Sunteți pe pagina 1din 12

H Muita Treta nesse Negro Drama?

As criaes neolgicas no hip-hop

Alexandre Melo de Sousa

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Cear (2000), Especialista em Ensino de Lngua Portuguesa pela Universidade Estadual do Cear (2003), Mestre em Lingstica Aplicada ao Portugus pela Universidade Federal do Cear (2003) e Doutor em Lingstica pela Universidade Federal do Cear (2007). Atualmente professor adjunto da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extenso, relacionadas Lingstica - especificamente, aos domnios da Descrio do Portugus. autor e coordenador do Projeto Atlas Toponmico da Amaznia Ocidental Brasileira (Projeto ATAOB) e do Projeto Atlas Toponmico do Estado do Cear (Projeto ATEC) - este ltimo, sem vinculo institucional -, e integra a equipe de pesquisadores do Projeto Atlas Lingustico do Acre.

Definida como um aspecto da prpria comunidade humana, a comunidade lingstica compreende certos comportamentos constantes, eleitos pelos que falam como ideais para comunicarse e transmitir as informaes necessrias vida em comum. Esses hbitos lingsticos, com a fora de uma conveno tcita, ligados de maneira indissolvel ao modo de viver e encarar a vida numa sociedade, formam o que se convenciona chamar de uso (PRETI, 1984, p. 01).

Num pas com significativas diferenas scio-culturais e com grandes dimenses geogrficas como o Brasil, um estudo que destaque a variao lingstica, especialmente no mbito lexical, adquire um significado especial, j que no lxico temos o reflexo da cultura de um povo, resultado de suas experincias, de sua evoluo social. Como bem assinala Mira Mateus (1983), o lxico nada mais que o resultado da experincia scio-cultural que envolve cada lngua ou dialeto. Conforme Palhano (1958, p. 11), a lngua o veculo comum de interao entre os membros de uma comunidade, no importando a camada social a que pertencem.

Acrescente-se, ainda, que, aqui devem ser considerados no s os aspectos scioeconmicos, mas tambm os fatores tnico-culturais que so condicionantes para o fenmeno da variao lingstica.

Lngua, lxico e cultura

O homem como ser social utiliza-se de diferentes sistemas de linguagem para interagir com os outros indivduos e com o mundo em que est inserido. Dentre esses sistemas, a lngua torna-se fundamental uma vez que atravs dela (linguagem verbal) que as demais linguagens so manifestadas e compreendidas, e, ainda, por meio da lngua que o homem cria as muitas representaes da realidade, categorizando-a e nomeando os elementos que o cerca. E para nome-los, o homem utiliza-se das unidades lexicais (componentes do sistema lingstico). Pode-se afirmar, desse modo, que a estrutura da lngua sofre a ao de seus usurios de acordo com as prticas (e os contextos) scio-culturais em que eles esto inseridos, a saber: espao geogrfico em que vivem, camada social (scio-econmica) em que se enquadram, grupamentos humanos do qual fazem parte, faixa etria entre outros caractersticas reveladas, especialmente, no lxico que utilizam. Afirma Biderman (1978, p. 139):

Os membros dessa sociedade funcionam como sujeitos-agentes, no processo de perpetuao e reelaborao contnua do lxico de sua lngua. Nesse processo em desenvolvimento, o lxico se expande, se altera e, s vezes, se contrai. Esse processo possibilita que o sistema lingstico configure-se como veculo de novas representaes que vo continuamente surgindo (CARVALHO, 2006, p. 194). assim que o lxico expande-se com formaes novas que so produtos da criatividade lingstica e humana. Estabelecida a relao entre lngua e cultura, estudo lexical permitir compreender os aspectos ideolgicos e as vises de mundo de uma sociedade. Sobre as referidas relaes, Isquerdo (2001, p. 91), em anlise sobre o vocabulrio dos seringueiros acreanos, afirma:

[...] estudo do lxico regional pode fornecer, ao estudioso, dados que deixam transparecer elementos significativos relacionados histria, ao sistema de vida, viso de mundo de um determinado grupo. Deste modo, no exame de um lxico regional, analisa-se e caracteriza-se no apenas a lngua, mas tambm o fato cultural que nela se deixa transparecer.

Variaes lingsticas e nveis de linguagem Quando Biderman (2001, p. 14) diz que o lxico de uma lngua natural pode ser identificado como o patrimnio vocabular de uma dada comunidade lingstica ao longo de sua histria, fica clara a relao estabelecida entre lngua e sociedade. Como o acervo lexical formado, usado, renovado dentro dos grupos sociais, tendo em vista suas necessidades comunicativas, a partir da anlise dos itens lxicos que compem esse acervo possvel observar o sistema de valores compartilhados pelos grupos, assim como as mudanas sociais e culturais: por isso possvel dizer que as formas lexicais so geradoras de realidade e depositrias de riqussimo potencial de informao, concernente aos valores do grupo que as criou (BARBOSA, 2001, p. 34-35). Assim sendo, num contexto social to heterogneo como o que observado no Brasil, associado ao dinamismo inerente s lnguas, de um modo geral, perfeitamente natural que a linguagem possua como uma de suas caractersticas a heterogeneidade (ou variao) lingstica. Essas diversidades lingsticas influenciadas por fatores estruturais ou sociais podem ocorrer, segundo Mollica (2004, p. 12):

[...] nos eixos diatpico e diastrtico. No primeiro, as alternncias se expressam regionalmente, considerando-se os limites fsico-geogrficos; no segundo, elas se manifestam de acordo com os diferentes estratos sociais, levando-se em conta fronteiras sociais.

Segundo Preti (2003, p. 24), as variedades diatpicas, ou geogrficas, so aquelas responsveis pelos regionalismos, provenientes de dialetos ou falares locais, e que conduzem oposio linguagem urbana/linguagem rural.

Balizadas pelas linguagens urbana e rural podem, ainda, segundo o referido autor, ser verificadas outras variaes motivadas seja pelo falante (ou grupo de falantes), seja pelo contexto de fala: as variaes diastrticas ou socioculturais. Nesse caso, fatores como idade, sexo, nvel de escolaridade, posio social sero as variantes responsveis pela diversidade lingstica. A variao pode, tambm, ser observada no uso da linguagem pelo mesmo falante. Explica Preti (2003, p. 39):

[...] ou seja, a dos nveis de fala ou registros, poderia tambm ser chamada de variedade estilstica, no sentido de que o usurio escolhe, de acordo com a situao, um estilo que julga conveniente para transmitir seu pensamento, em certas circunstncias. Poderamos, ento, falar em um estilo formal e um estilo coloquial ou informal, [...].

Neste estudo interessa mais de perto a variao diastrtica, j que nosso foco est em um tipo de linguagem especial criada e utilizada por um grupo de pessoas unidas por um estilo de vida ou comportamento social comum, e que apresenta uma variedade lingstica distinta da linguagem corrente. Essa variedade marcada ou pela criao de novos itens lexicais ou pela nova acepo semntica atribuda a itens j existentes. Dessa forma, partimos do pressuposto que o desempenho lingstico e o comportamento social esto perenemente relacionados de forma dialtica.

Grias

Pelo que foi exposto at aqui, podemos afirmar que na formao e no estudo de uma lngua necessrio levar em considerao a influncia que os aspectos sociais seja relacionados ao usurio, seja relacionados ao ambiente exercem sobre ela, uma vez que a lngua produto e, ao mesmo tempo, veculo das experincias sociais. Em relao s abordagens lxicas, lembra Oliveira (2001, p. 109):

De um modo geral, podemos considerar como princpio o fato de que um vocbulo aceito como elemento da lngua, a partir do momento em que ele passa a exprimir todos os valores de um

determinado grupo social e, sobretudo, satisfazer suas necessidades de comunicao.

Assim, a atuao social dos falantes favorece o surgimento de alteraes e acrscimos lngua resultando na ampliao lexical por meio de vocbulos e expresses na linguagem dita comum, ou ainda o aparecimento de linguagens especiais utilizadas, restritamente, por determinados grupos sociais: as grias. Quanto ao seu uso, explica Preti (1984, p. 11), as grias podem ser divididas em dois grandes grupos: a gria de grupo e a gria comum: na primeira categoria esto aquelas relacionadas a grupos sociais restritos, como por exemplo, os das organizaes do crime, do txico e da prostituio. Na segunda categoria, continua o referido autor, esto as que so de uso da sociedade em geral, utilizadas como recurso de expressividade, como no caso da linguagem obscena. No tocante ao carter expressivo da gria, Preti (2000a, p. 219) diz que seu uso

[...] conduz a um esprito de irreverncia, de intimidade, de aproximao maior entre os interlocutores, o que vem a facilitar certas situaes de comunicao. Trata-se de uma forma de aliviar a tenso conversacional e atender a nossos interesses interacionais. Preti (1999, p. 38) explica que o surgimento da gria, como fenmeno de grupo restrito conseqncia da dinmica social e lingstica. Segundo o autor, so trs as caractersticas inerentes gria: dinamismo, mudana e renovao. Em outra obra, assim Preti (2000b, p. 67) assim descreve a trajetria da gria:

[...] perdida a sua condio de signo de grupo, elemento identificador, que faz parte do processo de auto-afirmao do falante no grupo social, a gria se dilui na linguagem comum. A rigor, nessa etapa, na sua condio de vocabulrio no marcado, a gria poderia mesmo ser simplesmente classificada de linguagem comum.

No caso da gria comum, medida que os demais nveis sociais passam a utilizla, embora conservando traos caractersticos de inadequao, sua relao com o eixo diastrtico vai, paulatinamente, sendo perdida.

Criao neolgica popular

Carvalho (2006, p. 191) assim define a neologia lexical:

A neologia lexical o estudo da criao de palavras ou conjunto de palavras, de sua produo e aparecimento, num momento dado da histria da lngua. Isto conduz, evidentemente anlise do contexto sociolingstico. Mas, para que o uso do neologismo se torne efetivo, preciso que, alm das presses sociais, o sistema lingstico esteja apto a absorv-lo.

A criao neolgica, como explica a referida autora, de suma importncia para a revitalizao do acervo lexical de uma lngua, uma vez que o lxico reflete e acompanha as mudanas sociais e culturais humanas. No dinamismo inerente lngua pode-se observar no apenas o desaparecimento de formas velhas e o surgimento de novas, mas tambm mudanas relacionadas entre formas e contedos. Qualquer extenso no significado de uma forma, envolve uma reduo correspondente no significado das que dela depender (CARVALHO, 2006, p. 194). O estudo do neologismo, dependendo do enfoque (prescritivo ou descritivo), apresenta conceitos e classificaes que acabam por distinguir dois tipos neolgicos: o conceptual e o formal.

No primeiro caso, teramos uma nova acepo que se incorpora ao campo semntico de um significante ou mesmo atravs de uma conotao nova dada a uma palavra. Neste caso temos como exemplos atuais, linkar, bombado, ficar, para significar ligao sexual sem compromisso. O neologismo formal constitui uma palavra nova introduzida no idioma, podendo ser vernculo ou estrangeiro (CARVALHO, 2006, p. 195).

As grias neologismos populares , por exemplo, tm sua origem motivada, ou pela busca de uma maior expressividade na linguagem, ou para dificultar a decodificao da linguagem por aqueles que no fazem parte do grupo que as utiliza. Sobre a gnese e evoluo da gria, vale citar Rector (1975, p. 14):

onde vida e lngua se conjugam numa unidade dependente e indivisvel. As palavras nascem por acaso e se desenvolvem nos mais variados sentidos. Do mesmo modo, desaparecem. Nascem na rua, nos afazeres cotidianos. Nesse vai e vem que se transforma num nervosismo criador e como surgem por acaso, nem todas chegam maturidade. Muitas morrem antes de adquirir fora que lhes permuta sobreviver por sua prpria conta. A gria pode ser caracterizada por: a) lxico prprio biba (homossexual); b) alterao fontica rap (rapaz); e c) modificaes intencionais, em que h interferncia da criatividade, diferentemente do dialeto regional, cujas modificaes so naturais profe (professor). Para finalizar a presente seo, damos a palavra a Carvalho (2006, p. 201):

As palavras dos diversos falares especiais, penetrando na lngua padro, popularizam seu emprego, em sentidos metafricos. As transformaes lingsticas, que nos vm do povo, do uso, assim como as transformaes sociais, escapam o nosso governo e vontade, pertencem ao domnio do inconsciente. Nas criaes populares, o valor semntico normal desprezado e a palavra usada em associaes que valorizam seu emprego no contexto.

Neologismos populares no hip-hop (ou rap)

De uma maneira geral, as canes do hip-hop (ou rap) caracterizam-se por expressar em suas letras, principalmente, um teor informativo-descritivo da realidade social das periferias, favelas, presdios; e denunciativo. Said (1992, p. 13) assevera que:

[...] as histrias esto no cerne daquilo que dizem os exploradores e os romancistas acerca das regies estranhas do mundo; elas tambm se tornam o mtodo usado pelos povos colonizados para afirmar sua identidade e a existncia de uma histria prpria deles.

O contedo desses textos geralmente propem uma insero social radical e revolucionria, e trazem questionamentos e protestos contra a realidade poltica vigente. Essa uma marca importante presente nas letras do hip-hop (ou rap): a focalizao da realidade local nas narrativas desenvolvidas nas canes. Conforme Andrade (1997, p. 182):

[...] os Hip-Hoppers tm uma localizao territorial mais forte, a rea, e isso traz um lao maior com a comunidade, a cultura da rua no bairro, o que encerra um grande poder de transformao para a prpria comunidade. Desse modo, verificaremos no universo lxico das composies Muita treta [doravante, MT] e Negro drama [doravante, ND], dos grupos de hip-hoppers brasileiros Apocalipse 16 e Racionais MCs, respectivamente, a presena de neologismos populares (as grias), com os quais construiremos um glossrio. A macroestrutura do glossrio foi definida a partir da caracterizao, e conseqente diviso, dos tipos de gria apresentada por Carvalho (2006, p. 201). Assim, distribumos o lxico selecionado em trs grupos: a) lxico (ou expresso) prprio; b) alterao fontica; e, c) modificaes intencionais. Quanto microestrutura, os verbetes foram assim organizados: termo de entrada + (definio) + [cdigo de indicao do texto de onde foi extrada a ocorrncia].

Glossrio

lxico (ou expresso) prprio rea (espao demarcado por um grupo) [MT]

arrasto (grupo de pessoas que se unem para praticar determinada ao) [MT] bacana (aquele pertencente a uma classe social superior) [ND] cuzo (aquele que tem, ou acredita ter, poder) [ND] de f (que possui credibilidade) [ND] demorar (no momento certo) [ND] fudido (adjetivo usado para indicar a pessoa em pssima situao) [ND] gueto (favela, comunidade) [ND] leo (presidirio) [ND] mano (parceiro, amigo) [MT] meter marra (agir como) [MT] mil fita (muita baguna) [ND] milho (vacilo) [ND] morar (entender) [ND] morro (favela) [MT] negro drama (situao muito ruim; um indivduo negro que vive um drama) [ND] pagar de otrio (proceder como ingnuo, bobo) [MT] playboy (indivduo que pertence a uma camada social superior) [MT] pretinho (indivduo negro) [ND] preto (indivduo negro) [ND] selva (presdio) [ND] sentir o drama (colocar-se em dada situao, geralmente, ruim) [ND] treta (situao problemtica, confuso) [MT] truta (parceiro, amigo) [ND] vich (interjeio que indica surpresa ou decepo) [MT] zorra (confuso) [ND]

alterao fontica cupadi /compadre/ (companheiro) [ND]

modificaes intencionais mina /menina/ (garota, mulher) [MT]

Consideraes finais

Procurou-se enfatizar, neste artigo, como as unidades lxicas atualizam-se, articulando-se no interior das prticas lingsticas por meio dos interlocutores possuidores de saberes scio-culturais compartilhados. Tambm se discutiu a respeito das criaes neolgicas populares as grias e sobre elas, viu-se que dois so os principais motivadores interferentes no processo de criao: a) a busca pela maior expressividade da linguagem e b) a funo criptolgica, ou seja, essas criaes tm a inteno de serem decodificadas apenas pelos membros que fazem parte do mesmo grupo. Expostos os fundamentos tericos, apresentou-se um glossrio, cujos itens lxicos foram extrados de duas letras musicais do hip-hop (ou hap) estilos musicais que se caracterizam pelos aspectos de informao/descrio e denncia das mazelas sociais e polticas presentes em suas composies; e ainda, pela linguagem utilizada em suas letras, que busca aproximar, ao mximo, da linguagem de seu pblico alvo. Por fim, por meio da organizao do glossrio pde-se verificar que, dentre os tipos de gria, prevaleceu a que ocorre com lxico (ou expresso) prprio. Vale ressaltar, ainda, que a maioria, apresentou mudana de sentido. Assim, ficou claro que os interesses e as caractersticas peculiares a um grupo refletem-se no prprio conjunto de expresses lingsticas por ele utilizado. O sistema lexical de um grupo, portanto, denuncia particularidades de sua organizao social. Como bem caracteriza Sapir (1961, p. 45), O lxico completo de uma lngua pode se considerar, na verdade, como um complexo inventrio de todas as idias, interesses e ocupaes que aambarcam a ateno de uma comunidade.

Referncias bibliogrficas

ANDRADE, Elaine Nunes. (1997). "Do movimento negro juvenil a uma proposta multicultural de ensino: reflexes". In: Educao e os afro-brasileiros: trajetrias, identidades e alternativas. Coleo Novos Toques. Salvador: Programa A Cor da Bahia, p. 179-202. BARBOSA, Maria Aparecida. (2001). Da neologia neologia na literatura. In: OLIVEIRA, Ana Maria Pinto Pires de; ISQUERDO, Aparecida Negri. (orgs.). As cincias do lxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande, MS: Ed. UFMS. p. 33-51.

BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. (1978). Teoria lingstica: lingstica quantitativa e computacional. Rio de Janeiro: LTC, 277p. ______. As cincias do lxico. In: OLIVEIRA, Ana Maria Pinto Pires de; ISQUERDO, Aparecida Negri. (orgs.). As cincias do lxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande, MS: Ed. UFMS. p. 13-22. CARVALHO, Nelly Medeiros de. (2006). A criao neolgica. In: Revista Trama, 2(4). Cascavel PR: Edunioeste, p. 191-203. ISQUERDO, Aparecida Negri. (2001). Vocabulrio do seringueiro: campo lxico da seringa. In: OLIVEIRA, Ana Maria Pinto Pires de; ISQUERDO, Aparecida Negri. (orgs.). As cincias do lxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, p. 91-100. LEITE, Yonne; CALLOU, Dinah. (2002). Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 74p. MOLLICA, Maria Ceclia. (2004). Fundamentao terica: conceituao e delimitao. In: MOLLICA, Maria Ceclia; BRAGA, Maria Luiza (orgs.). Introduo sociolingstica: o tratamento da variao. So Paulo: Contexto, p. 09-14. OLIVEIRA, Ana Maria Pinto Pires de. (2001).Regionalismos brasileiros: a questo da distribuio geogrfica. In: OLIVEIRA, Ana Maria Pinto Pires de; ISQUERDO, Aparecida Negri. (orgs.). As cincias do lxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, p. 109-115. PALHANO, Herbert. (1958). A lngua popular. Rio de Janeiro: Organizaes Simes, 68p. PRETI, Dino. (1984). A gria e outros temas. So Paulo: T. A. Queiroz. 126p. ______. (1999). Gria: um captulo da histria social da linguagem. In: BARROS, K. de. (org.). Produo textual interao, processamento, variao. Natal: EDUFRN, p. 37-44. ______. (2000a) Transformaes do fenmeno sociolingstico da gria. In: Revista da ANPOLL, n. 09, p. 213-226. ______. (2000b). Dicionrios de gria. In: ALFA, n. 44, p. 57-73. ______. (2003). Sociolingstica: os nveis de fala. So Paulo: EDUSP, 174p. RECTOR, Monica. (1975). A linguagem da juventude. Petrpolis: Vozes, 262p. SAID, Edward W. (1992). Cultura e Imperialismo. Traduo: Denise Bottman. S. Paulo, Ed. Companhia das Letras.

SANTOS, Czar Augusto dos. (2007). Perspectivas de delimitao da gria no portugus brasileiro e sua marcao nos dicionrios. In: Revista voz das letras. n. 06. Santa Catarina: Universidade do Contestado. Disponvel em: http://www.nead.uncnet.br/2007/revistas/letras/index.php. Acesso em 16/11/2007.

S-ar putea să vă placă și