Sunteți pe pagina 1din 44

CIDADANIA E EMPREGABILIDADE (CE) B2

MDULO I: A ORGANIZAO POLTICA DOS ESTADOS DEMOCRTICOS

Formadora: Sofia S Fernandes Julho de 2010

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

UNIO EUROPEIA Fundo Social Europeu

MDULO I: ORGANIZAO POLTICA DOS ESTADOS DEMOCRTICOS

TEMA I A CIDADANIA E O CIDADO

 Conceito de Cidadania / Cidado:

A cidadania responsabilidade perante ns e perante os outros, conscincia de deveres e direitos, impulso para a solidariedade e para a participao, sentido de comunidade e de partilha, insatisfao perante o que injusto ou o que est mal, vontade de aperfeioar, de servir, esprito de inovao, de audcia, de risco, pensamento que age e aco que se pensa.
Jorge Sampaio, in Educar para a Cidadania, Maria de Lourdes L. Paixo, Lisboa Editora

 

A histria da cidadania confunde-se em muito com a histria das lutas A cidadania esteve e est em permanente construo; um referencial de

pelos direitos humanos. conquista da humanidade, atravs daqueles que lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e colectivas, e no se conformam frente s dominaes, seja do prprio Estado ou de outras instituies ou pessoas.   Ser cidado ter conscincia de que sujeito de direitos. Direitos vida, Mas este um dos lados da moeda. liberdade, propriedade, igualdade, enfim, direitos civis, polticos e sociais.

Cidadania pressupe tambm deveres. O cidado deve ter conscincia das

suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que a colectividade, a nao, o Estado, para cujo bom funcionamento todos tm de dar sua parcela de contribuio.  Somente assim se chega ao objectivo final, colectivo: a justia em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum (Estado Natureza vs Estado Civil).

Neste contexto, vamos tentar esclarecer melhor a definio da palavra cidado. O

que ser cidado?

Ser cidado : ter e exercer a cidadania; gozar dos direitos civis e polticos; cumprir os deveres que temos para com o Estado e a comunidade.

A cidadania define a pertena a um Estado. Ela d ao indivduo um estatuto jurdico, ao qual se ligam direitos e deveres. Esse estatuto depende das leis prprias de cada Estado, e pode afirmar-se que h quantos tipos de cidados quantos tipos de Estados. Nesta perspectiva, a cidadania no confere valor ou dignidade suplementar ao indivduo, apenas sanciona uma situao de facto: a de que, ao nascer, se herda uma nacionalidade. O Estado uma criao humana, cultural e instrumental; costuma admitir-se que um mal necessrio. Ressalta ento a ideia de que a educao para a cidadania um bem necessrio e indispensvel como estimuladora da capacidade individual de anlise e interveno em funo dos valores fundamentais da comunidade em que se est inserido e da organizao estatal que lhe subjaz. O conceito de cidadania um conceito evolutivo, que tem vindo a conhecer, desde os primrdios do liberalismo, que o reabilitou, um progressivo enriquecimento.

A moderna concepo da cidadania liberal assenta na igualdade de todos os

homens perante a lei. Os direitos sero, nesta concepo de cidadania, perspectivados como direitos do indivduo em sua defesa perante a eventual prepotncia do Estado. Porm, na prtica, revelaram-se essencialmente reservados burguesia, porque assentava em direitos cvicos (de liberdade de expresso, de livre opinio, de propriedade) no extensveis a todos. Esta concepo remonta Revoluo Francesa e Declarao Universal dos Direitos do Homem e do cidado de 1789.  Assim, se for considerado o conceito de cidadania da antiguidade clssica, A concepo grega de cidadania fazia a distino entre o cidado e o sbdito, considerando-os desiguais e dando primazia ao cidado-homem, reservando cidadania direitos como o de participao na vida da cidade, a possibilidade de ser eleito para cargos pblicos, e excluindo do direito de cidadania as mulheres, os escravos e os estrangeiros. Na Roma antiga, o cidado romano gozava de privilgios que lhe eram atribudos por estatuto legal.  No sc. XX, o conceito de cidadania como que se alarga, podendo at, talvez, veremos que contrasta com a moderna concepo de cidadania liberal.

falar-se em democratizao da cidadania. Como questo axiolgica crucial, urge perguntar se tudo no homem evolutivo ou se nele podemos identificar, em paralelo com as transformaes da Histria, algo de permanentemente e estvel; algo que seja um valor de referncia que estimule a sua capacidade de desejar um certo mundo melhor e, simultaneamente, contenha a vontade necessria para participar na sua construo. Trata-se, afinal, de encontrar um sentido para a vida.

Actualmente os referenciais de cidadania esto a mudar. Porqu? A abertura dos espaos implica-nos num problema mundial. Os processos migratrios, a mestiagem progressiva da humanidade colocou a ideia do indivduo singular como ser de direito.

O Estado fragilizou-se e tornou-se mais necessria a interveno dos cidados com objectivos sociais, no s prevenindo o aumento dos excludos, como contribuindo para a sua eliminao, ainda que gradual, se necessrio. Comea a tornar-se insustentvel que os privilgios, s de alguns e para alguns, sejam a razo de injustias para muitos. Pensa-se numa redistribuio de privilgios equitativamente mais justa num contexto de privilgios que legitimem os direitos sociais, cvicos e polticos de todos.

TEMA II: DIREITOS, DEVERES E LIBERDADES FUNDAMENTAIS

Uma definio taxativa de Cidadania no parece fcil, nem ser porventura o mais importante neste contexto. Para Barbalet (1989: 12) a cidadania poder ser descrita como participao numa comunidade ou como a qualidade de membro dela. Podemos desde j considerar que a cidadania pressupe a existncia de uma comunidade poltica, isto , um conjunto de indivduos com uma autoridade poltica comum, que gozam de igual estatuto definido em leis gerais previamente estabelecidas e que participam no governo dessa comunidade. Esta definio est no entanto incompleta porque no especifica que tipo de participao nem a qualidade de integrao. A participao de cidadania realiza-se nas seguintes condies: Igualdade dos cidados perante a lei, sem discriminao com base no sexo, religio, ideologia, classe social ou origem tnica,

Existncia de leis gerais e de rgos polticos que as executem e faam cumprir (tribunais, parlamento, governos), bem como de instituies pblicas que concretizem as polticas definidas (organismos pblicos, hospitais, escolas e outras instituies e servios pblicos de implementao das polticas adoptadas), Liberdade de expresso e condies para os cidados manifestarem a sua vontade e imporem as orientaes polticas a seguir pelo Estado, atravs de eleies livres.

O Estado tem obrigaes relativamente aos cidados, mas estes no tm apenas direitos, tm tambm deveres, tais como:

Respeitar as leis democraticamente estabelecidas Cumprir as obrigaes face ao Estado, nomeadamente o pagamento de impostos e taxas legalmente estabelecidos, Respeitar os direitos dos outros cidados, nas condies definidas na lei (a liberdade de cada um acaba onde comea a do outro), Participar na vida comunitria.

EVOLUO DOS DIREITOS DE CIDADANIA

Os direitos de cidadania foram-se alargando a partir dos direitos cvicos, primeiramente estabelecidos, e que recobrem os designados valores humanos fundamentais, nomeadamente: direito vida e integridade fsica, direito a escolher livremente o emprego, a residncia e a constituir famlia, direito a ter a religio que livremente escolher e a praticar o respectivo culto, direito liberdade e defesa judicial se for incriminado, direito liberdade de expresso.

Alguns destes direitos comearam a vigorar ainda antes da existirem direitos polticos, mas a sua plena concretizao exige um regime democrtico, isto , poder poltico livremente eleito pelos cidados. De facto, os cidados tero mais garantias de verem respeitados os seus direitos fundamentais na medida em que lhes seja reconhecido o direito de elegerem os poderes polticos que elaboram as leis e as fazem cumprir. Surgiram, assim, os direitos polticos. A evoluo das sociedades demonstrou que no era suficiente a igualdade formal perante a lei para que todos pudessem participar com igual estatuto na vida comunitria. Em grande parte por razes econmicas e culturais, parte da populao continuava excluda da vida comunitria, sem condies efectivas de poder participar socialmente, por carncia de meios e recursos. Surgiu, assim, a reivindicao dos direitos econmicos e sociais, que se concretizaram no direito segurana social, ao emprego, sade, educao, habitao, entre outros. Estes ltimos direitos so mais recentes e de natureza diferente. A sua plena realizao depende dos recursos disponveis do Estado. Tero que ser concretizados medida que cresa a economia do pas e, consequentemente, os recursos do Estado para aplicar nas polticas sociais.

 Quais os Princpios e Valores que esto na base da Cidadania?

Nas sociedades tradicionais, como as sociedades de ordens ou de castas, os indivduos nascem desiguais e assim permanecem toda a vida. As leis, se existem, so privi-leges, isto , s se aplicam a certos grupos ou indivduos. As situaes so aceites com base na tradio.

Exemplo: nas sociedades medievais aos membros da nobreza no podiam ser aplicados castigos ou penas corporais, que eram usualmente aplicados aos estratos sociais mais baixos.

Com o advento das sociedades modernas verifica-se uma mudana de valores. As desigualdades de nascena deixam de ser aceites como vlidas. Os novos valores assentam na igualdade de nascena dos indivduos e na liberdade de cada um procurar a felicidade no respeito pelos outros e pelas normas estabelecidas. Estes valores tiveram consagrao na Declarao dos Direitos do Homem proclamada em Frana em 1789, aquando da Revoluo Francesa. Posteriormente, j no sculo XX, surgiram os direitos econmicos, sociais e culturais. Eles podero ser entendidos como um prolongamento do direito vida. Sem condies mnimas de existncia os indivduos deixam efectivamente de poder gozar os seus direitos cvicos e polticos. O direito sade, segurana social. habitao, ao ensino, por exemplo, incluem-se nesses direitos. O estado deve diligenciar, na medida das suas possibilidades financeiras, para que os cidados estejam socialmente integrados na comunidade, com recursos e proteco social adequados. Em 1948, depois do final da II Guerra Mundial, foi aprovada na Assembleia Geral das Naes Unidas a Declarao Universal dos Direitos do Homem, que inclua agora os direitos econmicos e sociais, cujos princpios vieram a ser incorporados nas Constituies dos estado democrticos. Em Portugal os primeiros direitos individuais modernos surgiram com as constituies liberais do sculo passado, alargados com a I Repblica e restringidos durante o perodo do Estado Novo. A plena consagrao desses direitos s foi estabelecida em 1976, data de entrada em vigor da Constituio da Repblica Portuguesa, aprovada em Assembleia Constituinte. conquista dos direitos cvicos sucedeu-se a reivindicao dos direitos polticos, que se concretizam na possibilidade de os cidados participarem, directamente ou atravs dos representantes eleitos, nos poderes que geram as leis e a sua aplicao. A estes direitos esto associadas as liberdades polticas: de associao nomeadamente em partidos e

sindicatos, de expresso pblica de ideias polticas, incluindo a comunicao social, etc. (ver Constituio da Repblica, Princpios Fundamentais). Em Portugal, alguns direitos sociais foram institudos antes do 25 de Abril, como o sistema de reformas e penses e o ensino bsico obrigatrio, mas foi efectivamente depois do 25 de Abril que se afirmaram estes direitos, dentro do modelo do Estado Providncia, nomeadamente com as seguintes medidas: criao do salrio mnimo (DL n 49-A/77) e subsdio de desemprego (DL n 169-D/75 de 31 de Maro), criao do Servio Nacional de Sade (Lei 56/79 de 15 de Setembro), reforma da segurana social (Lei de bases da Segurana social, Lei 28/84 de 14 de Agosto), que passou a abranger as diversas situaes de precariedade econmica e social, alargamento do ensino obrigatrio e sua democratizao.

Os direitos cvico-polticos exigem menos recursos do Estado (regras, instituies e recursos materiais) do que os direitos econmicos, sociais e culturais. No entanto, todos eles assentam nos mesmos valores de dignidade da pessoa humana. O alargamento e aprofundamento dos direitos tem-se realizado segundo um processo gradual, envolvendo lutas reivindicativas e a construo de uma nova conscincia social, que se veio a reflectir na ordem poltica estabelecida.

Exemplo prtico: A criao do rendimento mnimo garantido inscreve-se nas polticas de concretizao dos direitos econmico-sociais, mas com implicaes noutros campos.

Questes a reflectir: o RMG no uma ddiva de caridade, que sempre existiu nas sociedades tradicionais, mas um direito conferido aos cidados que implica tambm deveres, os usufruturios do RMG comprometem-se contratualmente com o Estado a cumprirem certas obrigaes: enviarem os filhos escola, fazerem desintoxicaes no caso de serem toxicodependentes, frequentarem cursos de formao profissional, aceitarem um emprego quando estiverem em condies de o fazer, etc. o RMG no se restringe a um apoio financeiro para os que esto em condies de maior pobreza; pretende ser tambm um meio para os indivduos acederem plenamente cidadania e integrarem-se socialmente.

 Os Direitos e Liberdades do Campo Cvico


Os direitos e deveres do campo cvico correspondem aos direitos fundamentais da pessoa humana. Neles se incluem: Direito vida e integridade fsica, Direito a igual dignidade e tratamento perante a lei, Direito vida pessoal e privacidade, nomeadamente a casar e escolher livremente o local de residncia, bem como a sua profisso, Direito a no ser privado da liberdade excepto com deciso judicial, Direito de defesa judicial,

10

Liberdade de expresso, de reunio e de escolha de religio (ver Constituio Portuguesa).

Na nossa Constituio estes direitos estendem-se ao campo laboral, com a liberdade sindical, o direito greve e segurana no emprego. Para fazer valer os seus direitos os cidados devem conhecer as condies de aplicao e as instituies que os podem ajudar quando esses direitos so violados. Para fazer valer os seus direitos os cidados podem agir individualmente, mas em muitos casos a maneira mais eficaz atravs de associaes (sindicatos, associaes de moradores, associaes de defesa do consumidor e do ambiente, associaes de pais, etc.). Os cidados dispem tambm do apoio de instituies pblicas ou semi-pblicas, em certas questes especficas, como por exemplo, o Provedor da Justia, a CITE Comisso para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, a Inspeco do Trabalho, a Comisso para a Igualdade e os Direitos das Mulheres, o Gabinete do Alto Comissrio para a Imigrao e Minorias tnicas, etc. Em ltimo recurso os cidados podem recorrer aos Tribunais, que tm o poder de decidir em termos legais. Os limites dos direitos de cidadania so os direitos dos outros, nas condies legalmente estipuladas. Vejamos alguns exemplos: A liberdade de expresso fica limitada quando atentamos contra o bom nome de outrem, mas s o tribunal poder ajuizar da falta, segundo as leis existentes, O direito greve exige que se cumpram determinados quesitos, nomeadamente o pr-aviso e, em certos casos, que sejam assegurados servios mnimos, A ordem de priso policial tem um limite de 48 horas, depois do qual s um juiz poder confirmar a priso por um perodo de tempo limitado por lei, O direito propriedade pessoal, inclusive sua habitao, no impede a expropriao pelo Estado, no caso de estar em causa um bem comum para toda a comunidade (lanamento de uma estrada, ponte, por exemplo), ainda que o cidado tenha o direito de apresentar queixa no tribunal se considerar que ficou lesado.

11

 Os Direitos e Liberdades do Campo Poltico


Estes direitos relacionam-se com a participao dos cidados na vida poltica. Desde logo, h a considerar o direito de sufrgio, isto , de participar em todas as eleies, desde que maior de 18 anos e ressalvadas as incapacidades previstas na lei geral. A participao tambm abrange os cargos no eleitos, isto , cargos pblicos da administrao, a cujo acesso todos devem ser tratados em condies de igualdade. Se um homem ou mulher for eleito para um cargo poltico no poder por esse facto ficar prejudicado no seu emprego. Os direitos polticos englobam, tambm, o direito de associao: criar e participar em partidos polticos ou associaes (a lei ordinria defina as condies para a criao de partidos polticos) e atravs deles concorrer democraticamente para a formao da vontade popular. Nem sempre os cidados necessitam de estar filiados em partidos para concorrerem a rgos eleitos ou manifestarem a sua posio. Para as Juntas de Freguesias e para as Cmaras Municipais (esta ltima situao ainda no est regulamentada) podem concorrer grupos de cidados independentes. A Constituio reconhece tambm o direito de petio aos rgos de poder poltico, nomeadamente Assembleia da Repblica. No art. 52 diz-se que todos os cidados tm o direito de apresentar, individual ou colectivamente, aos rgos de soberania ou quaisquer autoridades, peties, representaes, reclamaes ou queixas para defesa dos seus direitos... Interessa ainda dizer que a Constituio concede o direito de voto aos cidados estrangeiros, para os rgos de poder local, em certas condies.

 Os Direitos do Campo Econmico e Social


Como j foi referido os direitos econmicos e sociais surgem quando se reconheceu que o Estado no poderia ignorar as condies econmicas e sociais de vida dos cidados, relegando totalmente essas questes para o mbito privado.

12

O direito vida, reconhecido pelo Estado, tinha de prolongar-se no direito ao trabalho, direito sade e segurana social, direito proteco social relativamente aos cidados mais dependentes, quer por deficincia, quer pela idade. Em primeiro lugar esses direitos assentam em valores fundamentais que tero de ser assegurados a todos os cidados. Em segundo lugar, sem estarem assegurados esses direitos dificilmente os cidados podero integrar-se socialmente e terem participao poltica. Tambm j se disse que estes direitos tm uma natureza diferente. Em alguns casos, como no direito sade e segurana social, a sua plena realizao depende dos recursos financeiros do Estado. Daqui advm tambm deveres para os cidados e as empresas de contriburem financeiramente, de acordo com a lei, para os sistemas sociais que gerem e distribuem esses benefcios. Em Portugal os direitos econmicos e sociais foram substancialmente alargados depois do 25 de Abril. Esses direitos esto genericamente enunciados na nossa Constituio (Ttulo III, cap. I, II e III), em que se podero destacar os seguintes: Direito ao trabalho (art. 58) - incumbindo ao Estado promover o emprego e a igualdade de oportunidades na escolha da profisso, sem discriminaes de sexo, ideologia ou religio; Direitos dos trabalhadores - englobando o direito justa retribuio do trabalho, salvaguardando as condies de higiene, segurana e sade e com garantias de assistncia em situaes de precaridade (doena profissional, acidente de trabalho); Direito segurana social e solidariedade - incumbindo ao Estado a criao de um sistema de segurana social unificado e descentralizado; Direito sade - atravs da criao de um sistema nacional de sade universal e geral, tendencialmente gratuito; Direito habitao - em que se reconhece que todos tm direito a uma habitao digna, e as instituies pblicas devero apoiar os mais necessitados na sua obteno; Direitos do ambiente e qualidade de vida - incumbindo ao Estado prevenir e evitar a poluio, ordenar o territrio e garantir a conservao da natureza; Direito educao e cultura - incumbindo ao Estado assegurar o ensino bsico universal e gratuito, democratizando e alargando os outros graus de ensino.

13

A Constituio define estes direitos genericamente, pois, como j dissemos, os direitos econmicos e sociais devero ser concretizados de acordo com os recursos financeiros disponveis. Vrias medidas foram tomadas depois do 25 de Abril para concretizar estes direitos. Vejamos algumas: Institucionalizao da concertao social, com liberdade de actuao dos parceiros sociais, atravs da criao em 1984 do Conselho Permanente da Concertao Social Criao do salrio mnimo (DL n49-A/77) Criao do subsdio de desemprego (DL n 169-D/75) Criao do Rendimento Mnimo Garantido (Lei n 19-A/96) Promulgao da lei de bases da segurana social e seus desenvolvimentos na melhoria das prestaes sociais (Lei 28/84, lei de bases da segurana social) Criao do Servio Nacional de Sade extensivo a todos os cidados ((Lei 56/79) Alargamento do ensino obrigatrio para 9 anos (estabelecido na Lei de Bases do Sistema Educativo, Lei 46/86) Criao da rede de ensino pr-escolar (DL n66/VII) Leis de ordenamento do territrio e programas de luta contra a poluio.

 Os Direitos do Campo Cultural


No campo dos direitos e deveres culturais a nossa Constituio enuncia cabea que todos tm direito educao e cultura (art. 73) e que cumpre ao Estado promover a democratizao da educao de modo a contribuir para a igualdade de oportunidades. O acesso ao ensino fundamental como condio base de cidadania. Em primeiro lugar porque os conhecimentos a adquiridos conferem competncias

14

indispensveis para a participao social e poltica. Em segundo lugar, porque esses conhecimentos so cada vez mais indispensveis para que os homens e as mulheres adquiram posies no mercado de trabalho e por via disso, ganhem autonomia econmica e reconhecimento social. A nossa sociedade assenta cada vez mais no conhecimento cientfico e tcnico, em grande parte adquirido no sistema de ensino, cabendo ao Estado a responsabilidade pela democratizao do acesso dos indivduos a esse meio de valorizao dos cidados. Esses objectivos esto bem expressos no art. 74 da Constituio, quando diz que todos tm direito ao ensino como garantia do direito igualdade de oportunidades de acesso e xito escolar. Assim incumbe ao Estado a) assegurar o ensino bsico e universal, obrigatrio e gratuito; b) criar um sistema pblico e desenvolver o sistema geral de educao pr-escolar; c).... Neste campo dos direitos culturais tambm se incluem o direito fruio e criao cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o patrimnio cultural (art. 77).

 A Cidadania e as Desigualdades Sociais


Os direitos e deveres de cidadania enquadram as relaes sociais mas, obviamente, no so a nica fonte de orientao dos comportamentos, nem determinam, s por si, as posies sociais dos indivduos em sociedade. Quer no campo privado, quer pblico, os indivduos seguem as suas orientaes em liberdade, desde que os comportamentos no colidam com as regras estabelecidas. Um dos condicionamentos principais de regulao da vida dos indivduos, nomeadamente na esfera do trabalho, tem a ver com o mercado. Contrariamente ao campo da cidadania, nos diversos mercados (do trabalho, das qualificaes, da luta e competio econmica) geram-se e reproduzem-se desigualdades sociais. Neste campo de relaes de mercado, em que domina a competitividade e o poder dos que tm mais recursos, o papel da cidadania , fundamentalmente, fazer respeitar a igualdade de oportunidades e apoiar os mais fracos ou em situaes de maior vulnerabilidade.

15

As regras de cidadania impem, assim, limites ao funcionamento do mercado no sentido do respeito por valores fundamentais (direito ao trabalho e consequentes regras no referente aos despedimentos e condies de trabalho, por exemplo) ou para assegurar direitos econmicos e sociais de base (salrio mnimo, rendimento mnimo garantido, penses e reformas, etc.).

 A Cidadania e as Instituies Sociais (Pblicas e Privadas) Os direitos de cidadania foram inicialmente propostos e exercidos numa perspectiva individualista. Hoje em dia no s os prprios direitos englobam o campo social, como na sua concretizao se apela para contribuio de entidades pblicas e privadas. O Estado reconheceu que, em muitas situaes, os indivduos isoladamente poucas possibilidades tinham de fazer valer os seus direitos. Tratou-se, em primeiro lugar, de reconhecer o papel dos sindicatos e outras associaes, nomeadamente as ONG (organizaes no governamentais), na defesa dos direitos cvico-polticos e econmicos dos cidados. No entanto, para situaes especficas, o prprio Estado criou agncias, como a Comisso para a Igualdade e a Famlia, a CITE - Comisso para a Igualdade no Trabalho e na Empresa, Alto Comissariado para a Imigrao e as Minorias tnicas, por exemplo, para apoiar os cidados na defesa dos seus direitos. Quando se tratou de concretizar os direitos econmicos e sociais as estruturas do Estado cresceram exponencialmente, por exemplo nos sistemas de segurana social, sade e aco social. Neste caso no se trata simplesmente de fornecer apoios formais ou jurdicos, mas de fornecer bens e servios, ou os meios financeiros para os obter. Estes esquemas de segurana e solidariedade social concretizam direitos dos cidados, enquanto beneficirios, mas tambm impem deveres aos cidados enquanto contribuintes.

16

TEMA III A DEMOCRACIA

 Democracia vem da palavra grega demos que significa povo. Nas democracias, o povo quem detm o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo . Embora existam pequenas diferenas nas vrias democracias, certos princpios e prticas distinguem o governo democrtico de outr as formas de governo. Democracia o governo no qual o poder e a responsabilidade cvica so exercidos por todos os cidados , directamente ou atravs dos seus representantes livremente eleitos. Democracia um conjunto de princpios e prticas que protegem liberdade humana; a institucionalizao da liberdade. A Democracia baseia-se nos princpios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias . Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria , protegem escrupulosament e os direitos fundamentais dos indivduos e das minorias. As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralizao do governo a nvel regional e local , entendendo que o governo local deve ser to acessvel e receptivo s pess oas quanto possvel. As democracias entendem que uma das suas principais funes proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expresso e de religio; o direito a prote co legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida poltica, econ mica e cultural da sociedade. As democracias conduzem regularmente eleies livres e justas, abertas a todos os cidados. As eleies numa democracia no podem ser fachadas atrs das quais se escondem ditadores ou um partido nico, m as verdadeiras competies pelo apoio do povo. A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidados recebam a mesma prote co legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judicirio. a

17

As democracias so diversificadas, reflectindo a vida poltica, social e cultural de cada pas. As democracias baseiam -se em princpios fundamentais e no em prticas uniformes. Os cidados numa democracia no tm apenas direitos, tm o dever de participar no sistema poltico que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades. As sociedades democrticas esto empenhadas nos valores da tolerncia, da cooperao e do compromisso . As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempr e realizvel. Nas palavras de Gandhi, a intolerncia em si uma forma de

violncia e um obstculo ao desenvolvimento do verdadeiro esprito democrtico .

TEMA IV HISTRIA DA DEMOCRACIA

O regime de governo democrtico surgiu em Atenas, na Grcia da Antiguidade Clssica, conhecendo seu apogeu no sculo V A.C . Tratava-se precisamente de um regime em que o "povo" se manifestava dire ctamente, reunindo-se e votando em assembleias, para tomar as decises a respeito da vida da sua cidade. Todos os cidados atenienses tinham no s o direito, como tambm o dever de participar nas assemble ias. Todos os cidados eram iguais perante a lei e tinham o direito no s a votar, como tambm express ar sua opinio e defender o seu ponto de vista, argumentando e, eventualmente, convencendo os restantes acerca das suas ideias. Este pode parecer ser o melhor dos mundos mas, no era bem assim. Ser um cidado ateniense no era uma condio de que usufruam todos os habitantes de Atenas. Naquela sociedade, as mulheres, os escravos e os estrangeiros no eram considerados cidados. Por isso, estavam totalmente excludos das grandes decises. Desse modo, somente 10% do povo de Atenas estavam aptos a participar da democracia.

18

De qualquer maneira, o simples surgimento do ideal democrtico importantssimo: tratava-se de um novo valor, que se contrapunha aos regimes de governo anteriores que, segundo Aristteles, seriam a monarquia (o governo de um s, o rei) e a aristocracia, o governo d e um grupo de elite (seja econ mica, militar, tecnolgica). Ou seja, tipos de governo em que um ou alguns mandam e os restantes obedecem. Apesar da experincia d emocrtica ateniense, os principais filsofos gregos, como Scrates, Plato e o prprio Aristteles, viam com certa re serva, quando no com desprezo, a Democracia. Bem, no fundo, eles eram sbios (estudiosos, filsofos, tericos) e, por isso mesmo, acreditavam que s os sbios deveriam exercer o governo, numa ordem social que poderia ser monrquica ou aristocrtica...

Historicamente, depois da Grcia e de Roma, as ideias democrticas s iro reaparecer com maior fora na Idade Moderna, a partir dos sculos XVII e XVIII . Nesta poca, os abusos de poder dos monarcas levaram os intelectuais a discutir os poderes absolutos do governante, questionando o que tornava legtimo qualquer poder de qualquer governo. Contra o absolutismo em vigor, ergueu-se o liberalismo.

As ideias liberais conduziram revolta contra a ordem aristocrtica que vinha da Idade Mdia, quando o poder poltico e a propriedade tinham transmisso heredit ria: os herdeiros do rei e dos nobres recebiam no s as terras e os bens de seus antepassados, como tambm o pod er sobre os homens que viviam nas suas propriedades. O pensamento liberal, ao contrrio, estabeleceu uma distino entre a esfera pblica e a privada, entre a sociedade poltica e a sociedade civil . Para um filsofo liberal, como John Locke, o poder s exercido com legitimidade se tiver origem parlamentar. O que isso signif ica? Isso significa que ningum tem o direito de ocupar um cargo poltico s porque nasceu numa famlia nobre.

O direito ao poder, para Locke, depende de um mandato popular. Nesse sentido, a representao poltica s adquire legitimidade se tiver surgido da vontade dos cidados, expressa pelo voto . Os cidados elegem representantes para defender seus interesses junto ao governo.

19

Mais uma vez, porm, a representao popular a que se ref ere o liberalismo dos sculos XVII e XVIII, no deixava de ser elitista . Abrangia somente os grupos sociais mais favorecidos. O voto era censitrio , isto , dependia de um censo ( imposto pago para se obter a condio de eleitor ). Com isso, a grande maioria da populao estava excluda do processo poltico e as decises contin uavam restritas queles que possuam renda e propriedades.

Ainda no sculo XVIII, enquanto se levantava e valorizava a questo da legitimidade da representao, um outro filsofo, Jean-Jacques Rousseau defendia um novo enfoque para a democracia dire cta da velha Grcia. Para ele, as sociedades humanas so construdas a partir de um pacto ou

contrato social . Por meio desse acordo, cada indivduo aliena seu poder em favor da
colectividade. Entretanto, a vontade geral no poderia jamais ser alienada nem representada. Ou seja, para Rousseau, os deputados e governantes no so representantes do povo, mas apenas seus agentes. Assim, devem estar subordinados soberania popular, que to ma decises atravs de assembleias, plebiscitos e referendos.

Vontade geral o conceito bsico para compreender como Rousseau encarava


a democracia. Do seu ponto de vista, todo indivduo (ao mesmo tempo) uma pessoa privada e uma pessoa pblica (cidado ): enquanto pessoa privada, trata dos seus interesses particulares; enquanto pessoa pblica faz parte de um corpo cole ctivo que tem interesses comuns.

Mas nem sempre o interesse de um coincide com o de outro , pois muitas vezes o que beneficia uma pessoa em particular pode ser prejudicial ao interesse cole ctivo. Nesses termos, aprender a ser cidado justamente saber distinguir qual a vontade geral, tpica do interesse de todos , mesmo que revelia dos seus prprios inter esses pessoais/particulares . Rousseau no era ingnuo a ponto de desconhecer as difi culdades de implantao de uma D emocracia directa, sobretudo em naes com um extenso territrio e grande densidade populacional. No mundo de hoje, de fa cto, esta parece invivel. Imagine que fosse necessrio colher a opinio de todas as pessoas

20

recenseadas (cerca de 8 milhes de pessoas) em Portugal de cada vez que uma deciso governamental tiver de ser tomada...

Por outro lado, alguns instrumentos da democracia dire cta (como os plebiscitos e os referendos) so muitas vezes fundamentais para a vontade da maioria prevalecer sobre os interesses minoritrios. Para haver participao popula r no exerccio do poder, necessrio que os cidados sejam politizados: saibam o que querem ou do que precisam e conheam aqueles que agiro a bem do interesse comum . Caso contrrio, a manipulao, a corrupo e o jogo de interesses acabam por transformar a maioria da populao numa massa de manobras, que agir em detrimento dos seus prprios interesses e necessidades. Na verdade , a cidadania e a democracia aprendem-se no seu prprio exerccio. Como dizia Aristte les, "s construindo nos podemos tornar mestres de obra". um processo de tentativ a e erro, no qual os portugueses , por sinal, parecem ter errado mais do que acertado nos ltimos anos... De qualquer modo, a nica alternativa co ntinuar a tentar .

TEMA V O CASO PORTUGUS: DO AUTORITARISMO DEMOCRACIA

Com o fim da 2 Grande Guerra, os regimes democrticos saram vitoriosos. Porm, em Portugal o regime autoritrio e repress ivo mantinha-se, apesar de Salazar procurar dar a entender que o pa s estava a mudar e que a oposio tinha liberdade de se organizar e afirmar livremente: 1 - Em 1945 d-se a criao do MUD (Movimento de Unidade Democrtica) lder da oposio ao regime, depois declarado ilegal; 2 - Em 1949, temos eleies presidenciais. O candidato da oposio, Norton de Matos, desiste; 3 - No ano de 1958, de novo eleies presidenciai s. O candidato da oposio, General Humberto Delgado, obtm largo apoio da populao m as derrotado. Humberto Delgado conhecido como o General Sem Medo (1906 1965) foi um general portugus da Fora Area que corporizou o principal movimento de

21

tentativa de derrube da ditadura salazarista atravs de eleies, tendo contudo sido derrotado nas urnas em 1958, num processo eleitoral fraudulento que desta forma deu a vitria ao candidato do regime, Amrico Toms . Em 1959, na sequncia da derrota, vtima de represlias por parte da polcia poltica, pede asilo poltico na Embaixada do Brasil, seguindo depois para o exlio na Arglia. Engrossando clandestinamente a Portugal, ao seu en contro, na fronteira Espanhola , enviado um comando da PIDE que o assassinou a tiro, bem como sua secretria. Morre assim na fronteira, sem ter conseguido regre ssar a Portugal, no dia 13 de Fevereiro de 1965. At dcada de 1950, o nvel de desenvolvimento econmico do nosso pas era dos mais baixos da Europa. A agricultura, apesar de ocupar 50% da populao activa era de carcter tradicional e pouco produtiv a. A indstria, por sua vez, conheceu um grande incremento, em particular a metalurgia, adubos, celulose, qumica e construo naval. Em resultado da estagnao agrcola e do fomento industrial, as cidades cresceram e, ao mesmo tempo, a emigrao para Fran a, Alemanha e EUA. Na origem da emigrao estava os melhores salrios oferecidos nestes pases da Europa, mas tambm a fuga a uma vida de misria, guerra colonial e s perseguies polticas movidas pela PIDE. Aps a 2 Grande Guerra, afirmou -se o movimento de descolonizao. Na sia e, depois em frica, as potncias coloniais concederam a independncia aos seus territrios ultramarinos. Portugal no o fez porque considerava que o pas no possua colnias mas sim provncias e que, portanto, no era n ecessrio torn-las independentes. Em consequncia formaram -se nas colnias portuguesas movimentos de autonomia que, atravs da luta armada, contestavam a presena portuguesa no territrio: em Angola o MPLA (1956), a FNLA (1962) e a UNITA (1966), na Guin o PAIGC (1960) e em Moambique a FRELIMO, desencadearam aces de guerrilha. Do confronto entre 1961 e 1974, resu ltaram cerca de 10 mil mortos ( de 900 mil mobilizados), elevado nmero de deficientes e prejuzos econmicos considerveis. Em 1968, por inc apacidade de Salazar, Marcelo Caetano foi nomeado chefe de governo, criando uma grande expectativa entre os portugueses, que esperavam a

22

resoluo de dois grandes problemas: a questo da guerra colonial e a restaurao das liberdades democrticas. Marcelo Caetano introduziu algumas alteraes a fim de efectuar uma "renovao na continuidade": extinguiu a PIDE e criou a Direco Geral de Segurana (DGS), apesar de as pessoas e dos mtodos no terem mudado; "aligeirou" a aco da censura, permitindo tambm o regresso de alguns exilados polticos. Foi a chamada "Primavera Marcelista", uma fraca liberalizao que no agradou a ningum por ser insuficiente e no ter resolvido os problemas da nao. No dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados p or Otelo Saraiva de Carvalho instalou secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa . O golpe militar do dia 25 de Abril teve a colaborao de vrios regimentos militares que desenvolveram uma aco concertada . Escola Prtica de Cavalaria, que partiu de Santarm, coube o papel mais importante: a ocupao do Terreiro do Pao. As suas foras eram comandadas pelo ento Capito Salgueiro Maia. O Terreiro do Pao foi ocupado s primeiras horas da manh. Salgueiro Maia m oveu, mais tarde, parte das suas foras para o Quartel do Carmo onde se encontrava o chefe do governo, Marcelo Caetano, que ao final do dia se rendeu, fazendo, contudo, a exigncia de entregar o poder ao General Antnio de Spnola, para que o "poder no ca sse na rua". Marcelo Caetano partiu, depois, para a Madeira, rumo ao exlio no Brasil. No dia seguinte, forma -se a Junta de Salvao Nacional, constituda por militares, e que proceder a um governo de transio. O essencial do programa do MFA resumido Desenvolver. Entre as medidas imediatas da revoluo contam -se a extino da polcia poltica (PIDE/DGS) e da Censura. Os sindicatos livres e os partidos foram legalizados. S a 26 (de Abril) foram libertados os presos polticos, da Priso de Caxias e de Peniche. Os lderes polticos da oposio no exlio volta ram ao pas nos dias seguintes. Passada uma semana, o 1 de Maio foi celebrado legalmente nas ruas pe la primeira vez em muitos anos. Portugal passou por um perodo conturbado que durou cerca de 2 anos, referido como PREC (Processo Revolucionrio Em Curso), marcado pela luta entre a esquerda e a direita. no programa dos trs D: Democratizar, Descolonizar,

23

No dia 25 de Abril de 1975 realizara m-se as primeiras eleies livres, para a Assembleia Constituinte que foram ganhas pelo PS. Na sequncia dos trabalhos desta assembleia foi elaborada uma colonial acabou e as colnias africanas tornaram -se independentes. nova Constituio que estabelecida uma democracia parlamentar de tipo ocidental . A guerra

 Portugal Antes do 25 de Abril:


 O governo de Marcelo Caetano no autorizava a existncia de

partidos polticos nem de opinies discordantes da ditadura em que Portugal vivia e que Salazar baptizou d e Estado Novo.  A Censura: Os jornais, os livros, o cinema e o teatro eram visados por censores que proibiam as palavras que no agradavam ao regime. Muitos escritores, jornalistas, cantores e msicos eram proibidos de divulgar as suas obras.  A PIDE: A Polcia Internacional de Defesa do Estado existia para perseguir, vigiar, prender e torturar todas as pessoas que tinham opinies diferentes do governo. Muitos antifascistas foram assassinados pela PIDE.  As Prises da Ditadura : Os opositores ao Estado Novo eram presos em Prises como Peniche e Caxias, onde permaneciam com pssimas condies e eram torturados, s porque no concordavam com aquele regime poltico.  O Exlio: Muitos portugueses foram obrigados a ir viver para o estrangeiro para no serem presos ou por recusarem ir combater na injusta guerra colonial. Nos pases do exlio, continuaram a sua luta contra a ditadura.  A Mocidade Portuguesa : Os jovens a partir dos 7 anos, eram obrigados a pertencer a esta organizao militarista de juventude, que exigia que andassem fardados, marchassem como soldados e fizessem a saudao nazi.  A Resistncia: Como estavam proibidos os partidos polticos, lutava-se na clandestinidade pela liberdade. A oposio democrtica participou em eleies, mas os resultados eram falsi ficados e os candidatos presos.  A Guerra Colonial: Os territrios de Angola, Guin e Moambique, para alcanarem a sua independncia, foram obrigados a

24

fazer a guerra a Portugal. Em consequncia, morreram milhares de africanos e portugueses em frica.  O Poder Autoritrio: Quem nomeava os presidentes das Cmaras Municipais e das Juntas de Freguesia eram os governantes, que no ouviam a opinio das populaes, nem tinham de cumprir um programa.  Portugal Isolado do Mundo : O nosso pas era conhecido por organizaes internacionais como a ONU, que no aceitava que continussemos a colonizar os territrios que tinham exigido a sua independncia.

 Portugal depois do 25 de Abril:


 O 25 de Abril de 1974 : Os capites rejeitaram a guerra colonial

e resolveram organiz ar-se no Movimento das Foras Armadas (MFA) para acabar com a guerra e restabelecer a Democracia.  Liberdade de Expresso e Manifestao : O MFA extinguiu a censura prvia. No 1 de Maio de 1974, milhes de portugueses saram rua em manifestaes livres po r todo o pas, comemorando a conquista da liberdade.  Liberdade de Reunio e Associao : Foram legalizados, os sindicatos, as associaes de estudantes e os partidos polticos, aceitando se a livre associao para a difuso de ideias e propostas.  A Libertao dos Presos Polticos : Os presos polticos foram libertados, pondo -se fim prtica de se prender as pessoas que no concordem com o governo ou que pertenam a partidos de oposio.  O Regresso dos Exilados : Aps o 25 de Abril, os exilados regressaram a Portugal, podendo integrar -se na sociedade democrtica e contribuindo para a construo de um novo pas.  Escola para Todos: A escolaridade obrigatria at ao 9 ano e a proibio do trabalho infantil permitem a todos os jovens darem o devido valor escola e aos estudos, preparando -se melhor para a vida activa.  A Democracia: As eleies passaram a ser livres e os partidos polticos podem divulgar os seus programas eleitorais para a eleio de deputados Assembleia da Repblica. O Povo tambm elege o Presi dente da Repblica.

25

O Nascimento de Novos Pases : O MFA acabou com a guerra

colonial, o que originou novos pases: Angola, Cabo Verde, Guin, Moambique e So Tom e Prncipe. Timor comea agora a dar os primeiros passos.  O Poder Local: As Cmaras Municipais e as Juntas de Freguesia so eleitas pelas populaes locais, que podem fiscalizar o cumprimento das propostas eleitorais dos respectivos autarcas.  Portugal na Unio Europeia : A Democratizao de Portugal e a Independncia das ex -colnias foram bem recebidas pelas organizaes internacionais e abriram -nos as portas para integrarmos a EU. 

TEMA VI A UNIO EUROPEIA

Unio

Europeia

(EU),

anteriormente

designada

por

Comunidade

Econmica Europeia (CEE), uma organizao internaciona l constituda actualmente por 27 Estados-Membros, estabelecida com este nome pelo Tratado da Unio Europeia (normalmente conhecido como Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos desta unio j existindo desde a dcada de 1950. A UE tem sedes em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo. A Unio Europeia (UE) foi criada originalmente por 6 Estados fundadores em 1958, cresceu at aos actuais 27 Estados membros. Houve cinco alargamentos sucessivos, o maior ocorreu em 1 Maio, de 2004, quando 10 estados aderiram. A UE tem 27 Estados membros desde 2007, quando a Romnia e a Bulgria aderiram. H negociaes em curso com outros estados. O processo de alargamento algumas vezes referido como Integrao Europeia. Contudo este termo tambm usado para referir a i ntensificao da cooperao entre os estados. Para aderir Unio Europeia, um estado precisa de satisfazer as critrios econmicos e polticos, conhecidos como Critrios de Copenhaga . De acordo com o

26

Tratado da Unio Europeia , cada estado membro e o Parlamento Europeu tm de estar em acordo com qualquer alargamento.

A Unio Europeia tem muitas facetas, as mais importantes sendo o mercado nico europeu (ou seja uma unio aduaneira), uma moeda nica (adoptada por 12 dos 27 Estados membros) e polticas agrcola, de pescas, comercial e de transportes comuns. A Unio Europeia desenvolve tambm vrias iniciativas para a coordenao das actividades judiciais e de defesa dos Estados Membros. Os Tratados de Paris (1951), estabelecendo a Comunidade Europeia do Carvo e do Ao, e o de Roma (1957), instituindo a Comunidade Econmica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atmica ou Euratom, foram assinados por seis membros fundadores: Alemanha, Blgica, Frana, Itlia, Luxemburgo e Pases Baixos. Depoi s disto, a UE levou a cabo seis alargamentos sucessivos: em 1973 Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; em 1981 Grcia; em 1986 Espanha e Portugal ; em 1995 ustria, Finlndia e Sucia; a 1 de Maio de 2004, Repblica Checa, Chipre, E slovquia, Eslovnia, Estnia, Hungria, Letnia, Litunia, Malta e Polnia ; e em 2007, a Bulgria e a Romnia. Em 1972 e 1994, a Noruega assinou tambm trata dos de adeso Unio Europeia. No entanto, nas duas ocasies, atravs de referendos, a populao norueguesa rejeitou a adeso do seu pas. Macednia, Crocia e Turquia so candidatos adeso UE. A UE (Unio Europeia) um bloco econmico, poltico e social de 27 pases europeus que participam de um projecto de integrao poltica e econmica. Os pases integrantes so: Alemanha, ustria, Blgica, Bulgria, Chipre, Dinamarca, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estnia, Finlndia, Frana, Grcia, Hungria, Irlanda, Itlia, Letnia, Litunia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polnia, Portugal, Reino Unido, Rep blica Checa, Romnia e Sucia. Estes pases so, tendencialmente, politicamente democrt icos, com um Estado de Direito.

27

A Unio Europeia conta com instituies bsicas como o Parlamento, Comisso, Conselho e o Tribunal de Justia. Todos estes rgos possu em representantes de todos os pases membros.

Com o propsito de unificao monetria e facilitao do comrcio entre os pases membros, a Unio Europeia adaptou uma nica moeda . A partir de Janeiro de 2002, os pases membros (excepo da Gr -Bretanha) adaptaram ao euro para livre circulao na chamada zona do euro. Ou seja, aderiram ao Euro: Alemanha, ustria, Blgica, Dinamarca, Espanha, Finlndia, Frana, Grcia, Holanda, Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Portugal e Sucia.

 Objectivos da Unio Europeia :


y y

Promover a unidade poltica e econmica da Europa; Melhorar as condies de vida e de trabalho dos cidados Melhorar as condies de livre comrcio entre os pases Reduzir as desigualdades sociais e econmicas entre as Fomentar o desenvolvimento econmico dos pases em fase de Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilbrio na

europeus;
y

membros;
y

regies;
y

crescimento;
y

Europa.

Fig.1: Indicao da UE no mapa mundial

28

O que hoje se denomina Unio Europeia iniciou -se aps a 2 Guerra Mundial. O nosso continente necessitava de paz e de uma urgente Reconstruo. Alguns pases da Europa uniram -se em organizaes de Cooperao econmica e poltica. A primeira medida nesse sentido foi concretizada com a criao da Comunidade Europeia do Carvo e do Ao (C.E.C.A.) constituda em 1951.

 Cidadania Europeia: A cidadania europeia foi instituda pelo Tratad o de Maastricht, em 1992, e confere direitos e deveres aos cidados da Unio Europeia.

instituda a cidadania da Unio. cidado da Unio qualquer pessoa que tenha a nacionalidade de um Estado -Membro. A cidadania da Unio complementar da cidadania n acional e no a substitui. Artigo 17 Tratado da EU

 Direitos dos Cidados da EU:        A Livre Circulao de Pessoas O Direito dos Consumidores A Capacidade Eleitoral

Direitos

O Direito Proteco Diplomtica e o Direito de Petio O Acesso ao Provedor de Justia O Direito Transparncia A Proteco dos Dados

29

TEMA VII A ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS (ONU)

A Segunda Guerra Mundial relanou a ideia da criao de um organismo supranacional capaz de:  Arbitrar conflitos,  Impedir a resoluo de problemas de relacionamento entre es tados pelo recurso s armas,  Garantir a igualdade entre os estados,  Fazer respeitar os direitos humanos. Todos estes objectivos, que eram uma reedio dos propsitos que haviam norteado a criao da Sociedade das Naes a ps a Primeira Guerra Mundial, estavam consignados numa Carta, aprovada em Outubro de 1945 na Conferncia de S. Francisco. Para a implementao dos seus objectivos, a ONU criou organismos especializados diversos, dedicados a desenvolver esforos em reas especficas, como:  A FAO (Food and Agriculture Organisation), que se ocupa de problemas da fome e do subdesenvolvimento,  A UNESCO,  Organizao Mundial de Sade , que intervm no campo da cincia, da cultura, da educao e da sade e outros que se ocupam de questes do trabalho, financeiras e econmicas, etc. grande o prestgio de que estas ramificaes da organi zao desfrutam, particularmente em pases do Terceiro Mundo que tm beneficiado de programas educacionais, de promoo econmica e social das s uas populaes ou de campanhas de erradicao de doenas, de educao sanit ria ou de combate a epidemias. Na sua vertente poltica, no entanto, a vida da ONU tem sido atribulada, em razo precisamente dos conflitos que pretendia controlar ou evitar . Desde a sua fundao, registaram -se, de facto, conflitos entre as grandes potncias vencedoras da Segunda Guerra Mundial, que dispem de lugar permanente

30

no Conselho de Segurana, com direito a veto: a ONU foi, neste aspecto, vtima dos confrontos entre os blocos poltico-militares que se constituram em torno dos EUA e da URSS, o que levou a que prevalecessem sobre todas as outras questes as preocupaes com a segurana internacional. Por outro lado, particularmente na dcada de 60, a entrada em cena de nume rosos pases do Terceiro Mundo, muitos deles ex-territrios coloniais recm -chegados independncia, introduziu no seio da ONU problemas relacionados com a desigualdade econmica e o direito dos povos independncia e autodeterminao, com os quais as grandes potncias por vezes se preocupavam bem pouco. No mbito das Naes Unidas, foram empreendidas ao longo de dcadas aces com resultados positivos na defesa da paz, como o caso da interposio de foras militares entre contendores, como sucedeu n a dividida Ilha de Chipre ou em Angola. No quer isto dizer que a ONU tenha eliminado totalmente os conflitos, embora tenha contribudo grandemente para os atenuar e encaminhar para uma soluo negociada, no sentido da paz. Nos ltimos anos, a organizao tem-se visto confrontada com a necessidade de intervir em numerosos conflitos regionais, nem sempre tendo sabido manter uma atitude claramente neutral em relao s foras que se enfrentam em cada situao, o que levanta reservas por parte consideram lesados. A ONU neste momento uma organizao em crise de credibilidade, aparentemente com muitas dificuldades para acompanhar a alterao profunda da poltica mundial aps o fim da guerra fria e o desmantelamento dos blocos poltico militares, mas sobretudo uma organizao em crise financeira , dado que os pases membros protelam o pagamento das quotizaes a que so obrigados (o maior devedor, ou pelo menos um dos maiores, so os Estados Unidos), sab endo-se que esta atitude de no cooperao igualmente resultante da perda de credibil idade que afecta a organizao. Apesar da organizao enfrentar situaes difceis, todo o esforo e todo o trabalho desenvolvido nos ltimos anos para a conservao da paz e dos direitos humanos proporcionaram -lhe o prmio Nobel da Paz em 2001, prmio partilhado com Kofi Annan (secretrio-geral da organizao de 1997 a 2007) que demonstrou sempre uma grande dedicao ao trabalho desempenhado pela organizao. Esta atribuio da Academia das Cincias sueca serve no s para valorizar o desempenho como tambm para dar a devida importncia maior organizao internacional de apel o paz e estabilidade mundial. A 24 de Outubro, comemora -se o Dia das Naes Unidas. dos que se

31

TEMA VIII PARTICIPAO ORGANIZADA E SOLIDARIEDADE SOCIAL

O Sculo XX, aps a primeira Guerra Mundial, assiste ao renascer de Estados reafirmados na sua posio geopoltica. A tendncia mundial da descolonizao obriga estes Estados a envolverem-se nos seus assuntos internos, a reconquistar mercados e posies estratgicas. Como j vimos, a evoluo dos Governos Europeus tende para a Democracia. Ao cidado, figura que evoluiu jurdica e socialmente durante o fim do sculo XIX e princpios do sculo XX, reconhecido um papel maior na sociedade e na manuteno do Estado-nao. No entanto, depois do desenvolvimento industrial e da rpida evoluo do mercado livre, as crises sociais graves sucedem-se de forma mais ou menos avassaladora em cada pas. No se trata apenas de gerir interesses particulares dos cida dos, mas entre estes e as formas organizadas de trabalho, mercado, segurana, direito. Tratava-se de reconstruir a Europa a todos os nveis. Se num Estado democrtico os cidados tem direitos iguais de acesso , na falta desta igualdade, obrigao do Est ado (Estado Providncia) prover que as condies sejam equilibradas . Assiste-se a uma crescente desresponsabilizao de outras instituies no projecto comum de uma sociedade estvel e solidria. Desta fragmentao social, tanto a nvel geral como local, nascem

problemas acumulados, aos quais o Estado no consegue dar respostas adequadas no tempo. Uma vez mais, e desde o incio da dcada de 70, com o agravamento e a mundializao dos fenmenos que afectam os Estados, a Solidariedade insultada e relegada para um plano muito na retaguarda das prioridades poltico econmicas. Os cidados so embalados nesse processo e durante as duas ltimas dcadas do sc. XX no encontramos grandes movimentos sociais solidrios, no mundo ocidental.

32

Contudo, para fazer face a esta lacuna d o Estado, tem vindo a formar -se associaes com diversos objectivos, que resultam da comunho de atitudes e de sentimentos, visando constituir uma unidade slida, cap az de resistir s foras exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais forte e defender os interesses de um determinado grupo, causa, ou minoria . So as chamadas Instituies Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

 Histria das Instituies Particulare s de Solidariedade Social:


 At criao das misericrdias no final do sculo XV e desde os primrdios da

nacionalidade, as necessidades da populao portuguesa, em matria de assistncia, tinham dado origem a uma multiplicidade de iniciativas . Muitas delas eram de mbito local, ligadas no apenas a ordens militares e religiosas (que tiveram um importante papel na reconquista e no repovoamento do territrio) como tambm aos municpios e s confrarias de mestres ou a simples particulares (mercadores ricos, etc.); outras, pelo contrrio, deveram a seu nascimento devoo de vrios reis, rainhas e demais gente da nobreza e do alto clero.  No final do sculo XV existiam quatro tipos de estabelecimentos assistenciais : Albergarias, Hospitais (como hospedarias pa ra os pobres), Gafarias ou Leprosarias e Mercearias (obrigao religiosa de fazer o bem pela alma ou sade de algum).   Apenas os hospitais, agora com uma funo declaradamente de prestao de A partir do sculo XVII a solidariedade comea a desmarcar -se do sentido cuidado de sade, subsistem hoje em dia . puramente religioso da caridade para se assumir como um dever social do Estado e da sociedade civil .  A criao da Casa Pia nos finais do sculo XVIII pode ser considerada como uma referncia para o lanam ento da assistncia social com origem pblica/estatal em Portugal.  A Lei 2120 de 19 de Julho de 1963 instituiu as Instituies Particulares de Assistncia, que eram consideradas Pessoas Colectivas de Utilidade Pblica Administrativa (PCUPA) e assumiam as formas de Associaes de Beneficentes, Institutos de Assistncia (religiosos ou no) ou Institutos de Utilidade Local (Fundaes).  Foi com a Constituio de 1976 (artigo n 63) que s urgiu pela primeira vez

o termo IPSS, Instituio Particular de Solidarie dade Social.

33

As principais formas jurdicas de IPSS so:

As Santas Casas da

Misericrdia

ou Irmandades da

Misericrdia foram fundadas em 15 de Agosto de 1498 , aquando da criao na S de Lisboa da Santa Casa da Misericrdia de Lisboa, por iniciativa d a Rainha D. Leonor e de Frei Miguel Contreiras. o o Confrarias. o Esto hoje inscritas na DGSSS, 332 SCM, todas constitudas sob ordem jurdica cannica, que se encontram reunidas na Unio das Misericrdias Portuguesas (392 associadas) criada em 1974 e confederadas com as Misericrdias internacionais na Confederao Internacional das Misericrdias desde 1979. o As SCM tm uma tradio multissecular e tm por via do seu peso institucional j consolidado, um crescimento mais reduzido em nmero de instituies. o Esta diminuio do nmero de instituies (usualmente uma SCM por concelho) no sinnimo de imobilismo, pelo contrrio as SCM tm crescido em actividades e no melhora mento do seu vasto patrimnio imobilirio. o 85% das SCM tm, pelo menos uma valncia para idosos. Por exemplo a Misericrdia do Porto, considerada "a maior do Mundo", possui 80 milhes de activos imobilirios dentro e fora do Pas, em 1993 empregava mais de 800 pessoas e movimentava anualmente mais de 25 milhes de euros. A Santa Casa da Misericrdia de Lisboa (SCML) no foi includa neste estudo por ainda no estar totalmente clarificada a sua forma jurdica. A SMCL foi criada como associao privada, send o como todas as SCM vindouras apoiada inicialmente pela Igreja. Em 1919 passou para a tutela do Estado, tendo em 1991 assumido o estatuto de PCUPA. Presentemente a SCM de Lisboa uma entidade privada, nomeadamente na gesto do pessoal e na gesto financei ra, embora tenha caractersticas de instituio pblica nos planos estrutural, orgnico e administrativo (SCML, 1998). Em 1500 j existiam 23 SCM. As restantes tiveram origem maioritariamente n a Igreja e nas

34

Os Centros Sociais Paroquiais , os Centros Paroquiais de Bem -Estar Social ou outras congregaes religiosas, fortemente ligadas Igre ja Catlica, so as segundas IPSS mais antigas, denominadas antes de 1983 por Institutos de Assistncia. A Igreja a instituio que em Portugal mais ateno prestou e de um modo mais persistente aco social. A Igreja sempre foi um agente determinant e e uma fora fundamental na gesto das pessoas e dos meios relacionados com a solidariedade social. De notar que 25% dos Centros Sociais Paroquiais so presididos por um sacerdote.

As Associaes de Socorros Mtuos ou Mutualidades, que tiveram um papel bastante importante no incio da interveno social, mas que entretanto e fruto da deslocao para outras entidades do seu principal fim , o fundo, vieram a perder continuamente importncia . O melhor exemplo actual de uma Mutualidade em funcionamento o MontepioGeral (Valrio, 1994).

As Associaes de Solidariedade Social de iniciativa privada ou associativa surgiram depois de 1974 como resultado do impulso de participao na democratizao da sociedade portuguesa. So estas novas IPSS que esto mel hor preparadas e mais vocacionadas para lidar com os novos problemas sociais (toxicodependncia, excluso social) enquanto as IPSS mais antigas esto bastante ligadas s respostas tradicionais (Pr-escolar, Centros de Dia, Lares). H em Portugal um dfice de mobilizao das principais foras

impulsionadoras do movimento das instituies particulares para os novos domnios da luta cont ra a excluso. o Isto deve-se no s inrcia institucional das IPSS, principalmente das mais antigas, como ao Estado que te m privilegiado a instalao das valncias tradicionais.

35

As principais respostas sociais onde as IPSS trabalham, alm das respostas vocacionadas para idosos (Centro de Convvio, Centro de Dia, Servio de Apoio Domicilirio, Lares, etc.), so na rea da infncia e juventude (Creche, Estabelecimento de Ensino Pr -escolar, Centro de Actividades de Tempos Livres, Lares de jovens, etc.); na rea da deficincia (Lares e Centros de Actividades Ocupacionais); na rea da famlia (Centro Comunitrio, etc.); na rea da toxicodependncia; dos sem -abrigo e outras (Cuidados Mdicos, Ensino, etc.). Actualmente so 53 as respostas sociais reconhecidas pela DGSS e praticadas pelas IPSS que assistem diariamente 438.556 pessoas e onde trabalham perto de 20.000 voluntrios e 45.000 empregados.

 O que so IPSS?
De acordo com o artigo 1. do Estatuto das Instituies Particulares de Solidariedade Social (EIPSS) aprovado pelo Decreto -Lei n. 119/83, de 25 de Fevereiro, so instituies particulares de solidariedade social (IP SS), as constitudas por iniciativa de particulares , sem finalidade lucrativa , com o propsito de dar expresso organizada ao dever moral de solidariedade e de justia entre os indivduos, que no sejam administradas pelo Estado ou por um corpo autrquico, para prosseguir, entre outros, os seguintes objectivos , mediante a concesso de bens e a prestao de servios:
y y y

Apoio a crianas e jovens; Apoio famlia; Proteco dos cidados na velhice e invalidez e em todas as

situaes de falta ou diminuio de m eios de subsistncia ou de capacidade para o trabalho;


y

Promoo e proteco da sade, nomeadamente atravs da Educao e formao profissional dos cidados; Resoluo dos problema s habitacionais das populaes

prestao de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitao;


y y

36

Estes objectivos so concretizados nomeadamente, atravs de respostas de aco social em equipamentos e servios bem como de parcerias em programas e projectos. As IPSS, nos casos em que os objectivos se enquadram no mbit o da aco social/segurana social, podem celebrar acordos de cooperao com os Centros Distritais do Instituto de Segurana Social (ISS), tendo em vista a promoo do acesso a servios e equipamentos sociais, ou acordos de gesto atravs dos quais assumem a gesto dos equipamentos pertencentes ao Estado

Para alm dos apoios financeiro e tcnico previstos nestes acordos, as

instituies tm ainda acesso a outros apoios financeiros destinados a investimentos na criao ou remodelao dos estabelecimentos s ociais.  Uma vez registadas, as IPSS adquirem o estatuto de pessoas colectivas de utilidade pblica, advindo da, por parte do Estado, a atribuio de benefcios (isenes fiscais, apoios financeiros) e encargos (prestao de contas, obrigao de cooperao com a Administrao Pblica).  As instituies particulares de solidariedade social podem ser de natureza

associativa ou de natureza fundacional.  So de natureza associativa : As associaes de solidariedade social. So, em geral associaes com fins de solidariedade social que no revestem qualquer das formas das associaes a seguir indicadas:
y y y

As associaes de voluntrios de aco social; As associaes de socorros mtuos ou associaes mutualistas; As irmandades da Misericrdia.

As associaes mutualistas dispem de um regime autnomo Decreto-Lei n. 72/90, de 3 de Maro que aprovou o Cdigo das Associaes Mutualistas e Regulamento de Registo aprovado pela Portaria n. 135/2007, de 26 de Janeiro.  So de natureza fundacional:
y

As fundaes de solid ariedade social;

37

Os centros sociais paroquiais e outros institutos criados por

organizaes da Igreja Catlica ou por outras organizaes religiosas, sujeitos ao regime das fundaes de solidariedade social.

Por sua vez, as IPSS, podem agrupar -se em:


y y y

Unies; Federaes; Confederaes.

 Como se constitui uma IPSS e como adquire personalidade


jurdica?

Associaes - constituem-se por escritura pblica, atravs da

qual adquirem personalidade jurdica;

Fundaes - podem constituir-se por uma de duas f ormas:


o

Por acto entre vivos, atravs de escritura pblica do acto Por testamento ou mortis causa - As fundaes,

de instituio;
o

qualquer que seja a forma como se constituem, s adquirem personalidade jurdica pelo reconhecimento, da competncia do ministro da tutela, que pressupe, nomeadamente, a verificao da suficincia do patrimnio afectado realizao dos seus fins.

Associaes e Fundaes da Igreja Catlica - so criadas

canonicamente pelo bispo da diocese da sua sede, adquirindo personalidade

38

jurdica civil pela simples participao escrita de respectiva constituio aos Centros Distritais de Segurana Social da rea da sede das IPSS, quando prossigam fins de aco social/segurana social .

TEMA IX JUSTIA E EQUIDADE SOCIAL PARA TODOS

Um povo s se torna realmente justo quando conhece, de forma clara e objectiva, o real significado da palavra justia. O termo justia (do latim iustitia ), diz respeito igualdade de todos os cidados. o princpio bsico de um acordo (Pacto Social) que objectiva manter a ordem social atravs da preservao dos direitos (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicao a casos especficos . Infelizmente, o princpio de justia ainda no muito bem c ompreendido pelo povo portugus. Uma das causas que, na Lngua Portuguesa, a palavra justia tambm utilizada para referir-se a rgos Judiciais (Direito). Esta duplicidade na linguagem ajuda a confundir os cidados menos esclarecidos. A palavra justia refere-se, antes de mais, a um princpio de equ idade, de igualdade proporcional; um princpio de sabedoria qu e deveria ser utilizado pelo Governo em todas as reas e, princ ipalmente, pelo Poder Legislativo . A maioria dos cidados conhece apenas duas situaes: ser beneficiado ou ser prejudicado. Inf elizmente, muitas vezes no sabemos discernir entre estes extremos e a adoptar situaes intermedirias. no ponto intermdio , entre o benefcio e o malefcio, que encontramos o que justo para todos. Em linhas gerais, ser justo no oprimir nem privilegiar, no menosprezar nem endeusar, no subvalorizar nem sobre valorizar. Ser justo saber dividir corre ctamente sem subtrair e sem adicionar (sem roubar o u subornar). Ser justo no nos

39

apropriarmos de pertences alheios e dar o corre cto valor a cada coisa e a cada pessoa. Ser justo estabelece r regras claras sem beneficiar uns em detrimento de outros. Ser justo encontrar o equilbrio que satisfaz ou sacrifica, por igual, sem deixar resduos de insatisfao que possam resultar em desforras posteriores. A ausncia de uma boa educao, nesse sentido, tem propiciado

comportamentos extremistas (ora omisso, or a violento) por parte de inmeros cidados. Alis, ainda hoje, muitos cidados portugueses, europeus e mundiais, preferem calar-se diante das inmera s exploraes de que so vtimas no dia a dia . Comportar-se de forma realmente justa, tanto na hora de dar ou de vender, quanto na hora de cobrar ou de receber, condio primordial para um povo se tornar pacfico e bem-sucedido. Em suma, a justia e a equidade s o fundamentais para o bem -estar social.

TEMA X A SOCIEDADE DEMOCRTICA EM PORTUGAL

A cronologia da evoluo social difere da poltica , e para se perceberem as continuidades e transformaes da sociedade democrtica necessrio recuar at dcada de 60, a partir da qual se verificaram importantes m udanas, algumas das quais se contam entre os factores que deram origem revoluo . o caso da emigrao, por exemplo. A sua evoluo foi multifacetada, reg istando, por vezes, aceleraes bruscas. A emigrao acompanha a Histria portuguesa como um facto r estrutural. grande emigrao dos anos 60, sobretudo em direco a Frana, seguiu -se um abrandamento. Nos anos 80 os portugueses migraram muito menos e os destinos alteram-se: emigraram em direco aos EUA, Venezuela, Canad e Austrlia. Contudo, o movimento mais espectacular, aps o 25 de Abril, foi o do regresso dos portugueses das ex -colnias africanas; este aspecto que caracteriza a imigrao dos meados da dcada de 70, entrando em Portugal m ais de meio milho de pessoas.

40

A zona do litoral - Lisboa e Vale do Tejo - recebeu quase metade dos retornados, mas alguns distritos do centro e interior, como Viseu, Vila Real e Guarda, acolheriam tambm muitos d os portugueses das ex -colnias. Este fenmeno gerou algum mal -estar social, mas, globalmente, sald ou-se como integrao pacfica. Esta integrao ficou a dever -se, por um lado, ao facto da maioria dos retornados ter ido recentemente para as colnias (anos 60), e, por outro, a sociedade portuguesa estar ainda muito ligada agricultura, bem como s prt icas que se lhe associam, nomeadamente a solidariedade familiar. Importante tambm foi o facto da maioria destas pessoas serem jovens, em idade activa e escolarizadas. Desta forma, os retornados contriburam para o crescimento e o rejuvenescimento da popu lao em geral, da qualificao mdia da populao activa, das iniciativas empresariais (sobretudo mdias e pequenas empresas) e para a difuso de novos valores. Um outro movimento a destacar o regresso contnuo de emigrantes da Europa, mas este fenmeno , com incio mesmo antes de 74 e que a partir de 80 atinge valores mais significativos, teve muito menos impacto, quer pelo nmero de pessoas que regressaram, quer pelo facto de ser gradual. Da mesma ordem de importncia foram os fluxos de africanos , migraes sazonais, e os de fixao definitiva. Trata -se de um movimento que se iniciou nos anos 60, ganhando mais intensidade nos anos 80 . Portugal tornou -se, assim, recentemente, um pas receptor de imigrantes, no s de africanos dos PALOP, mas tambm (des de 80) do Zaire, Senegal, Brasil, ndia e China. a emigrao clssica de fora de trabalho no qualificado . Nos trinta anos que se s ituam entre 1971 e 1991, registou -se um aumento da populao portuguesa (a residir em Portugal) de cerca de 1 milho de pe ssoas, para depois, entre 1981 e 1991, se verificar uma estabilizao da populao, em torno dos 10 milhes. Portugal apresentou, na dcada de 70, uma taxa de crescimento mdio anual da ordem dos 1,30%. Este forte crescimento ficou a dever -se, em grande medida, ao regresso de portugueses das colnias, e, em menor escala, ao regresso de nacionais da Europa. A dcada seguinte caracterizou -se, sobretudo, por uma situao de estagnao, que espelha o re al envelhecimento da populao. A evoluo registada entre 60-91 revela, pois, um progressivo envelhecimento da populao no topo e na base da pirmide etria. Entre 1970 e 1991, verifica -se uma diminuio do grupo etrio situado entre os 0 e os 15 anos, um aumento do grupo etrio entre os 15 e os 64, bem como um aumento do nmero de pessoas com mais de 65 anos. Isto , verificou -se um duplo envelhecimento, que traduz a quebra da

41

natalidade e da fecundidade, e tambm o aumento da esperana de vida (entre 74 e 91, verificou-se um aumento da esperana de vida de cerc a de 3 anos para ambos os sexos). de referir, ainda, a extraordinria evoluo da taxa de mortalidade infantil que, em 1974, era da ordem dos 58% e que passou para os 10% em 1991. As taxas brutas de nupcialidade desceram (9% em 1971 para 7,3% em 1991), tendo-se verificado um aumento das taxas de divrcio e de separao (0,12% em 1974 para 1,03% em 1991), como tambm um aumento da taxa de nascimentos fora do casamento. Contudo, necessrio considerar que as taxas aqui apresentadas tm variaes regionais que se relacionam com os fenmenos de urbanizao e litoralizao da populao. No que respeita evoluo dos nveis de escolaridade, refira -se que em 1960 a maioria da populao portuguesa no havia ultrapassado o nvel bsico de escolaridade (nem sequer 5% da populao atingia o ensino secundrio e apenas 1% o ensino mdio ou superior), andando a taxa de analfabetismo pelos 30% . Contudo, a partir dos anos 60, assiste-se duplicao das percentagens de indivduos que vo, sucessivamente, atingindo os vrios graus de ensino, sobretudo no que diz respeito ao ensino mdio e superior . Este fenmeno est na origem de um processo c omplexo de recomposio social. Novas lgica sociais encontram expresso na procura e frequncia de novos cursos profissionais e especializaes que o sistema actual de ensino passou a proporcionar. O nvel de ensino da populao em geral e o aumento de mulheres no ensino superior cresceu de forma acelerada, embora a taxa de analfabetismo seja ainda elevada, comparativamente aos pa ses da Unio Europeia . Contudo, o sistema de ensino tem alguns problemas graves, como, por exemplo, certa ineficcia do ensino experimental e a alta taxa de abandonos. A procura de instruo e formao actualmente considerada normal, mas um fenmeno relativamente recente. As transformaes que referimos envolveram processos complexos de recomposio social e socioprofissional. A taxa de actividade global subiu no ltimos dez anos, mas um dos aspectos que mais transformaram e continuaram a transformar a sociedade portuguesa a crescente participao da mulher na actividade profissional, que alterou o seu estatuto, a par da alterao das relaes conjugais e da quebra da natalidade. O crescimento da taxa de actividade feminina em Portugal duplicou nos ltimos 20 anos, sendo maior do que nos outros pases europeus (a taxa mdia de mulheres na populao activa, em 1990 e em Portugal, era da ordem dos

42

64%, e na Comunidade pouco ultrapassava os 60%). a procura de realizao profissional e independncia pes soal por parte das mulheres . Este processo gera um movimento de recomposio socioprofissional onde a mulher tem cada vez mais um papel importante, e s ao nvel dos dirigentes e operrios que ainda permanece um desequilbrio a favor dos homens. Contudo , mulher cabe ainda a maioria do trabalho domstico. Acompanhando as alteraes, ou melhor, a redistribuio nos diferentes sectores da actividade econmica, vai -se operando uma reestruturao das exigncias de qualificao, das caractersticas e pesos relativos entre as diversas actividades profissionais. A litoralizao e a urbanizao so processos que em Portugal j se comearam a desenvolver h algum tempo, e que na poca contempornea passam por um reforo e intensificao. Dos anos 60 em diante ac entuam-se as assimetrias regionais. O litoral urbaniza -se e industrializa-se, enquanto o interior se desertifica. Em 1991, 80% da popul ao concentrava-se no litoral - entre o Minho e o Algarve ( excepo do Alentejo) - 15% no interior - de Bragana a Bej a. Esta dualidade expressa e reproduz desigualdades regionais, que se referem ao envelhecimento populacional, a nveis de escolaridade, qualificao, industrializa o e actividades profissionais. Uma das grandes alteraes sociais dos ltimos 30 anos o c rescente peso dos profissionais que desenvolvem a sua actividade no sector tercirio . A agricultura, tradicionalmente o sector mais produtivo e que empregava a maioria da populao, subalternizou-se em relao indstria e servios. A indstria reorganiza -se, mas no mostra grande capacidade para oferecer mais emprego, ao passo que o sector tercirio absorve actualmente mais de metade da populao activa portuguesa. Assim, verifica-se uma diminuio do peso de profissionais dedicados agricultura e pesca, e um aumento, sobretudo a partir dos anos 80, quer dos directores e cargos dirigentes, quer dos profissionais da cincia e tcnica. Este crescimento foi muito acelerado nos ltimos decnios, e refira -se que o grupo dos profissionais da cincia e da tcnica constitui o grupo com maior capa cidade de protagonismo social. A mobilidade social, isto , o conjunto de alteraes das possibilidades dos indivduos e famlias, tomando como ponto de referncia a classe social de origem, um dos aspectos positivos da evoluo da sociedade portuguesa . A evidncia de trajectos de mobilidade social ascendente (23% dos empresrios dirigentes so oriundos da classe operria) no pode, contudo, fazer -nos esquecer outras evidncias, como a persistncia da pobreza e o aumento do nmero de excludos.

43

A sociedade portuguesa est a passar por transformaes, por um lado, aceleradas e, por outro, complexas, mas que se inserem em dinmicas que ultrapassam as fronteiras nacionais.

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

UNIO EUROPEIA Fundo Social Europeu

44

S-ar putea să vă placă și