Sunteți pe pagina 1din 3

FACULDADE IDEAL FACI CURSO DE DIREITO

ALEX FERREIRA ALBUQUERQUE

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL I

Atividades

apresentadas

disciplina

Direito Civil Parte I Parte Geral, ministrada pela Prof. Cristine Alves, como requisito parcial de avaliao.

Turma: DIRN-2B.

Belm - PA 2011

1 Relacione o texto sobre homoafetividade com os princpios do Direito Civil e a ideia de Constitucionalizao. Atualmente a populao homossexual brasileira atravessa uma fase de maior abertura, havendo uma tendncia de aceitao na sociedade tradicionalista. Fato facilmente detectado ao observa o grande nmero de organizaes que so criadas para defender os interesses dos homossexuais. A sexualidade integra a prpria condio humana. um direito humano fundamental que acompanha o ser humano desde o seu nascimento, pois decorre de sua prpria natureza. Como direito do individuo, um direito natural, inalienvel e imprescritvel. Ningum pode se realizar como ser humano, se no tiver assegurado o respeito ao exerccio da sexualidade, conceito que compreende tanto a liberdade sexual como a liberdade de livre orientao sexual. A CF/88 probe qualquer tipo de discriminao contra o ser humano, sendo vedado o tratamento humilhante e vexatrio em relao aos homossexuais, o que constitui, inclusive, violao a sua intimidade. De acordo com o art. 3, IV, da Constituio Federal de 1988: Constituem objetivos fundamentais da Republica Federativa do Brasil: (...) IV promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Por sua vez, no art. 5, caput, a CF estabelece que: todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. As primeiras unies entre pessoas do mesmo sexo representam um marco significativo insero das relaes homoafetivo no mbito do Direito de Famlia como entidades familiares. Consagrar os direitos em regras legais talvez seja a maneira mais eficaz de romper tabus e derrubar preconceitos. Mas, enquanto a lei no vem, o Judicirio que deve suprir a lacuna legislativa, mas no por meio de julgamentos permeados de preconceitos ou restries morais de ordem pessoal. 2 Defina o Direito Civil Constitucional. Sucintamente pode-se definir os Direito Civil Constitucional como uma segmentao doutrinaria inerente ao Direito Civil, o qual apresenta como preceito basilar a premissa de que a constituio, norma superior s demais, possuidora de

uma hierarquia de valores, e estes devem ser observados por todo o ordenamento jurdico, por conseguinte, pelo prprio Direito Civil, deixando de encontrar seu fundamento no Cdigo Civil e legislaes ordinrias.

3 Emita opinio critica e fundamentada acerca da deciso do STF sobre unio homoafetiva. Se analisarmos profundamente a questo abordada, constataremos que o STF no legislou, mas sim, fixou uma interpretao. Na verdade, tal deciso gerou uma polmica muito sria em meio ao ativismo judicial, pelo fato da Justia se antecipar ao Legislativo. Em sntese, foi dito que juridicamente que possvel a unio entre pessoas do mesmo sexo para fim de unio estvel, portanto, formal, com efeitos patrimoniais e direitos previdencirios e de assistncia. Na verdade, o STF no inovou, pois isso j era uma realidade social, assumindo, ento, forma de repercusso social e no de anlise de mrito. O STF assumiu uma postura ativista ao se colocou no lugar dos legisladores, violando a clusula da separao de poderes. Particularmente, acho a causa justa. Mas, a partir disso, a Constituio Federal teria de ser modificada ou criada uma nova legislao, porque o texto legal fala em homem e mulher e no pessoas do mesmo sexo, isso poderia ser futuramente utilizado como uma lacuna, e descaracterizar a deciso do Supremo.

S-ar putea să vă placă și