Sunteți pe pagina 1din 6

GESTO DA QUALIDADE

Gesto de Qualidade Cmara Municipal de Salvador a pioneira na implantao da Poltica de Qualidade, sendo a nica Cmara entre as capitais brasileiras a obter o certificado ISO 9001. O certificado, de reconhecimento nacional e internacional, concedido a empresas pblicas e privadas que alcanam resultados de excelncia na prestao de servios ou elaborao de produtos colocados disposio da sociedade. Reflete o compromisso das organizaes com a responsabilidade social e o atendimento das demandas de seus clientes internos e externos, colaboradores e fornecedores. No setor pblico ainda so poucas as instituies certificadas. Em Salvador, a Superintendncia de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) um dos rgos certificados. OBJETIVOS CONSULTORIA O TRABALHO CERTIFICAO SINOPSE PESQUISAS AUDITORIA FERRAMENTAS NOVAS ETAPAS FALE CONOSCO OBJETIVOS

A Poltica de Qualidade na Cmara Municipal de Salvador mantm coerncia com a sua misso institucional, com os princpios gerais da Administrao Pblica e segue as normas previstas na Lei Orgnica do Municpio e no Regimento Interno da Cmara no que se refere s funes de: fiscalizar os atos do Poder Executivo, administrar o funcionamento da CMS e elaborar as Leis Municipais. As diretrizes que fundamentam a Poltica de Qualidade sustentam-se: no uso racional dos recursos humanos e materiais, na transparncia Poltica Administrativa, no uso de ferramentas modernas de comunicao interna e externa, no uso de tecnologia avanada para agilizar os servios de apoio atividade parlamentar e no monitoramento dos servios contratados de terceiros.

A Alta Direo da CAMARA MUNICIPAL DE SALVADOR CMS assegura que a Poltica da Qualidade: a) apropriada ao propsito da organizao, na escala adequada em relao aos seus produtos e servios. b) Inclui um comprometimento com atendimento aos requisitos e com a melhoria contnua da eficcia do Sistema c) Inclui um de comprometimento e analisada com o Gesto desenvolvimento por para a da scio-economico-cultural toda manuteno de a sua Qualidade. da cidade

d) Proporciona uma estrutura para estabelecimento e anlise crtica dos objetivos da Qualidade que comunicada e) entendida criticamente organizao. adequao.

Os principais objetivos da Poltica de Qualidade da Cmara Municipal de Salvador so:

Otimizar os recursos visando a melhoria da atuao parlamentar, para a melhor fiscalizao dos atos do Poder Executivo, elaborao da legislao e articulao permanente com o movimento social organizado da cidade de Salvador.

Aprimorar continuamente o processo legislativo, visando atingir os resultados planejados;

Qualificar os servidores de forma continuada; Buscar de forma incessante a implantao de tecnologias modernas Manter relacionamento com fornecedores capazes de atender as demandas da organizao Melhorar permanentemente a comunicao com os seus clientes, buscando atingir a sua satisfao. Gerenciar os recursos financeiros e materiais de forma responsvel estimulando o consumo consciente dos recursos naturais e a educao ambiental.
Ir para o topo

CONSULTORIA Atravs da contratao da empresa de consultoria Albano Moura Ltda, a Cmara definiu normas e procedimentos para o funcionamento de coordenaes e setores das reas administrativa e legislativa. Foram criados o Manual de Qualidade e os procedimentos relativos a cada rea de atuao da Casa. Nesse perodo, foi criado o Comit Gestor de Qualidade, composto por todos os gestores dos processos envolvidos no escopo da certificao e designado pela diretoria, atravs de portaria, um servidor para atuar c
Ir para o topo

TRABALHO

Os gestores de cada processo elaboraram fluxograma, rotinas e formulrios padronizados para a prestao de servios. O objetivo controlar os prazos para que as metas estabelecidas sejam cumpridas, agilizando a tramitao das proposies dos vereadores, a aquisio de produtos e servios, alm de executar o Plano de capacitao de pessoal.
Ir para o topo

CERTIFICAO Em dezembro de 2010 a Cmara obteve mais uma vez a indicao pela Bureau Veritas para a manuteno da certificao ISO 9001:2008, tendo recebido recomendaes para melhorias e tratamento de no conformidades de menor impacto. Foram traados planos de ao para sete processos do Sistema que devero ser executados no decorrer do ano de 2011.

As auditorias internas continuam sendo realizadas semestralmente, enquanto que a auditoria externa ser anual para que o Sistema de Gesto da Qualidade prossiga aperfeioando suas ferramentas e mtodos e cumpra os objetivos definidos pela Poltica de Qualidade da Cmara.

Em 2011 os objetivos da Poltica de Qualidade da Casa foram ampliados, incorporando o compromisso com o uso racional dos recursos naturais e a gesto financeira responsvel, em consonncia com a Lei de HISTRICO A Cmara Municipal de Salvador foi certificada em 2007 pela Bureau Veritas Certification com base nos requisitos da norma ISO 9001:2000 Na primeira fase para a obteno da certificao foram includos os seguintes processos: Tecnologia da informao, Capacitao, Comunicao interna, Patrimnio, Almoxarifado, Compras, Financeiro, Expediente, Taquigrafia, Plenrio, Documentao, Comisses, Pesquisa e anlise, Segurana, Limpeza e conservao, Manuteno e infraestrutura e Qualidade. Todo o processo de implantao do Sistema de Gesto da Qualidade da Cmara foi orientado pela Albano Moura Consultoria Ltda que capacitou servidores para atuarem como gestores de processos e auditores internos. Responsabilidade Fiscal-LRF.

Durante os anos seguintes foram realizadas auditorias internas para ajustar alguns procedimentos e verificar o controle dos indicadores de qualidade e as evidncias para a identificao de situaes de no conformidade. Em 2008 e 2009 a Cmara tambm recebeu auditores externos da Bureau Veritas para a verificao da conformidade de seus processos e obteve a confirmao da certificao com a identificao de algumas oportunidades de melhorias nos sistemas de registro de documentos, no SAPL e no ambiente fsico da instituio. Foram efetuadas as alteraes necessrias tendo em vista a nova verso da norma 9001 , editada em 2008. Para esta atualizao a Cmara contratou uma consultoria externa especializada para capacitar os gestores e proceder aos devidos ajustes.

Ir para o topo

SINOPSE SINOPSE DAS ATIVIDADES / 2010 ATIVIDADES REALIZADAS:


2008 (6)

Reunies de anlise crtica com o Comit Gestor do SGQ (4) Reunies da equipe tcnica da GQ (6) Levantamento de reclamaes do cliente nos gabinetes de vereadores (1) Pesquisa de satisfao do cliente com os vereadores (2) Reunio com empregados terceirizados da CSC Limpeza e Dirad (1) Levantamento de necessidades de treinamento para o SETAS (1) Superviso de estagirios (semanal) Treinamento em servio de estagirios Visita aos setores com processos certificados para orientaes (13) Reunies com Assessoria de Informtica (6) Reunies com a Dirad (2) Reunies com consultores externos e equipe tcnica da GQ para atualizao da norma ISO: Reunies com consultores externos e gestores do Sistema de Gesto da Qualidade - SGQ para atualizao da norma ISO 9001:2008 (3) Reunio com consultores externos, Dirad e gestores do SGQ (1) Pesquisa de satisfao sobre os servios da Assessoria de Informtica com gabinetes e setores (1) Reunies com auditores internos (3) Auditoria Interna (1 *) Reviso de procedimentos e registros (12) Atualizao do Relatrio de No Conformidades (3) Organizao de arquivos fsicos e eletrnicos Anncio publicitrio sobre o SGQ para jornal A Tarde Divulgao da GQ na intranet, Dirio Oficial do Legislativo, Boletim Informativo Fique por Dentro (servio de som Edifcio Bahia Center) e TV Cmara Instruo de processo para contratao de consultoria e auditoria (2)

Atualizao dos indicadores da Qualidade Solicitao Dirad e CRH para criao da Comisso Interna de Preveno de Acidentes e Doenas Ocupacionais e apoio na implantao da Cipad Apoio ao Programa de Responsabilidade Sociomabiental Cmara Sustentvel Reunies com auditores externos da Bureau Veritas (4) Elaborao dos Planos de Ao das 15 NC (auditoria principal) e 3 NC (auditoria principal) e envio aos auditores da Bureau Veritas no prazo estipulado Envio do Relatrio final da auditoria externa da Bureau Veritas para diretores, controlador e gestores do SGQ (*) No cronograma de atividades 2010 estavam previstas 2 auditorias internas mas em funo da no atualizao da norma ISO 9001:2008 e do reduzido nmero de auditores internos s foi realizada uma auditoria interna em junho/10 com 5 auditores dos 11 servidores capacitados para o trabalho. PROPOSTAS PARA 2011:


GQ

Realizao de todos os cursos j solicitados ao SETAS para a GQ Ampliao do quadro de auditores internos Definio pela Mesa Diretora de um diretor para compor o Comit Gestor do SGQ (*) Substituio das duas estagirias da GQ Designao de novo gestor do SGQ e de novo assistente Ampliao do escopo da certificao Execuo de todos os planos de ao definidos aps a auditoria externa da Bureau Veritas at maro de 2011 Atualizao da divulgao na mdia sobre a certificao renovada em dezembro de 2010 Ampliar o levantamento realizado nos gabinetes para quatro por ano e dinamizar a Ouvidoria da Designao de um tcnico da Assessoria de Informtica para prestar assistncia GQ Reviso do SAPL junto aos tcnicos do INTERLEGIS mediante o convnio de cooperao com a Cmara Implantao do Sistema de Protocolo Eletrnico Publicao da Poltica da Qualidade no DOL assinada pelos novos diretores e Presidente (*) Trata-se de uma exigncia da norma ISO verso 2008 e foi assinalada pela auditoria externa da Bureau como uma No Conformidade a ser corrigida

Salvador, 28/12/10 Claudia Correia - Gestora de Qualidade


Ir para o topo

PESQUISAS AA partir das normas do Manual de Qualidade esto sendo realizadas pesquisas semestrais de satisfao do cliente interno do sistema, o vereador. O relatrio final das pesquisas divulgado junto s diretorias da Casa para a adoo de medidas a fim de sanar as situaes de no-conformidade. As sugestes apresentadas pelos vereadores so analisadas para a melhoria das condies de trabalho de servidores e assessores.
Ir para o topo

AUDITORIA Em setembro de 2007, a Cmara recebeu a visita dos auditores externos da Bureau Veritas Certificaccion, empresa de larga experincia no ramo. Aps ajustes no sistema recomendados pelos auditores, a Cmara foi certificada.
Ir para o topo

FERRAMENTAS Na atual gesto, a Cmara manteve os objetivos da poltica de qualidade e modernizou os mtodos de trabalho nas reas legislativa e administrativa e a capacitao de servidores para a utilizao de novas ferramentas tecnolgicas como o Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo (SAPL) e o Sistema de Acompanhamento do Processo Administrativo (Sapa).

No que se refere relao com os fornecedores, foi criado um sistema de avaliao peridica para mensurar a qualidade dos produtos adquiridos e do cumprimento dos prazos de entrega. A agilidade na tramitao de proposies apresentadas pelos vereadores, como projetos de lei e resolues da Mesa Diretora, garantida pelo controle informatizado de todo o processo legislativo.

A cada trimestre so realizadas reunies de anlise crtica com a presena dos diretores administrativo, financeiro e legislativo e dos integrantes do comit gestor.
Ir para o topo

NOVAS

ETAPAS

Em setembro de 2008, uma nova auditoria externa de manuteno confirmou a eficcia e a eficincia do SGQ e a Cmara teve o certificado renovado. As oportunidades de melhorias sugeridas foram acatadas pela diretoria da Casa, que reestruturou rotinas como a aquisio de materiais e contratao de servios e reformou instalaes como o almoxarifado.

As auditorias externas sero realizadas anualmente. A empresa certificadora faz nova verificao para checar como as metas traadas e os indicadores de qualidade esto sendo monitorados. Para a Cmara Municipal de Salvador, a implantao da Gesto de Qualidade representa um importante avano no processo de modernizao administrativa para melhor cumprir sua funo legal de fiscalizar os atos do Poder Executivo e dotar o municpio de um ordenamento jurdico coerente com as necessidades da populao. Toda a documentao produzida desde 2006, quando a Poltica de Qualidade foi implantada, encontra-se disponvel na intranet e na Gesto da Qualidade, na Travessa da Ajuda, 2, Edifcio Sul Amrica, sala 706, Centro, Salvador Bahia

LEI ORGANICA DE SALVADOR

Lei Orgnica do Municpio

As leis se relacionam com a ordem poltica dominante e abordam as condutas permitidas e proibidas, considerando as necessidades e interesses gerais da sociedade. O objetivo das leis disciplinar a vida social e as relaes entre o Estado e a sociedade.

A lei maior a Constituio Federal, que fica no topo da pirmide das diversas leis que formam o complexo ordenamento jurdico do pas. Fundamenta o prprio Estado, a lei suprema. A Constituio Federal regula as atribuies, relaes e competncias de cada uma das esferas de poder, preservandoas em sua independncia e autonomia.

A Constituio do Estado da Bahia define os assuntos de competncia dos poderes Legislativo e Executivo estaduais e estabelece os princpios e normas gerais que regulam o desenvolvimento econmico, poltico e social em prol do conjunto dos municpios que integram o territrio baiano. Os municpios, por sua vez, possuem seu conjunto de regras jurdicas, a exemplo da Lei Orgnica do Municpio (LOM). De acordo com o artigo 29 da Constituio Federal, o municpio passou a ser regido pela sua prpria Lei Orgnica. A LOM uma espcie de Constituio Municipal.

As emendas Lei Orgnica do Municpio so as alteraes efetuadas com o objetivo de adapt-la s transformaes que acontecem na organizao municipal. Sempre que a Lei Orgnica precisa ser alterada atravs da elaborao de uma emenda, que pode ser proposta pelo prefeito ou pelos vereadores, devendo ser aprovada no plenrio da Cmara Municipal.

As leis complementares tm por objetivo detalhar matrias j previstas na Lei Orgnica. Precisa para sua aprovao da maioria absoluta de votos, ou seja, metade mais um de todos os vereadores que compem a Casa.

A lei ordinria toda aquela que, embora no prevista expressamente na Lei Orgnica ou na Constituio Federal, pode tratar de matria de interesse do municpio, sem, no entanto, contrariar a Lei Orgnica, nem a Constituio. Precisa do quorum de maioria simples para aprovao, ou seja, metade mais um dos vereadores presentes, desde que esteja presente a metade mais um dos componentes da Casa. A Lei Orgnica do Municpio de Salvador apresenta os princpios que fundamentam a organizao do municpio como o exerccio da soberania e a participao popular na administrao municipal e no controle de seus atos. a lei que rege o municpio junto com as demais, respeitando-se os princpios constitucionais. A LOM composta de ttulos, captulos e artigos que tratam de temas essenciais para o sistema de planejamento municipal como o oramento pblico, a fixao de tarifas e a arrecadao de tributos. Esto definidas nesta lei as competncias do municpio e algumas normas para o funcionamento da Cmara Municipal, como a publicao de seus atos no Dirio Oficial do Municpio, as sesses, os pareceres das comisses referentes aos projetos de lei e as competncias do Poder Legislativo. A LOM trata de assuntos importantes para o progresso socioeconmico do municpio, como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

S-ar putea să vă placă și