Sunteți pe pagina 1din 8

A RESPONSABILIDADE CIVIL NAS RELAES CONJUGAIS

1- DO DANO MORAL

A responsabilidade civil nas relaes conjugais da ensejo ao dano moral causado pelo ato ilcito, ou seja, cabe indenizao ao cnjuge inocente, sendo de carter obrigatrio a reparao, uma vez que quem comete ato ilcito, est obrigado a reparar o dano, conforme aduz o artigo 927 do Cdigo Civil. A indenizao do dano poder ocorrer de duas formas: a primeira pela reparao natural ou especfica e a segunda pela indenizao pecuniria. O dano moral ocorre quando h leso da dignidade da pessoa, de acordo com Cahali apud Dalmartello:
"Parece mais razovel, assim, caracterizar o dano moral pelos seus prprios elementos; portanto, "como a privao ou diminuio daqueles bens que tm um valor precpuo na vida do homem e que so a paz, a tranqilidade de esprito, a liberdade individual, a integridade individual, a integridade fsica, a honra e os demais sagrados afetos"; classificando-se desse modo, em dano que afeta a "parte social do patrimnio moral" (honra, reputao etc.) e dano que molesta a "parte afetiva do patrimnio moral" (dor, tristeza, saudade etc.); dano moral que provoca direta ou indiretamente dano patrimonial (cicatriz deformante etc.) e dano moral puro (dor, tristeza etc.)."

Para Srgio Cavalieri Filho, no h em que se falar em indenizao se no houver o dano, podendo haver responsabilidade sem culpa, mas no pode haver responsabilidade sem dano.

O dano moral est ligado ao principio Constitucional da Dignidade da pessoa humana, uma vez que o conceito de dignidade abrange a essncia dos direito da pessoa humana, como por exemplo, a honra, a intimidade, entre outros. No entender de Cavalieri:
A Constituio deu ao dano moral uma nova feio e maior dimenso por uma razo muito simples. A dignidade da pessoa humana foi consagrada pela atual Constituio como um dos fundamentos do Estado Democrtico de Direito. Temos hoje o que pode ser chamado de direito subjetivo constitucional dignidade. E a dignidade nada mais e do que a base de todos os valores morais, a sntese de todos os direitos do homem.

Cavalieri Filho aduz que a duas formas de designar o dano moral:


" em sentido estrito, dano moral a violao do direito dignidade. E foi justamente por considerar a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem, corolrio do direito dignidade que a Constituio inseriu em seu art. 5,V e X, a plena reparao do dano moral. Este , pois, o novo enfoque constitucional pelo qual deve ser examinado o dano moral, que j comeou a ser assimilado pelo judicirio[...].

2- DA RESPONSABILIDADE CIVIL NAS RELAES CONJUGAIS Toda relao conjugal, seja ela casamento ou unio estvel pressupe deveres a serem observados pelo casal, sendo de extrema importncia o artigo 1566, V, CC/02 que traz os deveres dos cnjuges, alm de frisar a necessidade de haver respeito e considerao mtuos. Assim diz: Art. 1.566 So deveres dos cnjuges: I fidelidade recproca;

II vida em comum, no domiclio conjugal; III mtua assistncia; IV sustento, guarda e educao dos filhos; V respeito e considerao mtuos.

Deve se exaltar a enorme relevncia dos direitos fundamentais na relao conjugal, principalmente no que diz respeito ao princpio da personalidade. Este princpio no teria tanta eficcia se no houvesse proteo ou amparo da Constituio Federal. No adiantaria a personalidade de o indivduo ser considerada importante, se no houvesse garantia na Lei Maior para aplic-la ao caso concreto. Como diz o ilustre jurista Norberto Bobbio: o problema grave de nosso tempo, com relao aos direitos do homem, no mais o de fundamentlos, e sim o de proteg-los. H pessoas que agem com malcia, inventam histrias extraordinrias s para ter direito a uma indenizao mirabolante. Em grande parte das aes, almeja to somente a punio do infrator. Pena que no visa apenas coibir que a conduta danosa venha a se repetir, mas, de fato, existe o ensejo de uma vingana pessoal perante o ex-cnjuge, podendo at se estender aos familiares do ofensor.

Quando falamos em deveres conjugais, expresso no Art. 1.566 do Cdigo Civil, podemos discutir intromisso Estatal nas relaes familiares. A instituio familiar, hoje, baseada na comunho da vida, da liberdade, do afeto, do amor e da solidariedade recproca entre os cnjuges, e principalmente, da democracia, no necessita da ingerncia excessiva do poder estatal. Deve-se priorizar o princpio da autonomia privada no mbito das relaes familiares, tendo como corolrio o princpio da dignidade da pessoa humana. O ilustre jurista Pietro Perlingieri aduz que:
Valores que representam, juntamente com a solidariedade, o pressuposto, a consagrao e a qualificao da unidade dos direitos e dos deveres no mbito da famlia. A delineada funo serviente da famlia, assim como a de qualquer outra formao social, explica o papel da interveno do Estado na comunidade familiar. Ela se traduz, em geral, na necessidade de que seja respeitado o valor da pessoa na vida interna da comunidade familiar. Isso no por um motivo de Estado, nem de famlia, isto , por uma razo superior ao interesse das partes, mas porque a comunidade familiar deve inspirar-se, como qualquer outra formao social, no princpio da democracia.

Tomando por base a bela assertiva de Pietro Perlingieri, temos que vlido e eficaz somente a interveno estatal no que concerne proteo da dignidade aos membros da famlia brasileira, no sendo necessria a regulamentao dos deveres conjugais. Quando o Estado determina imputao de culpa pelo fim do casamento ou a obrigao de adotar o regime de separao total de bens aos maiores de sessenta anos, se v claramente um abuso de poder e infrao direta aos princpios da autonomia privada e da liberdade dos cnjuges.

3 OS ELEMENTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL E SUAS CORRENTES DOUTRINRIAS

Os elementos da responsabilidade civil so: ato ilcito, dano e o nexo de causalidade. No entanto, para que ocorra a possibilidade de reparao na responsabilidade civil, devem-se ter, necessariamente, esses trs elementos.

No que concerne doutrina brasileira, temos atualmente trs correntes doutrinrias referentes responsabilidade civil nas relaes conjugais. Uma corrente positiva, negativa e intermediria. A primeira corrente, positiva, apregoa que nas relaes conjugais, deve-se ter por fora de descumprimento dos deveres familiares a responsabilizao do causador do dano. A corrente negativa aduz que no h qualquer possibilidade de reparao entre os cnjuges, justificando que a responsabilidade civil no Direito de Famlia ineficaz, podendo, sim, gerar mais conflitos entre os familiares. E a terceira e ltima corrente, intermediria, alega que a responsabilidade civil pode ser indenizvel quando se tratar de dano injusto, caso contrrio, a responsabilizao pelo ato praticado se torna incoerente.

4- SUSPENSO E PERDA DO PODER FAMILIAR A suspenso ocorre por ato ex officio do prprio juiz, a requerimento do Ministrio Pblico ou de algum parente, quando houver abuso ou mau exerccio do poder familiar, ou quando o pai ou a me forem condenados a pena de priso superior a dois anos. A lei no especifica o que seja abuso ou mau exerccio do poder familiar, deixando ao livre-arbtrio do juiz, que dever sempre velar pelos interesses do menor. A perda do poder familiar consiste em quatro atos, quais so: castigos imoderados, abandono, prtica de atos imorais e realizao reiterada dos atos que ensejam a suspenso do poder familiar. A perda familiar definitiva.

5- CONCLUSO A instituio familiar, diretamente influenciada pela coroa portuguesa e pela colonizao brasileira, evoluiu muito desde o Cdigo Civil de 1.916. Antes, pelo princpio da imunidade familiar, no existia sequer alguma penalidade no caso concreto para um dos cnjuges que ocasionasse danos morais ou fsicos, maus tratos ao consorte e aos filhos, abandono familiar, e muito mais. Com o Cdigo Civil de 2.002 e com a Constituio Federal de 1.988, h expressa interferncia estatal no que concerne proteo da personalidade e da dignidade da pessoa humana. Porm, como discutido anteriormente, no pode ser qualquer conduta que seja merecedora de indenizao por danos morais. A reparao por danos morais ocorrer 6

apenas quando o dano decorrer de violao a direito de personalidade e dignidade do cnjuge, o que no acontece no mero descumprimento de obrigaes maritais e, muito menos, na simples ruptura matrimonial. A responsabilidade civil reside no cometimento de um ato injusto e no meramente no desvio de conduta entre os cnjuges. Aqueles atos devem ser graves, como a violncia entre os consortes. O Direito de Famlia tem que se atentar s pessoas que almejam somente lucrar acima do excnjuge. Pessoas que acionam o poder judicirio para poder se favorecer de uma maneira injusta e at ilcita, pretendendo retirar do ex-consorte tudo quanto pode, principalmente a sua dignidade perante a sociedade.

BIBLIOGRAFIA

FILHO, Srgio Cavalieri, Responsabilidade civil no direito brasileiro, Rio de Janeiro: ed.Renovar, 2001. PERLINGIERI, Pietro. Perfis de direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2002, p. 245. CAHALI, Yussef Said. Dano moral. 2 ed. rev., atual. e ampl.; 5 tir. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000.

S-ar putea să vă placă și