Sunteți pe pagina 1din 14

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

www.infowester.com
Anncios Google
Notebook Rosa VGA Video Driver XP Placa Mae Preo De Notebook Placa PCI

Pesquisar

Hardware

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas


Introduo
As placas de vdeo so itens de hardware responsveis pela gerao das imagens que so exibidas na tela do computador (incluindo videogames, smartphones, etc). H tanta variedade de placas com to distintos recursos que essencial conhecer ao menos as principais caractersticas desses dispositivos e entender um pouco de seu funcionamento. Assim, voc saber escolher o modelo mais adequado s suas necessidades. Por esse motivo, o InfoWester mostra a seguir conceitos relacionados s placas de vdeo, comeando com GPU, depois indo para memria GDDR, 3D, shaders, stream processors, entre outros.

O que GPU?
A GPU (Graphics Processing Unit - Unidade de Processamento Grfico), tambm chamada de chip grfico, certamente o componente mais importante de uma placa de vdeo. Trata-se, em poucas palavras, de um tipo de processador responsvel pela execuo de clculos e rotinas que resultam nas imagens exibidas no monitor de vdeo do computador. Tal como acontece com as CPUs, h uma grande variedade de GPUs disponvel no mercado, algumas mais potentes, desenvolvidas especialmente para processamento de complexos grficos 3D (para execuo de jogos ou produo de filmes, por exemplo), at as mais simples, fabricadas com foco no mercado de computadores de baixo custo. H vrios fabricantes de GPU no mercado, mas as empresas do ramo mais conhecidas so NVIDIA, ATI (pertencente AMD) e Intel, sendo que as duas primeiras so as mais populares no que se refere a chips grficos mais sofisticados.

1 de 14

04/04/11 10:03

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

Foto de uma GPU em uma placa de vdeo A pasta branca ao redor do chip tem a funo de ajudar na dissipao de calor Voc provavelmente pode argumentar que j viu placas de vdeo de outras marcas, como Gigabyte, Asus, Zotac, XFX, entre outras. Perceba, no entanto, que essas empresas fabricam as placas, mas no produzem GPUs. Cabe a elas inserir GPUs em suas placas assim como outros recursos, tais como memria e conectores (assuntos que tambm sero abordados neste artigo). Por outro lado, importante frisar tambm que GPUs podem estar embutidas diretamente em placas-me de computadores, sendo popularmente chamadas de "placas de vdeo onboard" neste casos.

Caractersticas de uma GPU


A GPU surgiu para "aliviar" o processador principal do computador (CPU) da pesada tarefa de gerar imagens. Por isso, capaz de lidar com um grande volume de clculos matemticos e geomtricos, condio trivial para o processamento de imagens 3D (utilizadas em jogos, exames mdicos computadorizados, entre outros). Para que as imagens possam ser geradas, a GPU trabalha executando uma sequncia de etapas, que envolvem elaborao de elementos geomtricos, aplicao de cores, insero de efeitos e assim por diante. Essa sequncia, de maneira bastante resumida, consiste no recebimento pela GPU de um conjunto de vrtices (o ponto de encontro de dois lados de um ngulo); no processamento dessas informaes para que elas obtenham contexto geomtrico; na aplicao de efeitos, cores e afins; e na transformao disso tudo em elementos formados por pixels (um pixel um ponto que representa a menor parte de uma imagem), processo conhecido com rasterizao. O passo seguinte o envio dessas informaes memria de vdeo (frame buffer) para que ento o contedo final possa ser exibido na tela. As GPUs podem contar com vrios recursos para a execuo dessas etapas, entre eles: - Pixel Shader: shader um conjunto de instrues utilizado para o processamento de efeitos de renderizao de imagens. Pixel Shader, portanto, um programa que trabalha com a gerao de efeitos com base em pixels. Esse recurso amplamente utilizado em imagens 3D (de jogos, por exemplo) para gerar efeitos de iluminao, reflexo, sombreamento, etc; - Vertex Shader: semelhante ao Pixel Shader, s que trabalha com vrtices em vez de pixels. Assim sendo, Vertex Shader consiste em um programa que trabalha com estruturas formadas por vrtices, lidando, portanto, como figuras geomtricas. Esse recurso utilizado para a modelagem dos objetos a serem exibidos;

2 de 14

04/04/11 10:03

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

- Render Output Unit (ROP): basicamente, manipula os dados armazenados na memria de vdeo para que eles se "transformem" no conjunto de pixels que formar as imagens a serem exibidas na tela. Cabe a essas unidades a aplicao de filtros, efeitos de profundidade, entre outros; - Texture Mapping Unit (TMU): trata-se de um tipo de componente capaz de rotacionar e redimensionar bitmaps (basicamente, imagens formadas por conjuntos de pixels) para aplicao de uma textura sob uma superfcie. Esses recursos so utilizados pelas GPUs em componentes cujas quantidades variam de modelo para modelo. Voc viu acima, por exemplo, que h unidades para Vertex Shaders e unidades para Pixel Shaders. A princpio e dependendo da aplicao, esse esquema se mostra vantajoso. No entanto, pode haver situaes onde unidades de um ou outro faltem, gerando um desequilbrio que prejudica o desempenho. Para lidar com isso, vrios chips grficos mais atuais utilizam stream processors, isto , unidades que podem assumir tanto a funo de vertex Shaders quanto de Pixel Shaders, de acordo com a necessidade da aplicao. Em geral, possvel saber detalhes que descrevem a utilizao desses e de outros recursos na GPU de sua placa de vdeo no manual desta ou no site do fabricante. Tambm possvel fazer uso de programas que fornecem essas informaes, tal como o gratuito GPU-Z, para Windows:

Programa GPU-Z fornece vrios detalhes da placa de vdeo

Clock da GPU
Se voc olhar a imagem do programa acima, vai perceber que entre os vrios campos h um chamado "GPU Clock". E o que isso? Ora, se a GPU um tipo de processador, ento trabalha dentro de uma determinada frequncia, isto , de um clock. De maneira geral, o clock um sinal de sincronizao. Quando os dispositivos do computador recebem o sinal de executar suas atividades, d-se a esse acontecimento o nome de "pulso de clock". Em cada pulso, os dispositivos executam suas tarefas, param e vo para o prximo ciclo de clock. A medio do clock feita em hertz (Hz), a unidade padro de medidas de frequncia, que indica o nmero de

3 de 14

04/04/11 10:03

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

oscilaes ou ciclos que ocorre dentro de uma determinada medida de tempo, no caso, segundos. Assim, quando um dispositivo trabalha 900 Hz, por exemplo, significa que capaz de lidar com 900 operaes de ciclos de clock por segundo. Repare que, para fins prticos, a palavra kilohertz (KHz) utilizada para indicar 1000 Hz, assim como o termo megahertz (MHz) usado para indicar 1000 KHz (ou 1 milho de hertz). De igual forma, gigahertz (GHz) a denominao usada quando se tem 1000 MHz, e assim por diante. Com isso, se uma GPU tem, por exemplo, uma freqncia de 900 MHz, significa que pode trabalhar com 900 milhes de ciclos por segundo (essa explicao foi tirada deste artigo sobre processadores). Assim sendo, quanto maior a frequncia de uma GPU, melhor seu o desempenho, pelo menos teoricamente, j que essa questo depende da combinao de uma srie de fatores, como quantidade de memria e velocidade do barramento, por exemplo. Isso indica que clock uma caracterstica importante, todavia, o usurio no precisa se preocupar tanto com ela, mesmo porque, em placas de vdeo mais recentes, determinados componentes podem trabalhar com frequncias diferentes da utilizada pela GPU em si, como as unidades responsveis pelo processamento de shaders, por exemplo.

Resoluo e cores
Ao comprar uma placa de vdeo, uma caracterstica importante que geralmente descrita nas especificaes do dispositivo a sua resoluo mxima. Quando falamos de resoluo, estamos nos referindo ao conjunto de pixels que formam linhas horizontais e verticais na tela. Vamos tomar como exemplo uma resoluo de 1024x768. Esse valor indica que h 1024 pixels na horizontal e 768 pixels na vertical, como mostra a figura a seguir:

claro que, quando maior a resoluo suportada, maior a quantidade de informaes que podem ser exibidas na tela, desde que o monitor de vdeo seja capaz de lidar com os valores suportados pela placa de vdeo. Dentro do limite mximo, a resoluo pode ser alterada pelo usurio por meio de recursos especficos do sistema operacional, onde tambm pode-se mudar a quantidade de cores com a qual a placa de vdeo trabalha. Por muito tempo, a combinao de informaes referentes a resolues e cores indicava o padro utilizado pela placa de vdeo. Eis os padres mais comuns: MDA (Monochrome Display Adapter): padro utilizado nos primeiros PCs, indicando que a placa era capaz de exibir 80 colunas com 25 linhas de caracteres, suportando apenas duas cores. Utilizado em uma poca onde os
4 de 14 04/04/11 10:03

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

computadores trabalhavam, essencialmente, com linhas de comando; CGA (Color Graphics Adapter): padro mais avanado que o MDA e, portanto, mais caro, suportando geralmente resoluo de at 320x200 pixels (podendo alcanar 640x200) com at 4 cores ao mesmo tempo entre 16 disponveis; EGA (Enhanced Graphics Adapter): padro utilizado no ento revolucionrio PC AT, suportando geralmente uma resoluo de 640x350 com 16 cores ao mesmo tempo dentro de 64 possveis; VGA (Video Graphics Adapter): padro que se tornou amplamente conhecido com o sistema operacional Windows 95, trabalhando com resoluo de 640x480 e 256 cores simultaneamente ou 800x600 com 16 cores ao mesmo tempo; SVGA (Super VGA): tido como uma evoluo do VGA, o SVGA inicialmente indicava a resoluo de 800x600 pixels e, posteriormente, de 1024x768. Na verdade, a partir do SVGA, as placas de vdeo passaram a suportar resolues ainda mais variadas e milhes de cores, portanto, tido como o padro atual. No que se refere a determinao do nmero de cores, esta estabelecida pela quantidade de bits destinada a cada pixel. O clculo consiste no seguinte: fazer 2 elevado quantidade de bits. Assim, para 8 bits por pixel, tem-se 256 cores (2 elevado a 8 igual a 256). Para 32 bits, tem-se ento 4.294.967.296 de cores.

GDDR - memria de vdeo


Outro item de extrema importncia em uma placa de vdeo a memria. A velocidade e quantidade desta pode influenciar significantemente no desempenho do dispositivo. Esse tipo de componente no difere muito das memrias RAM que so tipicamente utilizadas em PCs, sendo inclusive relativamente comum encontrar placas que utilizam chips de memria de tecnologias DDR, DDR2 e DDR3. No entanto, placas mais avanadas e atuais contam com um tipo de memria especfica para aplicaes grficas: memrias GDDR (Graphics Double Data Rate). As memrias GDDR so semelhantes aos tipos de memria DDR, mas so especificadas de maneira independente. Basicamente, o que muda entre essas tecnologias so caractersticas como voltagem e frequncia. At o fechamento deste artigo no InfoWester era possvel encontrar cinco tipos de memrias GDDR: GDDR1 (ou apenas GDDR), GDDR2, GDDR3, GDDR4 e GDDR5. Trabalhando com tenso de 2,5 V e frequncia de at 500 MHz, a memria GDDR1 (que praticamente o padro DDR) foi at que foi bastante utilizada, mas logo perdeu a preferncia para memrias GDDR3 (ao menos nas placas mais avanadas). O tipo GDDR2 teve pouca utilizao, sendo empregado quase que exclusivamente nas linhas GeForce FX 5700 Ultra e GeForce FX 5800 da NVIDIA, pois embora trabalhe com frequncias de at 500 MHz, sua tenso de 2,5 V, resultando em um grande problema: calor excessivo. As memrias GDDR3 surgiram como uma soluo para essa questo porque trabalham com tenso de 1,8 V (podendo em alguns casos trabalhar tambm com 2 V) e aliam isso com maior velocidade, pois trabalham com 4 transferncias de dados por ciclo de clock (contra duas dos padres anteriores). Sua frequncia, em geral, de 900 MHz, mas pode chegar a 1 GHz. Tecnicamente, so semelhantes s memrias DDR2. Memrias GDDR4, por sua vez, so parecidas com memrias DDR3, lidam com 8 transferncias por ciclo de clock e utilizam tenso de apenas 1,5 V. Alm disso, empregam tecnologias como DBI (Data Bus Inversion) e Multi-Preamble para diminuir o "delay", isto , o tempo de espera existente na transmisso de dados. No entanto, sua frequncia permanece, em mdia, na casa dos 500 MHz, devido a sua "suscetibilidade" a problemas de rudo (interferncias). Por esse motivo, essa tecnologia de memria GDDR tem aceitao baixa no mercado. Em relao s memrias GDDR5, esse tipo suporta frequncias semelhantes e at ligeiramente maiores que as taxas utilizadas pelo padro GDDR3, porm trabalha com 8 transferncias por ciclo de clock, aumentando significantemente seu desempenho. Alm disso, tambm conta com tecnologias como DBI e Multi-Preamble, sem contar a existncia de mecanismos que oferecem melhor proteo contra erros.

5 de 14

04/04/11 10:03

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

As memrias GDDR3 e GDDR5 so as mais utilizadas no mercado, sendo esta ltima comumente encontrada em placas de vdeo mais avanadas da ATI. E quanto de memria minha placa de vdeo deve ter? Se voc est se fazendo esta pergunta, saiba que, ao contrrio do que muita gente pensa, nem sempre mais melhor. Isso porque determinadas aplicaes (jogos, principalmente) podem lidar com at certa quantidade de memria. Aps isso, a memria restante no utilizada. O ideal procurar placas que ofeream recursos compatveis com as necessidades atuais, inclusive em relao memria. No momento em que este artigo era escrito, era bastante comum encontrar placas com 512 MB e modelos mais avanados com essa quantidade em 1 GB. De modo geral, quanto mais avanada for a GPU, mais memria deve ser utilizada para no comprometer o desempenho. Mas note que no de muita valia ter uma quantidade razovel de memria e, ao mesmo tempo, um barramento de memria baixo. Barramento (bus), neste caso, corresponde s trilhas de comunicao que permitem a transferncia de dados entre a memria e a GPU. Quanto maior o barramento, mais dados podem ser transferidos por vez. Placas de baixo custo utilizam barramentos que permitem transferncia de, no mximo, 128 bits por vez. No fechamento deste texto, placas mais sofisticadas trabalhavam com pelo menos 256 bits, j sendo possvel encontrar modelos "top de linha" com bus de 512 bits. Em placas-me que contam com chip grfico (onboard), a memria de vdeo , na verdade, uma parte da memria RAM do computador. Na grande maioria dos casos, o usurio pode escolher a quantidade de memria disponvel para esse fim no setup do BIOS. Alguns modelos de placas-me tambm incluem memria de vdeo embutido, mas so menos comum. Para conseguir disponibilizar placas de vdeo mais baratas, fabricantes tambm lanaram modelos que, mesmo no sendo integrados placa-me, utilizam memria de vdeo prpria e tambm parte da memria RAM da mquina. Duas tecnologias para isso so a TurboCache, da NVIDIA e HyperMemory, da ATI. Se voc se preocupa com o desempenho de seu computador, deve evitar esse tipo de dispositivo.

3D
Nos dias atuais, praticamente impossvel falar de placas de vdeo sem considerar grficos 3D (grficos em trs dimenses). Esse tipo de recurso essencial para a indstria do entretenimento, onde filmes e jogos em 3D fazem grande sucesso. Por conta disso, as pessoas querem e precisam que seus computadores possam lidar com esse tipo de aplicao. O problema que no basta ter uma placa que execute recursos em 3D. preciso saber at que ponto vai essa capacidade, uma vez que a indstria lana jogos e outras aplicaes que lidam com 3D constantemente e de maneira cada vez mais aperfeioada, isso tudo em nome do maior realismo possvel. Acontece que, quanto mais avanadas forem as imagens de uma aplicao, mais processamento grfico ser necessrio. Por essa razo, na hora de escolher sua placa de vdeo, o usurio deve estar atento s caractersticas do dispositivo (clock, quantidade de memria, execuo de shaders, entre outros).

6 de 14

04/04/11 10:03

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

Exemplo de imagem 3D de um jogo de corrida Tambm importante conhecer alguns conceitos relacionados ao processamento 3D: - Fillrate: consiste na medida da quantidade de pixels que o chip grfico capaz de renderizar por segundo, sendo tambm chamado de "pixel fillrate". Em outras palavras, trata-se da medio do processamento de pixels. Isso ocorre porque, quando uma imagem 3D gerada, ela deve posteriormente ser transformada em 2D para que possa ser visualizada na tela, tarefa que se d pela transformao das informaes em pixels. Note que tambm existe o "texel fillrate", que mede, tambm por segundo, a capacidade da placa de vdeo de aplicar texturas; - Frames per Second (FPS): como o nome indica, o FPS indica a quantidade de frames por segundo que exibida na tela. Quando um filme executado, por exemplo, ele , na verdade, composto por uma sequncia de imagens, como se fossem vrias fotografias seguidas. Cada uma dessas "fotografias" um frame. Via de regra, quanto maior a quantidade de frames por segundo, melhor a percepo do usurio para os movimentos que v. Se o FPS for muito baixo, o usurio ter a impresso de que as imagens esto dando pequenas "congeladas" na tela. O FPS especialmente importante em jogos, onde lentido na gerao da imagem pode prejudicar o desempenho do jogador. Para games, o ideal que o FPS seja de, pelo menos, 30 FPS, assim possvel obter o mnimo de qualidade visual. No entanto, muitas vezes a gerao de imagens um trabalho to pesado que o nmero de FPS cai. Nestes casos, o usurio pode desabilitar certos efeitos. Com placas de vdeo potentes, possvel manter o FPS em uma taxa mais elevada, sem que efeitos tenham que ser desativados. Da o fato de muita gente preferir placas que lidam, por exemplo, com 100 FPS, pois quando essa taxa cair, a quantidade disponvel ainda ser satisfatria; - V-Sync: uma maneira de tornar a exibio de imagens mais confortvel aos olhos humanos ativando o V-Sync. Trata-se de um recurso que sincroniza a taxa de FPS com a frequncia de atualizao do monitor de vdeo (refresh rate). Essa medida informa quantas vezes por segundo a tela atualiza a exibio de imagens. Se for 60 vezes, por exemplo, seu refresh rate de 60 Hz. A sincronizao pode fazer com que as imagens sejam exibidas com maior "naturalidade", pois ajuda a evitar efeitos desconfortveis, como o tearing, que geralmente ocorre quando o FPS maior que o refresh rate do monitor, causando uma sensao de "rasgo" em imagens bastante movimentadas; - Antialiasing: este um recurso extremamente importante para melhorar a qualidade da imagem a ser exibida. Muitas vezes, por causa de limitaes de resoluo do monitor, objetos 3D aparecem na tela com as bordas "tremidas", como se algum tivesse passado um tesoura por ali de maneira bem grosseira. Os filtros antialiasing conseguem amenizar esse problema de maneira bastante satisfatria, mas podem exigir muitos recursos de processamento;

7 de 14

04/04/11 10:03

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

- Anisotropic Filtering: tambm conhecido pela sigla AF, esse recurso permite eliminar ou amenizar o efeito de "imagem borrada" existente em texturas, principalmente quando estas representam superfcies inclinadas. Essa sensao piora quando o usurio aproxima a visualizao da textura (como se aplicasse um "zoom"). O AF consegue reduzir esse problema a tal ponto que as imagens no s ficam mais ntidas como tambm apresentam melhor sensao de profundidade. O Anisotropic Filtering veio em substituio ao Bilinear Filtering e ao Trilinear Filtering, que tinham a mesma finalidade, mas no apresentavam a mesma eficincia. Note que, dependendo da aplicao (especialmente jogos), possvel ativar, desativar e configurar a utilizao desses recursos. Um jogador pode desativar o antialiasing, por exemplo, para fazer com que o jogo exija menos processamento e elimine travamentos consequentes disso.

DirectX e OpenGL
Fazer com que aplicaes grficas possam aproveitar todo o poder das GPUs no tarefa fcil. Na poca dos primeiros PCs, por exemplo, era at vivel programar funcionalidades para acessar diretamente os recursos dos chips grficos, mas com o passar do tempo e com a evoluo da computao em 3D essa tarefa se tornou cada vez mais trabalhosa e complexa. Em vista disso, surgiram as APIs (Application Programming Interface) direcionadas s aplicaes grficas, que so, basicamente, conjuntos de instrues "pr-prontas" que permitem a programadores a criao de contedo grfico de maneira mais rpida e fcil. Uma das primeiras e mais importantes APIs voltadas para esse fim foi o Glide, que j caiu em desuso pela indstria. Hoje, o mercado se baseia, essencialmente, em duas APIs: DirectX e OpenGL. O DirectX, que na verdade um conjunto de APIs para aplicaes de udio e vdeo, pertence Microsoft e, portanto, amplamente utilizado nos sistemas operacionais Windows. Como essa plataforma bastante popular em todo mundo, conta com inmeras aplicaes que utilizam DirectX, especialmente jogos. Logo, nada mais natural que os principais fabricantes de GPUs lancem chips grficos compatveis com essa tecnologia. No momento em que este artigo era finalizado no InfoWester, a ltima verso do DirectX era a 11. Obviamente, quanto mais mais recente a verso, mas recursos ela oferece. O problema que no basta contar com a ltima verso no sistema operacional, a placa de vdeo tambm precisa ser compatvel com ela. Assim, caso o usurio queira, por exemplo, aproveitar todos os recursos de um jogo compatvel com a ltima verso do DirectX, talvez tenha que trocar de placa de vdeo. O OpenGL, por sua vez, tem finalidades semelhantes ao DirectX, mas com um grande diferencial: trata-se de uma tecnologia aberta e, portanto, disponvel gratuitamente para vrias plataformas. Com isso, fica at mais fcil criar verses de uma mesma aplicao para sistemas operacionais distintos. A vantagem de ser aberto que o OpenGL permite o desenvolvimento de uma grande quantidade de aplicaes e no limita esse trabalho a uma nica plataforma. Mas, embora seja bastante utilizado at hoje, o OpenGL esbarra em um grande problema: tem atualizao mais lenta e menos inovadora quando comparado ao DirectX, fato que o impede de ser ainda mais empregado em aplicaes grficas, especialmente em jogos mais recentes.

8 de 14

04/04/11 10:03

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

Uma observao interessante que determinadas aplicaes permitem que o usurio escolha entre OpenGL e DirectX. Assim, pode-se testar ambas e utilizar aquela que apresentar melhor desempenho. Um dos programas que permite essa alternncia o Google Earth para Windows. Outro exemplo o simulador de trens Trainz Simulator.

Barramentos
Para fazer com que a placa de vdeo se comunique com o computador, necessrio utilizar uma tecnologia padronizada de comunicao ou, mais precisamente, barramentos. Existem vrias tecnologias para isso, sendo algumas exclusivas para placas de vdeos. No momento de escolher uma placa de vdeo, importante verificar se o barramento utilizado pelo dispositivo existe na placa-me do seu computador, uma vez que para cada tecnologia existe um slot, isto , um conector diferente. Um dos primeiros barramentos utilizados foi o ISA (Industry Standard Architecture), que surgiu na poca do IBM PC. Sua primeira verso trabalhava com 8 bits por vez e clock de 8,33 MHz, mas logo surgiu uma verso de 16 bits que era capaz de transferir at 8 MB de dados por segundo. A tecnologia ISA permitia no apenas a conexo de placas de vdeo, mas tambm de vrios outros componentes. No incio de 1990 surgiu o barramento PCI (Peripheral Component Interconnect), cuja capacidade de lidar com 32 bits por vez e o seu clock de 33 MHz resultava na possibilidade de permitir taxas de transferncias de at 132 MB por segundo (houve tambm uma verso de 64 bits e clock de 66 MHz, mas que foi pouco utilizada pela indstria). um padro j em desuso, embora no seja difcil encontrar placas-me relativamente recentes que ainda o suportam. Uma grande variedade de modelos de placas de vdeo utilizou essa tecnologia. Tal como o ISA, tambm foi utilizado para outros tipos de dispositivos, como placas de modem e placas de rede. O fato que a evoluo das GPUs uma constante e, logo, o padro PCI se mostrou incapaz de lidar com a quantidade de dados utilizada pelos chips grficos. A soluo para esse problema veio em 1996, com o lanamento do barramento AGP (Accelerated Graphics Port), criado especificamente para placas de vdeos. A primeira verso do AGP trabalha a 32 bits e com frequncia de 66 MHz, resultando em uma taxa de transferncia mxima de 266 MB por segundo, podendo ser dobrada com a capacidade da tecnologia de permitir transferncia de 2 dados por ciclo de clock (modo 2X). A ltima verso do AGP, a 3.0, capaz de trabalhar com at 8X, resultando em taxas de transferncia de at de 2.133 MB por segundo.

Slot AGP 3.0 Apesar de permitir grandes avanos, o AGP no resistiu tecnologia PCI Express, que se destaca por estar disponvel em vrios modos, como 1X, 2X, 8X e 16X. Dispositivos que trabalham com taxas menores de transferncia de dados podem utilizar o PCI Express 1X, por exemplo, pois seu slot muito menor. Placas de vdeo, no entanto, trabalham com PCI Express 16X, que permite taxas de transferncia de cerca de 4 GB por segundo. Com o PCI Express 2.0, apresentado em 2007, esse valor pode dobrar.

9 de 14

04/04/11 10:03

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

Slot PCI Express 16X Saiba mais sobre ISA, PCI e AGP aqui. Voc tambm pode conhecer mais detalhes sobre a tecnologia PCI Express neste link.

Conectores de vdeo
Todo resultado do trabalho de uma GPU vai parar em um lugar, que obviamente o monitor de vdeo do computador. Para tanto, necessrio conectar este ltimo placa de vdeo. H, basicamente, dois padres utilizados para isso: conectores VGA (Video Graphics Array) e DVI (Digital Video Interface). O VGA, cujo conector, na verdade, se chama D-Sub, composto por um conjunto de at 15 pinos. Trata-se de um padro bastante conhecido, mas que est cada vez mais em desuso. Isso porque conectores VGA foram padro em monitores do tipo CRT (Cathode Ray Tube), que perderam espao para monitores LCD (Liquid Crystal Display).

Conector VGA O problema que monitores CRT precisam trabalhar com converso de sinal digital/analgico enquanto que monitores LCD trabalham apenas com sinais digitais. Por conta disso, conectores VGA, que foram desenvolvidos com foco em monitores CRT, acabam causando perda de qualidade de imagem quando utilizados em monitore LCD. A soluo foi a criao de um padro totalmente digital, o DVI.

10 de 14

04/04/11 10:03

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

Conector DVI A indstria passou ento a colocar no mercado placas de vdeo que oferecem tanto conexo VGA quanto DVI. Os modelos mais recentes, no entanto, trabalham apenas com este ltimo. Placas mais atuais trabalham inclusive com conexes HDMI.

Placa de vdeo com dois conectores DVI Voc pode saber mais sobre VGA e DVI nesta matria publicada aqui no InfoWester.

SLI e CrossFire
Se uma placa de vdeo no oferece o desempenho esperado para uma aplicao, que tal fazer com que duas (ou mais) placas trabalhem em conjunto? exatamente esse o objetivo das tecnologias SLI e CrossFire. A primeira, cuja sigla significava inicialmente Scan-Line Interleave, foi criada pela empresa 3Dfx, que essencialmente dividia as linhas da imagem de forma que cada chip grfico ficasse responsvel pelo processamento de uma metade. A 3Dfx foi comprada posteriormente pela NVIDIA, ento a tecnologia SLI passou a ser associada a esta ltima e teve seu significado mudado para Scalable Link Interface. O CrossFire, por sua vez, uma tecnologia implementada pela ATI.

11 de 14

04/04/11 10:03

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

Placas de vdeo interconectadas via brigde SLI - Imagem por NVIDIA Para utilizar essas tecnologias, necessrio que a placa-me tenha dois slots iguais para a interconexo de duas placas de vdeos. Na maioria das casos, necessrio fazer uso de um dispositivo no formato de cabo ou de conector chamado "bridge" que interliga as duas placas que trabalharo em conjunto e que pode acompanhar a placa-me ou ser adquirido separadamente. De modo geral, necessrio utilizar placas iguais (ou pelo menos com as mesmas especificaes) para o uso dessas tecnologias, embora certa flexibilidade seja possvel, principalmente com o CrossFire. Note que utilizar SLI ou CrossFire em seu computador requer uma placa-me adequada e duas placas de vdeo, aumentando os gastos com o equipamento. Assim, conveniente pesquisar bastante para ver se vale a pena utilizar uma dessas tecnologias. Se considerar que sim, recomendvel procurar placas de vdeo apropriadas para isso. Em alguns casos, talvez seja mais interessante ao usurio adquirir placas que contenham duas GPUs, embora elas sejam caras e difceis de se encontrar, especialmente no Brasil. Voc pode saber mais sobre SLI no site www.slizone.com. H mais informaes sobre CrossFire neste link.

Alimentao eltrica
Muitas vezes, ao realizar a troca de uma placa de vdeo por uma mais nova, o usurio no percebe que pode ser necessrio alterar tambm a fonte de alimentao do computador. Isso nem sempre acontece, mas quando ocorre, o usurio percebe essa necessidade quando a mquina desliga ou reinicia sozinha, por exemplo, indicando, entre outras possibilidades, que a placa de vdeo est consumindo mais energia do que a fonte capaz de fornecer. Isso tem um motivo: as placas de vdeo so um dos componentes que mais consomem energia em um computador. Para suprir essa necessidade, algumas placas de vdeo contam com conectores que permitem o encaixe de cabos de alimentao de HDs, que no raramente sobram em um computador. Assim, possvel obter mais eletricidade quando a alimentao fornecida por meio do slot no suficiente. Fontes de alimentao mais atuais, no entanto, oferecem cabos especficos para o fornecimento de energia aos dispositivos conectados em slots PCI Express. Os conectores desses cabos geralmente so formados por 6 pinos, embora tambm seja possvel encontrar verses com 8. Em alguns casos, esse tipo de cabo deve ser ligado a um conector na placa-me que fica prximo do slot PCI Express, mas na maioria dos casos essa conexo feita diretamente na placa de vdeo.

12 de 14

04/04/11 10:03

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

Conector de energia para PCI Express de 6 pinos Por causa disso, extremamente importante verificar se a placa-me e se a fonte de alimentao do computador contam com os recursos necessrios placa de vdeo escolhida antes de efetuar a compra. Dependendo do caso, ser necessrio fazer uso de adaptadores ou mesmo efetuar a troca de algum componente.

Finalizando
Com base nas informaes fornecidas nesta pgina, voc ter condies de avaliar as caractersticas essenciais de uma placa de vdeo antes de adquir-la. Voc vai perceber que modelos mais avanados oferecem mais memria, GPU com clock mais elevado, maior quantidade de streams processors, entre outros. Mas claro que, quanto mais sofisticado for o dispositivo, maior o seu preo. Assim, voc tambm deve levar em conta quais as suas necessidades em relao placa de vdeo. Se voc quer apenas executar vdeos e jogos casuais que no exigem muito processamento, uma placa de baixo custo ser suficiente. Mas se voc quer um PC capaz de rodar os ltimos jogos lanados, no tem jeito, quanto mais avanada for a sua placa de vdeo, melhor. Felizmente, a maioria dos ttulos permite a desativao de determinados recursos visuais. Com isso, torna-se possvel rod-los mesmo em placas intermedirias.

Viso geral de uma placa de vdeo Antes de encerrar, uma "curiosidade importante": de certo modo, CPUs e GPUs so .: Livros sugeridos :. dispositivos bastante semelhantes, mas como estes ltimos lidam constantemente com :: Arquitetura de imagens em 3D, so mais preparados para lidar com processamento paralelo. computadores Acontece que essa capacidade no til s em jogos ou em gerao de grficos 3D. :: Hardware na prtica H uma srie de outras aplicaes que podem se beneficiar disso. :: Hardware: o guia A indstria criou tecnologias especficas para facilitar o uso das GPUs mais recentes definitivo Via Shopping UOL em atividades no relacionadas diretamente ao processamento grfico. Duas delas so a OpenCL e a CUDA. A primeira ligada entidade que mantm o padro OpenGL. A segunda foi desenvolvida pela NVIDIA para funcionar com seus chips e se destaca por permitir o uso de instrues em linguagem C, embora adaptaes tambm permitam o uso de Java, Python e outras. De acordo com a NVIDIA, a tecnologia tem sido utilizada em pesquisas cientficas e ferramentas de anlise do mercado financeiro, por exemplo. Voc pode saber mais sobre o assunto visitando o site gpgpu.org ou pesquisando pelo termo "GPGPU" (General-

13 de 14

04/04/11 10:03

Placa de vdeo e GPU: principais caractersticas

http://www.infowester.com/placavideo.php

Purpose GPU). Pensando em comprar uma placa de vdeo? Ento veja preos de: Placas de vdeo NVIDIA Placas de vdeo ATI
Via Shopping UOL

Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 24/02/2010 - Atualizado em 08/09/2010

Licena dos artigos Poltica de privacidade Condies de uso do site Perguntas mais frequentes Que site este? Quem faz este site? Imprensa Contato Loja

Vrias marcas registradas aparecem nas pginas deste site. O InfoWester declara estar utilizando tais nomes apenas para fins informativos, em benefcio exclusivo do detentor da marca, sem inteno de infringir as regras e leis de sua utilizao. InfoWester 2010 | Propagando conhecimento Responsvel: Emerson Alecrim | No ar desde 2001 Layout por Erika Sarti

14 de 14

04/04/11 10:03

S-ar putea să vă placă și