Sunteți pe pagina 1din 10

1 DANIEL BASTOS, GABRIEL AIRES, GUTTIEREZ LORRAN, GUILHERME MARTIN E CLEIDSON PEREIRA

MAL DE ALZHEIMER

Colgio Ulbra Palmas Palmas/TO Junho/2011

2 DANIEL BASTOS, GABRIEL AIRES, GUTTIEREZ LORRAN, GUILHERME MARTIN E CLEIDSON PEREIRA

MAL DE ALZHEIMER
Trabalho apresentado para avaliao

Bimestral da disciplina Biologia, ministrada pela professora Greyce Jovelli, do 1 ano, turma B.

Colgio Ulbra Palmas Palmas/TO Junho/2011

A vida feliz consiste na tranqilidade da mente. (Ccero)

4 SUMRIO

Introduo

. . . .

. . . .

. . . .

. . . .

. . . .

. . . .

. . . .

. . . .

. . . .

. . . .

. . . .

. . . .

. . . . . . . .

. . . .

. . . .

. . . .

. . . .

. . . .

. . . .

05 06 09 10

Desenvolvimento . Concluso . . . . .

. . . . . .

Bibliografia .

5 INTRODUO
Neste trabalho pretendemos apresentar o contedo da doena de Alzheimer, uma doena degenerativa, que atinge principalmente pessoas com mais de 60 anos, cujos principais sintomas se dividem em quatro fases, e os sintomas so: perda de memria, confuso mental, irritabilidade, agressividade, alteraes de humor, falhas na linguagem, tambm ao longo prazo o paciente comea a desligar-se da realidade. A doena atualmente no tem cura, mas assim como outras doenas degenerativas possvel trat-la.

6 DESENVOLVIMENTO
O Mal de Alzheimer, uma doena degenerativa que nos dias de hoje no tem cura, mas tem tratamento. O tratamento permite melhorar a sade, retardar o declnio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alteraes de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua famlia. a principal causa de demncia em pessoas com mais de 60 anos no Brasil e em Portugal, sendo mais de duas vezes mais comum que a demncia vascular, sendo que em 15% dos casos ocorrem simultaneamente. O nome Alzheimer vem do psiquiatra alemo Alois Alzheimer. PRIMEIRA FASE DOS SINTOMAS Os primeiros sintomas so muitas vezes falsamente relacionados com o envelhecimento natural ou com o estresse. Alguns testes neuropsicolgicos podem revelar muitas deficincias cognitivas at oito anos antes de se poder diagnosticar o Mal de Alzheimer por inteiro. O sintoma primrio mais notvel a perda de memria de curto prazo (dificuldade em lembrar factos aprendidos recentemente); o paciente perde a capacidade de dar ateno a algo, perde a flexibilidade no pensamento e o pensamento abstrato; pode comear a perder a sua memria semntica. Nessa fase pode ainda ser notada apatia, como um sintoma bastante comum. tambm notada uma certa desorientao de tempo e espao. A pessoa no sabe onde est nem em que ano est, em que ms ou que dia. Quanto mais cedo os sintomas forem percebidos e o tratamento mais eficaz o tratamento e melhor o prognstico. SEGUNDA FASE Com o passar dos anos, conforme os neurnios morrem e a quantidade de neurotransmissores diminuem, aumenta a dificuldade em reconhecer e identificar objectos (agnosia) e na execuo de movimentos (apraxia). A memria do paciente no afetada toda da mesma maneira. As memrias mais antigas, a memria semntica e a memria implcita (memria de como fazer as coisas) no so to afectadas como a memria a curto prazo. Os problemas de linguagem implicam normalmente a diminuio do vocabulrio e a maior dificuldade na fala, que levam a um empobrecimento geral da linguagem. Nessa fase, o paciente ainda consegue comunicar ideias bsicas. O paciente pode parecer desleixado ao efetuar certas tarefas motoras simples (escrever, vestir-se, etc.), devido a dificuldades de coordenao.

7
TERCEIRA FASE A degenerao progressiva dificulta a independncia. A dificuldade na fala torna-se evidente devido impossibilidade de se lembrar de vocabulrio. Progressivamente, o paciente vai perdendo a capacidade de ler e de escrever e deixa de conseguir fazer as mais simples tarefas dirias. Durante essa fase, os problemas de memria pioram e o paciente pode deixar de reconhecer os seus parentes e conhecidos. A memria de longo prazo vai-se perdendo e alteraes de comportamento vo-se agravando. As manifestaes mais comuns so a apatia, irritabilidade e instabilidade emocional, chegando ao choro, ataques inesperados de agressividade ou resistncia caridade. Aproximadamente 30% dos pacientes desenvolvem iluses e outros sintomas relacionados. Incontinncia urinria pode aparecer. QUARTA FASE Durante a ltima fase do Mal de Alzheimer, o paciente est completamente dependente das pessoas que tomam conta dele. A linguagem est agora reduzida a simples frases ou at a palavras isoladas, acabando, eventualmente, em perda da fala. Apesar da perda da linguagem verbal, os pacientes podem compreender e responder com sinais emocionais. No entanto, a agressividade ainda pode estar presente, e a apatia extrema e o cansao so resultados bastante comuns. Os pacientes vo acabar por no conseguir desempenhar as tarefas mais simples sem ajuda. A sua massa muscular e a sua mobilidade degeneram-se a tal ponto que o paciente tem de ficar deitado numa cama; perdem a capacidade de comer sozinhos. Por fim, vem a morte, que normalmente no causada pelo Mal de Alzheimer, mas por outro fator externo (pneumonia, por exemplo). TRATAMENTO O tratamento visa minimizar os sintomas, proteger o sistema nervoso e retardar o mximo possvel a evoluo da doena. Os inibidores da acetilcolinesterase, atuam inibindo a enzima responsvel pela degradao da acetilcolina que produzida e liberada por algumas reas do crebro (como os do ncleo basal de Meynert). A deficincia de acetilcolina considerada um dos principais fatores da doena de Alzheimer, mas no o nico evento bioqumico/fisiopatolgico que ocorre. Mais recentemente, um grupo de medicaes conhecido por inibidores dos receptores do tipo NMDA (N-Metil-D-Aspartato) do glutamato entrou no mercado brasileiro, j existindo no europeu h mais de uma dcada. Um desses medicamentos, a memantina, atua inibindo a ligao do glutamato, neurotransmissor excitatrio do sistema nervoso central a seus receptores. O

8
glutamato responsvel por reaes deexcitotoxicidade com liberao de radicais livres e leso tecidual e neuronal. H uma mxima na medicina que diz que uma doena pode ser intratvel, mas o paciente no.

9 CONCLUSO
Com a realizao deste trabalho, podemos conhecer um pouco da doena degenerativa Mal de Alzheimer, podemos conhecer os seus sintomas e tambm a qual tipo de pacientes essa doena atinge, conhecemos o tratamento dessa doena, os tipos de medicamentos usados no tratamento e tambm que essa doena se manifesta diferentemente em cada pessoa.

10 BIBLIOGRAFIA
Marcos A. Lopes, Cssio M.C. Bottino. PREVALNCIA DE DEMNCIA EM DIVERSAS REGIES DO MUNDO. Anlise dos estudos epidemiolgicos de 1994 a 2000. Arq Neuropsiquiatr 2002;60(1):61-69 Bermejo-Pareja F, Benito-Len J, Vega S, Medrano MJ, Romn GC (January 2008). "Incidence and subtypes of dementia in three elderly populations of central Spain". J. Neurol. Sci. 264 (12): 6372. doi:10.1016/j.jns.2007.07.021. PMID 17727890. McGeer PL, Schulzer M, McGeer EG. Arthritis and anti-inflammatory agents as possible protective factors for Alzheimers disease: a review of 17 epidemiologic studies. Neurology, 1996;47:425-432. Fergusson E, Howard R. Donepezil for the treatment of psychosis in dementia with Lewy bodies. Int J Geriatr Psychiatry. 2000;15(3):280-1. ALMEIDA, OSVALDO P.. Tratamento da doena de Alzheimer: avaliao crtica sobre o uso de anticolinestersicos. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1998, vol.56, n.3B [cited 2011-03-04], pp. 688-696 . Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004282X1998000400029&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0004-282X. doi: 10.1590/S0004282X1998000400029. Farlow MR, Lahiri DK, Poirier J, Davignon J, Schneider L, Hui SL. Treatment outcome of tacrine therapy depends on apolipoprotein genotype and gender of the subjects with Alzheimer's disease. Neurology 1998;50:669-677. Forlenza OV. Transtornos depressivos na doena de Alzheimer: diagnstico e tratamento. Rev Bras Psiquiatr. 2000;22(2):87-95. SERENIKI, Adriana and VITAL, Maria Aparecida Barbato Frazo. A doena de Alzheimer: aspectos fisiopatolgicos e farmacolgicos. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2008, vol.30, n.1, suppl. [cited 2011-03-04], pp. 0-0 . Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010181082008000200002&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0101-8108. doi: 10.1590/S010181082008000200002.

S-ar putea să vă placă și