Sunteți pe pagina 1din 4

O PODER DO ESTADO INCIO DA UNIDADE

Os Trs Poderes de Montesquieu, segundo o esquema de Winfried Steffani (1980, p. 121). Fonte: Winfried Steffani (1980, p. 122). Para os dias de hoje, esta definio de liberdade poltica encontra-se em nossa Constituio (BRASIL, 1988): art. 5, inc II ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; [...] Para o pensador, todo homem que tem poder levado a abusar dele; vai at encontrar os limites. Por isso, era e necessria a diviso dos poderes; para que cada poder freie o outro (sistema de freios e contrapesos ser estudado a seguir); e impea o abuso por parte deste. Assim, Montesquieu constata que existem no Estado trs poderes: o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. O Legislativo faz as leis para algum tempo ou para sempre e corrige ou ab-roga as que esto feitas. O Judicirio pune os crimes ou julga as demandas dos particulares. E o Executivo, sendo o restante poder, exerce as demais funes do Estado; exerce a administrao geral do Estado, constituindo-se, por isso, no executor das leis em geral. Vejamos o quadro a seguir que traz uma viso panormica das funes tpicas de cada rgo, bem como exemplos de algumas funes atpicas: Quadro 1 Viso Panormica das funes tpicas. Fonte: LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado . 6. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Mtodo, 2003.

Caractersticas do Poder do Estado a) Uno: o que ocorre uma distribuio de funes. b) Indivisvel: no pode ser dividido efetivamente.

A separao dos Poderes passou a ser conhecida como Distribuio de Funes em razo de suas caractersticas. Finalidades da Separao dos Poderes 1) A Teoria da Separao dos Poderes foi concebida num momento histrico em que se pretendia limitar o Poder do Estado representado pelo Monarca e reduzir ao mnimo sua atuao. 2) Adepta s novas necessidades do Estado, a separao dos poderes passou a exercer o objetivo de aumentar a eficincia do Estado, pela distribuio de suas atribuies em seus respectivos rgos.

Checks and Balances Sistema de Freios e contrapesos Os poderes so dinmicos e no estticos quanto ao seu exerccio. Por isso, para assegurar a harmonia e a interdependncia entre os Poderes, foi concebida a tcnica dos freios e contrapesos, que surge para garantir que nenhum poder se sobreponha ao outro, ou seja, a limitao do poder pelo poder. Esta tcnica comeou com Montesquieu e foi desenvolvida por Bolingbroke, na Inglaterra, durante o sculo XVIII. A Constituio Republicana Brasileira de 1988 (BRASIL, 1988) ao consagrar em seu artigo 2, o princpio da separao dos poderes, os declara independentes e harmnicos. Assinale-se, contudo, que essa independncia no absoluta, pois a prpria Constituio prev expressamente a atribuio de funes atpicas aos trs Poderes do Estado. Citem-se, como exemplos, a competncia do Executivo para expedir medidas provisrias, iniciar o processo legislativo e vetar projetos de lei, como atos de natureza legislativa; a competncia do Legislativo para julgar o Presidente da Repblica por crime de responsabilidade (funo jurisdicional), aprovar a indicao de determinados titulares de cargos pblicos (funo executiva) e a competncia do Judicirio para iniciar o processo legislativo referentemente a determinadas matrias (funo legislativa) e nomear os magistrados de carreira (funo executiva). Entretanto, tais funes atpicas tm sempre em vista a noo de freios e contrapesos. Assim, as medidas provisrias, baixadas pelo Presidente da Repblica, devero, para se converterem em lei, ser aprovadas pelo Congresso Nacional, que poder rejeitar o veto presidencial a projeto de lei, pelo voto da maioria dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto (art. 66 4), se ao Poder Judicirio no cabe elaborar as leis, pode declarar a sua inconstitucionalidade, compensando-se, neste caso, a falta dessa prerrogativa. 1.3 PODER LEGAL E PODER LEGTIMO O princpio da legalidade

A legalidade, nos sistemas polticos, exprime basicamente a observncia das leis, isto , o procedimento da autoridade em consonncia estrita com o direito estabelecido. Ou, em outras palavras, traduz a noo de que todo poder estatal dever atuar sempre de conformidade com as regras jurdicas vigentes. Em suma, a acomodao do poder que se exerce ao direito que o regula. O poder legal representa o poder em harmonia com os princpios jurdicos, que servem de esteio ordem estatal. O princpio da legitimidade Na Idade Mdia, a crena-suporte da legitimidade foi Deus, a religio, o sobrenatural, ao passo que contemporaneamente ela vem sendo o povo, a democracia, o consentimento dos cidados e a adeso dos governados. preciso responder a um questionamento: todo o governo legal e legtimo ao mesmo tempo? Com efeito, concebe-se perfeitamente um governo legal que seja ilegtimo. Haja vista o exemplo francs, muito citado, do governo de Petain, que investido legalmente no poder, cedo patenteou seu inteiro desacordo com os sentimentos, esperanas e votos do povo francs. Da resultou negar-lhe o pas adeso e consentimento, bases da legitimidade poltica. Via de regra, os governos que nasceram das situaes revolucionrias, dos golpes de Estado, das conspiraes triunfantes, so governos ilegais, mas eventualmente legtimos, se abraados logo pelo consentimento nacional de aprovao ao exerccio do seu poder. Confirmada a viabilidade desses governos, a legitimidade fundar ento com o tempo a nova legalidade. E esta h de perdurar, conciliada no binmio legalidade-legitimidade, at que ulteriores comoes da conscincia nacional apresentem, com a interveno sbita de crises imprevistas e profundas para a conservao do poder, a perda do equilbrio poltico dos sistemas legais e sua conseqente destruio. 1.4 LIMITAES As limitaes ao Poder do Estado surgiram com a separao dos Poderes. No sculo XVIII, dois outros mtodos foram lanados para limitar o Poder do Estado, a legalidade e a legitimidade do exerccio do Poder. A falta de poder organizado: o Anarquismo William Godwin. Pregava que a extino da autoridade poltica e da propriedade privada permitisse ao homem voltar em seu estado natural de simpatia e justia instintiva. No indicou, na prtica, como essa volta ao Estado natural aconteceria, mas

deixou sua marca no anarquismo, j que revelou um aspecto que seria a base de todas as manifestaes anarquistas, que a crena na bondade fundamental do homem, que seria justo e bom se no sofresse coao. Marx Stirner. Adotou uma posio individualista, preconizando uma atitude anarquista extremada. Seu marco foi aceitar como justos o terrorismo e a insurreio para eliminar as injustias que o Estado cometesse. Pierre Joseph Prondhon. Adotou, em primeiro lugar, a denominao anarquismo, publicou muitas obras e seus adeptos tiveram grande importncia no movimento da Comuna de Paris, em 1871. Os seus seguidores entraram na AIT Associao Internacional de Trabalhadores organizada por Karl Marx em 1862 e que iria se extinguir em 1874, por causa do desentendimento entre marxistas e anarquistas. Mikhail Bakunin. Um agitador poltico reconhecia o uso da violncia para acabar com a imposio de poder do Estado e era contrrio a Marx Stirner, chamando-o de traidor, pois este acreditava ser possvel, por meios pacficos e pela formao de um partido nos moldes dos partidos tradicionais, conquistar o poder. Piotr Kropotkin. Oposto a Bakunin por acreditar na possibilidade de se chegar ao anarquismo por via pacfica, mas divergia de Marx por no admitir transigncias com as instituies burguesas. Acreditava na cincia, nas teorias evolucionistas, como se o homem pudesse evoluir a ponto de respeitar o prximo sem a imposio de uma coao. A acusao a Marx foi expressa na autobiografia de Kropotkin, ao escrever sobre o comprometimento de todo o partido poltico para chegada ao poder. Algumas manifestaes terroristas anarquistas: Nos EUA, na cidade de Chicago em 1887. Na Itlia em 1900, com o assassinato do rei Humberto I.

S-ar putea să vă placă și