Sunteți pe pagina 1din 2

Prof.MauricioB.Almeida,DTGIECI/UFMG www.eci.ufmg.br/mba,mba@eci.ufmg.

br

Noesbsicassobremetodologiadepesquisacientfica
Obs.essetextonosubstituiasdisciplinascorrelatas(metodologiadepesquisa,seminrios,etc.constantesnagradedaps).

MtodosCientficos
Mtodo dedutivo: mtodoracionalista,quepressupearazocomanicaformadechegar ao conhecimento verdadeiro; utiliza uma cadeia de raciocnio descendente, da anlise geral paraaparticular,ataconcluso;utilizaosilogismo:deduaspremissasretiraseumaterceira logicamentedecorrente.
Todohomemmortal(premissamaior) Pedrohomem(premissamenor) Logo,Pedromortal(concluso)

Mtodo indutivo: mtodo empirista, o qual considera o conhecimento como baseado na experincia; a generalizao deriva de observaes de casos da realidade concreta e so elaboradasapartirdeconstataesparticulares.
Pedromoral Joomortal Josmortal. Carlosmortal. Ora,Pedro,Joo,JoseCarlossohomens. Logo,(todos)oshomenssomortais.

Mtodo hipottico dedutivo (Poper, K.): se o conhecimento insuficiente para explicar um fenmeno, surge o problema; para expressar as dificuldades do problema so formuladas hipteses; das hipteses deduzemse conseqncias a serem testadas ou falseadas (tornar falsas as conseqncias deduzidas das hipteses); enquanto o mtodo dedutivo procura confirmarahiptese,ohipotticodedutivoprocuraevidnciasempricasparaderrublas. Mtodo dialtico (Hegel, G.): empregado em pesquisa qualitativa, considera que os fatos no podem ser considerados fora de um contexto social; as contradies se transcendem dando origemanovascontradiesquerequeremsolues. Mtodo fenomenolgico(Husserl,E.): empregado em pesquisa qualitativa, no dedutivo nem indutivo, preocupase com a descrio direta da experincia como ela ; a realidade construda socialmente e entendida da forma que interpretada; a realidade no nica, existemtantasquantasforemsuasinterpretaes.

Prof.MauricioB.Almeida,DTGIECI/UFMG www.eci.ufmg.br/mba,mba@eci.ufmg.br

Classificaodaspesquisas:
Dopontodevistadesuanatureza: Pesquisa bsica: objetiva gerar conhecimentos novos para avano da cincia sem aplicaoprticaprevista. Pesquisa aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicaes prticas dirigidos soluodeproblemasespecficos. Dopontodevistadaformadeabordagemaoproblema: Pesquisa quantitativa: considera que tudo quantificvel, o que significa traduzir opiniesenmeroseminformaesasquaisseroclassificadaseanalisadas. Pesquisaqualitativa:consideraqueexisteumarelaoentreomundoeosujeitoque no pode ser traduzida em nmeros; a pesquisa descritiva, o pesquisador tende a analisarseusdadosindutivamente. Dopontodevistadosobjetivos: Pesquisa exploratria: objetiva proporcionar maior familiaridade com um problema; envolvelevantamentobibliogrfico,entrevistascompessoasquetiveramexperincias prticascomoproblemapesquisadoeanlisedeexemplos;assumeemgeralaforma depesquisasbibliogrficaseestudosdecaso. Pesquisa descritiva: objetiva descrever as caractersticas de certa populao ou fenmeno, ou estabelecer relaes entre variveis; envolvem tcnicas de coleta de dados padronizadas (questionrio, observao); assume em geral a forma de levantamento. Pesquisa explicativa: objetiva identificar os fatores que determinam fenmenos, explica o porqu das coisas; assume em geral as formas de pesquisa experimental e pesquisaexpostfacto. Dopontodevistadosprocedimentostcnicos: Pesquisa bibliogrfica: elaborada a partir de material j publicado, como livros, artigos,peridicos,Internet,etc; Pesquisa documental: elaborada a partir de material que no recebeu tratamento analtico; Pesquisa experimental: pesquisa em que se determina um objeto de estudo, selecionamse variveis que o influenciam, definemse as formas de controle e de observaodosefeitosqueasvariveisproduzemnoobjeto; Levantamento: pesquisa que envolve questionamento direto das pessoas cujo comportamentosedesejaconhecer; Estudodecaso:envolveoestudoprofundoeexaustivodeumoupoucosobjetosde maneiraquesepermitaoamploedetalhadoconhecimento; Pesquisaexpostfacto:quandooexperimentoserealizadepoisdosfatos; Pesquisaao:pesquisaconcebidaemassociaocomumaao;ospesquisadorese participantes da situao ou problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo; Pesquisa participante: pesquisa desenvolvida pela interao entre pesquisadores e membrosdassituaesinvestigadas; *** Referncias GIL,A.C.Mtodosetcnicasdepesquisasocial.4ed.SoPaulo:Atlas,1994.207p.

S-ar putea să vă placă și