Sunteți pe pagina 1din 28

EDUCAO UM TESOURO A DESCOBRIR

RELATRIO PARA A UNESCO DA


COMISSO INTERNACIONAL

SOBRE

EDUCAO
XXI

PARA O SCULO

CAPTULO

COOPERAO INTERNACIONAL

EDUCAR A ALDEIA GLOBAL


Aldeia global um conceito criado por Mcluhan professor de Comunicaes da Universidade de Toronto. Com o surgimento da mdia eletrnica e o avano tecnolgico dos transportes, a relao mundial sofreu grandes mudaas que fez repensar a noo de tempo-espao e, consequentemente, de relacionamento e responsabilidade global. As fronteira nao so mais fsicas, mas eletnicas e a cultura o territrio de missigenao e o meio onde a dissiminao de idiais, valore e ideais acontecem.

Nessa ALDEIA a fronteira eletrnica, o que est distante dessa conexo fica margem do subrbio global.

POR QUE SE CRIOU A ONU E A ORGANIZAO MUNDIAL DO COMRCIO?

Estes dois Orgos mundiais foram criados para servir a aldeia global. Atravs de aes internionais tem a preocupao de solucionar problemas de carter mundial. como uma liga que regula as relaes internacionais com a funo de mediar e solucionar conflitos de ordem internacional Surgiu por conta da necessidade decorrente da nova configurao global interdependente.

QUEM A

A Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO) fundou-se a 16 de Novembro de 1945 com o objectivo de contribuir para a paz e segurana no mundo mediante a educao, a cincia, a cultura e as comunicaes. "Ao xito da educao elementar adaptada s necessidades actuais. Colabora, entre outros, com a formao de docentes e administradores educacionais e d alento construo de escolas e dotao de equipamento necessrio para o seu funcionamento." As actividades culturais procuram a salvaguarda do patrimnio cultural mediante o estmulo da criao e a criatividade e a preservao das entidades culturais e tradies orais, assim como a promoo dos livros e a leitura. A UNESCO a nica Organizao do sistema das Naes Unidas em relao qual se prev a criao de Comisses Nacionais nos Estados-membros. Dos actuais 190 Estados-membros e 6 Estados associados, 190 tm Comisses Nacionais, na tutela dos Governos respectivos e que visam pr em prtica os objectivos da Organizao no pas, de acordo com a Carta das Comisses Nacionais. As Comisses Nacionais tm uma estrutura dirigente que compreende um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretrio Geral. A designao deste ltimo cargo pode variar.

O QUE A COMISSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAO PARA O SCULO XXI?

As Comisses Internacionais trabalham para a realizao da mundializao. OBJETIVO DA COMISSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAO PARA O SCULO XXI:
** Levar em considerao o papel chave da educao no desenvolvimento nacional e humano.

OUTRAS COMISSES QUE TRABALHAM EM PROL DA MUNDIALIZAO:

Comisso Mundial da Cultura e do Desenvolvimento Global; Comisso Brandt e Brundtland; A Comisso de Governabilidade.

AS JOVENS E AS MULHERES: UMA EDUCAO PARA A IGUALDADE

A mulher carrega uma herana histrica de abuso, explorao, discriminao, excluso que persiste at os dias de hoje;

OBETIVOS APONTADOS PELA COMUNIDADE INTENACIONAL Garantir a Igualdade de acesso das mulheres educao; Eliminar o analfabetismo feminino; Melhorar o acesso das mulheres a formao profissional, ao ensino cientfico e tecnolgico; Educao permanete; A comisso acredita ser de responsabilidade da Comunidade Internacional abolir estas desigualdades;

Um agente econmico um indivduo, conjunto de indivduos, instituio ou conjunto de instituies que, atravs das suas decises e aces, tomadas racionalmente, influenciam de alguma forma a economia.
Paulo Nunes http://www.knoow.net -

MULHERES E JOVENS

As mulheres se tornaram agentes econmicos de primeira grandeza; ( em todo o mundo) Sendo desta forma a educao das mulheres e das jovens um investimento para o futuro;
A Educao das mulheres e das jovens deste ponto de vista um dos melhores investimentos para o futuro. Quer o objetivo seja melhorar a sade pblica das famlias, a escolarizao das crianas ou a vida comunitria, educando as mes e promovendo, de um modo geral, a condio feminina que as sociedades tero mais probabilidades de ver coroados de xito os seus esforos. O mundo em que vivemos, dominado quase exclusivamente pelos homens, tem muito a aprender e a esperar da emancipao feminina

AS JOVENS E AS MULHERES: UMA EDUCAO PARA A IGUALDADE

EDUCAO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL


CONTRIBUIES QUE PODEM DAR AS POLTICAS EDUCATIVAS:
Os Estados participantes da Cpula Mundial sobre Desenvolvimento Social, realizada em Copenhague em maro de 1995, comprometeram-se, de fato, a : Promover o acesso universal e eqitativo a um ensino de qualidade e a assegurar a todos o mais alto nvel de sade fsica e mental e os cuidados primrios de sade. Declararam que se empenhariam sobretudo em corrigir as desigualdades sociais, sem qualquer distino de raa, nacionalidade, sexo, idade ou limitao fsica.

Respeitar e promover as culturas comuns e particulares, e a reforar o papel da cultura no processo de desenvolvimento;
Preservar as bases essenciais de um desenvolvimento sustentvel, centrado no ser humano. contribuir para a otimizao dos recursos humanos e para o desenvolvimento social. OBJETIVO:

*Os objetivos devem ser eliminar a pobreza, *Promover o pleno emprego e o emprego produtivo * Favorecer a integrao social

A VISO DA COMISSO :

A Comisso sente-se assim apoiada na sua luta por uma cooperao internacional fundada na solidariedade e na parceria. Tendo em conta as contribuioes que a educao da para o desenvolvimento social, a comisso acredita que a educao deve dispor de uma significativa ajuda pblica.

A Comisso espera que desdobramentos regulares, da Cpula de Copenhague sobre desenvolvimento social, permitiro uma maior conscientizao geral, estimularo iniciativas, desenvolvero cooperaes e conduziro avaliao dos resultados obtidos.

DESENVOLVER A CONVERSO DE DVIDA


EM PROVEITO DA EDUCAO

Sendo um investimento econmico ,social e humano a longo prazo a educao ,muitas vezes, sacrificada. A comisso considera promissoras,a este respeito,as experincias recentes de converso de dvidas em aes em proveito da educao.

PARA UM OBSERVATRIO UNESCO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAO:

Transformam as sociedades em que se instalam, modificando as relaes de trabalho e criando, margem do mundo real, um mundo virtual. Uma contribuio preciosa para os sistemas educativos.
H, pois, que difundir essas tecnologias em todos os pases para evitar que se cave um novo fosso entre pases ricos e pases pobres, o que poderia comprometer as tentativas de reequilbrio.

Uma vez que a sociedade da informao um dos grandes dados do futuro, a Comisso recomenda que a UNESCO crie um observatrio encarregado de esclarecer e avaliar, na perspectiva do sculo XXI, dois aspectos da questo: a incidncia previsvel destas novas tecnologias tanto no desenvolvimento das sociedades como nos processos educativos propriamente ditos. Tal projeto corresponderia, a nosso ver, funo de pilotagem intelectual da comunidade internacional que compete UNESCO e permitiria, sem dvida, esclarecer melhor uma via de futuro pela qual o mundo moderno avana rapidamente mas, por assim dizer, sem pontos de referncia. A apropriao intelectual, poltica e social destas tecnologias um dos grandes desafios do sculo XXI.

PASSAR DA ASSISTENCIA PARECERIA.


Percebe-se que a maior parte dos problemas a resolver transcendem as fronteiras locais e regionais. So postas em questo as formas clssicas de assistncia e de cooperao e em que comea a se impor a necessidade de transformar a assistncia em parceria Independentemente dos fatores locais, a maior parte dos problemas a resolver transcendem as fronteiras locais e regionais, a cooperao uma exigncia ao mesmo tempo poltica e prtica. os pases beneficirios exigem ser tratados em p de igualdade. Para eles, depender to intimamente da experincia de outros pases, estar sujeitos a modelos estrangeiros, acarreta muitas vezes obrigaes inaceitveis, tanto no plano econmico como no cultural.

PARCERIA E ASSISTENCILISMO
Nas comunidades humanas, parceria significa democracia e poder pessoal, pois cada membro da comunidade desempenha um papel importante. Combinando o princpio da parceria com a dinmica da mudana e do desenvolvimento, tambm podemos utilizar o termo 'coevoluo' de maneira metafrica nas comunidades humanas. medida que uma parceria se processa, cada parceiro passa a entender melhor as necessidades dos outros. Numa parceria verdadeira, confiante, ambos os parceiros aprendem e mudam - eles coevoluem. Aqui, mais uma vez, notamos a tenso bsica entre o desafio da sustentabilidade ecolgica e a maneira pela qual nossas sociedades atuais so estruturadas - a tenso entre economia e a ecologia. A economia enfatiza a competio, a expanso e a dominao; ecologia enfatiza a cooperao, a conservao e a parceria. O que e sustentabilidade F. Capra

PARCERIA: A parceria - a tendncia para formar associaes, para estabelecer ligaes, para viver dentro de outro organismo e para cooperar - um dos certificados de qualidade' da vida. F. Capra

ASSISTENCIALISMO:

Aes assistencialistas geralmente geram dependncia e comodismo nos beneficiados, alm de serem utilizadas por polticos como meio de sua prpria manuteno e permanncia no poder. http://jorgedaher.wordpress.com

UMA COOPERAO MULTILATERAL: A OECO

QUEM A OECO?

- Organizao dos Estados do - A maior parte das crianas destes pases tem seu grau de escolaridade de 7 anos, e o Caribe Oriental, criada em 18 de ensino secundrio ministrado em cerca da junho de 1981 atravs da assinatura do metade do grupo etrio, o que causa Tratado de Basseterre na capital de preocupao, devido a qualidade do ensino. So Cristvo e Neves, compe-se de 8 pases e territrios: Antigua e arbuda, - O ensino superior, chegou tarde devido a Dominica, Granada, Ilhas Virgens pouca populao, conta apenas com 4.000 Britnicas, Monserrat, Santa estudantes, sendo assim, mais da metade dos 7.500 professores no possuem qualquer Lcia, Saint Kiss, Nevis, So formao, pois abraaram a profisso Vicente e Granadinas.
terminado o ensino secundrio. - A partir de 1990 os pases da OECO elaboraram uma estratgia regional de reforma da educao com o objetivo de grande extenso um sistema de desenvolvimento de recursos humanos, com a colaborao de 12 setores de extrema importncia, relacionados com a elaborao de programas e aperfeioamento de pessoal docente, avaliao dos alunos, reforma do ensino e da formao tcnica e profissional, educao de adultos e educao permanente, ensino a distncia, gesto de recursos setoriais e do processo de reforma.

UMA COOPERAO A OECO

MULTILATERAL:

o Ser elaborada uma lei sobre educao que harmonizar os fundamentos legislativos dos sistemas educativos de todos os pases da OECO, ps anlise das polticas educativas. o O secretariado da OECO entre negociaes com doadores de fundos e organismos tcnicos para assegurar uma cooperao mxima entre eles, para ter o apoio e dar ao projeto regional de estratgia de reforma educativa. o- A observao desses mecanismos regionais e internacionais, permite retirar certos ensinamentos e discernir as condies indispensveis durao dos intercmbios, centralizando em domnios chaves aos pases da Unio Europeia tornou-se o catalisador de uma cooperao intelectual, atuando no conjunto de programas inovadores. Estimula o ensino de lnguas estrangeiras e a igualdade de oportunidades, alm de contribuir para a constituio de um fundo comum de trabalhos de pesquisa e estatstica. Essa colaborao entre os pases lhes permite tirar partido coletivamente dos pontos fortes de cada um, nveis da educao e compensar carncias nacionais, alm de permitir aos jovens (universitrios), se beneficiem do ensino de diferentes pases, trazendo assim uma melhor compreenso mtua entre os povos.

UM PROGRAMA EUROPEU:
o Lanando em 1987, foi o primeiro programa em nvel europeu, criado para favrorecer a mobilidade dos estudantes. A partir de 1995, o programa foi integrado no novo programa da Unio Europia SCRATES, englobando todos os tipos de nveis de ensino, de acordo com a educao europeia para todos. De acordo com os dados globais entre 1987 e 1995, cerca de 400.000 estudantes frequentaram cursos reconhecidos oficialmente e 50.000 professores tiveram a oportunidade de ministrar cursos em outra universidade. 1.800 estabelecimentos de ensino participaram na cooperao europeia, tornando o programa um verdadeiro sucesso.

O PROGRAMA ORGANIZADO EM TORNO DE DUAS AES PRINCIPAIS: **a concesso de ajuda financeira s univerdades para atividades de dimenso europeia e **o estmulo mobilidade dos estudantes e concesso de bolsas para esse efeito.

Sendo assim, as bolsas ERASMUS tm ajuda direta aos estudantes que passam um longo perodo de estudo noutro pas membro, as bolsas de 3 12 meses, servem para cobrir os custos de mobilidade (gastos com viagem, preparao lingustica, o fato de ter de estudar no estrangeiro e diferenas de custo e vida).

ERASMUS MUNDUS UM PROGRAMA EUROPEU

A Comisso Europia - organismo Executivo da Unio Europia Programa que visa restaurar a posio de liderana europia no cenrio universitrio. A iniciativa prev a concesso de bolsas para estudantes de todo o mundo freqentarem cursos masters (equivalente ao mestrado) promovidos por consrcios que renem 82 universidades europias em 17 diferentes pases (sendo 16 pases membros da UE - Alemanha, ustria, Blgica, Dinamarca, Espanha, Eslovquia, Finlndia, Frana, Grcia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itlia, Portugal, Reino Unido e Sucia -, alm da Noruega). O objetivo de reforar a qualidade do ensino superior das instituies europias a partir da intensificao da cooperao com outros pases de fora do bloco scio-econmico, visando fomentar o desenvolvimento de pessoal e promover o dilogo e a compreenso entre os povos e culturas.

CIENTISTAS, PESQUISA E INTERCMBIOS


INTERNACIONAIS

- O papel fundamental da pesquisa cientfica no reforo das potencialidades nacionais no precisa de demonstrao. Atualmente a tendncia de instalar os programas de pesquisa essencialmente nos pases ricos e centrados em suas preocupaes no o melhor para o desenvolvimento do esprito que deve presidir constituio de parcerias. - Atualmente h sinais positivos como: a realizao de pesquisas endgenas (tanto nas exatas e naturais como nas cincias sociais), e a constituio de redes de cooperao SulSul. A eficcia de tais redes depende, em larga medida, da mobilidade dos professores, dos estudantes e pesquisadores, que preciso estimular ao mximo e especialmente no nque se refere UNESCO por uma ao normativa adequada.

CIENTISTAS, PESQUISA E INTERCMBIOS


INTERNACIONAIS

Nos pases ricos a cooperao entre cientistas trabalhando na mesma disciplina ultrapassa fronteiras nacionais construindo um grande instrumento de internacionalizao de idias, atitudes e atividades. As redes de cooperao organizadas ou reforadas pela Unio Europia funcionam como um laboratrio de pesquisa em escala europeia, com incidncias cientficas e culturais. Nas regies mais pobres do mundo, os recursos continuam minados pelo xodo de cientistas altamente qualificados, buscando lugares de pesquisa. A verdade que os pases ricos se empenham cada vez mais para acabar com o dficit de conhecimentos no resto do mundo, ajudam os pases pobres a aumentar suas capacidades de pesquisa. Uma das medidas mais teis ajudar a criar centros de excelncia de modo que os pases com meios escassos possam ultrapassar o nvel crtico de eficcia abaixo do qual invivel qualquer ao em matria de pesquisa, de ensino superior ou de investimento em tcnicas como as do ensino distncia.

PISTAS E RECOMENDAES

A necessidade de uma cooperao internacional a repensar radicalmente vale tambm para a rea da educao. Deve ser tarefa no s dos responsveis pelas polticas educativas e dosprofessores mas de todos os atores da vida coletiva.

No plano da cooperao internacional, promover uma poltica favorvel e fortemente incentivadora da educao das jovens e das mulheres de acordo com o esprito da conferncia de Beijing (1995).

Inflectir a poltica dita de assistncia para uma perspectiva de parceria favorecendo, especialmente, a cooperao e intercmbio no seio de grupos regionais. Destinar ao financiamento da educao a quarta parte da ajuda destinada ao desenvolvimento.

Estimular a converso de dvidas, a fim de compensar os efeitos negativos sobre as despesas com a educao, das polticas de ajustamento e de reduo de dficits internos e externos.

Ajudar a reforar os sistemas educativos nacionais encorajando alianas e a cooperao entre ministrios em nvel regional,e entre pases que enfrentam problemas semelhantes.
Ajudar os pases a acentuar a dimenso internacional de ensino ministrado (programas de estudos, recurso a tecnologias da informao, cooperao internacional). Estimular novas parcerias entre as instituies internacionais que se dedicam educao lanando, por exemplo, um projeto internacional que vise difundir e implementar o conceito de educao ao longo de toda a vida.

Estimular, em especial por meio de indicadores adequados, a coleta em escala internacional de dados relativos aos investimentos nacionais com a educao: montante total dos fundos privados, dos investimentos do setor industrial, das despesas com a educao no-formal etc. Constituir um conjunto de indicadores que sirvam para detectar as disfunes mais graves dos sistemas educativos, relacionando, por exemplo, diversos dados quantitativos e qualitativos: nvel de despesas com a educao, taxas de desperdcio, desigualdades de acesso, falta de eficcia das diferentes partes do sistema, deficiente qualidade de ensino, condio docente etc. Dentro de um esprito prospectivo, criar um observatrio UNESCO das novas tecnologias da informao, de sua evoluo e de seu previsvel impacto, no s sobre os sistemas educativos mas tambm sobre as sociedades modernas.

Estimular por intermedirio da UNESCO a cooperao intelectual no domnio da educao: cursos UNESCO, escolas associadas, partilha equitativa do saber entre pases, difuso das tecnologias da informao, intercmbios de estudantes e de pesquisadores.

Reforar a ao normativa da UNESCO a servio de seus Estados membros, por exemplo no que concerne harmonizao das legislaes nacionais com os instrumentos internacionais.

S-ar putea să vă placă și