Sunteți pe pagina 1din 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN CURSO DE ESPECIALIZAO EM GESTO PBLICA MUNICIPAL DISCIPLINA: GESTO TRIBUTRIA PROFESSOR:

JOS JAILSON DA SILVA PLO: MARTINS/RN

FRANCISCO ANTONIO DE FREITAS SOUZA

ATIVIDADE DA SEGUNDA SEMANA

Martins/RN Ago/2011

ATIVIDADE DA SEGUNDA SEMANA

QUESTO 1

Conceitue os princpios vigentes do Sistema Tributrio Nacional.

Podemos conceituar os princpios como um conjunto de normas, tidas como principais, que orientam/norteiam um determinado sistema jurdico, de forma a harmoniz-lo, constituindo-se como seu verdadeiro alicerce. So regras que devem ser observadas pelas demais, em nome da homogeneidade do sistema. No nosso sistema tributrio, os principais princpios tributrios so:

1) Princpio da Legalidade (Estrita Legalidade ou Reserva Legal) preconiza o art. 150, I, da CF, que nenhum tributo pode ser exigido ou aumentado sem lei o estabelea. Entenda-se Lei no seu sentido estrito, ou seja, o instrumento formalmente produzido pelo Poder Legislativo competente. idntico sentido temos o art. 97 do CTN.

2) Princpio da Irretroatividade da Lei Objetivando assegurar o princpio constitucional da segurana jurdica, o art. 150, III, alnea a, da Constituio Federal, probe a cobrana de tributos em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os cria ou que os aumenta.

3) Princpio

da

Isonomia

Tributria

fundamenta-se

no

princpio

constitucional geral da igualdade de todos perante a lei, presente nos art. 5. (caput e I) e 19, III, ambos da Constituio de 1988. No campo tributrio, o poder pblico tributante (sujeito ativo) deve tratar de forma igual os contribuintes (sujeitos passivos) que estejam em situao equivalente e tratar de forma desigual os desiguais, na medida das suas desigualdades (igualdade material). Em matria tributria, descabe qualquer diferenciao no tratamento entre aqueles que esto em situaes idnticas, consoante reza o art. 150, II, do texto constitucional.

Francisco Antonio de Freitas Souza Polo de Martins

4) Princpio da Capacidade Contributiva (art. 145 da CF) Este princpio define que necessrio que o particular tenha capacidade econmica para contribuir com as necessidades do Estado; como a capacidade econmica precede a capacidade contributiva, o indivduo deve recolher tributos na medida de sua capacidade econmica. Recolhe-se mais, aquele que pode mais.

5) Princpio da Vedao ao Confisco (Art. 150,IV,CF/88) Este princpio preconiza que a cobrana de tributos deve ser pautada dentro de um critrio de razoabilidade, no podendo ser excessiva, antieconmica, de modo que promova o confisco/apropriao do patrimnio do cidado/contribuinte pelo poder pblico tributante.

6) Princpio da Liberdade de Trfego (Art. 150,V,CF/88) Dispe que o trfego de pessoas ou de bens no pode ser limitado pela cobrana de tributos, quando estas ultrapassam os limites dos Estados ou Municpios. Esta concepo est relacionada com o artigo 5, LXVIII, CF/88, o direito livre locomoo (de ir e vir). Como exceo a regra, temos a cobrana de pedgios pela utilizao de vias conservadas pelo Poder Pblico.

7) Princpio da Uniformidade Geogrfica (Art. 151, I, CF/88) Veda que a Unio crie tributo de forma no uniforme em todo o pas, ou d preferncia a Estado, Municpio ou ao Distrito Federal em detrimento de outro ente federativo. Vale ressaltar que permitido realizar tal diferenciao na hiptese de promover o equilbrio socioeconomico entre as regies brasileiras. Exemplo a Zona Franca de Manaus.

8) Princpio da No Cumulatividade (Arts. 155, 2, I; art. 153, 3, II, ;art. 154, I, ambos da CF/88) Este princpio est relacionado a trs impostos: ICMS, IPI e impostos residuais da Unio. Deve-se realizar a compensao no que for devido em cada operao relativa circulao de mercadorias ou prestao de servios com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro ente federativo.
Francisco Antonio de Freitas Souza Polo de Martins 3

9) Princpio da Seletividade (Art. 153, 3, CF) Estabelece a necessidade de tributar de forma mais acentuada os produtos menos essenciais. Em contraposio, os produtos essenciais tero alquotas menores.

Exemplificando: no IPI sua aplicao obrigatria, para o ICMS e o IPVA sua aplicao facultativa.

QUESTO 2

Descreva as definies e espcies de tributos presentes na legislao brasileira.

Pode-se afirmar que as espcies tributrias que compem o sistema tributrio brasileiro so cinco: impostos, taxas, contribuies de melhoria, contribuies especiais e emprstimos compulsrios.

1) Imposto - o tributo que tem como fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica relativa ao contribuinte, conforme definido no art. 16 do CTN. O imposto no est vinculado a uma contraprestao direta a quem o est pagando. As receitas dos impostos no so destinadas ao custeio de obras ou servios em prol de quem os paga, ao ao contrrio, so utilizadas para custear as despesas gerais do Estado, objetivando a promoo do bem coletivo.

2) Taxa - o tributo que tem como fato gerador o exerccio do poder de polcia ou a utilizao efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel prestado ao contribuinte ou posto a sua disposio (Art. 77 do CTN). Pode ser cobrado pela Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies.

3) Contribuio de Melhoria - o tributo com o objetivo de fazer face ao custo de obra pblica de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado (Art. 81 do CTN). Tambm pode

Francisco Antonio de Freitas Souza Polo de Martins

ser cobrado pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies. 4) Emprstimo Compulsrio - o tributo que somente pode se criado pela Unio, atravs de lei complementar, nas seguintes hipteses: a) calamidade pblica ou guerra externa ou sua iminncia, que requeiram recursos extraordinrios; b) investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional.

5) Contribuies Especiais So tributos cobrados para custear as atividades paraestatais e podendo ser: sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse de categorias econmicas ou profissionais. Esto previstas nos artigos 149 e 149-A da CF/88.

QUESTO 3

Identifique os dizeres lcitos que definem os impostos, as taxas e as contribuies das competncias federal, estadual e municipal.

Os artigos 153 e 154 da Constituio definem os impostos de competncia da Unio, que so: Imposto sobre a Importao de produtos estrangeiros; Imposto sobre a Exportao para o exterior de produtos nacionais ou nacionalizados; Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural; Imposto sobre Produtos Industrializados; Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza; Imposto sobre Operaes de Crdito, Cmbio, Seguro e Relativas a Ttulos e Valores Mobilirios; Impostos Residuais; e Impostos Extraordinrios. Os impostos da competncia dos Estados e Distrito Federal tm previso no artigo 155 da Constituio Federal. So eles: Imposto sobre a Transmisso Causa Mortis e Doao de quaisquer Bens ou Direitos; Imposto sobre Operaes relativas a Circulao de Mercadorias e sobre Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao; Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores. Os impostos municipais esto previstos no artigo 156 da CF. So eles: imposto sobre propriedade predial e territorial urbana - IPTU; imposto sobre transmisso inter vivos, a
Francisco Antonio de Freitas Souza Polo de Martins 5

qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio ITBI; e imposto sobre servios de qualquer natureza ISS, no compreendidos no art. 155, II (tributados pelo ICMS de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao), definidos em lei complementar. As taxas podem ser cobradas pela Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies. O art. 145, II da CF autoriza a cobrana de taxas em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio. Por fim, temos as contribuies, que segundo o art. 149 da CF/88, competncia exclusivamente da Unio, seja para instituir as contribuies sociais, as de interveno no domnio econmico e ou as de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, com a observncia a previso dos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no art. 195, 6, relativamente s contribuies a que alude o referido artigo.

QUESTO 4

Como se utilizam as disposies relacionadas arrecadao municipal.

Sabemos que as receitas pblicas municipais contam com diversas fontes de arrecadao tributria, mediante o qual o poder pblico municipal capta recursos financeiros necessrios para a promoo dos servios e obras pblicas. A arrecadao municipal concentra-se na captao dos impostos, taxas e contribuies, dentro da competncia do ente. A atividade fiscal municipal revela-se como mecanismo primordial captao de recursos financeiros, de forma a aumentar o grau de autonomia financeira dos municpios, bem como minimizar a dependncia da gesto municipal em relao s

transferncias/recursos federais. No caso dos municpios, tem-se que o uso das disposies atinentes arrecadao passa pela obrigatoriedade do ente pblico de fiscalizar e cobrar os tributos de sua competncia (impostos, taxas e contribuio de melhoria).

Francisco Antonio de Freitas Souza Polo de Martins

Nesse sentido, vislumbra-se que uma das formas mais adequadas para utilizao desses instrumentos a aplicao equitativa/racional das alquotas e a definio da base de clculo de impostos como IPTU, ITBI e ISSQN, bem como o melhoramento da mquina fiscalizadora municipal, como forma de aprimorar a captao das receitas tributrias do municpio.

QUESTO 5

Informe quais so as bases de dados sobre planos e oramentos pblicos.

A transparncia dos atos pblicos dita atualmente como um dos principais mecanismos de melhoria da eficincia e efetividade do governo, seja federal, estadual ou municipal, uma vez que pode ajudar no combate corrupo, bem como possibilidade o aperfeioamento da base de conhecimentos sobre os quais as polticas pblicas so decididas, elaboradas de executadas. Dentro dessa concepo temos o SIGA BRASIL, que um sistema de informaes que permite a qualquer indivduo, por meio da Internet, acesso amplo e facilitado a diversas bases de dados sobre planos e oramentos pblicos. Alm de ser um sistema de informaes sobre planos e oramentos pblicos (leis oramentrias), o SIGA BRASIL constitui-se num instrumento de transparncia oramentria que rene diversas bases de dados, como o SIAFI, SIDOR e SELOR.

QUESTO 6

Descreva como se executa o oramento municipal.

O Oramento Municipal compreende a elaborao e execuo de trs leis o plano plurianual (PPA), as diretrizes oramentrias (LDO) e o oramento anual (LOA) que, em conjunto, materializam o planejamento e a execuo das polticas pblicas federais. O projeto do Plano Plurianual precisa ser elaborado pelo governo e encaminhado Cmara Municipal, para ser discutido e votado, at o dia 31 de agosto do primeiro ano do mandato de cada prefeito, como determina a Constituio. Depois de aprovado, o PPA

Francisco Antonio de Freitas Souza Polo de Martins

vlido para os quatro anos seguintes. O PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica municipal. J a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) prioriza as metas do PPA e orienta a elaborao do Oramento do Municpio, que ter validade para o ano seguinte. O projeto da LDO elaborado pelo Poder Executivo, sob a coordenao da Secretaria de Municipal competente, e precisa ser encaminhado Cmara Municipal at o dia 15 de abril de cada ano. O projeto da LDO tem como base o PPA e deve ser apreciado pela Cmara Municipal at 30 de junho de cada exerccio. Depois de aprovado, o projeto sancionado pelo Prefeito Municipal. Com base na LDO, a Secretaria Municipal competente elabora a proposta oramentria para o ano seguinte, com a participao das demais Secretarias (rgos setoriais) e a unidade oramentria do Poder Legislativo. Por determinao constitucional, o governo municipal obrigado a encaminhar o projeto de lei do oramento Cmara Municipal at o dia 31 de agosto de cada ano. Como visto, o oramento municipal norteado pelos instrumentos acima mencionado, estando a sua execuo vinculada arrecadao das receitas previstas e, consequente, aplicao dos recursos captados, cuja classificao por categorias econmicas (despesas correntes e de capital), natureza de despesa (pessoal, encargos sociais, investimentos, etc.) e modalidades de aplicao (transferncias e aplicaes diretas), esto dispostas na Portaria Interministerial n. 325, aplicvel a todas as esferas de governo. Em linhas gerais, a Administrao Municipal faz o oramento a partir de uma definio de quanto prev em arrecadar e das despesas que pretende realizar. Assim, o oramento uma previso dos gastos que o Municpio fica autorizado a fazer, uma vez que o gestor no poder realizar, sem prvia autorizao da Cmara, despesas que no estejam previstas na pea oramentria.

Francisco Antonio de Freitas Souza Polo de Martins

S-ar putea să vă placă și