Sunteți pe pagina 1din 3

Habeas Pinho

Autor: Ronaldo Cunha Lima FONTES: As fontes so diversas, assim, como seus contedos que apresentam distores.
http://www.paginalegal.com/2008/02/06/habeas-pinho/ http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2008/08/22/habeas-pinho-poemas-de-ronaldo-cunha-lima-e-roberto-pessoa-de-souza/ http://www.youtube.com/watch?v=mWMqllc0mZo

FONTES: Corria a dcada de 60 quando a polcia de Campina Grande, Paraba, apreendeu o violo de um grupo de bomios que fazia uma serenata. Estes procuraram o advogado Ronaldo Cunha Lima, ento recm-formado, tambm apreciador de serestas, que depois seria governador, senador e deputado federal. O advogado endereou ao juiz uma petio nos seguintes termos: HABEAS PINHO Sr. Juiz Roberto Pessoa de Sousa O instrumento do crime que se arrola Neste processo de contraveno No faca, revlver ou pistola, Simplesmente, doutor, um violo. Um violo, doutor, que na verdade, No feriu nem matou um cidado, Feriu, sim, mas a sensibilidade De quem o ouviu vibrar na solido. O violo sempre uma ternura, Instrumento de amor e de saudade, O crime a ele nunca se mistura, Entre ambos inexiste afinidade. O violo prprio dos cantores, Dos menestris de alma enternecida Que cantam mgoas que povoam a vida E sufocam as suas prprias dores.

O violo msica e cano, sentimento, vida, alegria, pureza e nctar que extasia, adorno espiritual do corao. Seu viver, como o nosso, transitrio, Mas seu destino, no, se perpetua. Ele nasceu para cantar na rua E no para ser arquivo de Cartrio. Ele, Doutor, que suave lenitivo Para a alma da noite em solido, No se adapta, jamais, em um arquivo Sem gemer sua prima e seu bordo. Mande entreg-lo, pelo amor da noite, Que se sente vazia em suas horas, Para que volte a sentir o terno aoite De suas cordas finas e sonoras. Libere o violo, Doutor Juiz, Em nome da Justia e do Direito, crime, porventura, o infeliz Cantar as mgoas que lhe enchem o peito? Ser crime, afinal, ser pecado, Ser delito de to vis horrores, Perambular na rua um desgraado Derramando nas praas suas dores? Mande, pois, libert-lo da agonia (a conscincia assim nos insinua) No sufoque o cantar que vem da rua, Que vem da noite para saudar o dia. o apelo que aqui lhe dirigimos, Na certeza do seu acolhimento, Juntando desta aos autos ns pedimos E pedimos, enfim, deferimento. Ronaldo Cunha Lima, advogado.

O juiz Roberto Pessoa de Sousa, por sua vez, despachou utilizando a mesma linguagem do poeta Ronaldo Cunha Lima: O verso popular.

Recebo a petio escrita em verso E, despachando-a sem autuao, Verbero o ato vil, rude e perverso, Que prende, no Cartrio, um violo. Emudecer a prima e o bordo, Nos confins de um arquivo, em sombra imerso, desumana e vil destruio De tudo que h de belo no universo. Que seja Sol, ainda que a desoras, E volte rua, em vida transviada, Num esbanjar de lgrimas sonoras. Se grato for, acaso ao que lhe fiz, Noite de luz, plena madrugada, Venha tocar porta do Juiz.

S-ar putea să vă placă și