Sunteți pe pagina 1din 50

Introduo a Engenharia Ambiental

Recursos Atmosfricos

Eng. Vinicius Braga Pelissari

O Meio Atmosfrico
Composio da Atmosfera Terrestre
Outros Gases Nenio, Criptnio, Hidrognio, Metano, Dixido de Nitrognio Outros Componentes Vapor dgua, Cristais de Sal, Material Particulado Orgnico e Inorgnico

Os gases tem papel fundamental nas reaes qumicas que ocorrem na atmosfera Qumica da Atmosfera; O vapor dgua e as partculas slidas em suspenso (ncleos higroscpios) no ar tem fundamental importncia no ciclo hidrolgico (fenmeno da coalescncia).

O Meio Atmosfrico
As Camadas da Atmosfera Estratificao Trmica
Troposfera: caracteriza-se pelo rpido decrscimo da temperatura com a altitude (0,65C por 100m) e pelo intenso transporte vertical de contaminantes;
Estratosfera: aumento da temperatura com a altitude e lento transporte vertical de contaminantes - Ozonosfera; Mesosfera: rpido temperatura (-90C); decrscimo da

Termosfera: Absorve baixos comprimentos de radiao (N2 e O). Importante para as telecomunicaes.

O Meio Atmosfrico
Variao da Presso com a Altura na Atmosfera

O Meio Atmosfrico
Movimentos de Grande Escala na ATM Gradiente de Presso

Poluio do Ar Atmosfrico
Segundo a ABNT poluio do ar a alterao da composio ou das propriedades do ar por toda e qualquer forma de matria e/ou energia, estranha ou no a sua composio normal que possa ou venha a causar: - danos sade do homem, fauna, flora e materiais; - prejuzos a segurana, ao uso e gozo da propriedade, economia e ao bem estar da comunidade.
Substncia N2 O2 CO2 He CH4 NOx H2 g/m3 8.95 10 82.74 10 75.67 10 8.50 102 7.87 102 9.00 102 4.13 101 ppm (em volume) 780.900 209.400 315 5,2 1,2 0,5 0,5

Concentrao( ppm) Concentrao( g

volumedeconta min ante volumedamistura ) massadoconta min ante volumedamistura

m3

Escalas de Poluio do Ar Atmosfrico


A ATM um reator qumico no qual uma grande quantidade de espcies continuamente introduzida e removida numa grande ordem de escalas espaciais e temporais.
Microescala meteorolgica: Fenmenos ocorrem nas escalas de ordem at 100 m como, por exemplo, a disperso atmosfrica de contaminantes provenientes de chamins ou de construes. Mesoescala meteorolgica: Fenmenos ocorrem nas escalas de 10 a 100 Km, onde acontecem as brisas marinhas e terrestres, ventos de vales e montanhas e altas e baixas presses migratrias. Macroescala meteorolgica: Sintica: fenmenos que ocorrem desde centenas a

milhares de quilmetros (por exemplo: zonas de alta e baixa presso e frentes frias).
Global: fenmenos que ocorrem em escalas acima de 5 103km.

Escalas de Poluio do Ar Atmosfrico


Escalas de Tempo e de Comprimento que ocorrem na ATM

Escala local Escala vertical do problema - 100 m Escala de tempo- horas

Escala Urbana Escala vertical do problema - 2km Escala de tempo- dias

Escalas de Poluio do Ar Atmosfrico


Escalas de Tempo e de Comprimento que ocorrem na ATM

Escala Regional

Escala vertical do problema: troposfera Escala de tempo: meses

Escala Continental
Escala vertical do problema: estratosfera Escala de tempo: anos

Escalas de Poluio do Ar Atmosfrico


Escalas de Tempo e de Comprimento que ocorrem na ATM

Escala Global Escala vertical do problema: atmosfera Escala de tempo: dcadas

Escalas de Poluio do Ar Atmosfrico


Escalas de Tempo e de Comprimento que ocorrem na ATM

Principais Poluentes do Ar
Os poluentes do ar so classificados em primrios e secundrios: Os primrios so aqueles lanados diretamente na ATM (SO2; NOX; CO e particulados).

Os secundrios formam-se na ATM por meio de reaes que ocorrem devido presena de substncias qumicas e determinadas condies fsicas. O SO3, formado pelo SO2 e O2 no ar, reage com o vapor de gua produzindo o cido sulfrico (H2SO4). compostos de enxofre (SO2, SO3, H2S, sulfatos); compostos de nitrognio (NO, NO2, NH3, HNO3, nitratos); compostos orgnicos de carbono (hidrocarbonetos, cetonas, cidos orgnicos); monxido de carbono e dixido de carbono; compostos halogenados (HCl, HF, cloretos, fluoretos); material particulado (mistura de compostos no estado slido ou lquido).

Principais Fontes Poluidoras


Fontes Pontuais: So aquelas que, devido s pequenas dimenses da sua rea de lanamento, podem ser considerados um ponto em relao s demais fontes e regio impactada (chamins). Fontes No Pontuais: So aquelas que tm uma superfcie significativa em relao as demais fontes e regio impactada (pilhas de materiais; vias; solos descobertos).

Principais Fontes Poluidoras


Fontes Fixas X Fontes Mveis

Principais Fontes Poluidoras

Principais Fontes Poluidoras do Ar

Efeito dos Poluentes


Monxido de Carbono (CO): Composto gerado principalmente nos processos de combusto de combustveis fsseis (veculos). Combina-se com a hemoglobina do sangue, ocupando o lugar do oxignio, causando morte por asfixia. A exposio prolongada pois produz efeitos nocivos nos sistemas nervoso central, cardiovascular, pulmonar e outros. Hidrocarbonetos: So gases e vapores de odor desagradvel (similar gasolina ou diesel), irritantes dos olhos, nariz, pele e trato respiratrio superior (cncer), resultantes da combusto incompleta e evaporao de combustveis. xidos de Nitrognio (NOx): O dixido de nitrognio (NO2) altamente txico ao homem, aumentando a susceptibilidade s infeces respiratrias. A principal fontes de xidos de nitrognio so os processos de combusto, alm de serem gerados por processos de descargas eltricas na atmosfera.

Efeito dos Poluentes


xidos de Enxofre (SOx): So produzidos pela queima de combustveis que contenham enxofre em sua composio. O dixido de enxofre (SO2), mesmo em concentraes muito baixas, provoca espasmos passageiros dos msculos lisos dos bronquolos pulmonares. Pode aumentar a incidncia de rinite, faringite e bronquite. Dixido de Carbono (CO2): principal composto resultante da combusto de combustveis fsseis e de outros materiais combustveis que contenha carbono. O CO2 um dos responsveis pelo efeito estufa.

Efeito dos Poluentes


Material Particulado (MP): So as partculas de material slido e lquido capazes de permanecer em suspenso, como o caso da poeira, fuligem, partculas de leo e plen. O MP pode ser classificado, de acordo com o tamanho das partculas em: partculas totais em suspenso (PTS) e partculas inalveis. As partculas totais em suspenso so, a grosso modo, todas as partculas menores do que 100 microns (um mcron a milsima parte do milmetro). As partculas inalveis podem ser classificadas como PM10 e PM2,5. As partculas inalveis causam irritao nos olhos e garganta, reduzindo a resistncia s infeces, provocando doenas crnicas.

Recursos Atmosfricos
EXERCCIOS

1) Explique como os movimentos de massa horizontal e vertical ocorrem na ATM.


2) Quais os tipos de fontes de poluio atmosfrica? D exemplo. 3) Diferencie poluente primrio de poluente secundrio. 4) Dentro da descrio e classificao de poluentes, suas fontes e efeitos que possam causar a sade d exemplos dos seguintes compostos: a - H2S; b - H2SO4; c - NH3; d Nox; e - CO2.

5 - Com relao a material particulado, relacione o tamanho da partcula com o impacto que a mesma poder causar na sade humana desde partculas grossas a partculas ultrafinas.
6 Explique as escalas de tempo e comprimento da poluio do ar.

Poluio Global
Efeito Estufa
Processo natural responsvel por manter a temperatura mdia do planeta prxima dos 15C em virtude da presena dos chamados gases estufa (CO2, metano, xido nitroso, CFC, oznio, etc.). A emisso de gases em grande quantidade pelo homem aumenta a quantidade de energia mantida na ATM devido a absoro do calor refletido ou emitido pela superfcie do planeta, o que provoca a elevao da temperatura da Terra (ATM natural x gases estufa). Supe-se que, alm de provocar modificaes climticas, o aquecimento da terra pode causar a elevao do nvel dos oceanos, afetando todas as formas de vida.

Poluio Global
Efeito Estufa

Poluio Global
Efeito Estufa
Na ECO-92 e Kyoto-97 foi desenvolvido o Clean Development Mechanism CDM visando a diminuio dos gases estufa (controle do efeito estufa). Os pases industrializados, por meio de compensao financeira a pases especficos em vias de desenvolvimento, ganham crditos para ultrapassar suas cotas de emisso estabelecidas (1ton de carbono custar entre US$ 10 a US$ 100); Os recursos recebidos pelos pases em desenvolvimento devem ser, obrigatoriamente, aplicados em projetos que promovam o seqestro de carbono da atmosfera com a promoo de reflorestamentos. A madeira produzida no poder ser utilizada como lenha nem em qualquer outra forma de combusto para evitar o retorno do carbono seqestrado a ATM; Os pases em desenvolvimento devero emitir os Certificados de Reduo de Emisso de Carbono para serem negociados com os pases industrializados.

Poluio Global
Camada de Oznio
A camada de oznio (O3) da ATM situa-se entre quinze e cinqenta quilmetros de altitude, ela tem a capacidade de filtrar as radiaes solares, impedindo que grande parte das radiaes ultravioleta chegue at a superfcie do solo.

O O3 presente funciona como um atenuador da radiao ultravioleta, utilizando a energia desse tipo de radiao nas reaes qumicas Associadas aos processos de formao e destruio dele mesmo.

Poluio Global
Camada de Oznio
Os pases desenvolvidos j esto se mobilizando no sentido de diminuir o uso de CFCs. O principal evento neste caminho, foi o Montreal Protocol on Substances that Deplete the Ozone Layer (UNEP 1987), onde foi assinado um documento por vrios pases e estabeleceu um cronograma para diminuir o uso de CFC no mundo.

Os pases desenvolvidos so responsveis pelo uso de 67% do CFCs a nvel mundial. Em 1990 uma nova reunio em Londres decidiu pela eliminao total dos CFCs at o ano 2000 nos pases desenvolvidos e 2010 nos subdesenvolvidos. Entretanto, isso no se verificou at o presente.

Poluio Global
Chuva cida
Os gases nitrogenados e sulfonados produzidos por uma srie de atividades da sociedade moderna reagem com o vapor dgua na atmosfera produzindo cidos (ntrico e sulfrico). Esses, por sua vez, precipitam-se nos solos pela ao da chuva. - considera-se cida a chuva que apresenta pH inferior a 5,6; - chuvas em regies industriais da Europa e EUA chegam a apresentar pH da ordem de 3; - na regio amaznica j se verificam chuvas com pH de 4,7 devido formao de cido sulfdrico proveniente da oxidao do H2S produzido nos alagados da regio ou formao de cidos orgnicos (frmico e actico) na queima da biomassa.

Poluio Global
Chuva cida
Problemas ocasionados pela chuva cida
Perdas de produtividade na agricultura provenientes da acidificao de solos; Acidificao da gua, principalmente em lagos e reservatrios para o abastecimento e produo de energia eltrica; Destruio de obras civis e monumentos. A chuva cida deixa de ser local para ser global quando emisses de uma determinada regio podem gerar deposies cidas em outras (conflitos internacionais). Estima-se que 50% da chuva cida do Canad provem dos Estados Unidos.

Poluio Local
Os problemas de poluio local so formados por episdios crticos de poluio em cidades e dependem dos poluentes que so gerados e das condies climticas existentes para sua disperso (smog industrial e fotoqumico).

Smog um termo que combina as palavras smoke e fog (fumaa e neblina). O smog ocorre quando a poluio ocorre em combinao com gotculas de vapor de gua.

Poluio Local
Smog Industrial
tpico de regies frias e midas. Os picos de concentrao ocorrem exatamente no inverno, em condies climticas adversas para a disperso dos poluentes. Esse tipo de smog predomina em regies industriais onde intensa a queima de leo. Seus principais componentes so o SO2 e o material particulado.

smog industrial x inverso trmica

Poluio Local
Smog Fotoqumico
tpico de regies ensolaradas, quentes, de clima seco. O principal agente poluidor so os veculos que geram uma srie de poluentes (NOx, CO). Esses gases sofrem vrias reaes na Atmosfera por efeito da radiao solar (fotoqumico), formando novos compostos. Sua principal caracterstica a cor avermelhada/marrom e seu pico de concentrao ocorre por volta das 10 ou 12 horas.

Disperso de Poluentes na ATM


Perfil trmico (adiabtico) da atmosfera tem relao direta com a capacidade de disperso de poluentes por mistura vertical; Gradiente de Temperatura Adiabtico Seco = -1C por 100m de altura Quando a temperatura da ATM diminui mais rpido que a adiabtica, ela dita superadiabtica. Se um poluente for lanado numa certa altitude, a tendncia que ele passe para uma outra altitude, afastando-se da posio inicial. Essa a condio desejada por dispersar rapidamente os poluentes.

Disperso de Poluentes na ATM


Se a temperatura da ATM diminui mais lentamente do que a adiabtica, dita subadiabtica, e nesse caso ela tende a permanecer estvel. Esta situao no proporciona a mistura vertical, dada a estabilidade do ar, diminuindo o potencial de disperso da ATM; O caso extremo quando a temperatura da ATM aumenta com a altitude (inverso trmica). Neste caso a ATM extremamente estvel (poluio aumenta).

Disperso de Poluentes na ATM


As inverses trmicas ocorrem na sua maioria por dois mecanismos: por radiao e por subsidncia. Inverso por Radiao: ocorre na maioria das vezes no inverno. A inverso ocorre em altitudes da ordem de 100m. Esse tipo de inverso no ocorre em dias nublados.

Disperso de Poluentes na ATM


Inverso por Subsidncia: ocorre em altitudes maiores e dura alguns dias. Deve-se ao fenmeno de subsidncia (correntes de ar descendentes) formado pela diferena de presso existente entre grandes massas de ar que se deslocam na ATM. As zonas propcias para a formao dessas correntes verticais descendentes localizam-se prximas as latitudes de 30 norte e sul.

Disperso de Poluentes na ATM


O estudo de como o meio atmosfrico transporta e dispersa os poluentes nele lanados est relacionado com o estudo da pluma de poluentes emitidos por uma chamin.

Desprezando-se as diferenas de densidades entre os poluentes e o ar, a velocidade de sada dos poluentes da chamin e a sedimentao dos poluentes (MP), a forma da pluma de poluentes emitidos por uma chamin pode ser classificada de acordo com o perfil de temperatura da atmosfera:

Disperso de Poluentes na ATM


A pluma do tipo looping ocorre numa situao em que o perfil trmico superadiabtico (dias claros com muita insolao - muita turbulncia). Os turbilhes (eddies) dispersam rapidamente a nuvem de poluio. Locais prximos a fonte podem ocorrer altos ndices de poluio

Disperso de Poluentes na ATM

A pluma conning ocorre quando o perfil subadiabtico (dias nublados e com ventos moderados). Sua disperso menor que o da pluma looping. Provoca o aumento da concentrao de poluentes nas proximidades do solo, em locais bem distantes da fonte.

Disperso de Poluentes na ATM


A pluma fanning ocorre quando toda a massa de poluentes est contida numa camada de inverso. A mistura vertical quase inexiste devido a estabilidade do ar. A mistura horizontal tambm muito pequena devido a falta de ventos. No provoca grandes concentraes em baixas altitudes.

Disperso de Poluentes na ATM

A pluma lofting ocorre quando o lanamento dos efluentes feito acima da camada de inverso. Ocorre ao anoitecer, quando a inverso por radiao se inicia. A pluma fumigation ocorre pela quebra da inverso por radiao, dura 30 a 60 minutos.

Disperso de Poluentes na ATM

A pluma trapping ocorre quando os poluentes ficam retidos entre duas camadas de inverso.
No geral, chamins localizadas em locais de clima quente e seco iro exibir comportamento looping ao entardecer e, dependendo da sua altura, lofting ou fanning nas primeiras horas da manh. Em clima mido e dia nublado pode gerar condies para a pluma conning.

Disperso de Poluentes na ATM


Alm dos processos de mistura em funo da turbulncia vertical (temperatura), ocorre o transporte horizontal, que depende do movimento dos ventos (adveco). O movimento dos ventos depende de foras de presso, da fora de coriolis e de foras de atrito.

Padres de Qualidade do Ar
A legislao brasileira de qualidade do ar segue muito de perto as leis norte-americanas elaboradas pelo Environmental Protection Agency EPA (National Ambient Air Quality Standart NAAQS).

Padres de Qualidade do Ar

Padres de Qualidade do Ar

Nvel de Ateno: decrscimo da resistncia fsica e significativo agravamento dos sintomas em pessoas cardacas; pessoas idosas ou com doenas cardacas devem reduzir as atividades fsicas e permanecer em casa.

Padres de Qualidade do Ar

Nvel de Alerta: aparecimento prematuro de certas doenas, alm de significativo agravamento de sintomas. Decrscimos da resistncia fsica em pessoas saudveis; idosos e pessoas com enfermidades devem permanecer em casa e evitar esforo fsico. A populao em geral deve evitar atividades exteriores.

Padres de Qualidade do Ar

Nvel de emergncia: morte prematura de idosos e pessoas doentes. Pessoas saudveis podem acusar sintomas adversos que afetam sua atividade normal; todas as pessoas devem permanecer em casa, mantendo as portas e janelas fechadas. Evitar o trfego.

Controle da Qualidade do Ar
Formas de Controle da Poluio do Ar
- Melhorar a eficincia dos sistemas de combusto; - Substituir o combustvel fssil por outras fontes de energia; - Queimar carvo liquefeito ou gaseificado em vez do carvo slido; - Desestimular o uso do automvel particular e incentivar o uso do transporte coletivo pblico; - Implementar dispositivos nos veculos de transporte a fim de diminuir a emisso do MP e;

- Remover o MP da fumaa emitida pelas chamins.

Equipamentos de Controle da Poluio


- Precipitadores eletrostticos: remove at 99,5% da massa total de particulado, sem remover partculas finas; - Filtros de manga ou de tecido: remove at 99,9% de particulado, incluindo partculas finas;

Equipamentos de Controle da Poluio


- Separador ciclnico: remove de 50 a 90% de partculas grandes, mas muito pouco do material mdio e fino; - Lavadores de gs: remove at 99,5% de particulado, mas no o material fino. Remove de 80 a 95% de SO2.

Recursos Atmosfricos
EXERCCIOS

7) Explique o que a destruio da camada de oznio associada com as reaes que ocorrem entre o oznio e os gases lanados na atmosfera.
8) Explique o que efeito estufa. Em que condies ele pode ser considerado malfico? Quais so os mais conhecidos gases estufas? 9) Contextualize o termo Crdito de Carbono. 10) A contaminao de ambientes internos tambm considerada um tipo de poluio ambiental. Quais as caractersticas desse tipo de poluio? 11) Explique como o gradiente de temperatura da ATM relaciona-se com a disperso dos poluentes. 12) O que inverso trmica.

S-ar putea să vă placă și