Sunteți pe pagina 1din 3
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ PLANO DE MARKETING Ao elaborar a reflexão da unidade de formação

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ

PLANO DE MARKETING

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ PLANO DE MARKETING Ao elaborar a reflexão da unidade de formação Plano

Ao elaborar a reflexão da unidade de formação Plano de Marketing, leccionada pelo formador Hamilton Meneses, cuja carga horária foi de 50horas, é minha intenção explorar a importância da matéria leccionada e fazer a sua avaliação no contexto profissional. Assim, farei referência às minhas aprendizagens ao longo destas aulas.

O objectivo principal desta unidade de formação foi aprender a elaborar um plano de marketing que é algo essencial para o meu curso Técnico- Comercial e que é importante para a comunicação em rede.

Durante as aulas analisou-se vários passos que constituem um plano de marketing, algo que achei muito importante aprender, pelo facto de alargar os meus conhecimentos em relação ao conceito de marketing e todos os aspectos que dele fazem parte. Neste sentido aprendi que o plano de marketing deve falar do mercado, descrever o seu tamanho e o crescimento que se espera dele, qual a forma de segmentação que se vai usar, fazer uma descrição dos clientes alvo e analisar o futuro do mercado.

Falou-se também da análise da concorrência, tema que despertou particularmente o meu interesse, pois permitiu-me ter a noção do que os empreendedores têm que fazer para conseguir manter o seu negócio. Para definir o grau de competitividade do mercado estes têm que fazer uma recolha de dados quantitativos, nomeadamente à repartição de vendas por origem da empresa, o número total de concorrentes e à quota de mercado dos cinco principais concorrentes. Importa também saber quem são os concorrentes, onde estão localizados, há quanto tempo estão no mercado, quais são as características do seu produto/ serviço e quais são as quotas de mercado actuais.

A análise SWOT é outro passo de um plano de marketing e diz respeito às forças e fraquezas (ambiente interno), às oportunidades e às ameaças (ambiente externo). Aprendi que para se fazer esta análise existe a necessidade de fazer uma análise interna e externa. A análise interna relaciona-se com os recursos de que a empresa dispõe e as dificuldades ou fraquezas que limitam a sua evolução e o objectivo

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ PLANO DE MARKETING é criar condições de estabilidade e confiança que

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ

PLANO DE MARKETING

é criar condições de estabilidade e confiança que estimulem o crescimento da competitividade, da produtividade e do lucro. A análise externa consiste em descrever e analisar os traços importantes e pertinentes do mercado no qual se situa o produto, cuja estratégia de marketing se está a elaborar, o objectivo é ser mais rápido a actuar e a lidar com as mudanças (ter uma visão estratégica alargada).

Após o formador abordar a análise SWOT, depreendi que é muito importante fazer-se uma formulação explícita e quantificada dos objectivos (do plano). Existem três tipos de objectivos, os estratégicos que envolvem toda a organização ou cada uma das suas áreas de negócio, a médio e a longo prazo, os tácticos, que situam-se a nível intermédio da organização, a médio e a curto prazo, e os operacionais, que definem-se ao nível de gestão da primeira linha e com horizonte de curto prazo.

Depreendi que o marketing mix (produto, preço, promoção e distribuição) ajuda

a empresa a conquistar a sua quota de mercado. O produto tem de estar ao nível do que

se pretende que o consumidor pense dele e o preço funciona como indicador de qualidade e deve estar de acordo com o posicionamento. A estratégia de comunicação (promoção) deve ter em consideração quem são os públicos- alvo a atingir, qual a mensagem que se pretende transmitir e quais os meios mais adequados para a mensagem e para o público a atingir. Por último a distribuição que também funciona como indicador de qualidade e deve estar de acordo com o posicionamento pretendido,

é necessário definir quais os pontos de venda mais apropriados para comercializar este produto/ serviço.

Um plano de marketing implica que haja um contacto permanente com clientes e fornecedores, de modo a estudar e identificar as necessidades do mercado. Deste modo as empresas estabelecem uma relação de cumplicidade a longo prazo com as suas redes sociais. Estas, quer sejam reais ou virtuais são um meio de divulgação de produtos e serviços. A internet, através de todas as redes sociais a ela associadas, é utilizada pelas empresas para fazer promoção dos seus produtos/ serviços, havendo uma grande adesão por parte do consumidor, uma vez que essa rede tem um grande impacto na nossa sociedade actual.

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ PLANO DE MARKETING Plano de Marketing foi uma das unidades de

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ

PLANO DE MARKETING

Plano de Marketing foi uma das unidades de formação que tive mais dificuldades. Achei a matéria leccionada bastante complexa e intensa o que dificultou o meu ritmo de aprendizagem. Contudo, ao longo das aulas consegui superar as minhas dificuldades e compreender melhor a matéria que o formador foi leccionando. Posso assegurar que esta unidade de formação ajudou-me a perceber em que consiste o conceito de marketing, conceito que sempre ouvi falar mas que nunca tinha percebido verdadeiramente o seu significado. Tudo aquilo que aqui aprendi será vantajoso, na medida em que adquiri bases que ajudar-me-ão a desempenhar da melhor forma as minhas funções de vendedora numa empresa.

Não posso deixar de mencionar que considero o formador Hamilton um excelente profissional, com o qual tive um enorme prazer em trabalhar. Demonstrou ser imparcial, pois sempre avaliou os alunos pelas suas competências e não pela “cara”, o que infelizmente não se verificou com alguns formadores. De início o formador adoptou uma postura rígida, o que ajudou a manter a disciplina dentro da sala da aula, mas com o passar tempo foi descontraindo e mostrou ser uma pessoa muito divertida e bastante acessível.

ser uma pessoa muito divertida e bastante acessível. Eduarda Carreiro ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos

Eduarda Carreiro