Sunteți pe pagina 1din 2

COLGIO

Nome:

DE

SO
Turma: Data:

JOS
n____ / /2010

Professor (a): _Valria_________ Srie:

LISTA DE EXERCCIOS
Questo 1.

QUMICA
ferrosos e no-ferrosos em 3 700 t/dia, das quais 1,5% estima-se corresponder ao alumnio.
([Dados adaptados de] FIGUEIREDO, P. J. M. A sociedade do lixo: resduos, a questo energtica e a crise ambiental. Piracicaba: UNIMEP, 1994)

Para cada um dos itens a seguir, indique quais feram benefcios, problemas ou ambos. Justifique sua resposta. a) Derivados de petrleo: gasolina, leo diesel, etc. b) Inseticidas domsticos. c) Conservantes de alimentos. d) Refrigerantes. e) Adoantes artificiais.
Questo 2.

Qual o estado fsico do alumnio se fosse aquecido a 100 C?


Questo 6.

A imagem mostra uma parte do rtulo de um limpa-forno. Identifique se as substncias abaixo so compostas ou simples: H2O O3 S8 H2SO4
Smbolos presentes na embalagem de produtos de uso domstico.

Questo 7.

Observe o esquema:

Em sua casa, o que voc deveria usar para sua proteo ao utilizar esse produto?
Questo 3.

Qual a vantagem do uso, nas residncias, do lcool na forma de gel?


Questo 4.

Para diminuir os efeitos da poluio nos atletas a organizao das Olimpadas sugere o uso de mscaras para reter o excesso de poluio deixando o ar mais limpo. Sendo a molcula de oxignio (O2) um dos constituintes principais do ar indique a alternativa FALSA: a) A molcula de oxignio composta por dois tomos de Oxignio. b) A molcula de oxignio uma substncia simples. c) A molcula de oxignio composta por um tomo de Oxignio. d) O tomo de oxignio um ametal. e) O tomo de oxignio considerado neutro quando o seu nmero de prtons e eltrons igual.
Questo 5.

Sabendo que: I. A gua passa do estado lquido para o de vapor; II. O vapor gira as hlices de uma turbina; III. O movimento no interior de um gerador produz energia eltrica. a) Indique os itens que podem corresponder ao meio utilizado no processo: I. Usina elica II. Usina termoeltrica III. Clulas fotoeltricas IV. Usina hidroeltrica V. Usina nuclear b) Quais fontes de energia indicadas no item anterior podem produzir energia limpa e considerada inesgotvel?

O alumnio se funde a 666 C e obtido custa de energia eltrica, por eletrlise transformao realizada a partir do xido de alumnio a cerca de 1 000 C. A produo brasileira de alumnio, no ano de 1985, foi da ordem de 550 000 toneladas, tendo sido consumidos cerca de 20kWh de energia eltrica por quilograma do metal. Nesse mesmo ano, estimou-se a produo de resduos slidos urbanos brasileiros formados por metais
Exerccios 1 Bimestre 2010

-1

c) Em uma usina termoeltrica, uma das substncias queimadas o carvo. Durante essa queima (combusto), so lanados na atmosfera gases nocivos ao meio ambiente e ao ser humano. Como denominada essa situao? d) Em qual dos processos citados uma estiagem prolongada pode afetar a produo de energia eltrica?
Questo 8.

Questo 12.

A ilustrao a seguir mostra os componentes de uma caixa de bombons.

A gasolina vendida por litro, mas em sua utilizao como combustvel, a massa o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos prticos dessa variao, os tanques dos postos de gasolina so subterrneos.

Responda: a) Todos os componentes da embalagem so realmente necessrios? Quais? Se os tanques no fossem subterrneos a gasolina seria vendida em qual estado fsico?
Questo 9.

b) Com quais finalidades seria conveniente diminuir o nmero de componentes? c) Quais os componentes reciclveis? dessa embalagem so

A naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, tem suas massas constantemente diminudas, terminando por desaparecer sem deixar resduo. Isso ocorre pelo fenmeno da: a) Sublimao; b) Ebulio; c) Fuso; d) Solidificao; e) N.D.R
Questo 10.

Quantos prtons nutrons e eltrons encontramos em cada tomo a seguir? a) b)


+ + + + + +

Questo 11.

Marque a alternativa que apresenta substncia simples: a) Fe b) H2O c) H2F d) CO e) NaOH

Exerccios 1 Bimestre 2010

-2

S-ar putea să vă placă și