Sunteți pe pagina 1din 4

Procedimento para a elaborao de artigos APD 01/2011 Elaborao:

Data: 24/08/2011 Nome: grupo Philip B Crosby

Processo: Pesquisa & Desenvolvimento Criticado por:


Data: Nome:

Reviso 01
Data: Nome:

Pgina 1/4

Aprovado por:

1. Objetivo: O objetivo deste procedimento orientar os alunos de graduao do curso de engenharia de produo na elaborao de artigos submetidos ao ENEGEP de acordo com as diretrizes firmadas entre professor orientador e aluno. 2. Aplicao: Este procedimento aplicado a todos os alunos de graduao que desejam elaborar artigos com o intuito de publicao no ENEGEP, de acordo com as diretrizes firmadas entre professor orientador e aluno. 3. Definies Aluno de graduao: para fins deste procedimento, o aluno de graduao aquele regularmente matriculado no semestre de pesquisa e elaborao do artigo. Professor orientador: para fins deste procedimento, o professor orientador o funcionrio pblico, regularmente apto a ministrar aulas na UFRGS. 4. Responsabilidades: Aluno de graduao: conduzir o seu projeto de elaborao de artigo de acordo com a orientao do professor orientador. Professor orientador: orientar o planejamento e execuo das atividades do aluno de graduao, bem como efetuar correes a fim determinar o bom andamento e relevncia para o trabalho de desenvolvimento acadmico do aluno de graduao. 5. Operao: O seu artigo deve conter no corpo do texto Ttulo, Autores, Resumo e Palavras-chave. O artigo completo no deve exceder 12 (doze) pginas. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. O tamanho de pgina deve ser A4, impreterivelmente. Por favor, verifique esse aspecto com especial cuidado. Ttulos das sesses: os ttulos das sesses do trabalho devem ser posicionados esquerda, em negrito, numerados com algarismos arbicos (1, 2, 3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. No coloque ponto final nos ttulos. Subttulos das sesses: os subttulos das sesses do trabalho devem ser posicionados esquerda, em negrito, numerados com algarismos arbicos em subttulos (1.1, 1.2, 1.3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do ttulo ou subttulo das sesses. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho

Procedimento para a elaborao de artigos APD 01/2011 Elaborao:


Data: 24/08/2011 Nome: grupo Philip B Crosby

Processo: Pesquisa & Desenvolvimento Criticado por:


Data: Nome:

Reviso 01
Data: Nome:

Pgina 2/4

Aprovado por:

12, justificado na direita e esquerda, com espaamento entre linhas simples. O corpo de texto tambm utiliza um espaamento de 6 pontos depois de cada pargrafo, exatamente como este pargrafo. o No caso do uso de listas, deve-se usar o marcador que aparece no incio desta frase; o As listas devem ser justificadas na direita e na esquerda, da mesma maneira que os trechos de corpo de texto; o Aps as listas, deixar um espao simples, como aparece a seguir. O estilo Lista pode ser usado para que a formatao pr-definida seja corretamente empregada. Notas de rodap: no devem ser utilizadas notas de rodap.

possvel, tambm, o uso de alneas, que obedecem s seguintes indicaes: a) Cada item de alnea deve ser ordenado alfabeticamente por letras minsculas seguidas de parnteses; b) Da mesma forma, os itens de alnea so separados do pargrafo de texto anterior por meia linha em branco (6 pontos) e do pargrafo de corpo de texto seguinte por uma linha (12 pontos); c) O estilo Alnea constante deste documento pode ser usado para a aplicao automtica da formatao correta de alneas. No caso de nova alnea, a lista alfabtica deve ser reiniciada clicando-se com o boto direito do mouse sobre qualquer dos itens de alnea e selecionando-se a opo Reiniciar numerao. a) Uma nova alnea, assim, recomea a partir da letra a); b) Os itens de alnea so separados entre si por ponto-e-vrgula; c) O ltimo item de alnea termina com ponto. Figuras e tabelas no devem possuir ttulos (cabealhos), mas sim legendas. Para melhor visualizao dos objetos, deve ser previsto um espao simples entre texto-objeto e entre legenda-texto. As legendas devem ser posicionadas abaixo das Figuras e Tabelas. Esses objetos, bem como suas respectivas legendas, devem ser centralizados na pgina (ver, por exemplo, a Figura 1). Use, para isso, os estilos pr-definidos Figura ou Tabela. Para as legendas, deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizada (ou, alternativamente, o estilo Legenda). Legendas no levam ponto final.

Procedimento para a elaborao de artigos APD 01/2011 Elaborao:


Data: 24/08/2011 Nome: grupo Philip B Crosby

Processo: Pesquisa & Desenvolvimento Criticado por:


Data: Nome:

Reviso 01
Data: Nome:

Pgina 3/4

Aprovado por:

Custos operacionais

400.000,00 300.000,00 200.000,00 100.000,00 0,00 0,00

0,20

0,40

0,60

0,80

1,00

1,20

Qualificao da equipe

Figura 1 - Exemplo de figura

Nas tabelas deve ser usada, preferencialmente, a fonte Times New Roman, tamanho 10. Os estilos utilizados no interior de Tabelas devem ser Tabela Cabealho e Tabela Corpo, os quais podem ser editados (alinhamento, espaamento, tipo de fonte) conforme as necessidades (como, por exemplo, a fim de centralizar o contedo de uma coluna). Importante: deve ser evitado o uso de objetos "flutuando sobre o texto". Em vez disso, utilizar a opo ...formatar objeto ...layout ...alinhado ao clicar-se com o boto direito do mouse sobre o objeto em questo. A Tabela 1 apresenta o formato indicado para as tabelas. importante lembrar que as tabelas devem estar separadas do corpo do texto por uma linha em branco (12 pontos). Para tanto, pode-se usar uma linha do estilo Tabela Espaamento entre o corpo de texto anterior tabela e a mesma, conforme exemplificado a seguir.
TABELA ESPAAMENTO ESTA LINHA EM BRANCO

Item Quantidade Teoria social 22 Mtodo 34 Questo 54 Raciocnio 124 Mtodo de amostragem 33 Fora 10 Fonte: Adaptado de Mays apud Greenhalg (1997)

Percentual 7,9% 12,3% 19,5% 44,8% 11,9% 3,6%

Tabela 1 - Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa

Para o caso de formatao de citaes e referncias bibliogrficas, seguir o seguinte padro sugerido pelo modelo de formatao de artigos para o ENEGEP: de acordo com Fulano (1997), citar corretamente a literatura muito importante. Reparem que a citao de autores ao longo do texto feita em letras minsculas, enquanto que a citao de autores entre parnteses, ao final do pargrafo, deve ser feita em letra maiscula, conforme indicado no prximo pargrafo. Na verdade, citar trechos de trabalhos de outros autores, sem referenciar adequadamente, pode ser enquadrado como plgio (BELTRANO, 2002).

Procedimento para a elaborao de artigos APD 01/2011 Elaborao:


Data: 24/08/2011 Nome: grupo Philip B Crosby

Processo: Pesquisa & Desenvolvimento Criticado por:


Data: Nome:

Reviso 01
Data: Nome:

Pgina 4/4

Aprovado por:

Para as referncias, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaamento simples, prevendo 6 pontos depois de cada referncia, exatamente conforme aparece nas referncias aleatrias includas a seguir. As referncias devem aparecer em ordem alfabtica e no devem ser numeradas. Todas as referncias citadas no texto, e apenas estas, devem ser includas ao final, na seo Referncias. O estilo a ser usado na seo Referncias deve ser o Bibliografia.

S-ar putea să vă placă și