seguinte forma:

NF

N1 N 2 N 3 3

26/08/2011

Bibliografia Bsica

Prova Optativa 1 prova escrita individual destinada a substituir a menor nota das provas. contedo: Avaliao em que o aluno obteve menor nota.
Exame Final Frequncia: > 75% Mdia Anual: 3,0 7,0 Prova escrita, abrangendo todo o contedo ministrado durante o ano letivo.

BRADY, J. E. Qumica Geral. Rio de Janeiro: LTC, 1986. v. 1 e 2. MAHAN, B. M. Qumica um Curso Universitrio. 4. ed. So Paulo: Edgard Blucher, 1993. MASTERTON, W. L., SLOWISNK. E. J. Qumica Geral Superior. 4. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1978. SNYDER, C. H. The Extraordinary chemistry of ordinary things. 2. ed. New York: John Wiley & Sons, 1995. RUSSEL, J. B. Qumica geral. 2. ed. So Paulo: Makron Books do Brasil, 1994. v. 1 e 2.

Bibliografia Complementar
QUAGLIANO, J. V., VALERIANO L. M. Qumica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1973. KOTZ, John C.; TREICHEl, Paul M.; TOWNSEND, John R.; Chemistry & Chemical Reactivity. 7th ed. Canada: Thomson Brooks/ Cole, 2009.

Bibliografia complementar
LENZI, E.; FVERO, L. O. B.; TANAKA, A. Qumica Geral Experimental. 1 ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2004. BACCAN, N.; ANDRADE, J. C.; GODINHO, O. E. S.; BARONE, J. S. Qumica analtica quantitativa elementar. 3 ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2001. HARRIS, D. C. Anlise qumica quantitativa. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. MENDHAM, J.; DENNEY, R. C.; BARNES, J. D.; THOMAS, M. VOGELs anlise qumica quantitativa. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. LEITE, F. Validao em Anlise Qumica. Campinas:tomo, 2008.

26/08/2011

Qumica

Qumica: uma cincia em trs nveis


1.nvel: estudo da matria e suas

Definio a cincia da matria e as mudanas que elas podem sofrer (Atkins) A Qumica e a Sociedade Idade dos metais

transformaes (nvel macroscpico)

Figura: espadas de cobre da Idade do Bronze. O cobre facilmente extradode seus minrios e foi o primeiro metal a ser trabalhado.

Queima De magnsio

Qumica: uma cincia em trs nveis

Oxignio xido de magnsio

2.nvel: estudo da parte do mundo que no pode ser vista a olho nu (nvel microscpico) Explicar as mudanas do estado da matria atravs do estudo rearranjo dos tomos

Magnsio magnsio

26/08/2011

Vdeo: Reao do Magnsio e oxignio

Qumica: uma cincia em trs nveis


3.nvel: Simblico Expresso do fenmeno qumico em termos de smbolos qumicos e equaes matemticas Um qumico pensa em nvel microscpico, conduz experimentos em nvel macroscpico e o representa ambos em nvel simblico

Como a cincia feita?


Os cientistas, ao preparar as pesquisas utilizam o Mtodo Cientfico Embora h vrios mtodos cientficos em uso, uma pesquisa tpica consistem em uma srie de passos

Figura: um resumo das principais atividade que constituem uma verso comum do mtodo cientfico

26/08/2011

Coleta de dados por meio de observaes e medidas Uma vez que so detectados padres, desenvolve hipteses, possveis explicaes das Leis ou observaes em funo de conceitos mais fundamentais Em 1807, John Dalton interpretou resultados experimentais para propor que a matria consiste de tomos, ento propes a hiptese atmica

Aps a formulao de hipteses, os cientistas desenvolvem experimentos com testes cuidadosamente controlados para verific-lo. Se os resultados de repetidos experimentos so frequentes em outros laboratrios e com apoio de co-autores cticos, a hiptese pode formular uma teoria, uma formal explanao de uma Lei. Frequentemente a Teoria expressada matematicamente.

Geralmente, uma teoria interpretada em termos de um Modelo, uma verso simplificada do objeto de estudo. Semelhante as hipteses, as teorias e modelos podem ser sujeitos a experimentos e revisado se os resultados dos experimentos no o suportarem. Ex.: atual Modelo atmico

Quando h um padro observado nos dados ele pode ser afirmado com uma Lei Cientfica, um resumo sucinto de uma ampla faixa de experimentos ex.: foi observado para formar gua necessrio oito vezes mais massa de oxignio do que hidrognio (lei da composio constante). Nem todas as observaes so nomeadas por Leis.

26/08/2011

Os campos da Qumica

Tradicionalmente, os campos da qumica podem ser organizado em trs principais: Qumica Orgnica Qumica Inorgnica Fsico-Qumica

Devido ao rpido desenvolvimento da cincia, destaca-se: Bioqumica, o estudo dos compostos qumicos,reaes e outros processos em sistemas vivos Qumica Analtica, estuda as tcnicas de identificao de substncias e medindo a sua proporo; Qumica Terica, estuda a estrutura molecular e propriedades em termos de modelos matemticos;

Qumica Computacional,

a computao das propriedades moleculares Engenharia Qumica, estuda e dimensiona os processos qumicos industriais, incluindo a fabricao de plantas industriais. Qumica Medicinal, aplicao dos princpios qumicos para o desenvolvimento de frmacos Qumica Biolgica, aplicao dos princpios qumicos as estruturas e processos biolgicos.

A qumica estuda as mudanas que a matria sofre naturalmente ou pela ao do homem.

26/08/2011

A qumica e os seus mtodos


O cloreto de sdio (sal de cozinha), pode ser feito combinando o metal sdio (Na) e o gs cloro (Cl2).

Sdio metlico

Aquecimento
Gs Cloro

Cristal de cinbrio (sulfeto de mercrio (III))

xido de mercrio (laranja) que, com mais aquecimento) oxignio e mercrio metlico

26

Sal de cozinha (cloreto de sdio)

Observaes Quantitativas e Qualitativas


Quantitativas so dados numricos. Ex.: temperatura na qual uma substncia qumica funde ou a sua massa Qualitativas observaes no numricas. Ex.: cor de uma substncia ou a aparncia fsica.

O resultado um slido cristalino, o sal comum.

27

26/08/2011

O que uma Lei na cincia?


Depois de inmeras experincias por muitos cientistas durante um perodo prolongado de tempo, a hiptese original pode tornar-se uma lei - uma declarao concisa verbal ou matemtica de um comportamento ou uma relao que constantemente observada na natureza, sem contradio. Um exemplo pode ser a lei da conservao de massa em reaes qumicas.

O que teoria na cincia?


Uma vez que suficientes experimentos reprodutveis foram realizados, e os resultados experimentais foram generalizados como uma lei ou regra geral, pode ser possvel conceber uma teoria para explicar as observaes. Uma teoria um bem testado princpio, unificador que explica um conjunto de fatos e as leis com base nelas. capaz de sugerir novas hipteses que podem ser testadas experimentalmente

Observao qualitativa As solues antes da mistura so incolor e amarela Um slido amarelo fofo formado na mistura

Observao Quantitativa Misturando volumes medidos das solues produz uma massa de slido mensurvel

S-ar putea să vă placă și