Sunteți pe pagina 1din 6

Voc recebeu o batismo com o Esprito Santo?

Thomas Williamson

Como devemos responder a essa pergunta?

s vezes um cristo indagado se tem sido batizado com o Esprito Santo, ou se sua igreja tem o batismo com o Esprito Santo. Como deveramos responder a esta questo? Muitas teorias tm sido propostas sobre a natureza do batismo com o Esprito Santo. Em vez de rever todas elas, faramos melhor em examinar as referncias Bblicas sobre esta imerso no Esprito Santo. (A palavra grega sempre refere-se a imerso, ou literalmente na gua ou tinta, ou num senso figurativo. Nenhum outro significado da palavra pode ser achado no Novo Testamento ou na literatura grega antiga.) O batismo com o Esprito Santo foi profetizado por Joo Batista como um evento futuro em Mateus 3.11, onde associado com fogo: Aquele que vem aps mim mais poderoso do que eu; cujas alparcas no sou digno de levar; Ele vos batizar com o Esprito Santo, e com fogo. Esta profecia aparece tambm nas mensagens paralelas descrevendo o ministrio de Joo. Em Marcos 1.8 lemos: Eu, em verdade, tenho-vos batizado com gua; ele, porm, vos batizar com o Esprito Santo. Em Lucas 3.16 nos diz, Eu, na verdade, batizo-vos com gua, mas eis que vem aquele que mais poderoso do que eu, do qual no sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizar com o Esprito Santo e com fogo. Joo 1.33 identifica Cristo como Aquele quem teria autoridade para batizar com o Esprito Santo: E eu no o conhecia, mas o que me mandou a batizar com gua, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Esprito, e sobre ele repousar, esse o que batiza com o Esprito Santo. No h nos Evangelhos outras referncias ao batismo com o Esprito Santo. A prxima referncia, Atos 1.5, afirma quando este evento prometido aconteceria. Cristo, pouco antes de Sua Ascenso, disse aos Seus apstolos: Porque, na verdade, Joo batizou com gua, mas vs sereis batizados com o Esprito Santo, no muito depois destes dias. Qual evento notvel aconteceu apenas poucos dias depois da Sua ascenso, ou seja, em exatamente dez dias? Pentecostes!

Agora que determinamos com preciso o tempo que o prometido batismo com o Esprito Santo aconteceu, podemos examinar a natureza deste evento. Como Joo Batista predisse, foi associado com fogo; no um fogo literal, mas lnguas repartidas como que de fogo, foram vistas, Atos 2.3. Veio repentinamente um som do cu como de um vento veemente e impetuoso, Atos 2.2. Os discpulos comearam a falar noutras lnguas, Atos 2.4. No eram lnguas estranhas, nem idiomas celestiais incompreensveis aos homens; mas, eram lnguas de outros pases entendidas claramente pelos que as ouviram, Atos 2.8-11. Esse maravilhoso evento de Pentecostes deve ser copiado pelas igrejas hoje? No h registro na Bblia ou na histria da igreja de uma reencenao de Pentecostes, nem qualquer comando de Deus que deveramos reencenar este evento. Qualquer igreja que reivindica a reencenao de Pentecostes deveria verificar se todos destes sinais so duplicados: o som de um vento veemente e impetuoso; as visveis lnguas repartidas como que de fogo; e a proclamao do evangelho em idiomas legtimos de outros pases no entendidos por aqueles que os falavam. O Pentecostes nunca foi reencenado e um evento histrico nico que, pela sua prpria natureza, no requer nenhuma reencenao. No esperamos a reencenao da diviso das guas do Mar Vermelho hoje em qualquer igreja; isto foi um evento nico que serviu o seu propsito, ou seja, o xodo dos israelitas da escravido egpcia. Precisamos aprender as lies dessa interveno milagrosa divina na histria humana, e orientar as nossas vidas por elas, mas no precisamos duplicar o prprio evento. Qual o propsito histrico foi consumado pelo batismo do Esprito Santo em Pentecostes? Os discpulos daquele tempo receberam poder para o ministrio cristo, Atos 1.8, mas o Esprito Santo ainda capacita-nos para sermos testemunhas hoje sem necessitar manifestaes miraculosas ou visveis. O batismo com o Esprito Santo era mais do que somente manifestaes. No dia de Pentecostes o Esprito Santo apareceu visivelmente aos homens para oficializar a Sua aprovao quela instituio qual Deus ordenou, pela qual toda a Sua obra na terra ser feita, ou seja, a Igreja local. Deus estabeleceu duas instituies no Velho Testamento pelas quais toda adorao e obedincia do Seu povo devem ser conduzidas: o tabernculo de Moiss e o templo de Salomo. O Esprito Santo apareceu publicamente e visivelmente na inaugurao do tabernculo (xodo 40.3435) e no templo (1Reis 8.10-11). A Sua manifestao revelou a todos os

homens que Deus aprovou e endossou estas instituies. Somente uma manifestao do Esprito Santo bastava em cada caso. No deve nos surpreender que o Esprito Santo endossou a igreja da mesma maneira pblica em Atos 2. Enfatizamos que a igreja que o Esprito Santo endossou no Pentecostes era a instituio da igreja local, no uma suposta mstica, invisvel igreja universal, um conceito no Escriturstico que contrrio a todo o ensino do Novo Testamento sobre a igreja. O conceito de uma igreja universal, como preguem muitos, uma organizao no-existente que no pode reunir, batizar, celebrar a Ceia do Senhor, disciplinar membros ou receber dzimos. A igreja em Jerusalm, porm, fez todas essas coisas. Tambm, devemos evitar o erro que diz que Pentecostes era o nascimento da igreja como afirmada espontaneamente por alguns. No h base escriturstica para tal afirmao. A igreja em Jerusalm agregou 3.000 membros no dia de Pentecostes, Atos 2.41. No pode agregar a algo que no existe. Em Atos 1, antes de Pentecostes, testemunhamos uma reunio de negcios da igreja em Jerusalm, quando Matias foi votado a servir como apstolo. O fato que Jesus instruiu Seus discpulos sobre disciplina pela igreja, Mateus 18.17, ensinando-os dize-o igreja sem precisando explicar-lhes o que era uma igreja, revela que a igreja j existia e era instituda por Cristo. Agora que temos revistos a natureza e o propsito do batismo com o Esprito Santo no dia de Pentecostes, avanamos para cuidar a prxima (e ltima) referncia bblica ao batismo com o Esprito Santo. Em Atos 11.16 o apstolo Pedro, defendendo a sua deciso de batizar e receber como irmos os gentios convertidos de Cesaria, disse, E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: Joo certamente batizou com gua; mas vs sereis batizados com o Esprito Santo. No claro se Pedro estava afirmando que o cair do Esprito Santo em Cornlio e seus companheiros em Atos 10.44-45 era uma repetio do batismo com o Esprito Santo, ou meramente uma comparao do evento quele que ele conheceu no Pentecostes. O que claro que o Esprito Santo caiu graciosamente sobre estes gentios convertidos, o primeiro na histria, para demonstrar publicamente a aceitao de Deus dos gentios na famlia de Deus, para que os irmos judeus tambm os aceitassem. Este evento, como Pentecostes, era um evento histrico nico que no necessitava e nem pode ser duplicado pelas igrejas hoje. S se pode ter uma nica inaugurao original.

Agora findamos todas as referncias bblicas ao batismo com o Esprito Santo; no h outras. Alguns identificam o caso de Atos 19.1-7, quando Paulo rebatiza doze discpulos de feso, como sendo um batismo com o Esprito Santo, mas devemos ser cautelosos, desde que aquele termo, ou seja, batismo, no usado naquela passagem. Ao invs de argumentar sobre qual termo devemos aplicar nesta manifestao do poder do Esprito Santo, faramos melhor se consideramos a lio principal da passagem a importncia do batismo correto. O batismo para ser vlido, deve satisfazer estes quatro requerimentos: 1) Modo correto (imerso). 2) Candidato correto (um regenerado, e no uma pessoa incrdula). 3) Propsito adequado (mostrar nossa obedincia como discpulos de Jesus, no para ganharmos a salvao). 4) Administrador propcio (um representante de uma igreja neo-testementria, que no precisa necessariamente ser um pastor). De alguma forma, o batismo dos discpulos efsios era deficiente. Desde que eles nem conheciam Quem era o Esprito Santo, provavelmente no eram salvos quando foram batizados. Aparentemente foram batizados por um cristo no autorizado por uma igreja local, em contraste ao Paulo que foi enviado pela igreja em Antioquia, Atos 13.1-3. Apolo tem sido sugerido como o culpado. Qualquer que seja o problema, Paulo no concordou em toler-lo, mas insistiu que o problema fosse corrigido. s vezes afirmado incorretamente que no existiram rebatizadores (ou anabatistas) antes do sculo XVI. Os que afirmam isso esqueceram-se de Paulo! Os discpulos efsios obedientemente concordaram em ser batizados por Paulo quando eles descobriram que o batismo anterior foi deficiente, e o Esprito Santo outorgou publicamente Seu selo de aprovao neste ato de submisso. A passagem, Atos 19.1-7, tem sido distorcida por alguns para argumentar que o batismo de Joo no um batismo cristo e no serve para aquela poca. Essa idia baseada na falsa suposio que os discpulos de feso, longe e bem depois da poca de Joo o Batista, foram verdadeiramente batizados por ele. Essa passagem no diz isso em alguma forma. Paulo no tinha nada mas elogios do batismo de Joo, Atos 19.4. O fato que Cristo e todos os apstolos, os que comearam o cristianismo, eram satisfeitos com o batismo de Joo e nunca procuraram um batismo mais moderno, deve ser uma prova suficientemente firme da atualidade do batismo de Joo para aquela poca.

Temos agora examinado todas as referncias na Bblia ao respeito do batismo com o Esprito Santo. Deve ser observado, porm, que hajam alguns que interpretem 1Cor.12.13 (Pois todos ns fomos batizados em um esprito, formando um corpo...) como referncia ao batismo com o Esprito Santo. Tal interpretao causa confuso tremenda num assunto de fcil entendimento. Este batismo com o Esprito Santo de 1Cor. 12.13, como concebido pelos que o apiam, singular, nico, sem fogo ou outra manifestao externa, e ocorre no momento da salvao. Como pode este conceito reconciliar-se de alguma forma do batismo com o Esprito Santo de Atos 2 que foi pblico, sobre muitos, com fogo e manifestao externa, e derramando-se sobre pessoas j convertidas? A dificuldade totalmente eliminada quando reconhecemos que o batismo mencionado em 1Cor. 12.13 batismo na gua e s isso. Muitos comentaristas nem crem que o Esprito Santo mencionado de alguma forma neste versculo; eles crem que um ensino que todos os membros de uma igreja local, ou corpo de Cristo, tornaram-se membros daquela igreja pelo batismo com gua em unio espiritual. Outros tratam do Esprito Santo nesta passagem, dizendo que pela liderana e capacidade do Esprito Santo tornamos membros da igreja local atravs do batismo em gua. Qualquer interpretao cabe perfeitamente no contexto do ensino neotestamentrio; a idia do batismo com o Esprito Santo no momento da converso um intruso neste contexto. O Esprito Santo entra em todos os crentes no momento da converso para habitar em todos os crentes (Rom. 8.9-16), mas ns no somos instrudos que o Esprito Santo batiza os crentes na converso. Segundo Ef. 4.5, existe somente um batismo. Este deve ser o batismo em gua, qual a Bblia ensina; no um batismo espiritual, que a Bblia no ensina. Podemos concluir de nosso estudo sobre todo que o Novo Testamento ensina do batismo com o Esprito Santo: foi um evento histrico glorioso pelo qual Deus autenticou Sua igreja no comeo de seu ministrio, depois da ascenso de Cristo. No h mandamento para as igrejas hoje a buscarem a repetir este evento, nem para indivduos buscarem ser batizados com ou pelo Esprito Santo, na converso e nem depois dela. Isto significa que rejeitamos o ministrio, dons e enchimento do Esprito Santo para nossa poca? Absolutamente no! Somos mandados sermos cheios do Esprito Santo, Efsios 5.18, e deveramos estar abertos para todos os dons que o Esprito Santo deseja outorgar em ns nesses ltimos dias.

Deveramos rejeitar o ensinamento daqueles que apresentam posies diferentes a respeito do batismo com o Esprito Santo? No necessariamente. A maior parte do ensino deles tem uma base escriturstica, mesmo que os professores tm aplicado um vocbulo impreciso neste assunto que ensinam. Seria bem melhor experimentar todas as bnos, dons e enchimento que o Esprito Santo deseja-nos ter, e aplicar um vocbulo errado para este experincia, do que ser firmes na doutrina e nomenclatura sem experimentar em nossas vidas o poder do Esprito Santo. No devemos ser crticos daqueles que descrevem suas experincias com o Esprito Santo como um batismo. Nem deve os defensores do batismo com o Esprito Santo ser crticos daqueles que preferem no usar esta terminologia. Estamos agora prontos a concluir o assunto, e responder a indagao posta no comeo desse artigo: Voc recebeu o batismo com o Esprito Santo? Que Deus nos ajude a sempre responder tal indagao com uma sondagem humilde dos nossos coraes, e que possamos ser totalmente submissos para o Esprito Santo e sermos guiados por Ele em todos os aspectos da vida. Mas para aqueles que desejam conhecer nossa posio doutrina bblica do batismo com o Esprito Santo, seriam melhor a refazer a pergunta assim: Voc um membro de uma igreja local da mesma f e prtica da igreja em Jerusalm, e assim parte da divina instituio que Deus validou e autenticou pelo batismo com o Esprito Santo? Se a sua igreja continua na doutrina dos apstolos (Atos 2.42) e requer imerso em gua para ser membro (Atos 2.41), sua resposta a pergunta "Sim, sou!" Se membro de tal tipo de igreja , no precisa deix-la na procura do batismo com o Esprito Santo. Entrega a sua vida completamente ao Esprito Santo, e Ele o usar melhor na igreja em que est. Thomas Williamson

Traduo: Brenda Lia de Miranda Barbosa Reviso: Pr. Calvin e Joy Ellaina Gardner Este e-book disponibilizado por: www.PalavraPrudente.com.br

S-ar putea să vă placă și