Sunteți pe pagina 1din 4

Cultivando um jardim de ervas

As ervas so provavelmente o grupo de plantas mais popular e intrigante que existe. Sem dvida, a explicao para isto a de que h sculos as ervas vm sendo usadas de muitas maneiras diferentes. Elas do sabor aos nossos alimentos, perfumam nossas casas e corpos, decoram nossos jardins e curam nossas doenas. De uma forma ou de outra, as ervas entram em nossas vidas. Neste artigo vamos mostrar como cultivar um jardim de ervas.

Preparando o solo para plantar um jardim de ervas


D graas a Deus se voc tiver sorte o suficiente para ter um jardim com solo frtil, que seja profundo e fcil de trabalhar. No fcil encontrar um bom solo para jardim, e a maioria dos jardineiros iniciantes logo percebe que precisa melhorar uma ou mais condies do solo. As ervas podem sobreviver em uma grande variedade de tipos de solo, mas fazendo algumas mudanas simples para a preparao, seu solo pode ficar fcil de usar e produtivo da maneira que voc quiser. Um bom solo deve ser conservado atravs de cuidados apropriados. Nesta seo, ensinaremos a voc os princpios.

Tcnicas de preparao do solo para jardim de ervas


Agora que voc sabe do que precisa, j est pronto para entender o programa de melhoria do solo. Nesta seo, voc aprender como testar a textura e a fertilidade de seu solo. Assim, voc vai ver o que pode fazer para melhorar as deficincias do solo. No h razo para se preocupar se no ficar satisfeito com os resultados do seu teste. Melhorar o solo do seu jardim uma tarefa fcil de ser cumprida e faz parte da jardinagem. Lembre-se: o processo de melhoria do solo no precisa acontecer todo no primeiro ano de jardinagem. No tenha pressa ao trabalhar com seu solo, e voc poder tirar proveito dos benefcios de muitos anos de boa produtividade. Vamos mostrar a voc como melhorar, fertilizar e reciclar o solo para que suas ervas cresam da melhor maneira possvel.

Cultivando ervas
Mais cedo ou mais tarde, a maioria de ns resolve tentar cultivar algumas das nossas ervas favoritas. Se no tivermos um solo preparado, comeamos com um pote de salsinha no parapeito da janela da cozinha ou com uma pequena fileira de temperos na horta. Depois de comear, a maioria dos jardineiros acaba aumentando o nmero de ervas que cultivam, simplesmente porque muitas delas florescem com poucos cuidados. Nesta seo, discutiremos os melhores mtodos de se comear um jardim de ervas.

Dicas de cultivo de ervas


Como em qualquer outro jardim, existem esquemas e opes diferentes de desenho ao plantar seu jardim de ervas. Voc prefere um jardim em um recipiente perto da cozinha para as ervas aromticas que voc adora usar em suas receitas de gourmet? Voc gosta de fileiras e mais fileiras de erva doce que balanam com a brisa em um dia com vento? Voc suspira toda vez que passa em frente a um daqueles sofisticados jardins temticos? Quer plantar um jardim misto cheio de ervas, verduras e at flores comestveis? Nesta seo, vamos explorar as diferentes opes de jardins de ervas e ajud-lo a planejar o esquema do seu jardim para que voc possa plantar.

Se voc gosta de cozinhar ou comer, nada tem gosto to bom como algo que voc mesmo preparou. Seu jardim de ervas ser uma fonte de temperos cheirosos e deliciosos para as suas refeies favoritas. Vamos comear preparando o solo para plantar um jardim de ervas. Se voc gosta de cozinhar ou de comer, nada tem gosto to bom como algo que voc mesmo preparou. Seu jardim de ervas ser uma fonte de temperos cheirosos e deliciosos para as suas refeies favoritas. Vamos comear preparando o solo para plantar um jardim de ervas.

Preparando o solo O segredo para se manter um jardim um bom solo. Mesmo que algumas ervas sejam relativamente resistentes e exijam pouco cuidado, voc descobrir que um pouco de preparao pode garantir o sucesso. Melhorando o solo do seu jardim Um bom solo tem 50% de corpos slidos e 50% de espao poroso, que d espao para gua, ar e razes de plantas. Os corpos slidos so matria inorgnica (partculas de rocha finas) e orgnica (matria de plantas em decomposio). A poro inorgnica do solo pode ser dividida em trs categorias baseadas no tamanho das partculas que contm. A argila tem as menores partculas de solo; o limo tem partculas de tamanho mdio; e a areia tem as partculas mais grossas. A quantidade de argila, limo e areia em um solo determina sua textura. O solo de marga, ideal para jardinagem, uma mistura de 20% de argila, 40% de limo e 40% de areia.
2006 Publications International, Ltd. Um bom solo o segredo para se obter ervas saudveis

Algumas pessoas querem colocar verduras no jardim de ervas. Para ter uma colheita de ervas e verduras melhor e maior, voc vai ter que melhorar a textura e a estrutura do seu solo. Esta melhoria, seja para melhorar a drenagem do solo ou para segurar mais gua, pode ser alcanada facilmente ao se adicionar matria orgnica. A matria orgnica aquele material que um dia foi vivo e agora est morto e se decompondo. Voc pode usar materiais como espigas de milho, serragem, cascas de rvore, palha, feno, grama que foi cortada e cobertura de plantaes para servir de matria orgnica. Seu prprio adubo composto pode fornecer-lhe excelente matria orgnica para enriquecer o solo. A cada primavera, enquanto voc prepara o jardim para plantar, acrescente matria orgnica ao solo arando ou mexendo com uma p. Se forem usados materiais no decompostos, os microorganismos que quebram as partculas destes materiais vo usar o nitrognio do solo. Para compensar esta perda de nitrognio, aumente a quantidade de fertilizante de nitrognio que voc vai acrescentar ao solo. O prximo passo no programa de melhoria do seu solo testar os nveis de nutrientes. O escritrio de Extenso Cooperativa local de seu municpio pode aconselh-lo sobre testes de solo em sua rea. A amostra de seu solo ser enviada para um laboratrio para determinar quaisquer deficincias de nutrientes necessrios a um cultivo de plantas bem sucedido. No esquea de informar o laboratrio de que as amostras vm de um jardim de ervas e/ou verduras. O relatrio do teste vai indicar a quantidade e tipo de fertilizante necessrio para um jardim domstico. Siga as recomendaes do laboratrio o mximo possvel durante a primeira poca de cultivo. Falaremos mais sobre fertilizao na prxima seo (Tcnicas de preparao de solo para jardim de ervas). Os nveis de nutrientes necessrios dependem do tipo de solo e de plantas a serem cultivadas. Embora as diferentes ervas tenham exigncias diferentes, a instituio que testa o solo calcula uma quantidade mdia ideal de fertilizante e cal. O resultado do teste do solo vai indicar o pH (equilbrio cido-alcalino) do solo e tambm o contedo de nitrognio, fsforo e potssio. O pH medido em uma escala de 1 (mais cido ou azedo) a 14 (mais alcalino ou doce), com o 7 representando pH neutro. A maioria 2006 Publications International, Ltd. das plantas produzem melhor em um solo que tenha o Para verificar rapidamente a textura do solo, pH entre 5.5 e 7.5. pegue um pouco de terra mida e aperte levemente com a mo O pH importante porque ele afeta a disponibilidade da maioria dos nutrientes essenciais no solo. O laboratrio vai considerar o tipo de solo que voc tem, o nvel de pH e as plantas que voc pretende cultivar para fazer uma recomendao de ajuste de pH. Os nveis de fsforo (P) e potssio (K) sero indicados como "baixo", "mdio" ou "alto". O nvel alto o ideal para ambos os nutrientes em jardins de ervas e verduras. Se o resultado do seu teste for diferente de alto, ser feita uma recomendao do tipo e da quantidade de fertilizantes.

Apesar de o nitrognio (N) ser tambm necessrio em quantidades grandes, o nvel de nitrato do solo no geralmente testado porque a gua da chuva o escoa do solo, o que resulta facilmente em baixos nveis. Recomenda-se quase sempre a adio de nitrognio ao usar um fertilizante completo. Testes de outros elementos esto disponveis caso voc queira, mas so necessrios apenas em circunstncias especiais. Ajustando o pH do solo Os resultados do teste de solo podem aconselh-lo a aumentar o pH adicionando uma quantidade recomendada de cal ao solo. A pedra calcria dolomtica moda a melhor e pode ser aplicada a qualquer poca do ano sem prejudicar as plantas. Pode ser que recomendem que voc abaixe o pH adicionando uma quantidade recomendada de produto sulfrico. O sulfato de amnio o produto sulfrico mais usado. Espalhe a cal ou o enxofre por igual em todo seu jardim e misture-o ao solo mexendo ou arando. Fertilizando: como e por que faz-lo Muitos jardineiros inexperientes acham que pelo fato de at agora as suas ervas estarem indo bem sem fertilizante, elas continuaro assim no ano seguinte. Porm, no to simples assim. Embora suas plantas dem ervas sem voc usar o fertilizante, voc no conseguir o melhor delas. Plantas fertilizadas adequadamente sero mais saudveis e mais resistentes a doenas e a ataques de pestes, oferecendo ervas de melhor qualidade. H dois tipos de fertilizantes: orgnicos e inorgnicos. Ambos contm os mesmos nutrientes, mas a composio e ao diferem em vrias questes. No faz diferena para a planta se os nutrientes vm de uma fonte orgnica ou inorgnica, contanto que os nutrientes estejam disponveis. No entanto, vale a pena considerar as diferenas entre os dois tipos. Os fertilizantes orgnicos vm de animais e plantas. Os nutrientes dos fertilizantes orgnicos devem ser quebrados durante algum perodo de tempo por microorganismos no solo antes de se tornarem disponveis para as plantas. Portanto, os fertilizantes orgnicos no oferecem solues instantneas para as deficincias de nutrientes no solo. Sangue seco, algas e farinha de ossos so tipos de fertilizantes orgnicos. Estercos tambm so orgnicos. Eles so mais volumosos e contm menores percentagens de nutrientes do que outros fertilizantes naturais. No entanto, eles oferecem a vantagem de melhorar imediatamente a textura do solo, aumentando o nvel de matria orgnica. Pelo fato de os fertilizantes orgnicos geralmente no serem bem equilibrados em quantidade de nutrientes, voc vai provavelmente ter de usar uma mistura deles para garantir um equilbrio nesta quantidade. A tabela abaixo, assim como as orientaes no pacote, pode ser usada como guia para voc fazer sua prpria mistura. Incorpore sua mistura ao solo enquanto prepara seu jardim de primavera. Aplique novamente como um adubo durante a poca de cultivo. Quando voc usa um fertilizante inorgnico, os nutrientes esto imediatamente disponveis para o uso da planta. Qualquer embalagem de fertilizante tem trs nmeros impressos, algo como 5-10-20, para indicar a percentagem dos nutrientes principais que ele contm. O nitrognio representado pelo primeiro nmero (5% neste exemplo), o fsforo representado pelo segundo (10%); e o potssio pelo terceiro (20%). Os 65% restantes so uma mistura de outros nutrientes e material neutro. Um fertilizante bem balanceado e completo consiste dos trs nutrientes principais em propores de alguma forma equilibradas. Recomendase o uso de um fertilizante completo em um jardim de vegetais ou de ervas contanto que a quantidade de nitrognio no seja maior do que 20%. Um fertilizante tpico usado em jardins comestveis 10-10-10. Anlise de fertilizantes orgnicos Fertilizante Sangue seco Algas marinhas Nitrognio - Fsforo - Potssio (N-P-K) 13 - 1.5 - 0 3 - 22 - 0

Farinha de semente de algodo 6 - 2.6 - 2 Esterco de gado 0.5 - 0.3 - 0.5

Esterco de cavalo Esterco de galinha

0.6 - 0.3 - 0.5 0.9 - 0.5 - 0.8

Isto apenas o comeo de nossa discusso sobre fertilizao. Continue a ler e aprender sobre o programa de dois estgios para fertilizar seu jardim, alm de compostagem e reciclagem do solo.

S-ar putea să vă placă și