Sunteți pe pagina 1din 7

REMADA ALTA

Este foi o exerccio escolhido pelo grupo, se constituindo em um dos mais populares para fortalecimento da musculatura que participa dos movimentos da articulao dos ombros. Possumos um grande nmero de msculos que fazem estas funes, segundo MIRANDA (2008) so onze ao todo, porm no que tange a atividade em voga, faz-se necessria a ateno sobre os responsveis diretos pela execuo da mesma, ou seja, realiza-se o exerccio para o desenvolvimento dos trapzios e dos deltoides. Existem algumas articulaes envolvidas no exerccio, como a mero-radial, a rdio ulnar distal e proximal, rdio carpal, as da cintura escapular (como a esternoclavicular e a acromioclavicular), porm vamos nos ater glenoumeral, esta importante ligao entre o esqueleto apendicular e o axial, formada pela unio da cabea esfrica do mero com a cavidade glenide da escpula. A glenoumeral sinovial, possuindo como elementos principais uma cartilagem articular nutrida pelo lquido sinovial, um lquido viscoso que possui a tarefa de nutrir e diminuir a frico sobre a cartilagem, quando da movimentao da mesma, sendo esta envolvida para maior fixao e proteo pela cpsula articular (produtora do lquido em lide). do tipo esferide, pois apresenta uma cabea esfrica (do mero), encaixando-se em uma cavidade (glenide), permitindo assim movimentos em todas as direes do espao. Por ser triaxial pode se movimentar pelos trs planos e eixos, em um grau avanado de liberdade far movimentos como o de flexo, extenso, abduo, aduo, rotao, circunduo e outros.

A articulao do cotovelo do tipo gnglimo (ou dobradia) formada pela articulao do mero com o rdio e a ulna.

Passemos a fazer algumas consideraes sobre os msculos envolvidos diretamente na remada alta. DELTIDE: Se origina na clavcula e na escpula, na parte posterior do ombro e se estende at o brao precisamente na tuberosidade para o msculo deltide. Possui a funo de realizar a rotao e a elevao do brao, dividido em trs pores: a anterior eleva o brao para a frente, a mdia eleva-o para o lado e a posterior eleva o brao para trs.

TRAPZIO: Se origina na base occipital e estende-se para a lateral e para baixo do pescoo entre as escpulas, at a dcima segunda vrtebra torcica, tendo como insero o tero lateral da clavcula. Tem a funo de elevar a cintura escapular, ajuda a girar a cabea e leva a escpula para cima, para baixo e para os lados. dividido didaticamente em trs partes: a descendente, que vai da base do crnio at a clavcula, a transversa que se origina na altura da stima vrtebra cervical e nas trs primeiras vrtebras torcicas e vai at a espinha da escpula e a ascendente que vai da quarta dcima segunda vrtebra torcica.

Sendo um exerccio de musculao temos que consiste na execuo de movimentos contra resistncia, podendo ser realizado com halteres, barra ou na mquina com polia baixa. EXERCCIO

OBJETIVO: Hipertrofia VELOCIDADE DO MOVIMENTO: Lenta com a puxada e a volta posio inicial. REPETIES: 3 sries de 8 repeties (De acordo com UCHIDA (2003) o peso vai variar entre 67% e 85% da carga obtida com 1RM FREQUNCIA SEMANAL: Para o mesmo grupo muscular 1 a 3 dias por semana. INTERVALO ENTRE AS SESSES: De 48h 72h INTERVALO ENTRE OS EXERCCIOS: 1 minuto MODO DE EXECUO DO EXERCCIO: Fique em p com os membros inferiores levemente afastados, segurando uma barra com a pegada pronada, com as mos afastadas uma da outra cerca de 25 cm segurando os halteres. Estes devero estar firmes junto ao corpo, inspire e eleve-a at que eles cheguem ao queixo, fazendo a abduo do ombro, somada a flexo do cotovelo e, no final do movimento, faa a elevao da escpula. Mantenha as costas retas e abaixe bem lentamente, expirando e controlando a descida dos pesos at a posio inicial, evitando assim qualquer movimento brusco que sobrecarregue a coluna lombar.

Devemos ressaltar que o movimento feito com na mquina obedece a mesma dinmica, porm no lugar dos halteres seguramos uma barra.

CONSIDERAES

SOBRE

OS

DISPOSITIVOS

DE

RESISTNCIA

GRAVIDADE-DEPENDENTE (EXERCCIOS NA POLIA) Neste caso o peso a ser levantado preso a um cabo, que passa por uma ou mais roldanas. Este sistema torna o trabalho verstil e conveniente para o trabalho de msculos isolados. A amplitude dos movimentos realizados neste tipo de aparelho limitada, e muitos alunos no se adaptam estrutura do aparelho. CARACTERSTICAS BIOMECNICAS CINEMTICA (descrio do movimento)

Quanto ao tipo de movimento: Trata-se de um movimento rotatrio ( o movimento de um objeto sobre seu eixo fixo percorrendo uma trajetria curvilnea).

Quanto localizao do movimento: O movimento acontece no plano frontal e o eixo o ntero-posterior. Quanto musculatura e s articulaes envolvidas: Tem-se que o trabalho de abduo realizado pela articulao do ombro tem como motor primrio o deltoide, a elevao da cintura escapular, o trapzio e a flexo do cotovelo, o bceps braquial, o braquial e o braquiorradial na estabilizao do articulao do punho, que trabalhar em isometria. Outros msculos trabalham na estabilizao do movimento como os do manguito rotador, os do peito e outros da regio dorsal.

CINTICA (anlise de foras)

Quanto ao brao de momento de fora: sendo ele a distncia entre a insero do msculo e do eixo da articulao, tem-se que analisando a articulao glenoumeral, este ser a distncia entre ela e a insero do deltoide, que se d na altura do brao. Neste caso o msculo deve possuir fora bastante para compensar seu pequeno brao de momento.

Quanto ao brao de momento de resistncia: Ser a distncia entre a articulao e a fora resistente. Aplica-se o raciocnio distncia entre a resultante peso do halter e a articulao do ombro.

Quanto fora motora: No trabalho concntrico temos os msculos que funcionam como motor primrio dos movimentos: O deltoide e o trapzio (porm no podemos nos esquecer do trabalho de flexo de cotovelo executado pelos msculos do brao). Porm no trabalho excntrico a fora peso o motor e os msculos continuam trabalhando de maneira a frear o movimento.

Quanto cadeia: Tem-se que se trata de um movimento em cadeia cinemtica aberta, de acordo com CAMPOS (2000), este tipo acontece quando os msculos se contraem para movimentar determinado segmento distal que est livre no espao.

DIAGRAMA DE CORPO LIVRE Trabalho Concntrico Fm Pa

Fr Trabalho Excntrico Fr Pa

Fm

FOTOS PARA ILUSTRAO

ALGUMAS CONSIDERAES GERAIS: No treinamento com pesos livres h uma maior exigncia de estabilizao das articulaes envolvidas, o que aumenta a atividade muscular. A melhor maneira de se trabalhar com o peso livre posicionar o corpo de forma que a fora motiva muscular mova o peso na direo vertical para cima. Alm de muitos aparelhos no se adaptarem estrutura do aluno a amplitude dos movimentos realizados nestes aparelhos limitada. O exerccio feito com polias no requerem estabilizao e equilbrio na execuo do mesmo, ou seja, os estabilizadores deixam de ser acionados. Como vantagem apresentam a facilidade e a segurana. A musculao quando aplicada sem os conhecimentos advindos da biomecnica, torna-se perigosa, porm quando aplicada de forma correta, promove sade e qualidade de vida alm de prevenir dores e doenas.

S-ar putea să vă placă și