Sunteți pe pagina 1din 2

Com a Revoluo Francesa, estabeleceu-se um regime de autoridade limitada fundado pela burguesia que emergia politicamente.

Os pensadores liberais e democrticos defendidos por Montesquieu, Locke e Rousseau so coroados como ideologias norteadores desse novo Estado jurdico. Todas as teorias que fundamentam a democracia foram aceitas mas na prtica esta estava limitada pelos princpios do liberalismo. No plano das ideias, a Revoluo Francesa criou o ambiente para uma sociedade plenamente democrtica mas o liberalismo se contentava com uma democracia parcial. No plano concreto, ento, surgiu um Estado de direito limitado e incoerente com os fundamentos que o construram. A revoluo industrial veio para coroar esse distanciamento entre as teorias democrticas a e realidade social. O crescimento das discrepncias entre burgueses e proletariado, tornou ainda utpico alcanar na prtica as ideologias que dominavam a poca. Cresce, nesse ambiente, os iderios do socialismo utpico. Os utopistas do socialismo criticaram a sociedade capitalista e suas grandes desigualdades. Tentaram tambm traar os diagramas de uma sociedade perfeita. A utopia que permeia o pensamento dos tericos desse socialismo utpico aproximaram este pensamento da filosofia ao traar como deveria ser a sociedade. Estabelece-se a uma grande diferena do socialismo utpico pro cientfico. Esse outro pensamento busca contemplar como dever ser a sociedade. Ou seja, de acordo com as caractersticas do novo modelo econmico e poltico, fazem um balano dos rumos que a sociedade ps-revoluo industrial seguir. O socialismo cientfico reconhece aspectos positivos no capitalismo, principalmente pois averigua o progresso tecnolgico e o considervel aumento dos nveis de produo consequentes do contexto capitalista. Os principais expoentes dessa corrente so Marx e Engels. Karl Max e a reinterpretao sociolgica do fenmeno estatal.

O Estado defendido pela doutrina marxista era fundamentado em bases polticas e econmicas.

Estudando principalmente o contedo dialtico da sociedade de classes, Marx e Angels traaram a anatomia da sociedade burguesa, sob o aspecto da economia e da poltica. A mecnica marxista e o organicismo Hegeliano. As vises marxistas s hegelianas de Estado so praticamente antagnicas. A primeira mecanicista e v o Estado como opressor e responsvel pela manuteno de uma democracia

meramente terica. Enquanto que Hegel prega uma concepo orgnica, na qual tem no Estado a figura do fim em si mesmo, da totalidade racional. Reao s doutrinas clssicas da teleologia estatal. Para o marxismo Estado produto da sociedade que necessita de um poder autoritrio e suborminante que regule os conflitos sociais. A manuteno das classes para Marx, a manuteno do prprio Estado. Posio totalmente contrria a filosofia estatal de Hegel que prega que o Estado um poder imposto de fora da sociedade. 5. Para a doutrina marxista, o Estado desaparecer a medida que o proletarido assumir o poder estatizar os meios de produo. Com essa revoluo proletria, as classes se destruiro e temporariamente, a sociedade no estar mais desigualmente estratificada.

S-ar putea să vă placă și