Sunteți pe pagina 1din 4

ESTRUTURA E ESPONTANEIDADE Por Roger Davin

ESTRUTURA E ESPONTANEIDADE
Por Roger Davin No presente mover do Esprito Santo, h muita discusso em torno de duas idias aparentemente contraditrias: espontaneidade e estrutura ordenada. Alguns grupos tendem mais para a primeira enquanto outros pensam que a segunda a mais importante. No entanto, na realidade e no conceito bblico, ambas so igualmente necessrias. Desta aparente anttese, uma verdadeira sntese neotestamentria de vida da igreja poder desenvolver-se. Perguntar qual a mais importante, a espontaneidade ou a estrutura, como perguntar qual lmina da tesoura a essencial.

ESPONTANEIDADE BBLICA
Em perodos de declnio espiritual "homens frios e ortodoxos", para usar uma expresso de Wesley, tomam a liderana e tm pavor de qualquer coisa que cheira a espontaneidade. Querem que cada detalhe seja planejado e organizado. Dessa forma, no h perigo de algum fazer algo destrutivo ou, o que lhes mais importante ainda, algo embaraoso. Tudo deve correr sem empecilhos e bem sucedido, especialmente aos olhos humanos. Algumas igrejas se organizaram to bem que o Esprito Santo poderia retirar completamente a sua presena e ningum notaria a diferena. Os que temem a espontaneidade geralmente tm medo de sentimentalismos ou emoes na igreja. Jesus, porm, no ficou nem um pouco embaraado pelo quebrantamento e a emoo da mulher penitente na casa de Simo. Seus sentimentos espontneos foram aceitos por Jesus, e o Esprito Santo registrou o incidente com bastantes pormenores para a nossa edificao. Jesus e os seus discpulos invariavelmente agiam espontaneamente. Ele prometeu aos seus seguidores que o Esprito os inspirava com as palavras certas quando lhes fosse impossvel se prepararem de antemo. Quando Pedro encontrou o coxo no templo, ele correspondeu ao Esprito e ministrou-lhe a cura. ele no sugeriu que o homem viesse a uma "reunio especial de cura divina". Eles testemunhavam espontaneamente e eram freqentemente guiados de modo sobrenatural no seu ministrio. Quando toda a igreja se reunia havia fluidez e espontaneidade impressionantes. Ao adorarem juntos, todos o corpo de Cristo estava livre para contribuir para a edificao de todos. A to citada passagem: "Tudo, porm, seja feito com decncia e ordem", foi inserida para evitar confuso, fanatismo e, acima de tudo, contribuies que no edificam. Era para suprimir a licenciosidade, e no a vida. A ordem, no contexto histrico, tem sido muitas vezes um sinnimo de morte; pois o que mais decente e ordenado do que um cemitrio bem cuidado? Era isso que levou o pobre Spurgeon a clamar: "Oh, Deus, manda-nos uma temporada de gloriosa desordem!" Estrutura sem espontaneidade como um corpo sem flego.

www.ruach.com.br

ESTRUTURA E ESPONTANEIDADE Por Roger Davin

ESTRUTURA BBLICA TAMBM


Alguns cristos, por outro lado, tm uma profunda suspeita de qualquer ordem ou estrutura. Sentem que qualquer planejamento antecipado banir a espontaneidade e entristecer o Esprito. Alguns tm chegado ao extremo de achar que falta de espiritualidade meditar ou estudar antes de ministrar. Nos primeiros dias do presente mover do Esprito ouvimos muito sobre o ministrio do corpo e a necessidade de escapar aos grilhes do governo de um s homem. Na poca, essa nfase era muito necessria, mas originou muitas vezes conseqncias bem estranhas. Vimos muitos dedos pequenos esforando-se para fazer o servio de uma perna ou de um brao! Alguns, praticamente sem dom algum lutavam corajosamente para nutrir o corpo. O resultado era enfado e embarao. Havia um provrbio apropriado entre os primeiros Irmos Livres: "Temos um ministrio estabelecido, porm no exclusivo". Isso pode ser ilustrado se olharmos Epstola aos Efsios. No captulo 4:11-16, vemos o plano de Deus para a estrutura da igreja. Cita-se aqui o ministrio quntuplo de apstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Estes ministrios podem ser comparados a um esqueleto ou armao. Sem eles, no importa quanta aparncia haja de vida e espontaneidade; o corpo nunca ser ajustado e ligado entre si. Ser apenas uma massa amorfa de tecido vivi, aberta ao ataque de qualquer pregador. Os cinco ministrios esto aqui para guiar a vida espontnea da igreja, para supervision-la, para mansamente encoraj-la nos caminhos que a levaro a tornar-se a noiva pura e perfeita de Cristo. Os cinco ministrios so os ministrios "estabelecidos" do provrbio acima. Mas isso no impede o ministrio de cada membro do corpo. H ocasies quando um irmo aparentemente sem qualquer ministrio pblico pode ser vivificado para contribuir co algo realmente edificante para o corpo. Uma outra caracterstica de estrutura a sua flexibilidade. Sempre leva em conta as necessidades do crente individual ou da situao local. Por isso perigoso imitar a estrutura de qualquer grupo particular. A maioria das estruturas bem sucedidas tem crescido organicamente em resposta a necessidades e condies locais. A estrutura foi feita para as pessoas e no as pessoas para a estrutura. Tambm a estrutura essencialmente temporria e dinmica. A estrutura da igreja como os andaimes. Desaparecero quando vier o que perfeito. Esto l para encorajar cada santo a alcanar perfeio e realizar ao mximo o dom que est nele. A medida que a igreja cresce na graa e no conhecimento, as estruturas mudam, assim como as roupas de uma criana mudam com o seu crescimento at a maturidade. Os que estavam precisando constantemente de serem amparados, agora esto amparando aos outros. O lder ou pai de um grupo descobre que ele mesmo est sendo uiado e sustentado pelo prprio grupo que trouxe existncia. O Esprito est constantemente renovando as formas de estrutura local e geral. prerrogativa e responsabilidade dos que esto em liderana verem, ouvirem e responderem quilo que o Esprito est dizendo s igrejas. www.ruach.com.br 2

ESTRUTURA E ESPONTANEIDADE Por Roger Davin Uma das maiores e mais lamentveis tragdias na igreja o apego s estruturas ultrapassadas. Os homens se apegam aos mtodos que o Esprito usava anteriormente. Mas a vida j saiu deles. Tal apego s traz derrota e frustrao. Desta forma, dedicando-nos a uma espontaneidade ordenada e estruturada, e desenvolvendo uma estrutura humana e responsiva, poderemos prosseguir para alcanar tudo aquilo que Deus tem reservado para ns.

www.ruach.com.br

Worship Produes
Caixa Postal 391 - CEP 13465-000 Americana-SP Fone/Fax: (19) 3462-9893 E-mail: revistaimpacto@revistaimpacto.com

Ruach Ministries International


Rua Amando de Barros, 100 Centro CEP: 18600-050 Botucatu SP Fone/Fax (14) 3882-8388 Site: www.ruach.com.br E-mail: ruach@ruach.com.br

S-ar putea să vă placă și