Sunteți pe pagina 1din 24

SERES AUTOTROFICOS

12H2O + 6CO2 6O2 +C6H12O6 + 6H2O

SERES HETEROTROFICOS

C6H12O6 + 6 O2 -> 6 CO2 + 6 H2O + energia

ECOSSISTEMA TERRESTRE

FLORA

Produtores

Formado por todos os componentes fotossintetizantes, os quais produzem seu prprio alimento (auttrofos) tais como gramneas, ervas rasteiras, liquens, arbustos, trepadeiras e rvores; So todos os herbvoros, que no caso dos ecossistemas terrestres tratam-se de insetos, roedores, aves e ruminantes; Alimentam-se diretamente dos consumidores primrios (herbvoros). So formados principalmente por carnvoros de pequeno porte; Tratam-se de consumidores de porte maior que alimentam-se dos consumidores secundrios; Esta categoria no pertence nem a fauna e nem a flora e sendo composta por fungos e bactrias.

FAUNA

Consumidores primrios Consumidores Secundrios Consumidores tercirios

decompositores

ECOSSISTEMA AQUTICO

FLORA

PRODUTORES

Composto pelas plantas da margem e do fundo da lagoa e por algas microscpicas, as quais so as maiores responsveis pela oxigenao do ambiente aqutico e terrestre; esta categoria formada pelas algas microscpicas chamamos fitoplncton. Composto por pequenos animais flutuantes (chamados Zooplncton), caramujos e peixes herbvoros, todos se alimentado diretamente dos vegetais. So aqueles que alimentam-se do nvel anterior, ou seja, peixes carnvoros, insetos, cgados, etc., As aves aquticas so o principal componente desta categoria, alimentando-se dos consumidores secundrios. Esta categoria no pertence nem a fauna e nem a flora, alimentando-se no entanto dos restos destes, e sendo composta por fungos e bactrias.

FAUNA

CONSUMIDORES PRIMRIOS CONSUMIDORES SECUNDRIOS CONSUMIDORES TERCIRIOS DECOMPOSITORES

TEIA ALIMENTAR

Riscos alimentao?

CLASSIFICAO DOS ALIMENTOS

Energticos: carboidratos, lipdios e protenas

CARBOIDRATOS

diretamente produzidos na fotossntese dos auttrofos e degradados em todos os organismos vivos, sem exceo, a partir de enzimas especficas.

LIPDEOS

PROTENAS

Apesar de possurem poder energtico superior ou igual aos carboidratos, tm outras funes no organismo, possuindo digesto e absoro lentas, sendo utilizados secundariamente como produtores de energia.

CLASSIFICAO DOS ALIMENTOS

Estruturais: atuam no crescimento, desenvolvimento e reparao de tecidos lesados, mantendo a forma ou protegendo o corpo.

protenas, minerais, lipdios e gua

Reguladores: aceleram os processos orgnicos, sendo indispensveis ao ser humano.

vitaminas, aminocidos e lipdios essenciais, minerais e fibras

NECESSIDADE DOS ALIMENTOS

A ingesto dos nutrientes deve ser feita de forma balanceada de modo a permitir a absoro sem carncias ou excessos, pois caso isso no seja observado, sobrevm a desnutrio e a obesidade, respectivamente, que so distrbios patolgicos oriundos da alimentao inadequada seja qualitativa ou quantitativamente.

NECESSIDADE DOS ALIMENTOS

DESNUTRIO

OBESIDADE

Valores de IMC
Baixo peso <18,5 Peso desejvel 18,5 - 24,9 Sobrepeso 25 - 29,9 Obesidade >30 Obesidade mrbida >40

DOENAS mama, intestino grosso prstata esfago estmago pulmo fatores ambientais genticos

Cncer

Pases onde a incidncia de um tipo de cncer baixa observa-se que os imigrantes para pases onde a incidncia do cncer alta, passam a ter um aumento na incidncia da doena, o que sugere a relao do surgimento da doena com fatores culturais do pas, como o caso dos tipos de alimentao.

Cncer afeta principalmente pases em desenvolvimento Cncer de mama afeta com mais fora os pases pobres

DOENAS Crie dentria Doena de origem bacteriana pH

Fermentao

cidos (ltico, actico, butrico, propinico...)

Alimentos contra as cries elevam o pH na boca Leite e queijo reduzem a exposio dos dentes ao cido podem elevar a produo de saliva, o que contribui para diminuir a acidez bucal

Fibras

ajudam a elevar o fluxo de saliva

Lipdeos

formam um pelcula oleosa nos dentes no contribuem para o aparecimento de cries

gua

Importante para a limpeza dos dentes

BALANCEAMENTO DOS ALIMENTOS

Energticos extras

Construtores

Reguladores

Energticos

Segundo OMS: cerca de 50 a 60% de carboidratos, 20 a 30% de lipdeos e 10 a 15% de protena, alm das vitaminas, sais minerais e fibras.

NECESSIDADES CALRICAS taxa de metabolismo basal atividades fsicas efeito trmico dos alimentos Temperatura ambiente Taxa de metabolismo basal (TMB) a quantidade de energia de que seu corpo precisa para funcionar em repouso. Ela responsvel por cerca de 60 a 70% das calorias consumidas a cada dia e inclui a energia necessria para manter o corao batendo, os pulmes respirando, as plpebras piscando e a temperatura do corpo estabilizada. Atividades fsicas: arrumar a cama de manh caminhar levantar flexionar o movimento em geral queima calorias

NECESSIDADES CALRICAS
NVEL DE ATIVIDADE FSICA Leve: atividade fsica com durao de 30 minutos, praticada de 1 a 2 vezes por semana. Moderada: atividade fsica com durao acima de 30 minutos, praticada de 2 a 4 vezes por semana. Intensa: atividade fsica com durao acima de 1 hora, praticada 5 vezes por semana ou mais.

Sexo Leve Feminino 1,56 Masculino 1,55

Moderada Intensa 1,64 1,82 1,78 2,10

Homem adulto: 66 + (13,7 x peso em quilos) + (5,0 x altura em centmetros) - (6,8 x idade em anos) = Total x AF Mulher adulta: 655 + (9,6 x peso em quilos) + (1,8 x altura em centmetros) - (4,7 x idade em anos) = Total x AF

Nmero de kcal

NECESSIDADES CALRICAS

NECESSIDADES CALRICAS Efeito trmico dos alimentos: finaliza a soma do nmero de calorias que seu corpo queima. Essa a quantidade de energia que seu corpo usa para digerir os alimentos que voc come, j que ele precisa de energia para quebrar os alimentos em seus elementos mais bsicos, possibilitando que sejam utilizados pelo corpo.

Temperatura ambiente: quanto a temperatura est abaixo da temperatura corporal, aumenta-se o gasto energtico para que o organismo mantenha-se em temperatura estvel (35 37C) o mesmo acontecendo quando a temperatura ambiente est acima da temperatura corporal.

NECESSIDADES CALRICAS

FIBRAS

Classificao

Tipos Pectina Gomas Mucilagem Beta glucana Hemiceluloses (algumas) Lignina Celulose Hemiceluloses (maioria)

Fontes Frutas Verduras Aveia Cevada Leguminosas (feijo, lentilha, soja, gro de bico) Verduras Farelo de trigo Cereais integrais (arroz, po, torrada)

Aes Retardo na absoro de glicose Reduo no esvaziamento gstrico (maior saciedade) Diminuio dos nveis de colesterol sangneo Proteo contra o cncer de intestino Aumento do bolo fecal Estmulo ao bom funcionamento intestinal Preveno de constipao

Fibras Solveis

Fibras Insolveis

Dieta com fibras

Cncer de clon, problemas cardiovasculares, diabete

FIBRAS

Um excesso de fibras, entretanto, deve ser evitado pois se ligam com micronutrientes (Zn2+ e vitaminas lipossolveis) evitando sua absoro. Desta forma, a ingesto diria est restrita a cerca de 25 30g, modificando- se para mais, de acordo com a sua utilizao como terapia, devendo-se, sempre, ser observado a reposio vitamnica necessria para evitar doenas carenciais.

HORTALIAS Acelga Agrio cru Alface Almeiro cru Almeiro cozido Berinjela cozida Brcolis Chuchu Couve cozida Espinafre cozido Mostarda cozida Palmito em Conserva Pimento cru Pimento cozido Repolho cru Repolho cozido Tomate cru Vagem cozida

Quantidade (medida Caseira) 1 pires de ch 1 pires de ch 3 folhas 1 xcara de ch 1 xcara de ch 1 xcara de ch 3 ramos 1/2 xcara de ch 1/2 xcara de ch 1/2 xcara de ch 1/2 xcara de ch 1/2 xcara de ch 1/2 xcara de ch 1/2 xcara de ch 1/2 xcara de ch 1/2 xcara de ch 1 unidade mdia 1/2 xcara de ch

Gramas de Fibras 2,00 0,40 0,90 1,40 1,70 0,70 1,50 0,50 1,00 0,40 2,00 0,60 0,70 1,40 0,80 1,10 1,00 1,10

Gramas de Fibras LEGUMES


LEGUMES Quantidade (medida Caseira) Gramas de Fibras

Abbora cozida Abobrinha cozida Beterraba cozida Car Cenoura crua Cenoura cozida Mandioca cozida Mandioquinha

1 pires de ch 1 unidade pequena 1 unidade mdia 1 unidade 1 unidade 1 unidade 1/2 xcara de ch 1 unidade

2,24 0,80 1,40 3,40 0,90 1,20 2,20 2,51

PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Quantidade (medida Caseira)

Gramas de Fibras

Granola All Bran Kelloggs Bran Flakes Oatmeal Oat Bran Barra de Cereais

2 colheres de sopa 1/3 xcara de ch 1 xcara de ch 1 medida 2 colheres de sopa 1 barra

0,36 9,00 4,00 1,52 2,40 1,10

S-ar putea să vă placă și