Sunteți pe pagina 1din 54

Unidade I

LITERATURA BRASILEIRA: REALISMO AO SCULO XX

Prof. Marcio Moraes

Romantismo
subjetivismo: a valorizao do eu a principal caracterstica romntica; idealizao: uso da fantasia e da imaginao; escapismo: fuga da realidade, do p g , cotidiano, do presente; mulher idealizada: a amada pura e perfeita, assim como o amor eterno; fuso entre o grotesco e o sublime: h uma nova concepo de beleza. Surge o beleza belo-feio;

Romantismo
sentimentalismo: amor e dio so extremamente exagerados; a paixo vigora, o amor leva o ser humano felicidade e ou loucura; espiritualismo: medievais cristos so resgatados, mas, por outro lado, h obras que exploram o satanismo;

Realismo
Guy de Maupassant ...se o romancista de ontem escolhia e narrava as crises da vida, os estados agudos da alma e do corao, o romancista de hoje escreve a histria do corao, da alma e da inteligncia no estado normal. Para produzir o efeito que ele persegue, isto , a emoo da simples realidade, e para extrair o ensinamento artstico que dela deseja tirar, isto , a revelao do que verdadeiramente o homem contemporneo diante de seus olhos, ele dever empregar somente fatos de uma verdade irrecusvel e constante (apud Bosi, p. 189).

Realismo e o Naturalismo so reaes ao Romantismo. A cronologia literria, as datas que marcam o incio e o final de um determinado movimento, um instrumento didaticamente til, porm, ilusrio, pois os movimentos artsticos no se esgotam por decreto, tm dinmica prpria. O marco inicial do Realismo a publicao do romance Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert. Sobre a proposta, G. Flaubert afirma: Esforo-me por entrar no espartilho Esforo me e seguir uma linha reta geomtrica: nenhum lirismo, nada de reflexes, ausente a personagem do autor (apud Bosi, p. 188). O Naturalismo tem incio com a publicao de Threse Raquin (1867) de Emile Zola.

Produo literria
O Realismo iniciou-se com as artes plsticas, na Frana, mais especificamente com as obras de Gustave Courbet, que chocaram os romnticos. Em 1857, Gustave Flaubert publica Madame Bovary. Dez anos depois, depois mile Zola publica Thrse Raquin, que d origem ao extremismo realista, o Naturalismo, mas sua obra-prima o livro Germinal, de 1885.

Gustave Flaubert e Madame Bovary


Flaubert foi um dos autores mais importantes do Realismo, influenciado pelas teorias cientficas, pela Revoluo Industrial e pela linha filosfica de Augusto Comte (o positivismo). Ele levou perfeio o ideal do romance realista de harmonizar a arte e a realidade. Sua obra se caracteriza pelo cuidado minucioso com a linguagem e com a estrutura do enredo. Influenciou toda uma gerao de escritores, inclusive Ea de Queirs.

mile Zola e Germinal


mile Zola foi o fundador e o principal representante do movimento literrio naturalista. Inspirado na filosofia positivista e na medicina da poca, Zola acreditava que a conduta humana determinada pela herana gentica pela fisiologia das gentica, paixes e pelo ambiente.

Realismo / Naturalismo

Caractersticas gerais do Realismo:


Postura engajada, arte compromissada com realidade social; Crtica educao romntica; Crtica ao conservadorismo/hipocrisia da Igreja; g j ; Viso objetiva da realidade; Representao da vida cotidiana; Uso da razo

Uso da razo
Embasamento terico: determinismo, positivismo, evolucionismo e socialismo;

Determinismo
Hiplito Taine foi um dos principais tericos do Realismo e Naturalismo. Segundo ele, a obra de arte deveria demonstrar que o homem determinado pela herana, pelo meio e pelo ambiente em que vive ou seja um produto desses vive, seja, fatores, sem qualquer livre arbtrio.

Positivismo
Prope a ideia de uma cincia emprica apartada das influncias teolgicas ou metafsicas, baseada apenas em dados pragmticos dados pelo mundo fsico/material.

Darwinismo ou evolucionismo
Charles Darwin publica, em 1859, A origem das espcies, que coloca em jogo as crenas religiosas. Na natureza, somente o mais forte sobrevive: a lei da seleo natural.

Socialismo utpico

Romance realista Romance naturalista


O realista mostra a ferida, o naturalista a disseca. As cenas de adultrio so mostradas sutilmente pelo realista, como se fechasse as cortinas do quarto dos amantes. O naturalista abre as cortinas e descreve a cena em pormenores. Os aspectos cientficos so levados ao extremo, os vcios das personagens so analisados como casos patolgicos, doentios.

Jean Franois Millet

Jean Franois Millet

Jean Franois Millet

Interatividade
Quais caractersticas fazem diferir o Realismo/Naturalismo do Romantismo? a) Representao idealizada do mundo. b) Representao idealizado do amor c) Representao da vida cotidiana d) Viso subjetiva da vida e da natureza e) Viso idealizada da vida humana.

Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 no Morro do Livramento. Filho de um pintor mulato e de uma lavadeira de origem portuguesa, foi aluno de escola pblica, onde aprendeu as primeiras letras. Aos 16 anos j frequentava a tipografia de Paula Brito, da revista Marmota Fluminense. Em 1854, com a publicao do poema Ela, Machado de Assis estreia nas letras. No ano seguinte, comea a trabalhar como aprendiz de tipgrafo, passa a revisor e j colabora com artigos em vrios jornais da poca. Em 1869, casa-se com Carolina Xavier de Novais, portuguesa de boa cultura, irm do poeta Faustino Xavier de Novais, amigo de Machado.

Realismo no Brasil
Machado de Assis cultiva o romance realista, construindo uma narrativa profundamente polida pelo aprofundamento psicolgico das personagens e, sendo a unidade a representao do todo, da sociedade burguesa. burguesa Esta era tenazmente observada e e, assim, simulada no comportamento das personagens e das relaes sociais delas. Os romances da fase realista de Machado apresentam, em seus ttulos, nomes prprios: Brs Cubas; Quincas Borba; Dom Casmurro; Esa e Jac; Aires, possvel demonstrao do interesse do autor pelo elemento que constri o objeto de estudo, a sociedade, por meio do mergulho no produtor dos efeitos sociais o ser humano.

O romance machadiano
O romance machadiano disseca a sociedade capitalista por meio da anlise da ao do burgus: Brs Cubas no produz, vive do capital; o mesmo ocorre com Bentinho; Rubio trabalhava, mas quando recebe uma herana e fica rico rico, torna-se improdutivo.

Caractersticas principais: humor e ironia; uso da funo metalingustica: quando das interrupes do narrador para uma conversa com o leitor e quando das digresses sobre variados assuntos; pessimismo niilista: Influncia de Schopenhauer; tema da misria humana (egosmo, adultrio, corrupo, interesse, etc.); universalismo: os temas abordados por Machado independem do tempo e do espao porque se constituem em atitudes essencialmente humanas.

Memrias pstumas de Brs Cubas Captulo primeiro


bito do autor Algum tempo hesitei se devia abrir estas memrias pelo princpio ou pelo fim, isto , se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja comear pelo nascimento, nascimento duas consideraes me levaram a adotar diferente mtodo: a primeira que eu no sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro bero; a segunda que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moiss, que tambm contou a sua morte, no a ps no intrito, mas no cabo: diferena radical entre este livro e o Pentateuco.

Dito isto, expirei s duas horas da tarde de uma sexta-feira do ms de agosto de 1869, na minha bela chcara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prsperos, era solteiro, possua cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitrio por onze amigos. Onze amigos !

Viram-me ir umas nove ou dez pessoas, entre elas trs senhoras, minha irm Sabina, casada com o Cotrim, a filha, um lrio do vale, e... Tenham pacincia! daqui a pouco lhes direi quem era a terceira senhora. Contentem se senhora Contentem-se de saber que essa annima, ainda que no parenta, padeceu mais do que as parentas. verdade, padeceu mais. No digo que se carpisse, no digo que se deixasse rolar pelo cho, convulsa.

Nem o meu bito era coisa altamente dramtica... Um solteiro que expira aos sessenta e quatro anos no parece que rena em si todos os elementos de uma tragdia. E dado que sim, o que menos convinha a essa annima era aparent-lo. aparent lo De p, cabeceira da cama, com os olhos estpidos, a boca entreaberta, a triste senhora mal podia crer na minha extino.

A vida estrebuchava-me no peito, comuns mpetos de vaga marinha, esvaa-se-me a conscincia, eu descia imobilidade fsica e moral, e o corpo fazia-se-me planta, e pedra e lodo, e coisa nenhuma.

Interatividade
Sobre o romance Memrias pstuma de Brs Cubas, incorreto afirmar: a) A corrupo social no tema do romance. b) O heri virtuoso, Brs Cubas luta pelo ) , p amor da mulher amada, embora a perca para um rival. c) Brs Cubas a representao da burguesia brasileira. d) O romance bastante irnico. irnico e) O texto bblico utilizado na construo do romance.

Raul Pompeia (1863 1895)


Raul dvila Pompeia nasce em 12 de abril de 1863, em Jacuacanga, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Aos 10 anos de idade, muda-se com a famlia para a cidade do Rio de Janeiro e matriculado como interno no Colgio Ablio, dirigido pelo Dr. Ablio Ablio Dr Csar Borges, Baro de Macabas. Aos 16 anos, transfere-se para o Colgio Pedro II, agora em regime de externato. No ano seguinte, 1880, publica seu primeiro romance: Uma tragdia no Amazonas. Mais tarde estuda direito, colaborando tambm com jornais e revistas..

Partidrio das ideias republicanas e abolicionistas, tem uma vida conturbada e marcada pelas polmicas, por inimizades e por uma doena que s no sculo XX seria diagnosticada como tal: a depresso. Abandonado pelos amigos, caluniado nos amigos meios jornalsticos e intelectuais, suicidase em 1895, no dia de Natal

O Ateneu
A epgrafe do romance O Ateneu (1888), bem ao estilo dos romances realistas, avisa ao leitor: Vais encontrar o mundo [...] coragem para a luta. Metonmica, a narrativa concentra no espao do colgio os conflitos polticos e sociais de uma poca. O colgio uma representao condensada dos problemas que a sociedade enfrenta, representao do todo pela parte. A clula social, o microcosmo do colgio, representando todo o tecido social, o macrocosmo.

O Ateneu Romance autobiogrfico


O Ateneu um romance autobiogrfico; a fronteira entre a fico e a realidade muito frgil. As identidades so claras: Srgio Raul Pompeia; o Dr. Aristarco Argolo de Ramos, Visconde de Ramos, do Norte, , na realidade, Dr realidade o Dr. Ablio Csar Borges, Baro Borges de Macabas, do Norte; o Ateneu o Colgio Ablio; Srgio, assim como Raul Pompeia, entra no colgio com 11 anos.

A personagem central, Srgio, ao ser internada no colgio que nomina o romance, O Ateneu, integrada a uma nova e multifacetada clula familiar, a do colgio. Assim a famlia expressa em dois planos. planos Em um deles secundrio temos a deles, secundrio, famlia de Srgio, ncleo secundrio que partido quando ele entregue aos cuidados dos responsveis pelo Ateneu; no segundo, h uma reestruturao artificial da estrutura familiar, na qual a representao dos pais feita por Aristarco e Ema, simulacro das figuras paterna e materna, do qual todos os alunos do colgio representam os filhos.

Se a famlia base e representao da sociedade, tambm estrutura de continuidade e apoio. Ao compactar os conflitos sociais da poca no par colgio/ representao familiar, o autor, atravs do narrador Srgio3 expressa a viso sobre a Srgio3, sociedade de sua poca e as relaes de poder que a aliceram. Na voz da personagem Rebelo vem a descrio dos habitantes do mundo do Ateneu:

Uma cfila! uma corja! No imagina, meu caro Srgio. Conte como uma desgraa ter de viver com esta gente. E esbeiou um lbio sarcstico para os rapazes que passavam. A vo as carinhas sonsas, generosa mocidade Uns perversos! Tm mocidade... mais pecados na conscincia que um confessor no ouvido; uma mentira em cada dente, um vcio em cada polegada de pele. Fiem-se neles. So servis, traidores, brutais, adules. Vo juntos. Pensa-se que Pensa se so amigos... Scios de bandalheira! Fuja deles, fuja deles. Cheiram a corrupo, empestam de longe. Corja de hipcritas! Imorais!

Alusio Azevedo (1857-1913)


Alusio Tancredo Gonalves de Azevedo nasceu em 14 de abril de 1857, em So Lus do Maranho. Aps os primeiros estudos em sua terra natal, vai para o Rio de Janeiro estudar pintura e desenho. Na cidade, trabalha na imprensa como caricaturista caricaturista. Apesar de estabelecido, a morte do pai obriga-o a retornar cidade natal. No Maranho, influenciado pelo materialismo positivista, escreve artigos de carter poltico. Neles, desfere ataques contra a hipocrisia e o conservadorismo da sociedade maranhense e o clero; nessa ao, j exercita a prpria veia crtica do RealismoNaturalismo.

O cortio: personagens
Joo Romo: dono do cortio e de uma pedreira, o portugus a imagem do capitalista empreendedor e inescrupuloso; Bertoleza: concubina de Romo, escrava que se cr alforriada; Jernimo: tambm portugus, acaba tendo carter dege e ado em u o acabar te do o ca te degenerado e funo do meio e do convvio com os mulatos; Rita Baiana: mulata sensualssima, companheira de um capoeirista, mas se envolve com Miranda, entre outros; Pombinha: jovem que, embora tenha recebido boa criao e se casado com rapaz socialmente bem posicionado, em razo posicionado do meio no qual cresceu, seu destino est fatalmente determinado: ao trmino do romance est prostituda e amasia-se com a prostituta Lenie.

O cortio: o romance-tese
O cortio: o romance-tese e a tese do romance Em O cortio temos uma boa demonstrao do pseudocientificismo que dominou a sociedade do novecentos. Mal utilizando os preceitos darwinianos da teoria da evoluo autores aplicavam o evoluo, conceito de raa humanidade hierarquizando as inferiores e as superiores, estabelecendo a mistura de raas e o clima como elementos degeneradores da sociedade. O aspecto hierarquizante expresso, por exemplo, na passagem abaixo:

Ele [Joo Romo] props-lhe morarem juntos, e ela concordou de braos abertos, feliz em meter-se de novo com um portugus, porque, como toda cafuza, Bertoleza no queria sujeitar-se a negros e procurava instintivamente o homem numa raa superior sua.

Narrativa
O cortio uma narrativa em terceira pessoa, busca naturalista do romance-tese, estudo cientfico da sociedade que acabava por reduzir o ser humano a um simples refm do meio, fazendo da sociedade uma massa de pessoas desprovidas de livre livrearbtrio, arrastadas a cada ato de sua vida pelas fatalidades da prpria carne, que o que afirma E. Zola.

Determinismo
...terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, comeou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma gerao, que parecia brotar espontnea, espontnea ali mesmo daquele mesmo, lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco.

As lavadeiras tinham j ido almoar e tinham voltado de novo para o trabalho. Agora estavam todas de chapu de palha, apesar das toldas que se armaram. Um calor de custico mordia-lhes os toutios em brasa e cintilantes de suor Um estado suor. febril apoderava-se delas naquele rescaldo; aquela digesto feita ao sol fermentava-lhes o sangue. A Machona altercava com uma preta que fora reclamar um par de meias e destrocar uma camisa;

a Augusta, muito mole sobre a sua tbua de lavar, parecia derreter-se como sebo; a Leocdia largava de vez em quando a roupa e o sabo para coar as comiches do quadril e das virilhas, assanhadas pelo mormao; a Bruxa monologava monologava, resmungando numa insistncia de idiota, ao lado da Marciana que, com o seu tipo de mulata velha, um cachimbo ao canto da boca, cantava toadas montonas do serto [...]

Interatividade
No romance O cortio o ambiente: a) No interfere na vida e nem no carter das personagens. b) As personagens no sofrem qualquer influncia do meio no qual esto vivendo. c) As personagens atingem patamares , tanto sociais quanto morais, superiores aos da situao de nascimento. d) As personagem so regidas pelo meio, tem o destino e o carter determinados pela condio e local de nascimento. e) Colabora romanticamente nas relaes das personagens.

Parnasianismo
Culto forma: como os poemas no assumem nenhum tipo de compromisso, a esttica muito valorizada. O poeta parnasiano busca a perfeio formal a todo custo, e, por vezes, mostra-se incapaz para tal. tal Para alcanar esse objetivo, utiliza-se objetivo utiliza se das rimas ricas, ou seja, rima palavras de classes diferentes; valoriza os sonetos e seus poemas apresentam metrificao rigorosa, atuam nos moldes clssicos. Como j dito, o poeta parnasiano d preferncia ao soneto, ao uso dos versos decasslabos ou alexandrinos.

Olavo Bilac (1865-1918)


Olavo Brs Martins dos Guimares Bilac (alexandrino a partir do nome) nasceu no Rio de Janeiro, em 16 de dezembro de 1865. O menino Olavo s conhece o pai em 1870, aos cinco anos, quando este volta da Guerra do Paraguai; sua infncia povoada de histrias de batalhas e hinos militares. Aps 1888, com a publicao de Poesias, passa a dedicar-se ao jornalismo e literatura.

Pinta-me a curva XXVIII


Pinta-me a curva destes cus... Agora, Erecta, ao fundo, a cordilheira apruma: Pinta as nuvens de fogo de uma em uma, E alto, entre as nuvens, o raiar da aurora. Solta, ondulando, os vus de espessa bruma, E o vale pinta, e, pelo vale em fora, pinta e fora A correnteza trbida e sonora Do Paraba, em torvelins de espuma. Pinta; mas v de que maneira pintas... Antes busques as cores da tristeza, Poupando o escrnio das alegres tintas: Tristeza singular, estranha mgoa De que vejo coberta a natureza, Porque a vejo com os olhos rasos dgua...

Maldio
Se por vinte anos, nesta furna escura, Deixei dormir a minha maldio, Hoje, velha e cansada da amargura, Minha alma se abrir como um vulco. E, em torrentes de clera e loucura, Sobre a tua cabea fervero Vinte anos de silncio e de tortura, Vinte anos de agonia e solido... Maldita sejas pelo ideal perdido! Pelo mal que fizeste sem querer! Pelo amor que morreu sem ter nascido! Pelas horas vividas sem prazer! Pela tristeza do que eu tenho sido! Pelo esplendor do que eu deixei de ser!...

Alberto de Oliveira (1857-1937)


Formado em medicina; mantm profunda amizade com Olavo Bilac e Raimundo Correia. um dos scios fundadores da ABL, sendo tambm eleito Prncipe dos Poetas aps a morte de Bilac. O poeta Alberto de Oliveira sempre permaneceu fiel proposta parnasiana; assim, manteve s margens da poesia os fatos sociais, externos arte. considerado mestre nessa esttica. Elabora o texto com a temtica presa descrio, seja da natureza ou de simples objetos, extraindo da forma destes o contedo para os poemas, nos quais a perfeio formal, a mtrica rgida e a linguagem extremamente trabalhada chegam, s vezes, ao rebuscamento.

Vaso grego
Esta, de ureos relevos, trabalhada De divas mos, brilhante copa, um dia J de aos deuses servir como cansada, Vinda do Olimpo, a um novo deus servia. Era o poeta de Teos que a suspendia Ento e, ora repleta ora esvazada e A taa amiga aos dedos seus tinia Toda de roxas ptalas colmada Depois. Mas o lavor da taa admira, Toca-a, e, do ouvido aproximando-a, s bordas Finas hs de lhe ouvir, canora e doce, Ignota voz, qual se da antiga lira Fosse a encantada msica das cordas, Qual se essa a voz de Anacreonte fosse.

Interatividade
Nas alternativas abaixo, qual expe o ideal da esttica parnasiana: a) Descrio minuciosa da vida cotidiana, pintar a vida da pessoa comum. b) Fazer a anlise psicolgica das ) p g personagens. c) Criar uma arte representativa das necessidades humanas. d) Elaborar a arte em funo do prprio labor artstico. artstico e) Criar teses que analisem a sociedade

AT A PRXIMA!

S-ar putea să vă placă și