Sunteți pe pagina 1din 14

Osciloscpio

ndice

y y y y

1 Caractersticas e usos o 1.1 Descrio o 1.2 Exemplos de usos o 1.3 Conselhos para uso o 1.4 Seleo 2 Como funciona o 2.1 Osciloscpio de raios catdicos (CRO) o 2.2 Osciloscpios analgicos com armazenamento o 2.3 Osciloscpios com armazenamento digital o 2.4 Osciloscpio baseado em computador 3 Alternativas ao osciloscpio 4 Osciloscpios na cultura popular 5 Ver tambm 6 Ligaes externas

Caractersticas e usos
Descrio

Um tpico osciloscpio uma caixa retangular com uma tela, conectores de entrada, knobs para controle e botes na frente do painel. Atualmente existem osciloscpios portteis com tela de cristal lquido.

Para ajudar na medidas, uma grade chamada graticule ou retculo desenhada na face da tela. Cada quadrado na graticule conhecido como uma diviso. O sinal a ser medido ligado a um dos canais de entrada, geralmente atravs de um conector coaxial, como os conectores BNC ou tipo N. Se a fonte do sinal j possui seu conector coaxial, ento um simples cabo usado para lig -la, caso contrrio um cabo especfico chamado ponta de prova para osciloscpio usado. Em seu modo mais simples, o osciloscpio desenha repetidamente uma linha horizontal chamada de trao atravs do meio da tela da esquerda para a direita. Um dos controles, o timebase control (controle da base de tempo), determina a velocidade com que a linha desenhada, e calibrado em segundos por diviso. Se a tenso de entrada difere do zero, o trao pode ser defletido tanto para cima quanto para baixo. Outro controle, o vertical control (controle vertical), determina a escala da deflexo vertical, e calibrado em volts por diviso. O trao resultante um grfico da voltagem (tenso) em funo do tempo. Se o sinal de entrada peridico, ento um trao relativamente estvel pode ser obtido apenas ajustando a base de tempo (timebase) de acordo com a frequncia do sinal de entrada. Por exemplo, se o sinal uma onda seno com frequncia igual a 50 Hz, ento seu perodo de 20 ms, ento a base de tempo (timebase) deve ser ajustada de modo que o tempo en tre a passagens sucessivas seja de 20 ms. Este modo chamado de continual sweep (varredura contnua). Infelizmente, a base de tempo dos osciloscpios no perfeitamente precisa, e a frequncia do sinal no perfeitamente estvel, ento o trao pode se mover pela tela, dificultando as medidas. Para prover um trao mais estvel, os osciloscpios modernos tem uma funo chamada trigger (desencadear ou disparar). Quando o triggering utilizado, o instrumento ir parar cada vez que a varredura chegue no extremo direito da tela e retornar de volta ao lado esquerdo da tela. O osciloscpio ento aguarda um evento especfico antes de comear a desenhar o prximo trao. O evento de trigger (disparo) comumente acionado quando a forma de onda da entrada atinge uma tenso em uma direo especfica (tenso crescente ou decrescente) determinada pelo usurio. Este recurso ressincroniza a base de tempo ao sinal de entrada, impedindo o deslizamento horizontal do trao. Desta forma, o trigger permite a visualizao de sinais peridicos tais como ondas quadradas e ondas seno. O circuito de Trigger tambm permite a visualizao de sinais no-peridicos, tais como pulsos que no se repetem em uma taxa fixa.

Os Tipos de trigger incluem:


y y

trigger externo, um pulso de uma fonte externa conectada a uma entrada dedicada do osciloscpio. trigger de borda, um detector de borda que gera um pulso quando o sinal passa de uma tenso limiar especificada em uma direo especfica. video trigger, um circuito que extrai pulsos sincronizantes de formatos de vdeo tais como PAL e NTSC e disparam a base de tempo em todas as linhas, em uma linha especfica, em todos os campos, ou em um quadro. Este circuito tipicamente encontrado dos dispositivos monitores de forma de onda. trigger por atraso, aguarda um tempo especfico aps passar por uma tenso limiar antes de comear a varredura. Nenhum circuito de trigger funciona instantaneamente, sempre ocorre um pequeno atraso, porm um circuito de trigger por atraso estende este valor at um intervalo conhecido e ajustvel. Deste modo, o operador pode examinar um pulso particular em um longo grupo de pulsos.

A maioria dos osciloscpios tambm permit em que voc tire a base de tempo e a insira um sinal no amplificador horizontal. Isto chamado de modo X-Y, e til para ver a relao de fase entre dois sinais, o que comum em anlise de rdio e televiso. Quando os dois sinais so senides de frequncia e fases variveis, o trao resultante chamado de curva de Lissajous. Alguns osciloscpios possuem cursores, que so linhas que podem ser movidas sobre a tela para medir o intervalo de tempo entre dois pontos, o a diferena entre duas tenses. Muitos osciloscpios possuem um ou mais canais de entrada, permitindo que eles mostrem mais de um sinal na tela. Geralmente o osciloscpio tem um conjunto de controles verticais para cada canal, porm apenas um sistema de trigger e base de tempo. Um osciloscpio dual-timebase (base de tempo duplo) possui dois sistemas de trigger de modo que dois sinais possam ser vistos em diferentes eixos de tempo. Isto tambm chamado de modo "magni ficao". O usurio mantm um sinal complexo desejado usando uma configurao de trigger compatvel. Ento ele permite a "magnificao", "zoom" ou "base de tempo dupla", e pode mover uma janela para observar os detalhes do sinal complexo.

Al i " t l Al l t P il i il i

t t t

i t t i it i

j l il i i l i " t t

l i i l l ti t i l l t l i it A mai ia dos osciloscpios mais sofisticados mudam do modo de varredura para o modo de escrita em tira com cerca de uma varredura a cada dez segundos. Isto ocorre porque caso contrrio, o osciloscpio iria aparentar estar quebrado: est coletando informaes, porm o ponto no pode ser visto na tela.

Exempl

e usos :

Ponta de prova de um osciloscpio. O uso clssico de um osciloscpio diagnosticar uma pea defeituosa em um equipamento eletrnico. Em um rdio, por exemplo, se ol a no esquema eltrico do aparel o e se localizam as conexes entre os estgios (como mixer eletrnico, osciladores eletrnicos, amplificadores). Ento o terra do osciloscpio ligado ao terra do circuito, e a ponta de prova colocada na conexo entre dois estgios no meio do circuito. Quando o sinal esperado est ausente, se sabe que algum estgio precedente do circuito est defeituoso. Como a maioria das fal as ocorre por causa de um nico componente defeituoso, cada medida pode provar que metade do estgio de uma pea complexa est funcionando corretamente, ou seja, que no a causa do defeito. Uma vez que o estgio defeituoso encontrado, testes mais especficos deste estgio podem geralmente mostrar a um profissional experiente qual componente est com defeito. Uma vez que este componente substitudo, a unidade pode voltar operao, ou ao menos o prximo defeito pode ser procurado. Outro uso possvel a checagem de um circuito novo. Muito frequentemente circuitos novos se comportam abaixo do esperado devido aos nveis de tenso errados, rudo eltrico ou erros no projeto. Os circuitos digitais geralmente

operam a partir de um oscilador (clock), ento um osciloscpio de trao duplo (dual-trace) necessrio para verificar circuitos digitais. Osciloscpios com "armazenamento" so muitos teis para "capturar" efeitos eletrnicos raros que podem levar a uma operao defeituosa. Outro uso para engenheiros de software que programam circuitos eletrnicos. Muitas vezes o osciloscpio a nica maneira de ver se o software est rodando corretamente. Para essa aplicao existe, no entanto, um equipamento mais apropriado, o analisador lgico, uma espcie de osciloscpio digital que permite a leitura de dezenas de canais simultaneamente.

] Conselhos para uso


O problema mais tpico encontrado quando se utiliza um osciloscpio no familiar que o trao no est visvel. Muitos osciloscpios mais recentes possuem "opes de reset" ou um boto "auto set up". Utilize-o caso haja confuso. Alguns instrumentos possuem um boto "beamfinder". Ele limita o tamanho do trao de modo que ele ir aparecer na tela. Outra razo para a "perda" do trao um ajuste de luminosidade (brightness) muito baixo. Todos os osciloscpios possuem um ajuste de luminosidade que serve para tornar o trao visvel tanto em varreduras lentas como nas mais rpidas. Um ajuste muito tenue pode tornar o trao pouco visvel. um ajuste muito intenso pode deixar o sinal borrado. Alguns osciloscpios possuem um ajuste de foco que permite ajustar a espessura do trao. Verifique que primeiro voc configure as opes de canal para acoplamento "DC", com trigger automtico. Aumente o valor do volts per division (volts por diviso) do canal (efetivamente diminuindo a Altura da linha) at a linha aparecer. Configure o time per division (tempo por diviso) prximo da velocidade do evento desejado, e ento ajuste o volts per division at o evento aparecer em um tamanho til. Os osciloscpios comumente possuem uma sada de teste que pode ser medida para se asseguram que um canal e sua ponta de prova estejam funcionando. Quando se utiliza um osciloscpio no familiar, recomendado medir a este sinal primeiro. A capacitncia do fio na ponta de prova pode fazer com que o osciloscpio mostre imprecisamente sinais de alta velocidade.

Se o sinal parece distorcido, ou seja se ele mostrar pontas ou elevaes estranhas, a capacitncia da pronta de prova deve ser ajustada. Muitas destas (como as com atenuao de 10x) tem um pequeno parafuso de ajuste para a capacitncia. A maioria dos osciloscpio prov uma sada de teste que produz uma onda quadrada para o ajuste da ponta. O ajuste deve ser feito de modo que as bordas da onda paream um quadrado, sem excessos nem arredondamento. A largura de banda das pontas de teste devem ser iguais ou exceder largura de banda dos amplificadores de entrada do osciloscpio. Em geral, a conexo de terra do osciloscpio deve ser ligada ao terra do circuito que est sendo analisado. A maioria dos osciloscpios possuem um conector de terra em sua sada. Para medir precisamente sinais de alta frequncia, o cabo de terra deve ser o mais curto possvel; para frequncias acima de 100 MHz, o conector embutido terra deve ser removido e substitudo por um pequeno pino de terra que sai do anel de terra na ponta da prova. Se o osciloscpio possui uma conexo com o terra das linhas de alimentao, e provvel que o pino de terra tambm esteja ligado ao terra (atravs do chassi do osciloscpio). Se o circuito em teste tambm tem sua referncia com o terra das linhas de alimentao, ento conectar o pino de terra a qualquer sinal teria o mesmo efeito de um curto-circuito ao terra, podendo causar danos ao circuito em teste ou ao prprio osciloscpio. Isto pode ser evitado alimentando-se o osciloscpio atravs de um transformador de isolao. Existem dois acoplamentos possvel no canal de entrada: "AC" coupling (acoplamento AC) bloqueia qualquer DC (corrente continua) no sinal. Isto til quando se mede um pequeno sinal em um offset DC. Note que o modo de acoplamento a AC feito se adicionando um capacitor internamente, que, apesar de ter um valor alto, pode afetar o modo como os sinais de baixa frequncia iro aparecer. "DC" coupling (acoplamento DC) usado quando se mede uma tenso contnua, no bloqueia nenhum sinal. Verifique se voc est ajustando o trigger do canal correto. Ajuste o trigger delay para zero. Ajuste o nvel de trigger at o evento desejado. Aps tudo, ajuste do trigger delay at a caracterstica desejada do sinal aparecer. As pontas de prova do osciloscpio so relativamente caras e frgeis. Para reduzir a capacitncia, o condutor no cabo de prova algumas vezes mais fino que um fio de cabelo humano. A "caneta" plstica da ponta muitas vezes fcil

de se quebrar. Deve-se evitar deixar a ponta de prova em algum local em que ela possa ser pisada. Seleo Os osciloscpios geralmente possuem uma lista das caractersticas acima. A medida bsica a largura de banda de seus amplificadores verticais. Os osciloscpios tpicos para propsito geral devem possuir uma largura de banda de no mnimo 100 MHz, apesar de larguras de bandas muito menores serem aceitveis para aplicaes em frequncias na faixa de udio. Uma taxa de varredura til pode ser de um segundo a 100 nanossegundos, com triggering e varredura com atraso. Para trabalhar com sinais digitais, dois canais so necessrios, e um instrumento com uma taxa de varredura de no mnimo 1/5 da frequncia mxima do sistema digital recomendada. O benefcio principal de um osciloscpio de qualidade a boa qualidade do circuito de trigger. Se o trigger for instvel, o display sempre ser um pouco confuso. A qualidade melhora enormemente conforme a frequncia de resposta e a estabilidade da tenso do trigger aumentam. Os osciloscpios de empactamento digital costumavam mostrar sinais electricos, do gnero AA-2B, denominados por vezes de quebrados devido s baixas taxas de armazenamento, porm este problema hoje em dia muito mais raro devido ao aumento no tamanho das memrias. At o ano de 2004, um osciloscpio dual-channel, com armazenamento, de 150MHz, novo custava cerca de US$1.200, sendo considerado muito bom para o uso geral. A maior largura da banda obtida at o ano de 2005 a da famlia de osciloscpios Tektronix TDS6000C com uma banda digitalmente melhorada de at 15 GHz e custando cerca de US$150.000.

Como funciona
Osciloscpio de raios catdicos (CRO)

Diagrama em corte de um osciloscpio CRO tpico. 1. Eletrodos de deflexo por tenso 2. Acelerador de eltrons 3. Raio de eltrons 4. Bobina de foco 5. Lado interior de tela revestido com fsforo O mais novo e mais simples tipo de osciloscpio consiste num tubo de raios catdicos, um amplificador vertical, uma base de tempo, um amplificador horizontal e uma fonte de alimentao. Estes so chamados de osciloscpios 'analgicos' para serem distinguidos dos osciloscpios 'digitais' que se tornaram relativamente comuns nos anos 90 e 2000. Antes da introduo do tubo de raios catdicos (CRO) nesta forma atual, o mesmo j vinha sendo utilizado em outros instrumentos de medio. O tubo de raios catdicos uma estrutura de vidro com vcuo no seu interior, similar aos tubos de televises a preto e branco, que possuem uma face plana coberta com um material fosforescente (o fsforo). A tela possui tipicamente menos de 20 cm de di metro, sendo muito menos do que as telas da maioria das televises. A parte no pescoo do tubo o acelerador de eltrons, que uma placa de metal aquecida com uma malha de fios (o gri ) na sua frente. Um pequeno potencial de gri usado para bloquear os eltrons de serem acelerados quando o raio precisa ser desligado, como durante o retorno do varrimento ou quando nenhum evento de trigger (disparo de evento) ocorre. aplicada uma diferena de potencial de, no mnimo, algumas centenas de volts para fazer com que a placa aquecida (o ctodo) fique carregado negativamente com relao s placas de deflexo. Para osciloscpios com uma largura de banda maior, onde o trao pode mover-se mais rapidamente atravs da tela, tipicamente utilizada uma tenso de acelerao ps-deflexo de mais de 10 000 volts, aumentando a velocidade com que os eltrons atingem o fsforo. A energia cintica dos eltrons ento convertida pelo fsforo em luz visvel no ponto do impacto. atravs da variao dessa tenso que se obtm o ajuste de luminosidade.

Quando ligado, um tubo de raios catdicos (CRT) normalmente mostra um nico ponto brilhante no centro da tela, porm este ponto pode ser movido eletrostaticamente ou magneticamente. O CRT de um osciloscpio utiliza a deflexo eletrosttica. Entre o acelerador de eltrons e a tela existem dois pares de placas metlicas opostos chamados de placas de deflexo. O amplificador vertical gera um diferena de potencial atravs de um par de placas, gerando um campo eltrico vertical, atravs do qual o raio de eltrons passa; quando os diferenciais das placas so os mesmos, o raio no defletido. Quando a placa superior positiva com relao inferior, o raio defletido para cima; quando o campo invertido, o raio defletido para baixo. O amplificador horizontal realiza uma funo semelhante com os pares de placas de deflexo horizontais, fazendo com que o raio se mova para a direita ou para a esquerda. Este sistema de deflexo chamado de deflexo eletrosttica, e diferente do sistema de deflexo eletromagntica utilizado nos tubos das televises. Em comparao deflexo magntica, a deflexo eletrosttica pode seguir mudanas aleatrias no potencial, porm, limitada a ngulos de deflexo pequenos. A base de tempo um circuito eletrnico que gera uma tenso de rampa. Esta uma tenso que muda continuamente e linearmente no tempo. Quando ela atinge um valor pr-definido a rampa reiniciada, com a tenso retornando ao seu valor inicial. Quando um evento de trigger reconhecido o reset ativado, permitindo que a rampa volte ao seu estado inicial e cresa novamente. A tenso da base de tempo geralmente controla o amplificador horizontal. O seu efeito a varredura do raio de eltrons a uma velocidade constante da esquerda para a direita atravs da tela, e ento retornando o raio rapidamente para a esquerda para iniciar a prxima varredura. A base de tempo pode ser ajustada para o perodo do sinal medido. Desse modo, o amplificador vertical controlado por uma tenso externa (a entrada vertical) que tirada do circuito que est sendo medido. O amplificador possui uma impedncia de entrada muito alta, de tipicamente um megaohm, de modo que ele consome apenas uma pequena corrente da fonte do sinal. O amplificador controla a deflexo causada pelas placas verticais com uma tenso que proporcional entrada vertical. O ganho do amplificador vertical pode ser regulado para se ajustar amplitude da tenso de entrada. Uma tenso positiva de entrada move o raio para cima, e

uma tenso negativa o move para baixo, de modo que a deflexo vertical do ponto mostra o valor da diferena de potencial da entrada. A resposta deste sistema muito mais rpida do que a de sistemas de medio mecnicos como os multmetros, onde a inrcia do ponteiro atrasa a sua resposta para a entrada. Quando todos estes componente trabalham simultaneamente, o resultado um trao brilhante na tela que representa um grfico da tenso em funo do tempo. A tenso est representada pelo eixo vertical, e o tempo no horizontal. Observar sinais de alta velocidade difcil utilizando um osciloscpio de raios catdicos convencional, especialmente se os sinais no foremrepetitivos, muitas vezes necessitando que o ambiente seja escurecido ou que uma capa especial seja colocada sobre a tela do tubo. Para auxiliar na visualizao de tais tipos de sinal, utilizam-se osciloscpios especiais com tecnologia de viso noturna, utilizando uma placa com microcanais na fase do tubo para amplificar sinais de baixa intensidade de luz.

Cmera de osciloscpios da Tektronix Modelo C-5A com pacote de filmes Polaroid instantneos atrs. Apesar de um osciloscpio de raios catdicos permitir que os sinais sejam vistos na sua forma elementar, no possui nenhum meio de gravar este sinal em papel para o propsito de documentao. Posteriormente, cmeras especiais para osciloscpios foram desenvolvidas para poderem fotografar a tela diretamente. A cmeras mais novas utilizavam filmes de rolo ou em chapas, enquanto nosanos 70 as cmeras instantneas Polaroid se tornaram populares. A maioria dos osciloscpios multi-canais no possuem mltiplos raios de eltrons. Em contrapartida, eles mostram apenas um ponto por vez, porm alternam este entre os valores de um canal e outro, ou alternam as varreduras (modo ALT) ou vrias vezes por varredura (modo C OP). Muito poucos l foram construdos; nestes, o acelerador de eltrons osciloscpios de rai forma dois raios de eltrons e existem dois pares de placas de deflexo vertical e um conjunto comum da placas de deflexo horizontal.

O amplificador vertical e o controle da base de tempo so calibrados para mostrar a distncia vertical na tela que corresponde a uma certa diferena de potencial, e a distncia horizontal, que corresponde a um certo intervalo de tempo. A fonte de alimentao um componente importante do osciloscpio que prov baixas tenses para alimentar o aquecedor do catodo no tubo e os amplificadores vertical e horizontal. So necessrias altas tenses para controlar as placas de deflexo eletrosttica. Estas tenses devem ser muito estveis, j que qualquer variao causaria erros no posicionamento e brilho do trao. Os osciloscpios analgicos mais recentes adicionaram processamento digital ao projeto padro. A mesma arquitetura bsica - tubo de raios catdicos, amplificadores vertical e horizontal - foi mantida, embora o raio de eltrons seja controlado por um circuito digital que permite mostrar grficos e textos juntos com as formas de onda analgicas. As capacidades extra deste sistema incluem:
y y y y

demonstrao na tela das configuraes do amplificador e da base de tempo; cursores de tenso - linhas horizontais ajustveis com demonstrao de tenso; cursores de tempo - linhas verticais ajustveis com demonstrao de tempo; menus na tela para configurao do trigger e outra funes.

Osciloscpios analgicos com armazenamento


Uma capacidade extra disponvel em alguns osciloscpios analgicos chamada de 'armazenamento'. Esta permite que a imagem do trao que normalmente decai em uma frao de segundo permanea na tala por vrios minutos ou mais tempo. Um circuito eltrico ento pode ser deliberadamente ativado para armazenar e apagar o trao da tela. O armazenamento realizado utilizando o princpio da emisso secundria. Quando o raio de eltrons de escrita ordinrio passa sobre um ponto na superfcie de fsforo, ele no apenas faz o fsforo se iluminar momentaneamente, alm disso a energia cintica do eltron atinge eltrons livres da superfcie de fsforo. Isto pode deixar uma rede de cargas positivas. Os osciloscpios com armazenamento provem um ou mais aceleradores de eltrons, (chamados de "flood guns") que produzem um fluxo de eltrons de baixa energia que percorre toda a tela de fsforo. Os eltrons da flood gun so desenhados mais nitidamente nas reas da tela de fsforo onde o acelerador de eltrons deixou uma rede de cargas positivas: desta forma, os eltrons das flood guns re-iluminam o fsforo nas reas carregadas positivamente da tela.

Se a energia dos eltrons da flood gun estiver corretamente balanceada, cada eltron liberado pela flood gun atinge um eltron secundrio da tela de fsforo, assim preservando a rede de cargas positivas nas reas iluminadas de tela de fsforo. Desta forma, a imagem originalmente feita pelo raio de escrita pode ser mantida por um longo tempo. Eventualmente, pequenos desbalanceamentos na taxa de emisso secundria podem fazer com que a tela inteira seja alimentada positivamente (se ilumine) ou que se alimente negativamente (apagando a imagem). So estes desbalanceamentos que limitam o tempo mximo de armazenamento possvel. Alguns osciloscpios utilizam uma forma de armazenamento estritamente binria (on/off) conhecida como "armazenamento biestvel". Outros permitem uma srie constante de ciclos de limpeza curtos e incompletos que criam a impresso de um fsforo com "persistncia varivel". Certos osciloscpios tambm permitem o desligamento parcial ou total das flood guns, permitindo a preservao (invisvel) da imagem armazenada para posterior vizualisao. (A alimentao positiva ou negativa ocorre somente quando as flood guns esto ligadas ("on"), com as flood guns desligadas, apenas os defeitos nas cargas podem degradar a imagem armazenada).

Osciloscpios com armazenamento digital


O osciloscpio com armazenamento digital (DSO) atualmente o tipo preferido da maioria da aplicaes industriais, apesar de osciloscpios anlogicos CRO simples ainda serem utilizados por hobbistas. O osciloscpio digital substitui o mtodo utilizado no osciloscpio de armazenamento analgico por uma memria digital, que capaz de armazenar as informaes por quanto tempo forem necessrias sem degradao. Isto tambm permite um processamento complexo do sinal por circuitos de processamento de sinal digital de altas velocidades. A entrada vertical, ao invs de controlar o amplificador vertical, digitalizado por um conversor analgico-digital para criar um conjunto de informaes que armazenado na memria de um microprocessador. O conjunto de informaes processado e ento enviado para a tela, que nos osciloscpios mais antigos era um tubo de raios catdicos, porm atualmente pode ser tambm um LCD. Osciloscpios com o LCD colorido so comuns. O conjunto de dados pode ser enviado atravs de uma LAN ou WAN para processamento ou arquivamento. A imagem da tela pode ser diretamente gravada no papel atravs de uma impressora ou plotter, sem a necessidade de uma cmera para osciloscpios. O prprio software de anlise de sinal pode extrair muitas caractersticas teis como tempo de subida, largura de pulso e amplitude, espectros de frequncia, histogramas e estatsticas, mapas de persistncia, e um grande nmero de parmetros teis para profissionais de campos especializados como as telecomunicaes, anlises de drives de disco e eletrnica de potncia.

Osciloscpio baseado em computador


Apesar de a maioria das pessoas pensarem no osciloscpio como um instrumento dentro de uma caixa, um novo tipo de "osciloscpio" est surgindo, o qual consiste de um conversor analgico-digital externo (algumas vezes com sua prpria memria ou com habilidade de processamento de dados) conectado a um PC que prov o display, interface de controle, armazenamento em disco, rede e muitas vezes a alimentao eltrica. A viabilidade destes Osciloscpio baseados em PC esta no seu uso comum e no baixo custo dos PCs padro. Isto torna o instrumento particularmente prtico para o mercado educacional, onde os PCs so comuns porm os investimentos em equipamentos so comumente baixos. As vantagens dos osciloscpios baseados em PC incluem:
y y y y y

Custo reduzido (considerando que o usurio j possua um PC). Fcil exportao de dados para softwares comuns do PC como processadores de texto e planilhas. Habilidade de controlar o instrumento atravs de um programa no PC. Uso das funes de rede e armazenamento do computador, que aumentam o custo em um osciloscpio comum. Portabilidade mais fcil quando utilizado em uma laptop.

Este tipo de instrumento tambm possui desvantagens, entre elas:


y y

y y

Necessidade de instalar o software no PC. Tempo levado pelo boot do PC, quando comparado ao tempo praticamente instantneo de incio de atividades de um osciloscpio padro (apesar de alguns osciloscpios modernos serem PCs ou mquinas similares). Portabilidade reduzida em uma desktop. O inconveniente de usar parte da tela do PC como display do osciloscpio.

Alternativas ao osciloscpio
Existe uma alternativa prtica ao osciloscpio que pode ser til em muitas necessidades, e algumas vezes superior em reparo de rdio, que ouvir os sinais. O plano bsico mixar (multiplicar) uma frequncia intermediria com o sinal, e ento amplificar e ouvir o resultado em um alto-falante. Em outras palavras, se utiliza a modulao em amplitude para inserir o sinal na banda de udio. (portanto para frequncias de adio no necessria modulao) Com os circuitos de estado slido modernos, tal tipo de equipamento barato e poder ser alimentado por uma pequena bateria.

Este sistema de diagnstico foi muito usado quando o rdio estava no princpio de seu desenvolvimento, e ainda utilizado na sia, e por alguns operadores de rdio amador. Na Unio Sovitica, o instrumento para diagnstico de rdios combinava um multmetro com um oscilador, um mixer de frequncia e um amplificador de udio para realizar este trabalho.

Um osciloscpio analgico porttil modelo Tektronix 475A, um instrumento tpico nos anos 70. Este instrumento dual-trace tem uma banda vertical de 250 M z, uma sensibilidade vertical mxima de 5 mV por diviso, e a velocidade de varredura horizontal mxima (unmagnified) de 10 ns por diviso. O osciloscpio um instrumento de m edida eletrnico que cria um grfico bi-dimensional visvel de uma ou mais diferenas de potencial. O eixo horizontal do ecr (monitor) normalmente representa o tempo, tornando o instrumento til para mostrar sinais peridicos. O eixo vertical comumente mostra a tenso. O monitor constitudo por um "ponto" que periodicamente "varre" a tela da esquerda para a direita.

S-ar putea să vă placă și