Sunteți pe pagina 1din 19

PS-GRADUCAO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIO HOSPITALAR

MONICA APARECIDA CAMARGO FERREIRA

PENPOLIS 2010

PS-GRADUCAO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIO HOSPITALAR

MONICA APARECIDA CAMARGO FERREIRA

Artigo apresentado UNICID Universidade Cidade de So Paulo, como requisito parcial para concluso da psgraduao latu sensu em psicopedagogia institucional, sob a orientao da prof. Siderly do Carmo Dahle de Almeida.

PENPOLIS 2010

RESUMO
Procurando elucidar questes acerca do papel do psicopedagogo na instituio hospitalar, consultei a literatura e observei e a realidade de uma criana interna de uma instituio hospitalar psiquitrica, sendo ela lcida e filha de pais comprometidos mentalmente. Visando a melhoria da vida do paciente dentro de uma instituio hospitalar, objetivando, humanizar as relaes, transpor o sofrimento, a angstia e solido contribuindo nos aspectos: fsico, cognitivo, afetivo e social, olhar o paciente em sua totalidade, procurar criar um espao prazeroso, alegre, ldico, de expresso, em que o sujeito hospitalizado qualidade de vida e que sua situao de interno torne-se mais serena. Essas questes nos levam a comprovar a necessidade do acompanhamento psicopedaggica para dar suporte aos avanos relacionais pessoais e interpessoais, que originam distrbios de aprendizagem e de letramento. Palavras chaves: psicopedagogia, instituio hospitalar, pesquisa.

GLOSSRIO

INTRODUO...........................................................................................................05 HISTRICO................................................................................................................06 O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO.............................................................................07 GARANTINDO O DIREITO A EDUCAO BSICA.................................................08 AS VISITAS................................................................................................................09 CONCLUSO.............................................................................................................15 REFERENCIAS..........................................................................................................16

INTRODUO

A proposta da psicopedagogia hospitalar de promover uma interlocuo no s entre crianas, mas, tambm de todos aqueles que passam por internaes (curtas, mdias ou longas), de doenas crnicas ou terminais.

A criao de classes escolares em hospitais resultado do reconhecimento formal de que crianas hospitalizadas, independentemente do perodo de permanncia na instituio ou de outro fator qualquer, tm necessidades educativas e direitos de cidadania, onde se inclui a escolarizao. (Amaral e Silva, 2007 p.1).

O psicopedagogo hospitalar focado na tcnica e na prtica e por ser um profissional de tendncia interdisciplinar est apto a esta modalidade, utilizando todo o seu conhecimento para criar um mundo onde as pessoas se preocupem umas com os outras.

neste momento que vem a pergunta: Mais como fazer esta abordagem, que conhecimentos e fazeres so necessrios para tornar a prtica psicopedaggica possvel neste meio to adverso?

A opo de apoio psicopedaggico ao paciente interno primordial para assegurar-lhe uma recuperao tranqila e alivia-lo da inquietao proveniente de preocupaes sobre o tratamento recomendado e ao tempo de permanncia no hospital.

O ambiente hospitalar um local onde h diversos sentimentos e sensaes contrastantes (doena ou sade, tenso ou angstia, alvio ou cura).

A Psicopedagogia essencial ao paciente hospitalizado para manter os vnculos com os conhecimentos e desenvolver as competncias essencialmente

psicossociais. A escola e a entrada no mundo das letras so fatores de reconhecimento e fechamento de etapas comuns a todas as crianas e forma de ser considerada como igual e reconhecida no meio social em que vive. To necessrio quanto brincar, ser reconhecido e aceito em seu meio, pois s assim avalia-se como pessoa.

No processo do conhecimento quem conhece, de certo modo, apropriase do objeto que conheceu (Fachini, 2001, p.10). Por isso conhecer exige uma postura de pesquisa. A presente pesquisa utiliza-se do estudo de caso que tem como principal objetivo a explicao sistemtica dos fatos ocorridos na esfera social e relacionam-se com uma infinidade de variveis. A pesquisa se deu no Hospital Psiquitrico Clemente Ferreira-Lins. Onde observei o fazer pedaggico da profissional de psicopedagogia, nas sesses semanais da criana observada e da observao de campo das reaes da mesma criana aps as consultas. Comprovando vida. a necessidade do acompanhamento psicopedaggica

notoriamente ouve a insero da criana no meio, e a melhoria de sua qualidade de

HISTRICO

Em 1935 tem inicio a Classe Hospitalar, neste ano Henri Sellier cria e d inicio as aulas da primeira escola para crianas inadaptadas, em Paris. Depois surgiram escolas nesta mesma linha terica na Alemanha, mais cidades Francesas, na Europa e em muitos estados dos Estados Unidos, visavam suprir as necessidades escolares das crianas portadoras de tuberculose.

10

Considerado como marco de proliferao das escolas em hospitais a Segunda Guerra Mundial. Em face da catstrofe e de suas implicaes nas vidas das crianas atingidas pelo despojo da guerra, de mutilaes e impossibilidades, foi crescente o engajamento de profissionais de educao, mdicos e pessoas comuns que levaram as escolas hospitalares para dentro dos hospitais de campanha a fim de suprir de alguma maneira as necessidades infantis das crianas. Em 1939 Criado o C.N.E.F.E.I. Centro Nacional de Estudos e de Formao para a Infncia Inadaptadas de Suresnes (Frana), atuando na formao de professores para o trabalho em hospitais; neste mesmo ano criado o cargo de professor hospitalar pelo Ministrio da Educao Francs. A legislao deu aval criana hospitalizada no Brasil atravs do Estatuto da Criana e do Adolescente Hospitalizado, promovido pela Resoluo n. 41 de outubro e 1995, no item 9, com redao assim explicitada: Direito de desfrutar de alguma forma de recreao, programas
educao para a sade, acompanhamento durante sua permanncia hospitalar. do currculo de escolar

O Ministrio da Educao em 2002 suscitou um documento que delineia orientaes gerais para as classes hospitalares no tocante ao atendimento, garantindo a acessibilidade educao bsica.

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO

O psicopedagogo utiliza-se do diagnstico clnico, para identificar as possveis causas dos transtornos de aprendizagem. Para isto, ele usar instrumentos tais como, provas operatrias (Piaget), provas projetivas (desenhos), EOCA, anamnese. Na consulta, o psicopedagogo far uma entrevista inicial com os pais ou responsveis para estabelecer horrios, quantidades de sesses, honorrios, e

11

esclarecer sobre a importncia da freqncia e far o enquadramento ( diz como sero cada sesso). importante neste dado momento no se ater ao histrico do paciente par no comprometer sua avaliao diagnstica. A histria pregressa do paciente, desde seu nascimento at os dias atuais ser uma atividade para o final das sesses (anamnese). recomendado um montante de oito a dez sesses, sendo no mais que duas por semana, com durao de no mximo 50 minutos. O psicopedagogo promover um diagnstico, positivo ou negativo de suas suspeitas baseadas nas tcnicas de observao e pesquisa j descritas. No percurso do tratamento so executadas vrias atividades com o objetivo de identificar, e melhorar a forma de aprender do paciente e da sua relao com o mundo e com as pessoas que o cerca, corrigindo assim os bloqueios que o impedem de aprendem tranquilamente. So dos recursos do psicopedagogo jogos, desenhos, brinquedos,

brincadeiras, conto de histrias, computador e outras situaes que se fizerem oportunas. No obstante da falta de vocabulrio de muitas crianas pequenas ou de medos internalizados as crianas no conseguem exprimir em palavras o que sentem nesse momento que a brincadeira com jogos, desenhos ser veculo de ligao para revelar suas verdades e dificuldades. Simaia Sampaio psicopedagoga da Associao Brasileira de Psicopedagogia afirma: atravs dos jogos que a criana adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder desenvolve o raciocnio, aprende a se concentrar, adquire maior ateno. O psicopedagogo um profissional que no pode estaguinar-se precisa constantemente estar em consonncia com as pesquisas e novas descobertas da rea mdica e educacional, e tambm deve sempre procurar trocar idias, opinies, para que possa contar com uma superviso psicopedagogica eficaz.

12

GARANTINDO O DIREITO A EDUCAO BSICA Tendo sido gerado e morando em um lar abrigado do Hospital Clemente Ferreira-Lins, o pequeno J. S. 07 (sete) anos, vinha apresentando comportamento extremante agressivo com seus colegas de creche e de escola, no conseguia exprimir suas emoes e mostrava-se muito arredio quando precisava interagir, sua produo escolar era lenta e desconexa.
No temos culpa pelos nossos grandes medos, os medos excessivos, incontrolveis, como tambm no temos culpa por sermos alrgicos, diabticos ou asmticos. No escolhemos ter medo, e menos ainda ter muito medo. Mas podemos, por outro lado, decidir compreend-lo melhor, e assim prepararmo-nos melhor para lidar com ele. preciso dar ouvido a seus medos: eles so um precioso sistema de alarme diante dos perigos. Mas no bom submeter-se a eles: s vezes, esse sistema fica desregulado. Como uma espcie de alergia, um medo pode tomar corpo e transformar-se em fobia (CHRISTOPHE, 2007, p. 11).

Frente a este dilema a equipe multidisciplinar do Hospital sobre a superviso da psicloga ligada ao caso deu uma indicao de um acompanhamento psicopedaggico.
"A histria do paciente tem incio no momento da concepo. Os estudos de Verny (1989) sobre a Psicologia pr-natal e perinatal vm reforar a importncia desses momentos na vida do indivduo e, de algum modo, nos aspectos inconscientes de aprendizagem" (Weiss, 2003, p. 64).

A criana, sua me e seu pai foram orientados a conduzirem-se uma vez por semana ao consultrio da doutora H. A. G., que conduziria o tratamento.

AS VISITAS

A criana e os pais se mostraram muito impacientes e parecia que nada poderia ser feito, foi quando a profissional apenas conversou com toda a famlia perguntas genricas e no tirava os olhos das pessoas. Ela me orientou para no exprimir nenhum gesto ou movimento, que pudesse interferir na concentrao das pessoas. Ento fiquei ao fundo, discretamente.

13

Logo que sai ela pediu que eu fizesse as perguntas somente aps ela concluir suas observaes, ao computador fez as anotaes da consulta. Depois conversamos segundo a doutora ela fez uma anamnese exploratria, onde tudo que se fala e se faz avaliado para ser cruzada com a ficha das queixas estabelecidas e formar uma hiptese. Na anamnese verifica-se com os pais como se deu essa construo e as distores havidas no percurso;.... (Weiss, 2003, p.106). A hiptese o ponto de partida para a interveno psicopedaggica.
O diagnstico psicopedaggico um processo de investigao, onde o psicopedagogo compara-se a um detetive a procura de pistas, selecionando-as e centrando-se na investigao de todo processo de aprendizagem, levando-se em conta a totalidade dos fatores envolvidos neste processo. (RUBINSTEIN, 1996)

O planejamento da avaliao proporcionar ao aluno o encorajamento para superar as dificuldades que surgirem no decorrer do processo. Visto que as diferentes estratgias utilizadas pelo aluno para realizar atividades sero extremamente importantes na identificao e estimulao do seu potencial cognitivo. (GUNZBURG, 1971)

As sesses foram se desenrolando e a postura do psicopedagogo desempenho, de ludicidade.

era cada

vez mais prxima da criana e todos os testes foram aplicados, exploratrio, de

A psicopedagoga adota a seguinte esquema de interveno psicopedagogica baseada em Visca, descrito na literatura em VISCA, 1991:

Aes do entrevistador EOCA Testes

Procedimentos Internos do Entrevistador 1 sistema de hipteses Linhas de investigao Escolha de instrumentos 2 sistema de hipteses Linhas de investigao Verificao e decantao do 2 sistema de hiptese. Formulao do 3 sistema de

Anamnese

14

hipteses Elaborao do Informe Elaborao de uma imagem do sujeito (irrepetvel) que articula a aprendizagem com os aspectos energticos e estruturais, a-histricos e histricos que a condicionam. E por fim a psicopedagoga pediu um acompanhamento psicolgico, aliado as sesses psicopedaggicas, e o trabalho multidisciplinar teve inicio. Ao passo das consultas a psicopedagoga concluiu que o comportamento desequilibrado da criana tinha influncia direta da condio do estado de sade mental dos pais. A psicopedagogia baseada na psicanlise e na psicologia gentica, conclui que as dificuldades de aprendizagem tomam outra configurao, pois no aprender tem significado prprio. Conceito este que leva em conta a especificidade nica do indivduo ou do grupo que esta inserida e cultiva a sua prpria historia particular (ser histrico) e de seu meio sociocultural (ser coletivo) (RONCHIN, 1999). Neste caso a dificuldade de aprendizagem estava ligada a distrbios neurolgicos, mentais e/ou psicolgicos. A profissional o caracterizou pelo termo disfuno cerebral mnima (DCM). RONCHIM (1999) diz em sua obra que DCM a designao para crianas que apresentam bom nvel de inteligncia, mas que suscitam dificuldade de aprendizagem e desajuste comportamental social, neste caso agressividade exacerbada, atribudos falta de ateno ou caractersticas da personalidade da criana. Constantemente a criana refletia o comportamento agressivo dos pais, no havia aprendido os limites, e as boas prticas sociais, embora estivesse atrasado na escola, possua todo o potencial de desenvolvimento, precisava ser estimulado da maneira certa.

15

O objetivo bsico do diagnstico psicopedaggico identificar os desvios e os obstculos bsicos no Modelo de Aprendizagem do sujeito que o impedem de crescer na aprendizagem dentro do esperado pelo meio social. (Weiss, 2003, p. 32 )

Neste tocante o trabalho do psicopedagogo transforma-se numa epopia, pois precisa lanar mo de pacincia, criatividade e carinho, para alcanar seus objetivos.
"... talvez o momento mais importante desta aprendizagem seja a entrevista dedicada devoluo do diagnstico, entrevista que se realiza primeiramente com o sujeito e depois com os pais (quando se trata de uma criana, claro)" (PAN, 1992, p. 72).

Nas

prximas

visitas

profissional

procurou

fazer

com

que

ele

experimentasse novas experincias com a participao de outras pessoas, criando assim o que Vygotsky chamou de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Esta zona descrita por Vygotsky diz respeito ao lugar onde as capacidades latentes podem ser emersas com a ajuda de um parceiro mais experiente, utilizando para tanto a observao ou pelo contato dialgico.
Estamos ali para compreender e saber entender as dificuldades dos pacientes e adaptar a eles (no hospital) um comportamento pedaggico. Levamos atividades de escrita, leitura, matemtica, jogos de regras para garantir a manuteno do desenvolvimento intelectual e escolar. As intervenes naturalmente restituem a auto-estima dessas crianas robustecendo-lhes vontade de viver pela volta escola. (Vasconcelos , 2000, p. 11-12).

Neste processo o psicopedagogo se utiliza da mediao simblica, que feita atravs do levantamento de algo que o paciente j conhece e de seu entendimento quanto postura adequada e observao da sua prpria postura frente determinada situao, objeto, juzo, palavras e conceitos. Foram utilizados jogos e brincadeiras, que possibilitaram todo o trabalho da profissional de psicopedagogia frente aos problemas e suas possveis solues. Pois como VITORINO et al (2005, p.275) diz :

16

A criana, ao brincar e aprender, atua acima da sua capacidade real, potencializando o seu desenvolvimento para nveis mais elevados e complexos de funcionamento.

Vygotsky (1998), afirmar que de extremamente importante a interveno dos profissionais de educao e sade na promoo do desenvolvimento da pessoa internada, pois todas as funes do desenvolvimento aparecem primeiro no convvio social, o que ele chamou de convvio inter-psicolgico e s ento passa a ser internalizado pelo paciente, o convvio intra-psicolgico. (VYGOTSKY, 1998, p. 171). Como os pais so pacientes psiquitricos e como a melhoria da qualidade de vida da criana estava em cheque, o conselho hospitalar e a consultoria da psicloga chefe e da psicopedagoga H. A. G, tomou-se a deciso de enviar a criana para os avs paternos, onde contaria com um lar organizado e mentalmente equilibrado Embora os avanos nas atividades sociais e pedagogias tenham sido considerados excelentes a criana, foi avaliada em risco intelectual e segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente toda criana tem direito proteo, social, intelectual, fsica, moral e cultural: Art 5
Nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso, punido na forma da lei qualquer atentado, por ao ou omisso, aos seus direitos fundamentais.

Art. 17
O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade fsica, psquica e moral da criana e do adolescente, abrangendo a preservao da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idias e crenas, dos espaos e objetos pessoais.

Art. 98
As medidas de proteo criana e ao adolescente so aplicveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaados ou violados.

17

CONCLUSO

Com a observao deste caso conclui quo necessrio o trabalho do psicopedagogo na instituio hospitalar, pois d luz aos sentimentos de ansiedade, tristezas, dores que interferem na vida escolar da criana, j limitada pela situao hospitalar. Um profissional que busca antes de tudo aliviar as dores emocionais, e o desconforto factual do seu posicionamento frente aos problemas, tenta da melhor forma de vida contribuir com a qualidade de vida do paciente e assim o estimulando a progredir ante seus problemas de aprendizagem. O mtodo psicopedaggico um novo processo educativo que prope possveis solues ao processo pedaggico no escolar e possibilita a construo de um novo olhar e atitudes frente a esse desafio educacional.
A educao compreende: o conjunto dos processos, influncias, estruturas e aes que intervm no desenvolvimento humano de indivduos e grupos na sua relao ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relaes entre grupos e classes sociais, visando a formao do ser humano. A educao assim uma prtica humana, uma prtica social, que modifica os seres humanos nos seus estados fsicos, mentais, espirituais, culturais, que d uma configurao nossa existncia humana individual e grupal. LIBANEO ( 2001, p.137).

18

REFERNCIAS AMARAL, Daniela Patti; SILVA, Maria Teresinha Pereira. Formao e Prtica Pedaggica em Classes Hospitalares: Respeitando a cidadania de crianas e jovens enfermos. (Disponvel em www.malhatlantica.pt/ecae-cm/daniela.htm. Acesso em 18/ 07/ 2010) CHRISTOPHE, A. Psicologia do medo: como lidar com temores, fobias, angstias e pnicos. Petrpolis: Vozes, 2007. 304 p. Direitos da criana e do adolescente hospitalizados. Dirio Oficial, Braslia, 17 out. 1995. Seo 1, pp. 319-320. FACHIN, Odlia. Fundamentos de Metodologia. 3. Ed. So Paulo: Saraiva, 2001. GUNZBURG,H.C.:Cuadro para la evolucin del progreso en el desarrollo social. Fundacin Centro de Enseanza Especial. Madrid, 1971. LIBNEO, Luiz Carlos. Pedagogia e Pedagogos: inquietaes e buscas. In: Educar em Revista, Curitiba: Editora da UFPR, n.17, p. 153 176,2001. RONCHIM, S. M. R. Psicopedagogia no ambiente hospitalar: um estudo de crianas com dificuldades de aprendizagem. 1999. 130 f. Dissertao (Mestrado em educao) - Faculdade de Educao, Universidade de Estadual de Campinas, campinas, 1999. SCHILK, Ana Lcia Tarouquela- A educao alm dos muros da escola, 1 Encontro Nacional Sobre Atendimento Hospitalar. Universidade do Estado de So Paulo; PAN, Sara. Diagnstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre, Artes Mdica, 1985. Psicopedagogia Hospitalar- Reflexo do Evento Psicopedaggico Sedes Sapientiae realizado em Agosto de 2007; PORTO, Olivia. Psicopedagogia Hospitalar: Intermediando a Humanizao na Sade, Edio I, 2008. RUBINSTEIN, E.. A Interveno Psicopedaggica Clnica, in SCOZ at alii, Psicopedagogia:Contextualizao, Formao e Atuao Profissional, Porto Alegre: Artes Mdicas, l992. SAMPAIO, Simaia, O que a psicopedagogia? Artigo disponvel www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/sobreapsicopedagogia.htm, acessado 13/08/2010. em em

19

VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente. 6. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998. 191 p. VISCA, Jorge. Psicopedagogia: novas contribuies; organizao e traduo Andra Morais, Maria Isabel Guimares - Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1991. VITORINO, S. C.; MINARDI, M. R. F. L.; LINHARES, M. B. M. Interaes entre crianas hospitalizadas e uma psicloga, durante atendimento psicopedaggico em enfermaria de pediatria. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 10, n. 2, p. 267-277, 2005. WEISS, M. L. L. Psicopedagogia Clnica: uma viso diagnstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.

S-ar putea să vă placă și