Sunteți pe pagina 1din 12

Clulas

Manuela Almeida N8 10C Escola E.B 2,3/S de Fornos de Algodres

Contedo
Introduo ................................ ................................ ................................ ............................... 2 Histria ................................ ................................ ................................ ................................ .... 3 Estrutura da Clula................................ ................................ ................................ ................... 4 Clulas procariticas ................................ ................................ ................................ ............ 5 Clulas Incompletas................................ ................................ ................................ .............. 5 Clulas eucariticas ................................ ................................ ................................ .............. 5 Componentes celulares e as suas caractersticas ................................ ................................ ...... 6 Concluso ................................ ................................ ................................ .............................. 10 Bibliografia/Netgrafia ................................ ................................ ................................ ............. 11

Introduo
Este trabalho surgiu no mbito da disciplina Biologia que leccionada no 10 ano na escola Escola E.B 2,3/S de Fornos de Algodres e que tem como finalidade estudar a Vida. Foi neste contexto que surgiu a ideia de realizar um trabalho que explique o que so as Clulas. O objectivo deste trabalho justamente contar a histria das Clulas, falar da Diviso Celular, o que so as Clulas em si. A parte da Biologia que estuda a clula recebe o nome de Citologia.

Histria
A descoberta da clula est intimamente ligada inveno do microscpio, devido s suas dimenses extremamente reduzidas impossvel visualizar a maior parte das clulas a olho nu. Em 1590 Jansen inventou o micrscopio, 75 anos mais tarde Robert Hook fazendo uso deste magnifico utenslio examinou cortia e verificou que ela era constituda por cavidades polidricas, s quais chamou Clulas . Em 1676 AntoniVanLeeuwenhoek visualizou pela primeira vez bactrias, posteriormente no decorrer dos anos 1838 e 1839 Schleiden e Schwann surgiram com a "teoria celular", que dizia que todo o ser vivo era formado por clulas.No ano seguinte Purkinje chamou ao contedo das clulas "protagonista", porem mais tarde este novo viria a ser alterado para "citoplasma". Em 1866 Haeckel revelou que o ncleo da clula o organelo responsvel pela transmisso dos caracteres hereditrios, com base nestes estudos em 1903 Sutton estabeleceu a Teoria Cromossmica da Hereditariedade. Knoll e Ruska em 1933 inventaram o microscpio electrnico que possibilitou visualizar a unidade estrutural e funcional da clula. Watson e Crick em 1953 propuseram o modelo de dupla hlice para o DNA, 12 anos mais tarde J. Monod chegou a concluso que a sintese proteica se realiza no citoplasma. A

tthi s hl id n Rob t Hook

Nota: Clula vem do latim "cella", que significa pequena cavidade;

Th odo

hw nn

Estrutura da Clula
Poss o no apenas unidade de composio mas tambm unidade funcional, a clula a unidade bsica da vida de todos os se es vivos, de cujo trabalho depende a prpria vida. A unidade bsica de estrutura e de funo de todo o mundo animal a clula. Algumas clulas so to simples que no apresentam ncleo individualizado e perfeitamente organizado, sendo nesse caso designadas por clulas procariticas (por e emplo: bactrias e cianofceas). As clulas que apresentam uma organizao estrutural mais comple a, nomeadamente no que se refere ao ncleo, que aparece completamente organizado e delimitado por uminvlucro, chamam-se clulas eucariticas. Os dois tipos de clulas possuem membrana celular e citoplasma.
  

A clula um sistema aberto. um sistema, pois contm um conjunto de elementos em interaco ou, de forma mais completa, um conjunto de elementos em interaco dinmica, organizados em funo de um objectivo. aberto, porque ocorrem constantes trocas com o meio em que se insere, ora recebendo deste (energia, matria, informao), ora fornecendo lhe algo (desperdcios, etc.). Na sua constituio, tanto a clula animal como a clula vegetal apresenta citoplasma, ncleo e membrana celular, tambm denominada membrana plasmtica, membrana citoplasmtica ou plasmalema.

Clulasprocariticas
A principal caracterstica comum a todas as clulas procariticas no terem ncleo: o seu cromossoma no est encerrado num espao delimitado, como acontece em muitas outras clulas. Todas estas clulas possuem uma membrana plasmtica. ela que delimita o espao vital e lhe confere individualidade. Habitualmente, a membrana revestida externamente por uma parede celular de composio qumica complexa. Deste modo, a clula encontra-se encerrada num estojo que lhe confere a forma e a protege contra o rebentamento induzido por uma elevada presso osmtica. Entre a membrana e a parede subsiste por vezes um espao periplasmtico, onde residem enzimas hidrolticos (exoenzimas , destinados a intervir em processos de digesto extracelular. Algumas bactrias possuem ainda uma cpsula polissacardica, externa parede.

Clulas Incompletas
As bactrias dos grupos das Rickettsias e das clamdias so muito pequenas, sendo denominadas clulas incompletas por no apresentarem capacidade de auto-duplicao independente da colaborao de outras clulas, isto , s proliferarem no interior de outras clulas completas, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatrios. Diversas doenas de importncia mdica tm sido descritas para organismos destes grupos, incluindo algumas vinculadas aos psitacdeos (papagaios e outras aves, a psitacose e carrapatos (a febre maculosa, causada pela Rickettsia rickettsii .

Clulas eucariticas
As clulas eucariontes ou eucariticas, tambm chamadas de euclulas, so mais complexas que as procariticas. Possuem membrana nuclear individualizada e vrios tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados so dotados deste tipo de clulas. altamente provvel que estas clulas tenham surgido por um processo de aperfeioamento contnuo das clulas procariticas, o que chamamos de Endossimbiose. No possvel avaliar com preciso quanto tempo a clula "primitiva" levou para sofrer aperfeioamentos na sua estrutura at originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das clulas, mas provvel que tenha demorado muitos milhes de anos.

Componentes celulares e as suas caractersticas


Memb n pl smti , o invlucro que mantm a integridade celular, separa o meio intracelular do meio extra celular e a principal responsvel pelo controlo das trocas entre a clula e o seu meio ambiente, quer se trate de um meio lquido ou de outras clulas. A membrana permite a passagem de algumas substncias mais facilmente que outras. Esta importantssima propriedade chamada de permeabilidade selectiva da membrana
   

N leo, geralmente o maior organelo da clula, funcionando como centro de controlo da clula, contm o ADN e limitado pela membrana nuclear.


Mito nd i s, esto envolvidas em processos de obteno de energia por parte da clula, so a sede de importantes fenmenos respiratrios.
 

Clo opl stos, so organelos que possuem dupla membrana e estruturas lamelares mergulhadas no estroma, nos cloroplastos que ocorre a fotossntese.


V olos, so organelos de tamanho varivel, rodeados por uma membrana, podem armazenar gases, pigmentos, acares, protenas ou outras substncias, participa no equilbrio hdrico da clula.
!

P ede celul , confere e envolve as clulas conferindo-lhes proteco, rigidez e resistncia.


 

Centrolos, intervm na formao do fuso acromtico na diviso celular.

Retculo endoplasmtico, consiste num sistema de sculos, vesculas ecanalculos, envolvido na sntese de protenas, lpidos e hormonas. Permite a circulao de materiais.

Aparelho ou complexo de Golgi, tem como fun es a acumulao e o transporte de protenas, intervm em fenmenos de secreo.
"

Lisossomas, organito onde ocorre a decomposio de molculas e estruturas celulares.

Ribossomas, responsvel por uma etapa da sntese proteica por vezes associadas ao retculo endoplasmtico.

Citosqueleto, responsvel pela forma da clula consiste numa rede de fibras intercruzadas.

Concluso
Como vimos, este trabalho resultado de um estudo que exigiu, no decorrer do mesmo muita anlise, sntese e reflexo. Uma das vantagens oferecidas e que considero a mais importante foi o conhecimento que tive a respeito das clulas e da sua constituio. Foi um estudo realmente, muito interessante e instrutivo.

Bibliografia/Netgrafia
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula http://celulas.no.sapo.pt/ http://www.slideshare.net/andreapoca/a-clula http://www.allaboutthejourney.org/portuguese/estrutura-da-celula.htm http://www.allaboutthejourney.org/portuguese/estrutura-da-celula.htm http://biogeotc.wordpress.com/2009/02/04/a-celula/

S-ar putea să vă placă și