Sunteți pe pagina 1din 35

1 Aula A DISSERTAO

_______________ Texto Introdutrio


O Bom usurio do idioma quem sabe infligi-lo no momento certo.

O idioma surge como identidade maior de um povo, porquanto permite indivduos de costumes comuns fazerem uso de mensagens afins, possibilitando o estabelecimento da comunicao. Em determinadas situaes, as variaes lingusticas de cada idioma representam a relao social, econmica e cultural de um certo grupo, diferenciando-o de outros os quais, embora sejam possuidores do mesmo idioma, dominam o cdigo lingustico com preciso e apreo. Certamente, estas pessoas ascendem socialmente, pois dele fazem uso em beneficio prprio e social. No entanto, o preciosismo vocabular torna-se inadequado em determinadas ocasies. O conhecedor do idioma quem o utiliza sabiamente no momento adequado. Em virtude disso, vale ressaltar a importncia de se estabelecer a comunicao de forma clara e precisa, seja por meio da fala, seja por meio da escrita. Em um pas, como o nosso, por exemplo, o qual possui uma variao lingustica muito vasta, torna-se preconceito quando recriminamos falares diferentes ao que estamos habituados. Cada regio tem um glossrio avantajado e um sotaque distinto. Isso no invalida o processo de comunicao. O que atrapalha o bom entendimento da mensagem o desconhecimento das normas e a falta de hbito da escrita. Por isso, muitas vezes, o que se tenta passar no o que realmente se deseja, pelo simples fato de no se ter uma intimidade com o idioma e com suas exigncias, essenciais para o estabelecimento, de forma objetiva, da comunicao. Todavia, o bom uso do cdigo no se d apenas pelo conhecedor de normas gramaticais ou por algum que, embora no possua um grande

conhecimento lingustico, tenha o dom da oratria. A utilizao adequada e precisa do idioma est na necessidade de aplic-lo em um momento oportuno, quer por meio da escrita, com a aplicabilidade das regras, quer por meio da fala, com a preciso da mensagem. Para se primar pela utilizao adequada e sem os preconceitos lingusticos de nossa lngua, cabe ao falante, como usurio de um idioma comum, ter a cincia de que fala e escrita so distintas. A mensagem escrita requer conhecimento preciso das regras gramaticais. Dessa forma, a comunicao ser realizada com fidelidade sem o surgimento de ambiguidades e improbidade vocabular, facilitando a compreenso do leitor. A fala, por ser individual e depender do ambiente social do indivduo, torna mais simples a compreenso do receptor, pois ele, para compreender a mensagem enviada, no necessita de um nvel elevado de conhecimento das regras idiomticas. Diante disso, pode-se perceber a importncia da comunicao e da necessidade de estabelec-la com seriedade e respeito de diversas maneiras desde que se consiga o objetivo maior: transmitir mensagens com clareza a fim de se ter um entendimento e assim facilitar o processo de comunicao e o desenvolvimento cultural de um povo.
(Peri Rosacampos)

__________________ O Texto Dissertativo Ao produzir um texto dissertativo, o produtor deve se ater proposta, se o objetivo informar ou argumentar. Dissertativo Informativo O objetivo to-somente informar, sem que se tenha qualquer postura crtica. O autor deve agir de forma imparcial, no deve estabelecer qualquer comentrio pessoal acerca da temtica abordada. Dissertativo Argumentativo O objetivo perceber o conhecimento do produtor em relao a uma determinada temtica. Trata-se de um texto pessoal (emotivo) no qual o autor far exposies, consoante sua viso crtica. De forma parcial, expor sua opinio, embasada em pesquisas. So exigidos do autor o uso de argumentos universais, uma postura coerente e precisa, uma linguagem clara e concisa a fim de no haver contradies por parte do leitor. Exemplos de texto informativo e texto argumentativo Texto informativo Nos ltimos dias, a sociedade brasileira foi tomada por uma imensa comoo. A trgica morte da garota Isabella modificou o cotidiano da populao paulistana. Diante de algumas evidncias, o pai e a madrasta teriam praticado o crime. Segundo os legistas, os indcios apontam o casal como responsvel pelo homicdio. O que motivou o pai da criana e a madrasta a tal ato no se sabe, pelo menos por enquanto. No Brasil, crimes brbaros so cometidos diariamente. E percebe-se que, a cada crime hediondo, um supera o outro. H menos de dois anos, a

sociedade brasileira estarreceu-se com a morte de um garoto cujo corpo fora arrastado pelas ruas do Rio, a tal ponto de a cabea ter sido separada de seu corpo. Uma criana indefesa, vtima de marginais os quais no respeitam a vida e dotados de uma frieza surpreendente. Essa foi a afirmao de quem testemunhou tal barbrie. Outro caso que tambm abalou a sociedade foi a morte de um casal jovem de namorados. A garota fora vtima de abuso sexual antes de morrer na frente do namorado o qual fora torturado at a morte. Como no bastasse, deixaram os corpos em um matagal. Nas investigaes, nos dois ltimos casos, a presena de menores infratores fora constatada. Isso deixou ainda mais inflamada a sociedade cujos sentimentos se encontram centralizados na certeza de que a impunidade favorece pessoas irresponsveis, sem valores morais e sociais, a praticarem crimes com requintes de perversidade. No caso Isabella, como assim est sendo chamado, o que mais estarrece a sociedade e as autoridades, alm da forma como a garotinha foi assassinada, o possvel envolvimento do pai.
(Peri Rosacampos)

Texto argumentativo O desrespeito aos aposentados, por parte das autoridades, proporciona sociedade um sentimento de revolta e vergonha, j que seus direitos, garantidos pela Constituio, so constantemente violados, retirando-lhes a cidadania. Essa atitude mostra o quanto nossos governantes no se preocupam com a populao idosa. Pessoas, as quais trabalharam a maior parte de suas vidas em benefcio da nao, no deveriam passar por humilhaes. O fato de no mais exercerem suas funes no pode justificar a existncia de tanto descaso. No entanto, isso acontece no Brasil h muito tempo. Observa-se, em pases desenvolvidos, a forma como os idosos so tratados. O respeito, a compreenso e o carinho tornam-se frequentes. a maneira honrosa de agradec-los pelo que j fizeram a suas naes. No nosso pas, o desprezo a nica forma a qual temos para demonstrarmos nossa gratido.

Essa verdade entristece-nos. Para as autoridades e, at mesmo, para boa parte da sociedade, prevalece a cultura da inutilidade. Quando o indivduo se aposenta, assina um termo comprovando o quo intil. Da por diante, passar a ser tratado como tal. Ainda assim, no Brasil, h muitas regalias aos aposentados: entrar em coletivo pela frente sem pagar passagem; no perder tempo em filas de banco, pois tm atendimento preferencial; ser atendido com prioridade em hospitais pblicos. Tudo isso lhes garantido. O problema so os motoristas. Na maioria das vezes, no param o nibus, os bancos possuem apenas um caixa para atend-los, os hospitais pblicos se superlotam de pessoas idosas e o atendimento muito precrio. Diante disso, percebe-se que os direitos dos aposentados brasileiros so uma vergonha social. As autoridades tm o dever moral e cvico de proporcionar a essas pessoas uma vida mais digna e honrada; e a sociedade, o dever de cobrar melhorias e de no permitir nem contribuir para tanto descaso.
(Peri Rosacampos)

ESTRUTURA DA DISSERTAO 1. Introduo apresentao 2. Desenvolvimento explanao 3. Concluso fechamento CORREO DE UM TEXTO DISSERTATIVO COMO NO DEVO ESCREVER Tema A violncia atinge tambm as cidades pequenas. Nos ltimos anos, especialmente hoje em dia, a violncia atinge tambm as cidades pequenas do interior do estado. sabido que a cidade grande vive em conflito com a violncia. Pesquisas apontam que a violncia no atinge apenas as cidades grandes, ou seja, as grandes capitais, mas tambm as pequenas cidades. As pessoas vivem assustadas, trancadas em suas casas, no saem, at para ir missa tm medo de ir rezar. Por isso, esse quadro deplorvel deve mudar.

Esses bandidos correm para as cidades pequenas porque sabem que no tm policial e, quando tm, muito pouco. As casas de veraneio so assaltadas todos os dias. Isso no pode mais acontecer. Todas essas coisas como, por exemplo, assaltos, espancamentos de mulheres, atos de vandalismos e etc. atrapalham a paz dessas comunidades. Os governantes no devem ficar de braos cruzados diante disso, os mesmos devem promover uma mudana. Claro que a sociedade tem de participar, denunciando os bandidos e fazendo a sua parte. Ficar s reclamando e nada fazer muito cmodo. No pode a sociedade fechar os olhos e deixar os bandidos soltos e os cidados presos em suas prprias casas, pois isso que est acontecendo hoje. Polticos, policiais e sociedade devem se unir contra o crime organizado que se alastrou por todo mundo. Se cada um fizer a sua parte, o Brasil agradecer. Diante do exposto, no podemos ficar vendo o navio passar e nada fazermos. Juntos venceremos o mal, com f em Deus, claro. Devemos tambm ter f na justia dos homens. Dizem que a justia cega. Talvez seja, mas no somos. A justia tarda, mas no falha. Ficaremos com os olhos sempre abertos. esse o novo dever.

2 Aula
Estudo da Introduo A introduo o pargrafo mais importante de um texto. H vrias maneiras de iniciarmos um texto, no entanto devemos fazer uso daquela que melhor se adapte ao nosso estilo de escrita. Como introduzir um texto dissertativo Existem algumas maneiras para apresentarmos, de forma agradvel ao leitor, o nosso texto. Observemos as mais importantes: Declarao um grave erro a reduo da maioridade penal. O problema da violncia urbana no est associado ao jovem infrator, mas ao descaso com o qual tratamos as nossas crianas e adolescentes, vtimas de um sistema que segrega pessoas as quais vivem margem da sociedade.

Oposio Se, por um lado, se acredita em menores de dezoito anos, beneficiados pela lei, ascenderem a violncia urbana, por outro, tem-se a cincia do descaso sofrido por crianas e adolescentes os quais se encontram nas ruas e drogados. A sociedade e as autoridades precisam entender que a reduo da maioridade penal no amenizar a violncia nas grandes metrpoles, haja vista a presena de crianas, em morros do Rio de Janeiro, por exemplo, armadas. Pergunta Quem pode afirmar que a reduo da maioridade penal ser a soluo para a violncia urbana? A sociedade e as autoridades precisam entender que as crianas e os adolescentes brasileiros so marginalizados constantemente. O descaso, dado a essas pessoas por ns, o principal responsvel pela

ascenso da criminalidade juvenil. O ideal, para combater a violncia, seria um maior investimento em educao. Aluso Histrica H algumas dcadas, nas grandes metrpoles, viam-se crianas brincando pelas ruas de futebol, bola de gude, empinando pipa,. Hoje, lastimavelmente, vemos crianas e adolescentes brincando de matar com armas de verdade. A violncia infantojuvenil acentuou-se de forma espantosa, a ponto de acreditarmos na reduo da maioridade penal como a soluo para o problema da violncia urbana.

Palavra-chave As autoridades e a sociedade, a fim de resolverem o problema da violncia juvenil, procuram solues com a reduo da maioridade penal, na medida em que, nos ltimos anos, o nmero de assassinatos acentuou nas grandes metrpoles, tendo como agentes menores de dezoito anos.

_____________________________________________ Trabalhando a introduo a partir da palavra-chave Esse tipo de introduo facilitar a produo de textos e oferecer ao produtor uma maior rapidez na sua execuo. Estrutura-se a partir de um tpico-frasal, o qual funciona como uma afirmao, um desenvolvimento, o qual funciona como uma justificativa, e uma concluso, que o desfecho da ideia contida no pargrafo. Verificao do esquema da introduo a partir da palavra-chave Palavra-chave = substantivo extrado da ideia adquirida pela proposta Tpico-frasal = a frase verbal que funciona como uma afirmao Desenvolvimento = justificativa da ideia contida no tpico-frasal Concluso = fechamento da ideia contida no pargrafo. Observe os exemplos TEMA Liberdade: conquista individual e coletiva A histria da humanidade baseou-se em conquistas e lutas constantes pela liberdade, visto que os povos buscavam adquirir sua identidade social e cultural, travando conflitos internos e externos com objetivos comuns. TEMA A alienao do consumo, enfatizando a questo do lazer A sociedade do sculo 21 caracteriza-se pelo poder de consumo, porquanto o capitalismo define o indivduo consoante a aquisio de bens, impondo-lhe uma excessiva alienao acerca do que se pode e se deve ter como prioridade. TEMA Diversidades culturais: ocidentalizao dos povos orientais A ideia de ocidentalizar naes muulmanas demonstra a insensatez de alguns pases imperialistas, j que menosprezam a cultura, os hbitos, a crena e os costumes de outros povos, dificultando um convvio harmonioso entre o Ocidente e o Oriente.

TEMA A banalizao do mal nos faz esquecer que o primeiro dos bens o bem da vida: de qualquer vida. Os constantes atos de violncia, em especial os homicdios, parecem no mais sensibilizar ou indignar a sociedade, uma vez que se tornaram to comuns nos ltimos anos, a ponto de aceitarmos a banalizao do mal, no nos importando com a preservao da vida.

3 Aula
_________________________ Estudo da Coeso / Desenvolvimento e Concluso Coeso Ao escrevermos um texto, comum a preocupao de como amarrar a frase seguinte anterior. Isso se torna possvel quando dominamos os princpios bsicos de coeso. A cada frase enunciada, devemos perceber se h um vnculo com a anterior ou com a posterior a fim de no perdermos a linha de pensamento. A coeso pode ser estabelecida com o termo ou ideia anterior (coeso anafrica), com o termo ou ideia posterior (coeso catafrica). Texto 1 (coeso anafrica) A falta de planejamento foi to flagrante que as obras foram todas embargadas. Isso causou companhia um grande prejuzo. O nosso presidente afirmou no mais p-la a servio do estado. Ele ainda frisou haver, por parte da contratante, uma imensa negligncia. Texto 2 (coeso catafrica) O nosso trabalho tem um nico objetivo. Atender a um grande nmero de pessoas carentes. A exigncia feita para poder atender s pessoas esta: a famlia deve ter renda menor que um salrio mnimo.

______________ Desenvolvimento Para desenvolver um texto dissertativo, essencial se perceber a importncia da explanao da ideia central contida na introduo. Tal desenvolvimento pode ser feito, consoante a temtica abordada, por meio de enumerao de ideias, comparaes e contrastes, definies, citaes, exemplificaes, aluso histrica e apresentao de causa e efeito. Texto 1 (enumerao de ideias) (...) Percebe-se que, em setenta por cento dos casos de homicdio registrados nas grandes metrpoles, h a presena de jovens envolvidos e, na maioria das vezes, a vtima tambm um menor. De junho a dezembro de 2007, esse percentual chegou a pouco mais de oitenta por cento. Texto 2 (comparaes e contrastes) (...) Consoante tal afirmao, acredita-se, no entanto, que os problemas da violncia juvenil jamais sero solucionados com a reduo da maioridade penal. Equipararmos o tratamento dado a um adulto em uma penitenciria ao de um adolescente aceitarmos a impossibilidade de reabilitao, pois nossas casas de deteno no conseguem a reinsero dos detentos sociedade para terem uma vida digna fora da priso. Texto 3 (exemplificaes) (...) No h mais como conviver com a impunidade. Enquanto esses menores no forem punidos com rigor, presenciaremos mais crimes com requintes de perversidade como o que ocorreu recentemente no Rio de Janeiro. Um jovem casal de namorados se dirigia escola, quando foi

abordado por trs menores armados e levados a um matagal, L espancaram o jovem, estupraram a garota e, em seguida, assassinaram os dois. ________________ Textos para anlise Texto 1
Liberdade: conquista individual e coletiva

A histria da humanidade baseou-se em conquistas e lutas constantes pela liberdade, visto que os povos buscavam adquirir sua identidade social e cultural, travando conflitos internos e externos com objetivos comuns. Esses conflitos eram justificados pela tentativa de no mais serem dependentes de um determinado colonizador, o qual explorava sua cultura, seus costumes e retirava o direito escolha de como viverem, ou de um ditador, cujo objetivo era demonstrar o seu poder de comando e sua fora diante dos que lhe obedeciam por medo e submisso. Munidos pelo desejo de viverem com dignidade e desfrutarem da liberdade, alguns mrtires, contrrios a essa submisso, doaram-se em benefcio comum. Vrios pases conquistaram a liberdade graas a corajosos e intelectuais os quais lutaram por uma causa com a finalidade exclusiva de se libertarem da opresso e da explorao, oriundas de regimes ditatoriais, administrados por oportunistas com o nico propsito de manipular e manter o basto de mando. Com o passar dos tempos, alguns desses lderes oportunistas foram perdendo o poder, e o regime, que tanto defendiam, veio ao descrdito da populao mundial e, como consequncia, a sua queda foi inevitvel. No entanto, a liberdade continua sendo ameaada a algumas naes as quais sofrem com o impacto econmico, idealizado por pases capitalistas. A fim de os povos conquistarem a liberdade, os pases desenvolvidos devem repensar sua poltica capitalista e promover uma cuja preocupao seja oferecer s outras naes condies de ascenderem economicamente. A partir da, a populao mundial do sculo 21 poder julgar-se livre.
(Peri Rosacampos)

Texto 2 A cultura do jeitinho brasileiro A honradez e a honestidade, graas a uma cultura equivocada do jeitinho brasileiro, perderam o valor na sociedade atual, porquanto algumas pessoas buscam levar vantagens sempre, sem se importarem com o outro, acentuando a existncia do individualismo. Essa cultura, passada de gerao a gerao, baseia-se no oportunismo e na insensatez humana. Para um pai, motivo de orgulho saber que o filho conseguiu ludibriar, enganar um coleguinha de classe. A criana fica to satisfeita e enaltece o ato herico. Imponente, o pai julga-o inteligente. Atitudes desse tipo fortalecem a malandragem a qual se torna endmica. Atos hericos so praticados a cada dia. Os valores invertidos geram uma sociedade catica. Transgredir leis e ludibriar pessoas considera-se natural. Enquanto no nos respeitarmos e percebermos que a sabedoria de enganar no faz de ningum um sbio, no conseguiremos modificar nossos atos e cultura. Ao sorrirmos para uma criana em sinal de aceitao ou aprovao por praticar a esperteza, estaremos contribuindo para a permanncia da mentira, da hipocrisia e da crueldade, consequncia de uma banalizao cultural. necessrio implantarmos em nossas crianas o valor do respeito, da honra e da honestidade. Dessa forma, teremos uma sociedade digna e evoluda moralmente.
(Peri Rosacampos)

Texto 3 Doao de rgos O avano da cincia beneficiou a sociedade e permitiu-lhe, por meio da doao de rgos, o sentimento de solidariedade e de amor ao prximo ser praticado com maior intensidade nos ltimos dez anos, j que o transplante se tornou uma prtica simples e espontnea, oferecendo esperanas a quem perecia de alguma deficincia. Essa atitude demonstra o quanto a populao ainda se sensibiliza com o sofrimento alheio, sendo capaz de superar at mesmo sua cultura catlica a qual no permitia tal prtica por considerar um antema. Famlias, por mais tradicionais, hoje, j aceitam a doao de rgos. Na verdade, essa prtica no fere as doutrinas religiosas, ela salva vidas. Por isso, no mais se deve permitir entidades religiosas tornarem-se um bice para milhares de pessoas as quais esperam, com muita f, a oportunidade de terem uma vida normal e sadia. O egosmo no deve prevalecer. A doao de rgos uma necessidade. Alm disso, um dever moral e cvico de todo e qualquer cidado. Dessa forma, entende-se que as autoridades e os meios de comunicao precisam difundir, com mais veemncia, a importncia de as pessoas se tornarem doadoras. Para isso ocorrer, devemos estar sensveis ao sofrimento alheio e no nos prendermos a preceitos equivocados cujos princpios s atrasam a humanidade e transformam-na em egocntrica.
(Peri Rosacampos)

4 Aula
_____________________ Aprimorando a produo Como evitar as repeties e as ambiguidades Para evitarmos as repeties, poderemos fazer uso de alguns recursos coesivos como SUBSTITUIO, ALTERAO e OMISSO. 1. Substituio Pronominalizao Uso de sinnimos ou quase sinnimos Uso de hipernimos e hipnimos 1.1. Pronominalizao Texto 1 A criao de uma poltica geradora de emprego deve partir do princpio de que boa parte da populao brasileira encontra-se desqualificada para o mercado de trabalho. O objetivo maior do mercado de trabalho est na contratao de bons profissionais. O que deve ser feito para reduzir o nmero de desempregados no pas qualificar futuros profissionais. Com a qualificao de futuros profissionais, as empresas, certamente, no hesitaro em contratar os futuros profissionais. Observe a substituio por pronomes A criao de uma poltica geradora de emprego deve partir do princpio de que boa parte da populao brasileira encontra-se desqualificada para o mercado de trabalho cujo objetivo est na contratao de bons profissionais. O

que deve ser feito para reduzir o nmero de desempregados no pas qualificar os futuros profissionais. Com a qualificao deles, as empresas, certamente, no hesitaro em contrat-los. 1.2. Uso de sinnimos ou quase sinnimos Texto 2 Boa parte dos professores da rede pblica de Ensino Superior encontrase em greve. Os professores alegam que o salrio dos professores no mais atende s exigncias bsicas para a manuteno do professor e da famlia. Os professores chamam ateno tambm para a falta de estrutura das universidades pblicas do pas. Segundo os professores, a greve no se limita apenas aos proventos dos professores, mas a um alerta sociedade para o descaso com que so tratadas as universidades brasileiras. Alm de as universidades estarem desprovidas de recursos para incentivar pesquisas, as salas de aula, em sua maioria, no oferecem condies a fim de as aulas serem ministradas. Observe o processo de substituio Boa parte dos professores da rede pblica de Ensino Superior encontra-se em greve. Os docentes alegam que o salrio da categoria no mais atende s exigncias bsicas para a sua manuteno e da famlia. Os grevistas chamam ateno tambm para a falta de estrutura das universidades pblicas do pas. Segundo eles, o movimento no se limita apenas aos seus proventos, mas a um alerta sociedade para o descaso com que so tratadas as universidades brasileiras. Alm de essas instituies de ensino estarem desprovidas de recursos para incentivar pesquisas, as salas de aula, em sua maioria, no oferecem condies a fim de as aulas serem ministradas. 1.3. Uso de hipernimos e de hipnimos Texto 3

O fato de os senadores terem ido contra a manuteno da CPMF colocou o Senado Federal em conflito com boa parte da nao brasileira.

Texto 4 As autoridades brasileiras devem punir com muito rigor os caadores de jacars. A nossa fauna encontra-se ameaada por pessoas incrdulas e inescrupulosas as quais, cientes da impunidade, praticam barbries. Se no agirmos, esses rpteis tornar-se-o, em pouco tempo, extintos. Obs. O emprego do hipernimo, normalmente, d-se com o uso de um hipnimo anteposto.

2. Alterao Nominalizao Ampliao 2.1. Nominalizao Texto 1 O Brasil necessita de um melhor planejamento econmico para crescer dois pontos percentuais neste ano e, assim, mostrar ao mundo que, antes de chegarmos a 2010, passaremos a ser um pas de Primeiro Mundo. A necessidade desse planejamento obrigar o Ministrio da Fazenda a exigir mais de seus colaboradores. 2.2. Ampliao Texto 2

A msica de Tom Jobim permanecer viva por muito tempo em nosso pas. O maestro Antnio Carlos Brasileiro Jobim muito contribuiu para ascenso da Msica Popular Brasileira. 3. Omisso Texto 1 A sociedade brasileira no mais admite o discurso de polticos oportunistas os quais propagam a ideia de que a existncia do desemprego dse por ausncia de programa de gerao de emprego. Na verdade, a populao desempregada do Brasil no necessita desse tipo de programa, mas de um que promova a capacitao profissional.

Ambiguidades No to incomum percebermos a presena de ambiguidades em textos em prosa, seja narrativo, seja dissertativo. A ambiguidade pode ser polissmica ou estrutural. 1. Ambiguidade polissmica Texto 1 Os Estados Unidos no podem oferecer ao presidente venezuelano bolachas por no concordar com a poltica imperialista de George W. Bush. Bolachas = biscoitos Bolachas = tapas / bofetadas 2. Ambiguidade estrutural Texto 1 mister que a sociedade brasileira apoie a Lei Maria da Penha. Ela no pode dar margem para questionamentos favorveis ou contrrios. Deve haver uma unanimidade a fim de se poder eliminar a violncia contra a mulher. Ela = sociedade brasileira Ela = a Lei Maria da Penha Texto 2 O programa Bolsa Famlia beneficiou a populao mais carente deste pas, e o presidente Lula no mediu esforos para garantir o seu sucesso. Seu = o programa Bolsa Famlia

Seu = o presidente Lula

Texto 3 Naquela manh, o coronel Poncidnio viu Maringela descendo pela escada da velha casa abandonada. O coronel descia pela escada? Maringela descia pela escada?

_______________________________ Pondo em prtica o que se aprendeu

1 Aula Texto para a correo Como no devo escrever


Tema A violncia atinge tambm as cidades pequenas. Nos ltimos anos, especialmente hoje em dia, a violncia atinge tambm as cidades pequenas do interior do estado. sabido que a cidade grande vive em conflito com a violncia. Pesquisas apontam que a violncia no atinge apenas as cidades grandes, ou seja, as grandes capitais, mas tambm as pequenas cidades. As pessoas vivem assustadas, trancadas em suas casas, no saem, at para ir missa tm medo de ir rezar. Por isso, esse quadro deplorvel deve mudar. Esses bandidos correm para as cidades pequenas porque sabem que no tm policial e, quanto tm, muito pouco. As casas de veraneio so assaltadas todos os dias. Isso no pode mais acontecer. Todas essas coisas como, por exemplo, assaltos, espancamentos de mulheres, atos de vandalismos e etc. atrapalham a paz dessas comunidades. Os governantes no devem ficar de braos cruzados diante disso, os mesmos devem promover uma mudana. Claro que a sociedade tem de participar, denunciando os bandidos e fazendo a sua parte. Ficar s reclamando e nada fazer muito cmodo. No pode a sociedade fechar os olhos e deixar os bandidos soltos e os cidados presos em suas prprias casas, pois isso que est acontecendo hoje. Polticos, policiais e sociedade devem se unir contra o crime organizado que se alastrou por todo mundo. Se cada um fizer a sua parte, o Brasil agradecer. Diante do exposto, no podemos ficar vendo o navio passar e nada fazermos. Juntos venceremos o mal, com f em Deus, claro. Devemos tambm ter f na justia dos homens. Dizem que a justia cega. Talvez seja,

mas no somos.

A justia tarda, mas no falha. Ficaremos com os olhos

sempre abertos. esse o nosso dever.

2 Aula Analisando e produzindo o pargrafo introdutrio


Aponte com um X os dois pargrafos introdutrios que esto melhor estruturados. Pargrafo 1 ( )

A falta de fiscalizao em nossas fronteiras a responsvel pelo aumento da violncia existente nos grandes centros urbanos, na medida em que o contrabando de armas e de drogas torna-se uma prtica simples, dificultando o combate criminalidade. Pargrafo 2 ( )

A falta de fiscalizao em nossas fronteiras contribui para o aumento da violncia existente nos grandes centros urbanos, na medida em que o contrabando de armas e de drogas torna-se uma prtica simples, dificultando o combate criminalidade. Pargrafo 3 ( )

indiscutvel o espantoso avano conseguido pelos meios de comunicao ao longo dos tempos. O desenvolvimento tecnolgico garantiu a eficincia e rapidez na comunicao quer entre indivduos quer atravs dos meios eletrnicos, que fazem a informao chegar aos povos de qualquer parte do planeta em questo de segundos. Pargrafo 4 ( )

O desenvolvimento tecnolgico garantiu a eficincia e a rapidez na comunicao entre os povos de diversas culturas e nacionalidades, j que a informao consegue atingir em segundos quase todos os pases,

independentemente da distncia, proporcionando um maior conhecimento acerca de fatos nacionais e internacionais.

Construo de introdues Construa as introdues a partir das palavras-chave abaixo. Os constantes acidentes aeronuticos, ocorridos no Brasil ultimamente, _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ A substituio de combustveis fsseis por renovveis ______________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ A falta de uma poltica educacional _____________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ A preservao ambiental______________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

Produza um texto dissertativo a partir da introduo abaixo. O preconceito racial, ainda presente em nosso pas, demonstra o quanto somos atrasados e mal informados, j que o povo brasileiro provm de uma miscigenao, impossibilitando a existncia de uma raa pura. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

3 Aula Ordenao de textos e Produo consoante os critrios


Os pargrafos dos textos abaixo esto desordenados, ordene-os. Texto 1 Entretanto, quando, nos anos 90, verificou-se a inviabilidade dessa proposta conservadora de Estado mnimo, estas reformas revelaram sua verdadeira natureza: uma condio necessria da reconstruo do Estado para que este pudesse realizar no apenas suas tarefas clssicas de garantia da propriedade e dos contratos, mas tambm seu papel de garantidor dos direitos sociais. A grande tarefa poltica dos anos 90 a reforma ou a reconstruo do Estado. Entre os anos 30 e os anos 60 deste sculo, o Estado foi um fator de desenvolvimento econmico e social. A partir dos anos 70, porm, face ao seu crescimento distorcido e ao processo de globalizao, o Estado entrou em crise e se transformou na principal causa da reduo das taxas de crescimento econmico, da elevao das taxas de desemprego e do aumento da taxa de inflao que, desde ento, ocorreram em todo o mundo. Nesse perodo, particularmente depois da Segunda Guerra Mundial, assistimos a um perodo de prosperidade econmica e de aumento dos padres de vida sem precedentes na histria da humanidade. A onda neoconservadora e as reformas econmicas orientadas para o mercado foram a resposta a essa crise reformas que os neoliberais em um certo momento imaginaram que teriam como resultado o Estado mnimo. Texto 2

Por isso, foi apresentado Mesa da Cmara o Projeto de Lei 6680/02, que obriga o chefe do Executivo a encaminhar anualmente ao Congresso Nacional, como parte integrante da Prestao de Contas de que trata a Constituio, o mapa da excluso social brasileira. O projeto j est na comisso de Seguridade Social e Famlia, onde o relator apresentar seu parecer no retorno dos trabalhos parlamentares, aps as eleies. Depois, ser votado conclusivamente pela comisso de Desenvolvimento Urbano e Interior, pela comisso de Constituio, Justia e Redao. Tal proposta classificada pelo seu autor como Lei de Responsabilidade Social, em comparao com a Lei de Responsabilidade Fiscal - que impe ao Governo determinadas medidas visando atingir metas financeiras. Para comprovar essa responsabilidade social, o mapa dever fazer um diagnstico da excluso por regio e estados, com base nos indicadores sociais referentes expectativa de vida, renda, desemprego, educao, sade, saneamento bsico, habitao, populao em situao de risco nas ruas, reforma agrria e segurana. O principal problema que o Pas enfrenta na hora de definir um planejamento estratgico de combate excluso social a falta de divulgao de informaes e estatsticas oficiais sobre a nossa realidade social. Os dados de cada item sero comparados com os do ano anterior, a fim de avaliar a ao do governo em cada rea. Texto 3 Para manter a fidelidade a tais diretrizes, a avaliao a priori dos projetos, utilizada principalmente para defender e justificar os investimentos necessrios, reveste-se de capital importncia. Os projetos financiados com recursos pblicos surgem como resultado de um programa de desenvolvimento nacional, regional ou setorizado, cujo interesse, por vezes, mais social e estratgico do que financeiro. No entanto, no menos importante a avaliao a posteriori. Sua funo medir o impacto do projeto sobre o crescimento e a sua eqidade, bem como

avaliar os custos e benefcios obtidos em um determinado perodo de tempo aps a concluso do projeto. Portanto, necessrio detectar e avaliar os impactos diretos e indiretos de cada um desses projetos sobre o conjunto da economia, verificando o seu enquadramento nas linhas e diretrizes sociais e econmicas delineadas pelos organismos de planejamento e desenvolvimento governamentais. Esse tipo de avaliao desenvolvida em dois momentos deve incluir custos e benefcios socioeconmicos, diretos e indiretos, e, quando bem realizada, pode contribuir substancialmente para o xito de futuros projetos. Texto 4 Para que isso ocorra, necessrio que a populao e os polticos estejam conscientes de seus direitos e deveres perante a justia e a nao, a fim de que a democracia possa realmente vigorar no pas. Tal poder foi-lhe retirado por duas dcadas. O regime ditatorial fora para o Brasil a representao de um pas frgil e com poucas condies de se desenvolver. Ao povo, era-lhe tolhido o direito de exercer sua cidadania. Com isso, a participao popular em pleitos eleitorais deixou de ter importncia, contrapondo-se s manifestaes contrrias a esse regime, que levou o pas a uma falncia cultural e social. Com o retorno da democracia, a populao pde finalmente exercer sua cidadania. A lei eleitoral, que atende a um conjunto de normas com a finalidade de tornar as eleies claras e eficientes, deve ser considerada permanente no se limitando apenas a um nico processo seletivo. O processo democrtico de um pas depende primordialmente do seu sistema eleitoral vigente, na medida em que permite a manuteno do regime pela sua lisura e direito concedido a todo cidado de exercer o sufrgio universal, garantindo-lhe o poder de escolher o representante que melhor lhe convm. Por isso, o sistema eleitoral brasileiro, para que possa assegurar populao uma clareza na realizao das eleies, no pode se distanciar de sua natureza jurdica, que exatamente legitimar o representante destinado pelo povo, independentemente de interesses particulares ou partidrios, tendo em vista a sua imparcialidade diante do pleito e dos possveis postulantes que

devem estar aptos a exercerem suas atribuies parlamentares de acordo com o princpio tico da Constituio Brasileira.
(Peri Rosacampos)

COMO DEVE FICAR A ORDEM DE CADA TEXTO 1 Texto (5) (1) (3) (2) (4) 2 Texto (2) (6) (3) (4) (1) (5) 3 Texto (3) (1) (4) (2) (5) 4 Texto (5) (2) (3) (1) (4)

Atenha-se ao tema proposto e ao que j est escrito. Produza um texto dissertativo respeitando o que j se tem. Busque perceber os elementos coesivos e mantenha a coerncia textual. Tema Pas desenvolvido: equilbrio entre trabalho e distribuio de renda. Introduo O desenvolvimento de um pas depende primordialmente de uma distribuio de renda eficaz, visto que ________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________, acentuando______________________________________________________ _______________________________________________________________ Desenvolvimento 1. Pargrafo Diante dessa realidade, ___________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________

2. Pargrafo O sofrimento dessa populao _________________________________

__________________________________.

ndice

de

Desenvolvimento

Humano (IDH), adotado pela ONU em 1990, com o objetivo de ter um processo avaliativo mais preciso acerca do crescimento econmico de um pas, _______ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________. 3. Pargrafo Com tais investimentos _____________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________. Concluso Para que se consiga reduzir a grande disparidade econmica e social, _ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________.

4 Aula Evitando repeties e ambiguidades


Leia os textos abaixo e faa as devidas correes. a) Reescreva o texto abaixo e retire as possveis ambiguidades presentes. A poltica econmica brasileira sofreu um grande impacto com a derrota do governo no Senado Federal acerca da manuteno da CPMF. Ela trar prejuzos incalculveis boa parte da populao carente que dependia dela para ter uma vida mais digna. Talvez o amigo leitor esteja se perguntando como ser ela daqui para frente. Certamente o Governo Federal ter que reestruturar sua poltica. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ b) Reescreva o texto abaixo, de modo a deix-lo coeso e coerente, e retire o excesso de QUS presente em sua estrutura. Desejamos que o Governo Federal encontre solues para a crise do sistema aerovirio, porque a populao brasileira que depende desse tipo de transporte encontra-se assustada. preciso que se perceba a necessidade de

que uma explicao, neste momento, seja dada nao a fim de que o povo brasileiro no perca a credibilidade em nossas autoridades. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ c) Fazendo uso de pronomes e da omisso, evite a repetio exagerada do termo ONGs, de forma a manter a coerncia e a coeso. As ONGs beneficiam milhares de brasileiros com os programas sociais das ONGs. Existem mais de 200 ONGs no Brasil, o objetivo das ONGs reduzir o sofrimento de boa parte da populao carente brasileira, e estima-se que apenas 1 por cento das ONGs recebe recursos do Governo Federal, nada menos que 34 bilhes de reais. O senador Herclito Fortes, autor da proposta de CPI que investiga as ONGs, acredita que deve estar havendo descontrole no repasse desses recursos. Alm de as ONGs melhorarem a vida de milhes de pessoas, as ONGs ainda ajudam o governo na execuo de programas sociais. Na verdade, as ONGs retiram do Estado algumas obrigaes sociais. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

S-ar putea să vă placă și