Sunteți pe pagina 1din 10

1

A HISTRIA E A MEMRIA DOS ARTE- CERAMISTAS DE TERESINA - PIAUi Ariane dos Santos Lima Marluce Lima de Morais** Resumo: Nesse ensaio, pretendemos apresentar nossas primeiras impresses a cerca de uma pesquisa iniciada. Objetivamos construir a histria e a memria do ofcio e modos de fazer dos artesos, trabalhadores com a argila no bairro Poty Velho em Teresina, com o recorte temporal de 1998 a 2006. Nossas principais fontes so depoimentos dos arteceramistas, concedidos em dezembro de 2007. Com base na metodologia da Histria Oral e no aporte metodolgico do manual de aplicao do IRNC (Inventrio Nacional de Referncias Culturais) indagamos sobre os modos de fazer cermica em Teresina, as intervenes e os efeitos do SEBRAE, Prefeitura de Teresina, Arcepoti (Associao dos Ceramistas do Poty Velho) e sobre a possibilidade de pensarmos sua prtica como um bem de nosso patrimnio imaterial. Palavras-Chave: Cultura Histria Cermica Patrimnio Piau. Abstract: In this rehearsal, we intended to present our first impressions concerning a research. We aimed at building the history and the memory of the trade and ways of doing from the craftsmen, workers with the clay in the district Poty Velho in Teresina, with the temporary cutting from 1998 to 2006. Our main sources are the artisans' testimonies, granted in December 2007. With base in the methodology of the Oral History, and in the methodological contribution of the manual of application of IRNC (National inventory of Cultural References) we inquire on the ways of doing pottery in Teresina, the interventions and the effects of SEBRAE, City hall of Teresina, Arcepoti (Association of the Ceramists of Poty Velho) in the ceramist production and about the possibility of thinking the way of doing ceramic as a good of our immaterial patrimony. Keywords: Culture History Pottery Patrimony Piau.

O objetivo desta comunicao ensaiar a respeito de nossas primeiras impresses, frente pesquisa que iniciamosii. Pretendemos construir a histria e a memria do ofcio e modos de fazer dos artesos que trabalham com a argila no bairro Poty Velho em Teresina com recorte temporal de 1998 a 2006, escolhemos esse perodo por ter sido um divisor de guas na atividade ceramista. Foi a partir de 1998 que a Associao dos Ceramistas do Poty Velho deu seus primeiros passos e em 2006 se deu inaugurao do Plo Cermico.
Graduanda do 3 perodo do curso de Licenciatura em Plena Histria, bolsista do Programa de Educao Tutorial PET. Tutor: Prof Dr.: Pedro Vilarinho Castelo Branco, UFPI. E-mail: limaariane88@gmail.com ** Graduanda do 3 perodo do curso de Licenciatura em Plena Histria, UFPI. E-mail: moraismarluce@gmail.com

O bairro Poty Velho um local de memria no contexto da histria da cidade de Teresina, por ser o primeiro espao de ocupao que deu origem a capital do Piau, planejada em 1852. Os sujeitos desta pesquisa so os diversos atores sociais que trabalham a arte em barro naquele bairro. So esses artesos que buscaremos compreender: o arteso enquanto indivduo, artista e profissional. O trabalho teve incio com a identificao e localizao desses artesos homens e mulheres. Nosso objetivo construir a histria e memria do ofcio e modos de fazer, buscando permanncias e rupturas. nosso interesse, ainda, compreender o papel da Associao dos Artesos em Cermica do Poty Velho ACERPOTI, da Prefeitura de Teresina e do SEBRAE-PI, quando da criao do Plo Cermico do Poty Velho, que percebido pelos sujeitos da pesquisa como um centro propulsor do artesanato da regio, pois viabilizou mudanas significativas na produo e comercializao da arte. As entrevistas temticas (Ofcio e modo de fazer) foram realizadas com os prprios agentes, os ceramistas, o que nos permitiu apreender os significados atribudos ao patrimnio cultural, a partir desses interlocutores legtimos. Quem melhor para nos informar seno aqueles que a vivenciam? A fala dos artesos nos permite caracterizar o seu ofcio e modos de fazer. Possibilita fazer uma leitura, dentre tantas outras possveis, de seu cotidiano, numa abordagem sciocultural, desde o recolhimento da matria-prima principal, a argila, ao trabalho de produo das peas. Incentivados pela poltica de Registros dos Bens Culturais de Natureza Imaterial do IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional), atualmente inventariando a Arte Santeira do Piau, nos atentamos a pesquisar a cermica do Poty Velho nesse mesmo vis. Pensaremos o ofcio e modos de fazer do ceramista como um bem imaterial. E assim indagaremos: Como se d esse modo de fazer pensado como bem imaterial que deve ser salvaguardado? Como se faz cermica em Teresina?O que representado na cermica do Poty Velho? E quais as intervenes e efeitos do SEBRAE-PI, da Prefeitura de Teresina e Associao dos ceramistas do Poty Velho nos anos de 2000 a 2006? Inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliogrfica para identificao de textos de natureza diversa sobre a histria do Piau, da cidade de Teresina e do artesanato no estado e particularmente o artesanato em argila na cidade de Teresina. Pesquisaremos em diversas

instituies: Bibliotecas da Universidade Federal e Estadual do Piau; o Arquivo Pblico do Piau; Fundao Monsenhor Chaves; Fundao CEPRO; SEBRAE-PI; alm de pginas da web. Nesses espaos procuramos informaes que subsidiaram um conhecimento preliminar de nosso objeto. Ao longo das pesquisas de campo desenvolvemos a metodologia da Histria Oral. Realizamos entrevistas temticas o oficio do ceramista e aplicamos os procedimentos metodolgicos contidos no Manual de Aplicao do Inventrio Nacional de Referncias culturais IRNC. Esse suporte metodolgico foi produzido pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN. O contato com essa metodologia foi possvel atravs do Diretrio de Pesquisa Ensino, Memria e Patrimnio Cultural, que tem como lder a Professora Doutora urea da Paz Pinheiro da UFPI. O Manual de aplicao permitiu o levantamento e a sistematizao de conhecimentos sobre o oficio e modos de fazer dos artesos. As entrevistas visavam capturar a natureza do oficio, a percepo de rupturas e continuidades, bem como a valorizao das peculiaridades locais.

Bens Culturais e Histria Esta uma pesquisa histrica? Essa foi uma indagao que nos foi feita por um estudante de histria a respeito da nossa pesquisa. Seu questionamento partiu da idia de que a matria do historiador o tempo passado e que trabalhar algo to prximo seria campo do socilogo e do antroplogo. As nossas reflexes nesse tpico vm a respond-lo. Partiremos do princpio de como se entende o Tempo, afinal o que o tempo? Podemos distinguir duas expresses de tempo, o tempo cronolgico e o tempo do historiador. O primeiro se trata de uma noo de tempo construdo: passado, presente e futuro que fazem parte de uma conveno. O segundo por muito, foi tido como um ensaio sobre o passado, do qual o historiador teria a segurana da concretude dos fatos por sua distncia temporal ele estaria assim isento de uma carga emotiva diante do fato estudado, ele estaria o mais prximo possvel da imparcialidade e da objetividade (MULLER, 2007) Por outro lado no concebemos esse tempo do historiador restrito ao passado, perceber o homem na sua durao engloba tanto um passado distante quanto um passado recente. Portanto tambm faz parte do oficio do historiador se dedicar ao estudo do homem no presente. [...] o objeto da historia , por natureza, o homem. Digamos melhor: os homens.

(BLOCH, 2001, p.54) dos homens no tempo, na sua durao. Durao que no se limita em recortes distantes, falar do prximo seria tambm objeto de investigao histrica. Mas afinal, o que fazer uma histria do Tempo Presente? Inicialmente, questionam a proximidade temporal da histria do tempo presente, no seria um perigo o historiador falar do seu tempo? Por ser contemporneo do seu objeto o historiador estaria em vantagem por estar em contato com as experincias, assim seu caminho no seria ofuscado pelas marcas do tempo, por ele deter os signos e linguagens de tal sociedade. Nesse sentido Roger Chartier ensaia sobre o fazer do historiador no tempo presente em vantagem ao historiador do tempo consumado:

Inveja, enfim, porque o historiador do tempo presente contemporneo do seu objeto e, portanto partilha com aqueles cuja a histria ele narra as mesmas categorias essenciais, as mesmas referencias fundamentais. Ele pois o nico que pode superar a descontinuidade fundamental que costuma existir entre o aparato intelectual, afetivo e psquico do historiador e dos homens e mulheres cuja a histria ele escreve. Para o historiador dos tempos consumados o conhecimento histrico sempre uma difcil operao de traduo, sempre uma tentativa paradoxal: manifestar sobre o modo de equivalncia um afastamento irredutvel. Para o historiador do tempo presente, parece infinitamente menor a distncia entre a compreenso que ele tem si mesmo e a dos atores histricos, modestos ou ilustres, cujas maneiras de sentir e de pensar ele reconstri. (CHARTIER, 2005, 216 )

A contemporaneidade proporciona ao historiador um leque de possibilidades documentais: imprensa, fontes visuais, orais alm de utilizar as fontes tradicionais, os documentos oficiais, arquivos. A habilidade de produzir sua fonte se d atravs da metodologia da Histria Oral. As fontes da imprensa diria, os jornais, so acusadas de portadoras de opinies tendenciosas, que as informaes nelas vinculados obedecem a interesses de grupos sociais. No podemos deixar de entender que qualquer produo de documentos possui interesses de seu produtor. O historiador que utiliza uma fonte do sculo XIX, tambm deve est atento para os interesses que o produtor objetivava ao produzi-la. J a principal crtica se d em especial fonte oral, questionam at que ponto se pode confiar nessa memria, repletos de lapsos, esquecimentos e silncios. Destacamos que o tempo presente o tempo da memria e da lembrana, proporcionando ao historiador desvendar o presente. No podemos descartar a fonte oral pela sua carga de subjetivao, cabe o historiador historicizar essa memria, procurar saber o porqu dos esquecimentos, dos lapsos, dos silncios. A Histria do Tempo Presente torna possvel o dilogo entre a subjetividade das fontes e dos objetos com a cientificidade que anlise dessas fontes possibilita. (BDARIDA,1992)

Alm da temporalidade, nosso trabalho tambm recebeu crticas quanto tema. Falar dos do oficio e modos de fazer do arteceramista seria trabalho de Histria ou de Antropologia? H muito tempo as porteiras das reas de conhecimentos foram abertas. Lembremos que Lucien Febvre (FEBVRE apud BURKE, 1992) j nos dizia Historiadores sejam antroplogos, socilogos, psiclogos [...] Os Annales nos legou a perspectiva interdisciplinar, por que no usa-la? Fazemos uma Histria - antropolgica ou uma Antropologia-histrica.

A cermica do Poty Velho: ofcio e modos de fazer


A Cermica em si uma atividade popular que busca solues de problemas do cotidiano do povo simples... Mas, uma viso mais atenta nos leva a ver em cada pea no a sua simples materialidade, o simples objeto utilizado por populaes carentes. Cada objeto representa um modelo, uma tradio, um contexto social e econmico, um processo criativo. Reflete uma dimenso de arte, fixa um momento de emoo, revela uma criao esttica. (MENDES, 1987, p. 45-48).

No Mendes nos permite pensarmos a produo de cermica no Piau para alm de uma simples atividade da populao pobre. Conclama a pensarmos a produo ceramista como materializao dos sentimentos de seu produtor, uma forma de exteriorizar suas sensaes. Prximo ao encontro de dois rios, o Poty e o Parnaba, o trabalho dos arteceramistas do Poty Velho vem sendo executado h geraes. A arte em barro um trabalho essencialmente familiar, o ofcio passado de pai para filho. A prtica de passar os ensinamentos para as novas geraes a principal e, talvez a nica garantia da permanncia do ofcio e modos de fazer do arteso do Poty Velho. No estamos aqui, sinalizando uma reflexo a cerca de uma decadncia da prtica desses artesos, por uma possvel resistncia dos jovens em aprender e desenvolver o trabalho de seus pais. Pelo contrrio, identificamos a fora e interesse dos jovens em dar continuidade tradio ceramista. Espervamos um desinteresse desses jovens. Partamos da idia de que um trabalho manual de tcnicas e ferramentas rudimentares, no despertaria interesse de uma gerao como a nossa, a era do chip. Ignorvamos que a motivao para prtica artesanal no obedece a idias to simplistas. Um dos sentidos atribudos valorizao do artesanato, como nos deixa entender Le Goff (2002) atender a necessidade das pessoas que aps a Revoluo Industrial passaram a revalorizar os trabalhos manuais para escapar dos produtos padronizados, de forma a nos sentimos nicos, diferentes. Possuir um produto feito mo significaria a sua singularidade preservada.

A continuidade dos saberes artesanais possui motivaes que seguem a dinmica de sua natureza. Ou seja, cada saber carrega uma serie de sentidos que possibilita a sua permanncia. O nosso caso especfico, o arteceramista do Poty Velho possui sentidos que legitimem a sua continuidade. Podemos tentar elencar alguns desses, mas sabendo que no podemos esgotar sentidos e motivaes que povoam o oficio de nossos arteceramistas. Arriscaremos em ensaiar alguns sentidos. O ofcio constitui uma representao da identidade daquele povo, os modos de fazer um reflexo daquilo que pensam e principalmente do que sentem. Na modelagem do barro revela-se uma materializao da cultura popular. E ento, uma prtica participante da identidade, da cultura no algo que desaparece. Possui mecanismos que garantem sua manuteno e talvez um desses seja a grande apelo emocional que o arteso atribui a fabricao de suas peas. A relao de paixo que o arteso estabelece com suas peas,assim como a receptividade dos que a consomem regulamenta a existncia do saber. Destacamos interesse dos jovens em dar continuidade a um trabalho que j era executado pelos seus avs. Atribumos esse interesse para valorizao da atividade ceramista, eles vem o trabalho de seus pais e avs serem valorizados pela sociedade, principalmente aps a criao da Associao (quando) Arcepoti e do Plo Cermico e ento se sentem chamados a fazer parte do trabalho que reafirma suas razes, seus vnculos familiares. A emergncia da atividade ceramista proporcionou a possibilidade de renda, afastou as resistncias de alguns para o trabalho de ceramista. A ceramista Ana Clia Rodrigues (2007), em depoimento afirma, em tom de confisso: [...] Eu nunca pensava que eu ia trabalhar com essas coisas. Eu achava muito, sabe? Brega! Essas coisas, Ah! Coisa de gente pobre (risos) Ai, eu comecei a trabalhar para ganhar meu dinheirinho e dei mais valor. Mas afinal, como se d o ofcio e modos de fazer do arteceramista Poty Velho? Wagner Rodrigues em depoimento descreve seu cotidiano, destacando o processo e os executores:

A gente vai l no barreiro dos tijolos, a gente pega ela (argila) ainda em gros, muito dura, a gente bota ela de molho, passa trs dias de molho. Dois dias de molho. A a vem o rapaz pra poder amassar na enxada e pisando, passa a questo de mais um dia pra poder amassar cinco carroada de barro e ai no outro dia ele faz as bolas pra poder trazer pra c, traz na carroa. Questo de mais dois dias, ai passa no cilindro depois do cilindro vem pra c (oficina de torneagem), daqui a gente j bota pra fazer um monte de barro, a i o rapaz ainda d umas duas viradas amassando e cortando com o arame pra poder tirar alguns pedaos de pau de razes, essas coisas, ai j t quase no ponto de ir pro torno, do torno a gente faz a pea, depois ainda vem o acabamento. (RODRIGUES, 2007)

O modo de fazer do ceramista orientado por um trabalho em grupo, cada uma possui sua especialidade. O mestre o que detm maior habilidade em desobedecer a hierarquia de mestre - aprendiz. Os aprendizes trabalham principalmente no preparo da argila, na pintura e na queima, atividades secundrias a modelagem. Todavia, a parceria mestre-aprediz parece diferente. O trabalho no se reduz ao mestre e ao aprendiz. Na maioria das oficinas o trabalho divido de acordo com a habilidade de cada um. O que melhor prepara a argila, o que manuseia a modelagem no torno, o que melhor modela, manualmente, os que queimam e os que pintam as peas. Incentivados pelas polticas de Registros dos Bens de Natureza Imaterial do IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional) e a luz do artigo 216 da Constituio Federal:

Art. 216. Constituem patrimnio cultural brasileiro os bens de Natureza material e imaterial, tombados individualmente ou em conjunto, portadores de referencias identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem ( EC n 42/2003) I- as formas de expresso; II- os modos de criar, fazer e viver [...]

Conceber o ofcio e modos de fazer do arteceramista como bem de nosso patrimnio imaterial entend-lo como marca que constitui referncias identidade de um determinado grupo social. So prticas desenvolvidas por atores sociais, de saberes especializados com tcnicas e matrias-primas que os identifica enquanto grupo social. Portanto, o reconhecimento do ofcio e modos de fazer dos ceramistas como elemento significante de uma cultura, tomado como importante vertente para valorizao tanto da atividade ceramista quanto da valorizao s expresses culturais locais.

ACERPOTI: a organizao dos arteceramistas Ao dia 16 de outubro de 2006 - a inaugurao do Plo Cermico do Poty Velhosignificou para os ceramistas um divisor de guas em suas vidas. Aquele dia ficaria marcado na memria de cada arteso. O espao do Plo Cermico representava uma vitria, fruto de uma toda uma luta. O lugar para eles, tomou novos rumos pretendiam apenas melhorar a infra-estrutura de suas oficinas, galpes de taipas que dividiam entre produo, comercializao e moradia, alm dos inmeros transtornos durante o perodo de chuvas. Com

a inaugurao do Plo Cermico, o lugar se afirmava no s como um simples local de produo e comercializao de cermica em Teresina - Piau, mas o mais novo ponto turstico da cidade. A Associao criada em 1998, apontada como principal arma de organizao, reivindicao e valorizao da atividade ceramista. O principal sonho daqueles artesos que se organizavam, era a construo da Vila do Arteso, espao onde pudessem morar, fabricar e comercializar suas peas, infra-estrutura bsica que os retirassem das pssimas condies de trabalho. A causa dos arteceramistas ganhou respaldo atravs da criao da Arcepoti. Na qualidade de instituio em defesa e em busca dos direitos dos artesos, procura a partir da sua unio novas condies, tendo em vista que os ceramistas enquanto indivduos pouco podem fazer, pois so mais ouvidos enquanto associaes e cooperativas. A Arcepoti, a Prefeitura e Teresina e outros parceiros financiaram a construo do Plo Cermico. O Plo Cermico assumiu papel relevante, gerador de emprego e renda alem de se revelar um promissor ponto turstico de Teresina. O SEBRAE-PI foi um importante agente nos novos significados atribudos a produo das peas. Essa instituio promoveu cursos de capacitao, procurava dinamizar e

aperfeioar as tcnicas de produo com objetivo de tornar as peas mais competitivas no mercado Essa ao pode ter sido a maior mudana visualizada no oficio do ceramista, pois de simples potes, jarros e filtros os ceramistas passaram a produzir sofisticadas peas decorativas. Ressaltamos que todas as mudanas, principalmente, a melhoria das condies de infraestrutura se deu atravs da mobilizao dos ceramistas em reivindicar seus direitos.

Consideraes Finais Como j anunciamos no inicio do texto, esta comunicao o a apresentao de nossas primeiras impresses, em busca da Historia da Memria dos arteceramistas do Poty Velho em Teresina. Inicialmente empreendemos uma tentativa de legitimar a pesquisa. Defendemos a possibilidade de se fazer uma histria do tempo presente. Ao passo que por estranheza de alguns e admirao de outros pretendemos construir um trabalho de Antropologia-Histrica.

Num segundo momento ensaiamos sobre nossa matria principal: o oficio e modos de fazer do Arteceramista, pensando seu oficio como um bem imaterial. Significamos ainda, a importncia da organizao dos ceramistas enquanto associao, como um fator importante para a concretizao do sonho-A construo do Plo Cermico. Esses pontos caracterizam como j enfatizamos, nossas primeiras impresses, destacamos que ainda temos muito que ouvir, a significar e a aprender a cerca do ofcio e modos de fazer do Arteceramista de Teresina.

Referncias BDARIDA, Franois. Tempo presente e presena da histria. In: AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de Morais (coords.). Usos e Abusos da Histria Oral. - 7 ed -. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. p.203-209. BRASIL. Constituio Federal. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Publicao Braslia Senado Federal 2004. BURKE, Peter. Histria como memria social. In: Variedades de histria cultural. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006. CADERNOS DE TERESINA, Fundao Monsenhor Chaves. n. 35, mar. 2003. p.82-89 CHAUVEAU, Agns; TTART, Philipe. Questes para a histria do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999. p.7-37 FONTENELE, Sergio. Artesos do Poti Velho vencem a pobreza. < disponvel em: www.acessepiaui.com.br.> Acessado em 18 de janeiro de 2008. INVENTRIO NACIONAL DE REFERNCIAS CULTURAIS, IPHAN-Minc, Braslia, 2000. LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Artesos. In: Dicionrio Temtico do Ocidente Medieval. So Paulo: EDUSC, 2.v, 2002. MENDES, No. Cermica Popular Piauiense. In: CADERNOS DE TERESINA, Fundao Monsenhor Chaves. Ano I, n.3, dez.1987, p.45-48. RIOUX, Jean-Pierre. Pode-se fazer uma histria do presente? In: CHAUVEAU, Agnes. Questes para a historia do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999. p.39-50. Fontes DA PAZ, Jos de Ribamar Moraes. Entrevista concedida a Ariane dos Santos Lima e Marluce Lima de Morais. Teresina: dezembro de 2007.

RODRIGUES, Wagner. Entrevista concedida a Ariane dos Santos Lima e Marluce Lima de Morais. Teresina: dezembro de 2007. RODRIGUES, Ana Clia. Entrevista concedida a Ariane dos Santos Lima e Marluce Lima de Morais. Teresina: dezembro de 2007.

Esse artigo foi orientado pela Professora Doutora urea da Paz Pinheiro e ao Professor Mestre Raimundo Lima; ii A idia de se trabalhar a produo ceramista no bairro Poty Velho em Teresina se desenvolveu a partir da disciplina Histria das Idias Polticas e Sociais, Ministrada pela professora Maryneves S. rea Leo Sousa, a turma teria que pesquisar os diversos aspectos do bairro Poty Velho ( a produo de artesanato, a tradio pesqueira, os empreendedores, o turismo...)

S-ar putea să vă placă și